Biografias da matematica

Biografias da matematica

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Abel foi o mais famoso matemático norueguês. Ao ler as obras de Newton, d'Alembert, Lagrange, Laplace e Euler, sentiu-se motivado a estudar matemática. Estudou na Universidade de Cristiânia (atual Oslo) e graduou-se em 1822. Durante os anos de estudo, trabalhou para encontrar uma solução genérica para as equações cúbicas. Publicou trabalhos nos quais solucionava equações integrais e algébricas. Em 1824, provou a impossibilidade de se resolver equações cúbicas em geral. Abel viajou para Berlim e trabalhou com Crelle, que publicou algumas de suas obras e apoiou suas pesquisas. Ele também viajou para Paris e encontrou-se com Cauchy, que não se mostrou muito receptivo com relação ao seu trabalho. De volta à Noruega, Abel sofreu com doenças, pobreza e dívidas pessoais consideráveis. Morreu jovem, sem nunca cumprir o potencial evidenciado com seu brilhante trabalho sobre funções e resolução de equações.

BolonhaUma década de trabalho árduo culminou com a publicação
toda a EuropaO objetivo do livro era dar um tratamento completo e
abrangente à álgebra e ao cálculoNewton ainda estava vivo quando
diferencial e integral ainda estava em progresso durante a vida dela
Agnesi"Esse nome, encontrado apenas em textos em inglês, é
resultado de uma tradução erradaO nome dado por Agnesi à curva

Maria Agnesi foi a primeira mulher no mundo ocidental a ser chamada de "matemática" no sentido exato do termo. Seu pai encorajou seu interesse em assuntos científicos ao garantir-lhe professores ilustres como tutores e ao fornecer-lhe uma biblioteca substancial e um centro de estudos em sua própria casa. Desde a infância manifestou grande interesse pela matemática e, aos14 anos, solucionou problemas difíceis sobre geometria analítica e balística. Aos 17 anos, escreveu um comentário crítico sobre o Traité analytique des sections coniques de L'Hospita Aos 20 anos, Agnesi era uma cientista com vários trabalhos publicados e, aos 30, já era membro honorário da Universidade de de seu livro de cálculo Instituzioni analitiche ad uso della gioventù italianaem 1748. O livro foi aclamado pelos círculos acadêmicos de Agnesi nasceu, de forma que o desenvolvimento dos cálculos O livro de Agnesi incluía álgebra, geometria analítica, cálculo diferencial, cálculo integral, séries infinitas e a solução de equações diferenciais elementares. Nos dias de hoje, Agnesi é lembrada principalmente pela curva em forma de sino chamada de "Bruxa de era versiera (curva). John Colson, famoso matemático de Cambridge que achou o texto de Agnesi tão importante que aprendeu italiano apenas para traduzi-la, "para o benefício da juventude britânica", provavelmente confundiu a palavra versiera com avversiera, que significa "bruxa".

A família de Alberto, os Ricmestorp, constituía-se de prósperos proprietários de terra. Ele estudou na Universidade de Paris e ganhou fama como professor da faculdade de artes dessa mesma universidade. A obra de Alberto, composta durante os anos em que ele lecionou em Paris, consistia principalmente de livros de problemas e questões sobre os tratados de Aristóteles e alguns sobre lógica e outras questões matemáticas. Ele escreveu sobre a quadratura do círculo e sobre outros problemas geométricos. Também publicou livros de física e de mecânica, sendo que o Tractatus proportionum tornou-se o mais popular e famoso. Em Paris, conheceu o matemático Oresme, com quem trabalhou. Também dedicou-se aos negócios relacionados à Igreja durante o papado de Urbano V, sendo posteriormente designado bispo, o que fez com que sua carreira como matemático tivesse fim.

