Uma - vida - com - proposito

Uma - vida - com - proposito

(Parte 1 de 5)

Uma Vida com PropósitosUma Vida com Propósitos

Você não está aqui por acaso

Rick Warren

Título original: The purpose-driven life Tradução: James Monteiro dos Reis 2003 - Editora Vida Idioma: português-br Digitalizado, revisado e formatado por SusanaCap

As citações bíblicas foram extraídas de 5 versões brasileiras (Nova Versão Internacional [NVI], Bíblia Viva [BV], Nova Tradução na Linguagem de Hoje [NTLH], Bíblia de Jerusalém [BJ] e Cartas para Hoje [CH], de Phillips), todas indicadas pelas siglas acima, e de outras 10 versões americanas sem correspondente no Brasil. Essas 10 versões foram livremente traduzidas para esta obra, estão relacionadas no “Apêndice 3” e são representadas por siglas em tipo itálico: Msg, AMP, CEV etc.

Este livro é dedicado a você. Antes que você nascesse, Deus planejou este exato momento em sua vida.

Não é por acaso que você está segurando este livro.

Deus anseia que você descubra a vida que ele criou para você — aqui na terra e para sempre na eternidade.

É em Cristo que descobrimos quem somos, e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Deus [...] ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos.

Efésios 1,1; Msg

Sou grato às centenas de escritores e professores, tanto clássicos quanto contemporâneos, que moldaram minha vida e me ajudaram a aprender essas verdades.

Agradeço a Deus e a você o privilégio de compartilhálas com você.

Uma Jornada com Propósitos

Aproveitando este livro ao máximo

Esta obra é mais do que um livro; trata-se de um guia para uma jornada espiritual de 40 dias, que lhe permitirá descobrir a resposta da mais importante indagação da vida: “Afinal de contas, para que estou neste mundo?”. Ao final desta jornada você conhecerá o propósito de Deus para sua vida, e terá uma compreensão mais ampla de como se encaixam todas as peças da sua vida. Absorver essa perspectiva reduzirá seu estresse, simplificará suas decisões, aumentará sua realização pessoal e, o mais importante, o preparará para a eternidade.

Seus próximos 40 dias

A expectativa média de vida nos dias de hoje é de 25 550 dias. Esta deverá ser a duração de sua vida se você for uma pessoa típica. Você não concorda que seria sábio reservar 40 desses dias, a fim de compreender o que Deus quer que você faça com o resto deles?

A Bíblia deixa claro que Deus considera o período de 40 dias espiritualmente relevante. Sempre que Deus quis preparar alguém para seus propósitos, ele utilizou 40 dias:

• A vida de Noé foi transformada por 40 dias de chuva.

• A vida de Moisés foi transformada por 40 dias no monte Sinai.

• Os espias foram transformados após 40 dias na Terra Prometida.

• Davi foi transformado pelo desafio de Golias, proferido por 40 dias.

• Elias foi transformado quando Deus o sustentou durante 40 dias com uma única refeição.

• Toda a cidade de Nínive foi transformada quando Deus concedeu 40 dias para que o povo mudasse.

• Jesus foi fortalecido por 40 dias no deserto.

• Os discípulos foram transformados por 40 dias ao lado de Jesus, após sua ressurreição.

Os próximos 40 dias irão transformar sua vida.

Este livro é dividido em 40 capítulos curtos.

Recomendo enfaticamente que você leia apenas um capítulo por dia, para que possa considerar as implicações de cada um sobre sua vida. A Bíblia diz: Transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.1

Uma razão pela qual a maioria dos livros não traz transformação é o fato de, por estarmos tão ansiosos para ler o capítulo seguinte, não fazermos uma pausa para meditar sobre o que acabamos de aprender.

Não se limite a ler este livro. Interaja com ele.

Marque suas páginas, sublinhe-o. Anote nas margens seus pensamentos. Faça-o seu. Personalize-o! Os livros que mais me ajudaram foram aqueles aos quais reagi, não me limitando apenas a lê-los.

Quatro recursos para seu auxílio

Ao fim de cada capítulo, há uma seção chamada: “Pensando sobre meu propósito”. Lá você encontrará:

• Um tema para reflexão. Trata-se de uma pérola da verdade que resume um princípio para a vida guiada por propósitos, para que você possa meditar ao longo do dia. Paulo disse a Timóteo: Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.2

• Um versículo para memorizar. É um versículo bíblico que traz o ensinamento de um capítulo. Se você realmente deseja melhorar a sua vida, memorizar trechos das Escrituras será provavelmente o hábito mais importante a ser assimilado. Você pode copiar esses versículos em um papel para carregá-los consigo ou comprar um Purpose-driven life Scripture and affirmation pack [Cartões com versículos e mensagens diárias de encorajamento].

