Modelo artigo cientifico formatação

Modelo artigo cientifico formatação

TÍTULO

Subtítulo (opcional)

Autor (es)

Prof. Orientador

Faculdade Santo Antônio – Alagoinhas/BA

Curso/Habilitação (TURMA) – Disciplina

dd/mm/aa

RESUMO
O resumo só pode ser elaborado depois de concluído o trabalho e, normalmente, constitui-se de uma breve explanação de todo o trabalho. Normalmente o resumo não excede 900 caracteres (15 linhas ou 150 palavras). O resumo deve ser uma apresentação concisa dos pontos relevantes do texto. Deve vir em itálico com tamanho de fonte 12, fonte Times New Roman, justificado e com espaçamento simples.

Palavras-chave: ......................; .........................; ..............................

1 INTRODUÇÃO (os tópicos deverão vir em letra maiúscula, tamanho 12, Times New Roman, alinhado à esquerda)

A introdução diz respeito ao próprio conteúdo do trabalho: sua natureza, sua metodologia... A introdução não deve ser dispensada, pois é parte integrante do desenvolvimento do trabalho científico.

Na introdução deve-se anunciar a idéia central do trabalho delimitando o ponto de vista enfocado em relação ao assunto e a extensão; deverá se situar o problema ou o tema abordado, no tempo e no espaço.

Nessa parte deve ser enfocada a relevância do assunto no sentido de esclarecer seus aspectos obscuros, bem como da contribuição desse trabalho para uma melhor compreensão do problema.

Em linhas gerais, o aluno deverá, num espaço não superior a uma página, resumir na introdução os quatro primeiros itens do seu artigo, ou seja, o tema/objeto, a justificativa, os objetivos e a metodologia.

Na introdução, no corpo do texto e na conclusão o texto deverá sem com formatação de parágrafo 1,5 linha, tamanho de fonte 12, fonte Times New Roman, justificado, na separação entre um parágrafo e outro deverá existir um espaço.

2 CORPO DO TRABALHO (os títulos são livres conforme o texto tratado)

Nesta seção o autor deve se preocupar em apresentar o trabalho resultante de sua pesquisa. Isto implica em uma apresentação clara, lógica e objetiva, sejam eles negativos ou positivos. Para a apresentação o autor poderá fazer uso de diversas ferramentas como estatísticas, tabelas, gráficos e outros, de forma a complementar o texto e amparar as análises discutidas.

A apresentação do tema é a parte mais livre do trabalho, pois é nesse momento que o autor pode argumentar sobre o tema e inferir determinadas conclusões. Contudo, deve-se levar em consideração que a argumentação deve ser sólida, além de seguir uma seqüência lógica e coerente.

3 CORPO DO TRABALHO (continuação, obviamente com outro tópico)

O corpo do trabalho poderá ter diversas seções, dependendo das características peculiares de cada atividade prática desenvolvida pelos alunos nas suas respectivas empresas. Mas como o presente trabalho tem por objetivo ser publicado na revista do curso, o aluno deve considerar que o relato não deve ser extremamente extenso.

O objetivo do artigo científico não é ser um tratado que esgote determinado assunto. O aluno deve exercitar sua capacidade de síntese sem deixar de lado a clareza, a lógica, a coerência e a objetividade.

3.1 CORPO DO TRABALHO (subseções)

O corpo do trabalho também poderá apresentar subseções secundárias e terciárias, dependendo da necessidade do aluno no relato de suas atividades. Nesse caso deve ser observada a formatação correta de cada título, conforme explicitado por SILVA, WEIDUSCHAT; TAFNER (2006) na obra Metodologia do Trabalho Acadêmico.

Nas citações extensas devem ser observadas as regras metodológicas tradicionais, ou seja, elas devem aparecer em parágrafo distinto, iniciando a 4,0 cm da margem esquerda, sem deslocamento da primeira linha. A segunda linha e seguintes são alinhadas sob a primeira letra do texto da citação. O texto deve aparecer sem aspas e com letra e entrelinhamento menor (SILVA; WEIDUSCHAT; TAFNER. 2006, p. 35).

4 RESULTADOS

Nos resultados você deve colocar seus resultados na forma de gráficos, tabelas e figuras. Não esqueça de fazer referência dentro do texto ás figuras, gráficos e tabelas, além de colocá-las de acordo com as Normas da ABNT.

5 DISCUSSÃO

Na discussão você deve confrontar seus resultados com autores que tratam da mesma temática e também confrontar autores entre si.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

As Considerações finais devem limitar-se a um posicionamento sintetizado da argumentação desenvolvida no corpo do trabalho. As conclusões devem estar todas fundamentadas no corpo do trabalho.

6 REFERÊNCIAS (Utilize pelo menos 5 referências)

SILVA, Antônio César da; WEIDUSCHAT, Íris; TAFNER, José;. Metodologia do trabalho acadêmico. Indaial: Ed. ASSELVI, 2006.

ATENÇÃO: TODA CITAÇÃO DO CORPO DO TEXTO DEVE ESTAR REFERENCIADA DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT AQUI NAS REFERÊNCIAS E TODA REFERÊNCIA COLOCADA AQUI DEVE ESTAR DEVIDAMENTE CITADA NO CORPO DO TEXTO.

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