Principal obra: Tractatus proportionum

O francês d'Alembert foi abandonado pelos pais naturais ainda bebê, vindo a viver com pais adotivos. Freqüentou o Collège de Quatre- Nations, estudando os clássicos, direito e medicina. Mais tarde, foi autodidata em matemática. Seu début no cenário científico ocorreu em 1739, quando enviou seu primeiro trabalho para a Academia de Ciências. Durante os dois anos seguintes, enviou à Academia mais cinco trabalhos que tratavam dos métodos de integrais de equações diferenciais e do movimento dos corpos em um meio resistente. Embora tenha recebido pouca educação científica formal, fica claro que ele tinha familiaridade com a obra de Newton, L’Hospital, and the Bernoullis. D'Alembert continuou a realizar pesquisas avançadas e publicou muitos trabalhos sobre matemática e física matemática. Sua principal obra foi o Traité de dynamique, de 1743, que fez das equações diferenciais parciais uma parte do cálculo. Ele considerou a derivada um limite dos cocientes de diferença, o que o colocou à frente de seus colegas quanto ao entendimento do cálculo. Também contribuiu para resultados importantes nos campos da geometria, dos números complexos e da probabilidade.

Principal obra: Traité de dynamique

Citação: "A álgebra é muito generosa. Ela sempre me dá mais do que peço".

Uma das primeiras obras que Ampère leu foi Histoire naturelle, de Buffon. Anos depois ele leu a grande Enciclopédia, que muito o influenciou. Trinta anos depois, podia recitar de cabeça muitos artigos dessa obra. Ainda jovem, Ampère começou a desenvolver seus talentos matemáticos. Num primeiro momento, não o deixaram estudar geometria devido à pouca idade. No entanto, ele desafiou a vontade dos pais e estudou Euclides por conta própria. Quando um bibliotecário lhe informou que as obras de Euler e de Bernoulli que ele desejava ler estavam em latim, Ampère aprendeu o idioma. Com base no seu trabalho de pesquisa no campo da matemática, foi nomeado inspetor de matemática da École Polytechnique de Paris.

biologia, a física, a política e a ética

Aristóteles nasceu em Estagira, uma colônia grega. Aos dezessete anos viajou para Atenas e ingressou na Academia de Platão, tornando-se seu discípulo. Quando Platão morreu, em 347 a.C., Aristóteles deixou Atenas durante um período de doze anos. Retornou em 335 a.C., quando Atenas caiu sob o domínio dos macedônios. Lá lecionou e pesquisou durante mais doze anos, tendo fundado o Liceu. O ponto de partida para suas contribuições científicas foi os anos passados na Academia. A Academia à qual Aristóteles se juntou em 367 a.C. diferenciava-se das outras de Atenas por seus interesses no campo da matemática. Aristóteles acreditava que a matemática era uma ciência axiomática na qual os teoremas derivavam de princípios básicos. Como tais, suas hipóteses e definições são genéricas na natureza e aplicam-se a mais de um problema ou sistema. Ele adaptou e ampliou seu modelo matemático incluindo também as ciências físicas. Para Aristóteles, a matemática era uma ciência que se relacionava com o mundo físico. Sempre enfatizando a lógica, Aristóteles contribuiu em muitas áreas, entre elas a astronomia, a Principal teorema: a irracionalidade da raiz quadrada de 2. Citações: "A educação é a melhor provisão para a velhice".

"As principais formas de beleza são a ordem, a simetria e a precisão, o que as ciências matemáticas demonstram ter em grau elevado".

