Educação superior no Brasil

Educação superior no Brasil

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ARASELA CAMPOS OLIVEN é professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS — Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

BERNADETE DA SILVA RIBEIRO BATISTA é mestre em Sociologia pela UFMG — Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista do Convênio Capes-Unesco, 2002.

CARLOS BENEDITO MARTINS é professor do Departamento de Sociologia da UnB — Universidade de Brasília. Diretor-científico do Nesub — Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da Universidade de Brasília.

CLARISSA ECKERT BAETA NEVES é professora do Departamento de Sociologia e do Programa em Sociologia da UFRGS. Coordena este Programa (2001-2002) e o Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UFRGS). Pesquisadora 1-C do CNPq. Membro do Conselho Editorial do BIB/Anpocs, da Revista Sociologías e do Anuário de Educação Tempo Brasileiro.

DENISE BALARINE CAVALHEIRO LEITE é doutor em Ciências Humanas pela UFRGS e realizou pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Pesquisadora CNPq e do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UFRGS). Autora dos livros Inovação e avaliação na universidade: impacto e mudança na missão das universidades contemporâneas e Universidade futurante: produção do ensino e inovação.

JACQUES SCHWARTZMANN , Ph.D. Candidate, University of Pittsburgh, 1976. Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, aposentado em 2002. Membro do Conselho Nacional

Capes

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ministério da Educação - Anexos I e I - 2° andar Caixa Postal 365 - CEP 70359-970 - Brasilia - DF Telefone (61)410-8860 - E-mail: ccd@capes.gov.br

IESALC-Unesco Instituto Internacional para Educação Superior na América Latina e no Caribe

Apartado 68394 Caracas - Venezuela, 1062-A

Grupo de Estudos sobre Universidade

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9.500

Telefone: (51 ) 3316-64 - E-mail: ssoares@orion.ufrgs.br

Susana, Arrosa

A Educação Superior no Brasil / Maria Susana Arrosa Soares (Org.), Arabela Campos Olien, Bernadete da Silva Ribeiro Batista, Carlos Benedito Martins, Clarissa Eckert Baeta Neves, Denise Leite, Jacques Schwartzmann, José Manuel Moran Costas, Maria Esteia Dal Pai Franco, Maria Beatriz. Accorsi, Michelangelo Trigueiro - Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2002. 304 p.: il, 24 cm.

ISBN-85-88468-09-3 CDU 378.014

Capa: Projeto Gráfico Homem de Melo & Troia Design

Editoração Eletrônica Eduardo Perácio - DPE Studio

Distribuição e Cadastro de Assinaturas Catarina Glòria de Araújo Neves - CCD/CAPES

Brasilia, DF - Dezembro, 2002

Apresentação

No início do mês de agosto do corrente ano, a Capes recebeu o convite do IESALC/UNESCO para organizar um informe sobre o ensino superior no país como parte do projeto Observatório da Educação Superior na América Latina e do Caribe coordenado por aquele organismo. O objetivo do IESALC/UNESCO ao propor a realização deste estudo no Brasil, bem como em outros países da América Latina e do Caribe, foi de contribuir ao mútuo conhecimento dos sistemas de educação superior da região. Pretende-se posteriormente, à partir dos diversos informes que serão realizados em vários países da região, a elaboração de uma análise comparativa de situações, tendências e perspectivas da educação superior na região latino-americana e caribenha.

Uma segunda razão que levou a IESALC/UNESCO a solicitar a realização de informes sobre os sistemas nacionais de ensino superior, foi a de preparar a contribuição desse organismo para a realização da Conferência Internacional de Avaliação e Acompanhamento da Conferência Mundial de Educação Superior (CMES + 5), que ocorrerá na sede da Organização, em junho de 2003, cujo objetivo será medir o impacto da Conferência Mundial de 1998 na transformação e desenvolvimento da educação superior em nível mundial, a partir da análise das diversas experiências em processos de reforma realizados nos últimos ano.

Nesse sentido, a Capes considerou de grande oportunidade a realização do presente informe, numa época em que uma troca de informações sobre os distintos sistemas nacionais de ensino superior é de fundamental importância para o desenvolvimento dos países dessa região e de sua integração social, cultural e educacional.

A CAPES, diante de tão importantes objetivos, e em resposta ao honroso convite para colaborar com a UNESCO no desenvolvimento do estudo sobre a educação superior brasileira, aceitou o desafio de realizá-lo. Para tanto, convidou alguns dos mais destacados especialistas da área que, sob a coordenação do grupo de Estudos sobre Universidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sui, elaboraram um conjunto de documentos que abordam desde os antecedentes históricos até as características atuais da educação superior, tanto do ponto de vista organizacional, seu funcionamento, financiamento, produtividade e inserção internacional bem como do perfil de seus atores.

E portanto, com grande satisfação que a Capes traz à público o presente estudo sobre A Educação Superior no Brasil

A CAPES, ao publicar este trabalho, tem a certeza de estar dando uma importante contribuição para um maior conhecimento da educação superior brasileira, no âmbito nacional, regional e mundial e, ao mesmo tempo, de contribuir para o debate internacional sobre o papel da educação superior nos processos de desenvolvimento na Sociedade da Informação.

Abílio Baeta Neves Presidente da Capes

Participantes

• ARABELA CAMPOS OLIVEN é professora do programa de

Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

* ARABELA CAMPOS OLIVEN é professora do Programa de

Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

. BERNADETE DA SILVA RIBEIRO BATISTA é mestre em

Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista do Convênio CAPES-UNESCO, 2002.

• CARLOS BENEDITO MARTINS é professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Diretor-científico do Nesub (Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da Universidade de Brasília).

• CLARISSA ECKERT BAETA NEVES é professora do Departamento de Sociologia e do Programa em Sociologia da UFRGS. Coordena este Programa (2001-2002) e o Grupo de Estudos sobre Universidade - GEU/UFRGS. Pesquisadora I-C do CNPq. Membro do Conselho Editorial do BIB/Anpocs, da Revista Sociologías e do Anuário de Educação Tempo Brasileiro.

. DENISE BALARINE CAVALHEIRO LEITE é professora do

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Pesquisadora CNPq e do Grupo de Estudos sobre Universidade - GEU/UFRGS. Doutor em Ciências Humanas pela UFRGS e realizou pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

• JACQUES SCHWARTZMAN, Ph.D. Candidate, University of

Pittsburgh, 1976. Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais,aposentado em Junho de 2002. Membro do Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior, a partir de 1/2001. Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP - março de 1998 a fevereiro de 2002.

• JOSÉ MANUEL MORAN é doutor em Comunicação pela USP.

Professor de Novas Tecnologias na PUC-SP. Assessor do Ministério de Educação para avaliação de cursos superiores à distância.

• MARIA ESTELA DAL PAI FRANCO é Professor Titular (C) da UFRGS/Programa de Pós Graduação em Educação e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade - GEU - