2ª Lei de Mendel

2ª Lei de Mendel

2ª Lei de Mendel - Lei da segregação independente

Após o estudo detalhado de cada um dos sete pares de caracteres em ervilhas, Gregor Mendel passou a estudar dois pares de caracteres de cada vez.

Enunciado da 2ª Lei de Mendel

LEI DA SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE

Genes que determinam características diferentes distribuem-se aos gametas de maneira totalmente independente formando todas as combinações possíveis”.

Exercícios para resolução em sala

  1. Do cruzamento de um diíbrido (AaBb) com um duplamente homozigoto (aabb) , resultaram 160 descendentes. A proporção esperada de descendentes com o genótipo igual ao do pai diíbrido será ?

  2. Os genes para olhos castanhos (C) , assim como para o destrimanismo (D) , são dominantes respectivamente sobre seus alelos para olhos azuis (c ) e o uso da mão esquerda (d) . Do casamento de um homem destro e de olhos castanhos, cujos pais e irmãos eram destros, com mulher canhota e de olhos azuis, nasceram 16 filhos : oito destros de olhos castanhos e oito destros , porém de olhos azuis. Qual o genótipo provável dos pais ?

  3. Um casal de amigos seus, Márcio e Olga, ambos de olhos castanhos e cabelos lisos, trazem duas crianças à sua casa : José, de olhos castanhos e cabelos crespos, e Luís , de olhos azuis e cabelos lisos. Márcio e Olga pedem para você adivinhar qual dos meninos é filho deles. (Cabelos Crespos são dominantes).

  4. Um homem míope e albino casou-se com uma mulher de visão e pigmentação da pele normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo a miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade de vir esse casal a Ter filhos (de qualquer sexo) de visão e pigmentação da pele normais?

  5. Em coelhos, o comprimento e a cor dos pêlos são características determinadas por pares de genes com segregação independente. O pêlo curto é devido a um gene dominante (L) e o pelo longo ao alelo recessivo (l) ; o pelo preto é condicionado por um gene dominante (M) e o marrom pelo alelo recessivo (m). A partir do cruzamento de um duplo recessivo, qual a proporção esperada de indivíduos com pelo longo e preto?

  6. Observe o heredograma a seguir: Sabendo-se que a miopia e o uso da mão esquerda não condicionados por genes recessivos, considere as seguintes afirmações:

I - Os indivíduos 2 e 4 têm o mesmo genótipo. II - Se o indivíduo 3 se casar com um homem de visão normal (heterozigoto) e canhoto, terão 25% de chance de ter uma filha canhota e de visão normal. III - O indivíduo 5 é heterozigoto para o gene do uso da mão esquerda e o indivíduo 6 é heterozigoto para o gene da miopia.

a) se todas as afirmativas forem corretas. b) se somente as afirmativas I e III forem corretas. c) se somente as afirmativas II e III forem corretas. d) se somente as afirmativas I e II forem corretas. e) se somente a afirmativa II for correta.

Comentários