Arquimedes foi o maior matemático da época clássica ocidental e alguns o consideram o maior matemático da história. Ele nasceu em Siracusa, na ilha da Sicília, e na juventude visitou Alexandria, o centro cultural da Grécia. Ali fez amizade com os sucessores de Euclides, na Academia, amizades essas que duraram toda a vida. Retornando a Siracusa, estabeleceu farta correspondência científica com esses cientistas ao mesmo tempo em que compartilhava suas realizações científicas. Em um incidente famoso durante a tomada de Siracusa, um soldado romano matou Arquimedes enquanto o famoso cientista tentava finalizar um problema matemático. A obra de Arquimedes pode ser dividida em três categorias bastante sobrepostas: geometria; física e mecânica; e dispositivos de engenharia. O mais importante legado de Arquimedes deu-se no campo da geometria, no qual ele afirmou e provou teoremas que determinaram as áreas de certas regiões planas demarcadas por curvas e as áreas de determinadas áreas tridimensionais (os chamados problemas de quadratura). Similarmente, Arquimedes estabeleceu os volumes de determinados sólidos tridimensionais demarcados por superfícies curvas (as chamadas curvaturas). Seu mais famoso resultado de quadratura é que a área de um segmento parabólico representa quatro-terços da área do triângulo inscrito. Nesse trabalho, Arquimedes estabeleceu e definiu a soma de uma série geométrica. Ele obteve uma aproximação muito exata da área de um círculo, o que se mostrou equivalente a uma aproximação muito boa do número "pi". Sua obra combinou grande imaginação e criatividade com tremenda precisão. Ele considerava que sua maior realização científica era a prova de que o volume de uma esfera é dois terços do volume do cilindro circunscrito. Com esses resultados de volume e de área, Arquimedes antecipou o cálculo integral. No entanto, o desenvolvimento do cálculo integral teve de esperar até o século dezessete da era moderna, e especialmente o trabalho de Newton e de Leibniz. Nos campos da física e da mecânica, Arquimedes formulou a lei da alavanca, mostrou a importância do conceito do centro de gravidade e como determiná-lo em muitos objetos e inaugurou um novo ramo: a hidrostática. Enquanto o lugar de Arquimedes na história permanece em relação a suas contribuições para a matemática e a física, durante sua vida sua reputação baseou-se no uso e no valor dos dispositivos mecânicos que inventou. Entre eles incluíam-se as polias compostas, a bomba de parafuso para irrigação, dispositivos ópticos e espelhos, e vários engenhos de guerra, como fortificações, catapultas e espelhos (ou lentes) que incendiavam navios inimigos. Atendendo sua vontade, foi gravada em seu túmulo a figura de um cilindro circunscrito a uma esfera. Principais teoremas:

área de um círculo; soma de séries geométricas. Citações:

"Há coisas que parecem inacreditáveis para a maior parte dos homens que não estudou matemática".

"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca, e eu moverei a Terra".

"A matemática revela seus segredos apenas àqueles que a abordam com puro amor, por sua própria beleza".

O inglês Charles Babbage freqüentou o Trinity College, em Cambridge, e foi um excelente aluno de matemática. Estudou Leibniz, Agnesi, Lagrange, and Maclaurin. , tendo ajudado a traduzir o livro de cálculo de Lacroix do francês para o inglês. Seus projetos foram os precursores dos computadores atuais. Ele construiu uma pequena máquina diferencial em 1822 e depois começou a trabalhar em uma versão ampliada, nunca finalizada. Babbage publicou um livro intitulado On the economy of machinery and manufactures, que introduziu o conceito que hoje chamamos de "pesquisa de operações".

Cambridge
renunciou à cátedra de professor lucasiano, cedendo-a a Newton

Isaac Barrow nasceu em Londres e estudou no Trinity College, em Cambridge. Graduou-se em 1649 e 1652, e tornou-se palestrante da universidade. Durante sua época, a tradução que fez da obra de Euclides tornou-se muito popular. Barrow deixou a Inglaterra por cinco anos, viajando pela Europa e pela Ásia. Durante suas viagens, seu interesse pela matemática aumentou. Quando voltou à Inglaterra, tornou-se professor de geometria e mais tarde o primeiro professor "lucasiano" (da cátedra fundada por Henry Lucas) de matemática em Barrow ficou conhecido por combinar trabalhos de outros, como Descartes, Wallis e Gregory, e por unificar idéias e resultados matemáticos. Ele aplicou com êxito sua geometria e seu cálculo à óptica, embora seus trabalhos nessa área sejam menores quando comparados com a obra de Newton, que se seguiu. Em 1669, Barrow

publicada em 1738

Daniel Bernoulli foi o segundo filho do matemático Johann Bernoulli. Em 1713, começou a estudar lógica. Durante a juventude, seu pai lhe ensinou matemática. Em 1724, Bernoulli publicou Exercitationes mathematicae, obra que atraiu atenção considerável. Essa publicação valeu-lhe uma colocação na Academia de São Petersburgo. Em São Petersburgo, ele se mostrou criativo e produtivo como cientista. Publicou diversos livros e artigos sobre matemática e mecânica. Sua principal obra, Hydrodynamica, foi finalizada em 1734, mas só foi Principais obras: Exercitationes mathematicae, Hydrodynamica