• Uma pergunta para meditar. Essas perguntas o ajudarão a pensar sobre o sentido do que você leu e sobre como isso se aplica em sua vida. Devo incentivá-lo a escrever suas respostas nas margens deste livro ou em um caderno, ou a adquirir um exemplar do The purposedriven life journal [Diário de uma vida com propósitos], um livro que o acompanhará, elaborado para este fim. Anotar seus pensamentos é a melhor forma de esclarecê-los.

No Apêndice 1 você encontrará:

• Questões para debate. Recomendo veementemente que você se junte a um ou mais amigos na leitura deste livro durante os próximos 40 dias. Uma jornada é sempre mais suave quando compartilhamos. Com um parceiro ou em um pequeno grupo de leitura, vocês podem discutir o que lêem e trocar idéias. Isso o ajudará a se aprofundar e crescer mais forte no aspecto espiritual. O real crescimento espiritual jamais será uma busca individual e solitária. A maturidade é alcançada por meio dos relacionamentos e da vida em comunidade.

A melhor forma de explicar o propósito de Deus para sua vida é deixar que a Bíblia fale por si mesma; logo, a Bíblia é citada extensamente neste livro, no qual utilizamos mais de mil versículos diferentes, extraídos de cinco traduções ou paráfrases publicadas em português ou traduzidas de outras dez versões em língua inglesa. Variei as traduções utilizadas por várias e importantes razões, as quais explico no “Apêndice 3”.

À medida que escrevia este livro, orei freqüentemente para que você experimentasse o indescritível sentimento de esperança, vigor e alegria que se sente ao descobrir o motivo pelo qual Deus o pôs neste planeta. Eu me entusiasmo porque conheço todas as coisas maravilhosas que acontecerão com você. Aconteceram comigo, e jamais fui o mesmo desde que descobri o propósito de minha vida. Por conhecer os benefícios que virão, quero desafiá-lo a não abandonar esta jornada espiritual pelos próximos quarenta dias, não perdendo uma leitura diária sequer. A sua vida vale o tempo utilizado para pensar sobre o assunto. Torne este processo um compromisso diário em sua agenda. Se você quer se comprometer com isso, vamos juntos assinar um compromisso. Há algo de relevante em assinar seu nome em um compromisso. Se um companheiro for ler esta obra com você, chame-o para assinar também. Vamos começar juntos!

Meu Compromisso

Com a ajuda de Deus, comprometo-me a empenhar os próximos 40 dias de minha existência na descoberta do propósito de Deus para minha vida.

_ O nome de seu companheiro

_ Rick Warren

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. [...] Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se.

Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. Eclesiastes 4.9,12; NTLH

Afinal de contas, por queAfinal de contas, por que motivo estou aqui?motivo estou aqui?

Uma vida dedicada às coisas materiais é morta, um tronco cortado; uma vida moldada por Deus é uma árvore florescente.

Provérbios 1:28; Msg

Felizes os que confiam no Senhor [...] São como árvores plantadas às margens de um rio, cujas raízes alcançam águas profundas. Tais árvores não são afetadas pelo calor nem se preocupam com longos meses de seca. Suas folhas permanecem verdes e produzem fruto delicioso.

Jeremias 17:7, 8; NLT

Dia 1

Tudo Começa com Deus

Pois tudo, absolutamente tudo, nos céus e na terra, visível e invisível [...] todas as coisas começaram nele e nele encontram seu propósito.

Colossenses 1.16; Msg

A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido.

Bertrand Russell, ateu

A questão não é você.

O propósito de sua vida é muito maior que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações. Se você quiser saber por que foi colocado neste planeta, deverá começar por Deus. Você nasceu de acordo com os propósitos dele e para cumprir os propósitos dele.

A procura pelo propósito (sentido) da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente começamos pelo lado errado — nós mesmos. Nós fazemos perguntas voltadas para a nossa pessoa, como: “O que eu quero ser? O que eu deveria fazer com a minha vida? Quais são meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para o futuro?”. Mas concentrarmo-nos em nós mesmos jamais desvendará o propósito de nossa vida. A Bíblia diz: A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida.1

Ao contrário do que dizem muitos livros famosos, filmes e seminários, você não irá descobrir o significado de sua vida olhando dentro de si mesmo. É provável que você já tenha tentado isso. Você não criou a si mesmo, logo não há jeito de dizer a si mesmo para que foi criado! Se eu lhe entregar uma invenção desconhecida, você não terá como saber sua serventia nem a própria invenção terá a capacidade de lhe dizer. Somente o criador ou o manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade.

Certa vez, perdi-me nas montanhas. Quando parei para perguntar como chegar ao acampamento, disseram-me: “Não há como você chegar saindo diretamente daqui. Você deve ir para o outro lado da montanha”! Da mesma forma, você não pode chegar ao propósito da sua vida concentrando-se em si mesmo.

