Amortecedores Dianteiro e Traseiro

AMORTECEDORES DIANTEIRO E TRASEIRO

PALIO FIRE

SENAI / CIMATEC

Ângelo Zanon

Leonardo Vale

Vitor Santos

Renato Samary

Rodrigo da Silva

AMORTECEDORES DIANTEIRO E TRASEIRO

PALIO FIRE

SENAI / CIMATEC

Ângelo Zanon

Leonardo Vale

Vitor Santos

Renato Samary

Rodrigo da Silva

AMORTECEDORES DIANTEIRO E TRASEIRO

Trabalho referente a disciplina de Ferramentas e Métodos do 2º período do curso de Manutenção Automotiva do SENAI / CIMATEC.

Orientador: Roberto Figueiredo

Realizado pelos alunos:

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO .............................................................................. 5

2 – AMORTECEDOR .......................................................................... 6

2.1 – Amortecedor Dianteiro ............................................................... 6

2.1.1 – Remoção do Amortecedor, Mola Helicoidal, Coxim e Batedor ............................................................................................................. 6

2.2 – Amortecedor Traseiro ............................................................... 10

2.2.1 – Remoção do Amortecedor e da Mola Helicoidal Cônica ......... 10

3 – REFERÊNCIAS ............................................................................. 12

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido para complementar o processo de avaliação da disciplina de Ferramentas e Métodos do Curso de Manutenção Automotiva do SENAI / CIMATEC. Ele foi elaborado de forma a atender os requisitos básicos exigidos pelo professor Roberto Figueiredo, afim de que o conteúdo que será desenvolvido e aprofundado neste trabalho possa ser de fácil entendimento.

O principal objetivo deste trabalho é proporcionar a nós discentes da disciplina de Ferramentas e Métodos uma forma alternativa de avaliação e, ao fim, o trabalho possa se apresentar de maneira clara, porém profunda no tema proposto.

2. AMORTECEDOR

2.1 Amortecedor Dianteiro

2.1.1 Remoção do Amortecedor, Mola Helicoidal, Coxim e Batedor:

1° Passo - Retire os quatro parafusos sextavados 19 mm que prendem as rodas ao cubo da roda, com a ajuda de uma chave "L" 19 mm, lembrando que para folgá-los deve-se cruzar a ordem de folga dos parafusos para evitar o empenamento da peça e em seguida retire as calotas e rodas

.

2° Passo - Retire os dois parafusos sextavados 19 mm que prendem o amortecedor na manga de eixo.

3° Passo - Desencaixe manualmente a manga de eixo do amortecedor.

4° Passo - Retire os três parafusos sextavados 13 mm, com uma chave "L" de 13 mm, que prendem a coluna do amortecedor a carroceria, sendo que o amortecedor é peça fixa da coluna da suspensão.

5° Passo - Retire a coluna da suspensão e em seguida diminua a pressão da mola helicoidal com a ajuda de um “prensa-molas”, sendo este composto por duas peças que trabalham em conjunto comprimindo a mola com o aperto do parafuso sextavado 19 mm.

6° Passo - Retire o parafuso sextavado 19 mm exterior e allen 6 mm interior, localizado no interior do batedor.

7° Passo - Retire a mola helicoidal.

8° Passo - Após seguir os passos anteriores, é possível retirar o conjunto prato de mola, coxim e batedor.

9° Passo - Para a fixação das peças no seu devido lugar é necessário colocá-las invertendo a ordem dos passos.

2.2 Amortecedor Traseiro:

2.2.1 Remoção do Amortecedor e da Mola Helicoidal Cônica:

1° Passo - Retire os quatro parafusos sextavados 19 mm que prendem as rodas ao cubo da roda, com a ajuda de uma chave com perfil do corpo em "L" 19 mm, lembrando que para folgá-los deve-se cruzar a ordem de folga dos parafusos para evitar o empenamento da peça e em seguida retire as calotas e rodas.

2° Passo - Utiliza-se um macaco hidráulico na parte inferior do eixo traseiro para que não ocorra o deslocamento da mola helicoidal cônica e assim poder retirar o parafuso sextavado 15 mm com porca 17 mm, que prendem o amortecedor ao eixo traseiro.

3° Passo - Desça o macaco hidráulico para que a mola perca a pressão e com a ajuda de uma “mão de força” desloque a mola de sua posição e em seguida retire a mola do seu local.

4° Passo - Retire o parafuso sextavado 19 mm exterior e allen 6 mm interno, que se encontra na parte interna do porta-malas e acima da caixa de roda, dentro de uma tampa que protege o conjunto e que prende o amortecedor à caixa de roda.

5° Passo - Após seguir os passos anteriores, é possível retirar os amortecedores.

6° Passo - Para a fixação das peças no seu devido lugar é necessário colocá-las invertendo a ordem dos passos.

5. REFERÊNCIAS

http://carsale2.uol.com.br/images/noticias/78391893_1_G.JPG

http://www.reparadorfiat.com.br

http://www.aparecidaeletropecas.com.br/loja/images/macaco_hidraulico.gif

Salvador

2009

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