resultadosPrincipais

George Berkeley nasceu na Irlanda e estudou em Dublin, no Kilkenny College e no Trinity College. Desde jovem sentiu-se influenciado pelos escritos de Descartes e de Newton. Após trabalhar em Trinity, viajou por toda a Europa durante oito anos. Em 1721, escreveu De motu, obra que rejeitava a física de Newton. Mais tarde viajou para as Américas, fundando um colégio nas Bermudas e por fim vindo a viver em Newport, Rhode Island. Retornando a Dublin, foi sagrado bispo anglicano. A maior contribuição de Berkeley foi o livro The Analyst or a Discourse Addressed to an Infidel Mathematician. O matemático infiel ao qual ele se referia era Halley. O livro atacava o fraco fundamento do cálculo e ridicularizava as derivadas de ordem superior. Questionava as fluxões de Newton e as diferenciais de Leibniz. Como resultado, fez com que os matemáticos trabalhassem mais para justificar e explicar seus obras: De motu, The Analyst

Citação: "O método das fluxões (do cálculo diferencial) é a chave para auxiliar os matemáticos modernos a desvendar os segredos da geometria e, conseqüentemente, da natureza".

Jakob Bernoulli nasceu na Suíça e graduou-se em 1671, após estudar filosofia e teologia por gosto do pai, e matemática e astronomia, contra sua vontade. Sua máxima tornou-se Invito patre sidera verso ("Contra a vontade de meu pai, estudo as estrelas") à medida que começou a pesquisar a matemática e a astronomia por conta própria. Sua busca levou-o para a Holanda, onde encontrou o matemático Jan Hudde, e para a Inglaterra, onde encontrou Robert Boyle e Robert Hooke. O resultado dessas viagens foi sua teoria sobre o movimento dos cometas e a teoria da gravidade. Como resultado desse trabalho, Bernoulli contribuiu para o Acta eruditorum com artigos sobre álgebra. Trabalhando nos problemas relativos à óptica e à mecânica, Bernoulli contribuiu para importantes desenvolvimentos no campo da geometria infinitesimal e do cálculo. Ele mostrou seu domínio de cálculo com sua análise das soluções dadas por Huygens em 1687 e por Leibniz em 1689 para o problema da curva em um campo gravitacional. Foi nessa análise que ele utilizou o termo integral. Ele também estudou a catenária, a função que determina a forma de uma cadeia ou fio suspenso. Bernoulli também utilizou as coordenadas polares em diversos problemas aplicados solucionados por ele. Infelizmente, Jakob mantinha um relacionamento tenso com seu irmão mais novo, o matemático Johann Bernoulli. Ele lecionou na Basiléia de 1683 até sua morte. Foi o primeiro matemático da família Bernoulli, que se tornou a família mais conhecida na história dos matemáticos

também discutiu com Johann a respeito de questões matemáticas
Principais teoremas: a regra de L'Hospital, as séries de Taylor

Johann Bernoulli nasceu na Suíça e freqüentou a Universidade da Basiléia. Sua dissertação de doutorado discorria sobre matemática a despeito do seu título médico, utilizado para esconder seus estudos matemáticos do pai, que queria que ele se tornasse médico. Ele estudou matemática em segredo, com seu talentoso irmão Jakob, que ocupou a cátedra de matemática da Universidade da Basiléia. Daquela época em diante, os irmãos dedicaram-se à matemática infinitesimal e foram os primeiros a compreender por completo a apresentação de Leibniz do cálculo diferencial. Os irmãos Bernoulli trabalhavam às vezes nos mesmos problemas, o que se mostrou desastroso em vista de suas características ciumentas e melindrosas. Em 1691, Bernoulli esteve em Paris, onde apresentou e defendeu o novo cálculo de Leibniz. Durante esse período ele também encontrou L'Hospital, o matemático francês mais famoso na época. L'Hospital pediu a Bernoulli que o instruísse com relação ao novo cálculo. Em 1695, Johann foi nomeado professor de matemática na Universidade de Groningen, na Holanda. L'Hospital pediu a Bernoulli que continuasse lhe ensinando por correspondência após Bernoulli deixar a Holanda e mais tarde voltar para a Basiléia. Logo após a morte de Jakob Bernoulli, Johann sucedeu o irmão na cátedra na Basiléia. A crítica de Bernoulli com relação ao methodus uncrementorum de Taylor foi um ataque ao método das fluxões, à medida que Bernoulli se envolveu na disputa entre Leibniz e Newton. Em 1727, após a morte de Newton, Bernoulli foi considerado o principal matemático da Europa. Ele também ensinou seu sucessor quando instruiu Leonhard Euler na Universidade da Basiléia. O filho de Johann foi o matemático Daniel Bernoulli, que