Você deve começar com Deus, seu Criador. Você só existe porque Deus deseja que você exista. Você foi feito por Deus e para Deus — e, enquanto não compreender isso, a vida jamais terá sentido. É somente em Deus que descobrimos nossa origem, nossa identidade, o que significamos, nosso propósito, nossa importância e nosso destino. Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída.

Muitas pessoas tentam usar Deus para sua autorealização, mas isso é contrário à natureza e está fadado ao fracasso. Você foi feito por Deus, e não o contrário; viver é deixar Deus usá-lo para seus propósitos, e não você usar a Deus para o que deseja. A Bíblia diz: A obsessão consigo mesmo nesses assuntos leva a uma situação sem solução; a atenção para com Deus nos leva a uma vida livre e abundante.2

Já li muitos livros que sugerem formas de descobrir o propósito de minha vida. Todos poderiam ser classificados como livros de “auto-ajuda”, pois abordam o assunto a partir de um ponto de vista egocêntrico. Livros de auto-ajuda, até mesmo os cristãos, normalmente propõem as mesmas etapas previsíveis para achar o propósito para a vida: “Dê importância aos seus sonhos. Defina claramente seus valores. Estabeleça algumas metas. Defina em que você é bom. Aspire grandes objetivos. Vá a luta! Seja disciplinado. Acredite em si mesmo. Envolva outras pessoas. Não desista jamais”.

É lógico que essas recomendações freqüentemente levam a grandes êxitos. Pode-se em geral ser bemsucedido ao buscar uma meta, se houver concentração para o fim proposto. Mas ser bem-sucedido e cumprir o propósito para sua vida são coisas absolutamente distintas! Você poderia alcançar seus objetivos pessoais, tornando-se um sucesso pelos padrões do mundo, e ainda assim falhar em alcançar os propósitos para os quais Deus o criou. Você precisa de mais do que conselhos de livros de auto-ajuda. A Bíblia diz: Autoajuda não é em absoluto uma ajuda. Sacrificar-se é a forma, a minha forma, de você achar a si mesmo, seu verdadeiro eu?

Este não é um livro de auto-ajuda. Não ensina a achar a carreira correta, a realizar seus sonhos ou a planejar sua vida. Não ensina a encaixar mais atividades em uma agenda lotada. Na verdade, ele ensinará a fazer menos na vida — ao se concentrar no que mais importa. Ele o ajudará a se tornar o que Deus pretendia fazer de você ao criá-lo.

Então, como descobrir o propósito para o qual você foi criado? Você só tem duas opções. A primeira é a especulação. Essa é a opção escolhida pela maioria das pessoas. Elas conjeturam, supõem, teorizam. Quando as pessoas dizem “Eu sempre pensei que a vida fosse...”, querem dizer: “Este é o melhor palpite que posso dar”.

Por milhares de anos, filósofos brilhantes discutiram e ponderaram sobre o significado da vida. A filosofia é um tema importante e tem sua utilidade, mas quando se trata de determinar o propósito da vida, mesmo o mais sábio dos filósofos está apenas supondo.

O Dr. Hugh Moorhead, professor de Filosofia na

Northeastern Illinois University, escreveu certa vez para 250 dos mais conhecidos filósofos, cientistas e intelectuais do mundo, perguntando: “Qual o significado da vida?”. Ele então publicou suas respostas em um livro. Alguns deram seus melhores palpites, alguns admitiram ter apenas inventado um propósito para a vida e outros foram honestos o bastante para dizer que não tinham a menor idéia. Na verdade, vários intelectuais de renome pediram ao professor Moorhead que respondesse, caso descobrisse o propósito da vida!4

Felizmente, há uma alternativa à especulação sobre o significado e propósito da vida. Trata-se da revelação.

Podemos nos voltar para o que Deus revelou sobre a vida em sua Palavra. O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntando ao inventor. Descobrir o propósito de sua vida funciona da mesma forma: pergunte a Deus.

Deus não nos deixou às cegas, para ficarmos nos questionando e conjeturando. Ele claramente revelou, ao longo da Bíblia, seus cinco propósitos para nossa vida. É o nosso “Manual do proprietário”, que explica por que estamos vivos, como a vida funciona, o que evitar e o que esperar do futuro. Ela explica o que nenhum livro de auto-ajuda ou de filosofia pode saber. A Bíblia diz: A sabedoria de Deus [...] trata profundamente de seus propósitos [...] não sendo sua mensagem recente, e sim a mais antiga — que Deus determinou como a forma de aflorar o melhor de si em nós?

Deus não é apenas o ponto de partida de nossa vida: é a fonte dela. Para descobrir o propósito para sua vida, volte-se para a Palavra de Deus, e não para a sabedoria do mundo. Você deve edificar sua vida sobre verdades eternas, e não sobre psicologia popular, histórias inspiradoras e estímulos para alcançar o sucesso. A Bíblia diz: É em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos erguido nossas esperanças [...] ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos! Esse versículo nos dá três descobertas a respeito do nosso propósito:

(Parte 1 de 5)

Comentários