Citação: "A quantidade aumentada ou diminuída por uma quantidade infinitamente pequena não é aumentada ou diminuída".

George David Birkhoff (1884-1944)

Birkhoff freqüentou Harvard e a Universidade de Chicago, onde doutorou-se em 1907 com sua dissertação sobre as equações diferenciais. A maior parte de sua obra foi escrita em Harvard, onde se tornou catedrático em 1919. Suas maiores contribuições ocorreram no campo dos sistemas dinâmicos (equação de diferenças) e equações diferenciais. Ele ampliou a obra de Poincaré. Também trabalhou no problema da conjectura das quatro cores (cores máximas necessárias para colorir um mapa desenhado no plano e dividido em um número qualquer de regiões) e aplicou a matemática à estética na arte, na poesia e na música.

matemáticos até sua morte
analytischer Beweis, em 1817

Bolzano nasceu em Praga, na Tchecoslováquia. De 1791 a 1796 foi aluno do Ginásio Piarista. Mais tarde, estudou na Universidade de Praga, onde cursou filosofia, física e matemática. Seu interesse pela matemática aumentou após ler a obra Anfangsgründe der Mathematik, de Kastner. Mais tarde retornou a Praga, onde prosseguiu seus estudos Bolzano sentiu-se atraído pela metodologia da ciência e da matemática, em especial pelo cálculo e pela lógica. Em 1804 publicou sua obra geométrica, algumas idéias não-euclidianas, em Betrachtungen über einige Gegenstände der Elementargeometrie. Ele ajudou a desenvolver resultados em cálculo e acreditava no método de Lagrange de utilização das séries de Taylor como base para o cálculo. Sua obra sobre cálculo e análise foi publicada em Der binomische Lehrsatz, em 1816, e Rein

Principais obras: Betrachtungen über einige Gegenstände der Elementargeometrie; Der binomische Lehrsatz e Rein analytischer Beweis.

Tycho Brahe foi um astrônomo que também estudou alquimia e astrologia. Ele construiu um observatório astronômico em uma ilha nas proximidades de Copenhagen com o apoio do rei da Dinamarca. Brahe registrou cuidadosamente mais de vinte anos de observações astronômicas precisas. Após seu trabalho de observação, tornou-se matemático do Império em Praga. Kepler era seu assistente. Brahe acreditava que suas informações comprovariam sua crença de que a Terra era o centro do universo. Mais tarde, Kepler utilizou as informações para deduzir suas leis planetárias e provar que o Sol era o centro do universo.

maiores. Ele passou vários anos no Merton College de Oxford

Briggs nasceu em Yorkshire, Inglaterra, e estudou no St. John's College, em Cambridge. Gradou-se em 1581 e 1585 e tornou-se palestrante de matemática em 1592. Em 1596 Briggs tornou-se o primeiro professor de geometria do Gresham College de Londres. Por volta de 1615 engajou-se completamente no estudo, cálculo e ensino dos logaritmos. Encontrou-se com Napier e propôs melhorias para o sistema logarítmico desenvolvido por ele. Briggs ajudou a publicar algumas obras de Napier e em 1617 escreveu Logarithmorum chilias prima. Arithmetica logarithmica, escrito em 1624, foi sua principal obra. Essas tábuas logarítmicas foram ferramentas úteis para aqueles que faziam cálculos Principais obras: Logarithmorum chilias prima; Arithmetica logarithmica.

Bunsen foi um químico alemão que trabalhou com Kirchhoff no estudo da espectroscopia. Completou seu doutorado em Göttingen em 1830, escrevendo uma dissertação sobre física. Passou a maior parte da vida ensinando na Universidade de Heidelberg, onde criou um excelente programa de química. Inventou diversos dispositivos laboratoriais para o estudo da química, incluindo o queimador Bunsen.

obra

Cantor nasceu na Rússia. Estudou em Wiesbaden e Darmstadt, na Alemanha, onde se interessou primeiro pela matemática. Em 1862 iniciou seus estudos universitários em Zurique e em 1863 ingressou na Universidade de Berlim, onde estudou com Karl Weierstrass. A primeira pesquisa de Cantor sobre as séries e os números reais mostra a influência de Weierstrass, embora em Berlim ele tivesse estudado também com Kummer e Kronecker. Em 1869 Cantor foi chamado para lecionar na Universidade de Halle, tornando-se em mais tarde professor associado e, em 1879, catedrático. Suas principais contribuições para a matemática ocorreram na área da análise e da teoria dos conjuntos. Quando Cantor publicou pela primeira vez seu trabalho sobre a teoria dos conjuntos em 1874, foi algo muito polêmico pois era inovador e completamente diferente do pensamento matemático corrente. Sua obra foi ridicularizada por muitos de seus contemporâneos. Entre os críticos estava Kronecker, seu antigo instrutor. Infelizmente, Cantor sofreu uma série de esgotamentos nervosos, terminando seus dias em uma instituição para doentes mentais. Hoje sabemos que muitos fundamentos da matemática moderna devem-se diretamente à sua Principais teoremas: denumerabilidade dos reais. Citações: "A essência da matemática reside na sua liberdade"; "A arte de fazer as perguntas corretas em matemática é mais importante do que a arte de solucioná-las".

Carnot, Lazare-Nicolas-Marguerite (1753--1823)

Após o sucesso obtido na vida política e militar, Carnot desempenhou um papel muito importante no campo da pesquisa matemática. Forçado a sair da França, seguiu para a Suíça, onde publicou Réflexions sur la métaphysique du calcul infinitésimal. Quando retornou, Napoleão nomeou-o ministro da guerra, mas Carnot renunciou e continuou a trabalhar no campo da ciência. Ele ajudou Monge a fundar a École Polytechnique. Mais tarde, publicou Principes fondamentaux de l'équilibre et du mouvement.

Principais obras: Réflexions sur la métaphysique du calcul infinitésimal; Principes fondamentaux de l'équilibre et du mouvement.

Cardano foi encorajado a estudar tanto os clássicos quanto a matemática por seu pai, que era amigo de Leonardo da Vinci. Ele iniciou seus estudos universitários em 1520 em Pávia, completando-os em Pádua em 1526. Em 1534, tornou-se médico e professor de matemática em Milão. Em poucos anos Cardano transformou-se no mais famoso médico da cidade. Em 1539, enquanto aguardava a publicação de Practica arithmetica, seu primeiro livro sobre matemática, soube que Tartaglia conhecia o método de resolução para equações cúbicas (ou do terceiro grau). Cardano conseguiu obter essa informação de Tartaglia, prometendo não revelá-la. Ele cumpriu a promessa durante seis anos, mas publicou o método em 1545 em seu Artis magnae sive de regulis algebraicis liber unus, comumente chamado de Ars magna. Cardano escreveu mais de 200 trabalhos sobre medicina, matemática, física, filosofia, religião e música, embora hoje sua fama permaneça consolidada por suas contribuições no campo da matemática. Em Practica arithmetica, consagrada ao cálculo numérico, ele revelou sua grande capacidade matemática ao resolver muitos problemas algébricos complexos. Sua principal obra, Ars magna, apresentava muitas idéias novas sobre a álgebra, incluindo a solução das cúbicas e das quárticas. Além de suas contribuições em álgebra, Cardano também realizou grandes contribuições no campo da probabilidade, da mecânica e da astronomia.

Principais obras: Ars magna; Practica arithmetica.

Cavalieri, Bonaventura

estudo da matemática

(1598--1647) Cavalieri nasceu em Milão, na Itália. Ainda jovem começou a estudar geometria, tendo absorvido rapidamente as obras de Euclides, Arquimedes, Apolônio e Pappus. Mais tarde estudou e trabalhou com Galileu, que o encorajou a estudar o cálculo. Os dois matemáticos correspondiam-se por carta. Cavalieri aprendeu os fundamentos do cálculo e desenvolveu suas idéias sobre o métodos dos indivisíveis, o que representou sua maior contribuição para o Ele descobriu que se duas figuras planas podem ser comprimidas entre linhas retas paralelas de tal forma que tenham seções verticais idênticas em cada segmento, então as figuras têm a mesma área. Esse teorema fez com que Cavalieri conseguisse o posto de professor universitário na Universidade de Bolonha em 1629. Ele foi responsável pela introdução dos logaritmos como ferramenta computacional nas escolas da Itália. Entre suas outras áreas de interesse incluíam-se as seções cônicas, a trigonometria, a astronomia e a óptica.

d'analyse (Course on analysis, de 1821) e Résumé des leçonssur le

Cauchy nasceu em Paris, no ano em que teve início a Revolução Francesa. Gozou os benefícios de uma educação privilegiada. Ainda garoto, encontrou-se com diversos cientistas famosos. Laplace era seu vizinho e Lagrange era seu admirador e patrocinador. Após completar o ensino elementar em casa, ingressou na École Centrale. Após alguns meses de preparação, foi admitido na École Polytechnique em 1805, para estudar engenharia. Nessa época ele já havia lido Mécanique celeste, de Laplace, e Traité des functions analytiques, de Lagrange. Em 1811, Cauchy resolveu um problema desafiador lançado por Lagrange. Em 1816 ganhou um concurso da Academia Francesa sobre a propagação das ondas na superfície de um líquido; os resultados agora são clássicos no campo da hidrodinâmica. Ele inventou o método das características, importante na análise das equações diferenciais parciais. Ainda em 1816, quando Monge e Carnot foram expulsos da Academia de Ciências, Cauchy foi indicado como membro substituto. Durante toda a sua carreira, foi nomeado inspetor, professor adjunto e finalmente catedrático da École Polytechnique. Suas obras clássicas Cours calcul infinitésimal (de 1823) foram suas maiores contribuições no campo do cálculo. Ele foi o primeiro a definir completamente as idéias de convergência e de convergência absoluta das séries dos infinitos. Iniciou a rigorosa análise do cálculo. Também foi o primeiro a desenvolver uma teoria sistêmica para números complexos e a desenvolver a transformada de Fourier das equações diferenciais. Durante o período político turbulento que a França vivia, ele esteve periodicamente no exílio. Lecionou na Universidade de Turim, na Suíça, de 1831 a 1833, durante o exílio da França. Foi professor de mecânica celestial na Sorbonne. Cauchy foi muito prolífico em suas publicações, tendo escrito muitos artigos e livros.

Principais teoremas: teorema de valor médio, teorema de valor intermediário.

Principais obras: Cours d'analyse; Résumé des leçonssur le calcul

infinitésimal.

John Colson (morto em 1760)

Colson foi um matemático britânico que considerou o livro de cálculo de Agnesi tão importante que aprendeu italiano apenas para traduzi-lo para o inglês. Ele acreditava que o livro de Agnesi era excelente e atrairia mais pessoas a estudar matemática. Acreditava especialmente que Agnesi, como modelo para as mulheres jovens, atrairia as mulheres para o estudo do assunto. No decorrer de seu trabalho, ele traduziu erroneamente a palavra "curva" como "bruxa". Essa tradução errada fez com que a curva em forma de sino de Agnesi fosse chamada de "a bruxa de Agnesi".

Aos 17 anos, Cayley ingressou no Trinity College, em Cambridge, graduando-se em 1842. Tornou-se tutor e advogado, mas primeiramente realizou pesquisas e escreveu trabalhos sobre matemática. Foi muito prolífico, tendo escrito mais de 300 trabalhos sobre matemática durante um período de 14 anos. Em 1863, tornou-se professor "sadleriano" (da cátedra fundada por Sadler) em Cambridge. Em 1876 publicou um livro intitulado Treatise on elliptic functions. Também trabalhou nos determinantes e elaborou uma teoria para as operações matriciais. Cayley era amigo de J. J. Sylvester e foi para a América a convite dele, para uma palestra na Universidade Johns Hopkins, em 1882. Cayley aparece como o quarto autor mais prolífico na história da matemática, sendo superado apenas por Euler, Erdos e Cauchy. Na época de sua morte, ele tinha publicado mais de 900 trabalhos que cobriam muitas áreas da matemática pura, dinâmica teórica e astronomia. Ele originou a noção de matrizes em 1858 e nos anos seguintes contribuiu enormemente para o desenvolvimento da teoria matricial. A maior parte do seu trabalho foi teórica, e sua obra mais significativa não foi usada com propósitos práticos até 1925, quando físicos utilizaram seus resultados no campo da mecânica quântica. A partir de 1950, as matrizes desempenharam um papel importante em muitas áreas, incluindo ciências sociais, economia e negócios.

Principais obras: Treatise on elliptic functions.

Citação: "Como tudo o mais, assim é a teoria matemática: a beleza pode ser percebida, mas não explicada".

Courant completou seu doutorado na Universidade de Göttingen em 1910. Ele estudou com Hilbert e no final sucedeu Klein na faculdade de Göttingen. Fundou o Instituto de Matemática de Göttingen e o dirigiu de 1920 a 1933. Seu trabalho de pesquisa envolveu a física matemática. Courant deixou a Alemanha em 1933 e foi para a Universidade de Nova York. Fundou um centro de pesquisas matemáticas na universidade, hoje chamado de Courant Institute.

Dedekind cresceu na Alemanha e em 1850 ingressou na Universidade de Göttingen. Lá ele estudou com Bernhard Riemann e Carl Gauss. Começou proferindo palestras sobre probabilidade e mais tarde estudou seriamente a teoria dos números. Tornou-se professor da Brunswick Polytechnic e permaneceu lá durante muitos anos. Como Gauss, ele preferia estudar os aspectos teóricos da teoria dos números. Sua obra sobre números irracionais deu ao assunto um fundamento lógico. Nos últimos anos de vida, Dedekind trabalhou com Cantor no conceito dos infinitos.

Nova York, em 1857, permanecendo lá até 1865

Davies nasceu em Connecticut e mudou-se para Nova York ainda jovem. Em 1813 foi nomeado cadete da Academia Militar dos Estados Unidos (USMA) sob a influência do general Swift, o primeiro graduado da Academia. Apesar de ter pouca educação formal, Davies achou o currículo da USMA muito fácil. Após dois anos, graduou-se e serviu no exército, tornando-se mais tarde professor de matemática da Academia. Ele era um escritor muito bemsucedido. Deixou sua marca no sistema educacional americano ao ensinar milhares de jovens e produzir muitos livros de matemática, utilizados nas escolas e nos colégios de toda a América O superintendente da Academia era Sylvanus Thayer, que trouxe a influência da École Polytechnique francesa para West Point. Sob o comando de Davies e Thayer, o currículo de matemática da USMA aumentou de álgebra e geometria descritiva para um excelente curso de cálculo. Os livros didáticos de Davies eram tão completos que por volta de 1839 todos os livros de matemática utilizados em West Point e muitas outras escolas técnicas eram de sua autoria. Seu primeiro livro falava sobre geometria descritiva. Depois ele se voltou para a geometria, optando por traduzir e melhorar o livro de Legendre. De 1839 a 1841, Davies foi professor de matemática do Trinity College, em Hartford, Connecticut. Em 1848 tornou-se professor de matemática da Universidade de Nova York. Ele então aceitou a cátedra de matemática superior no Columbia College, na cidade de

Principais obras: Descriptive geometry (1826); Differential and integral calculus (1836); Elements of surveying (1830).

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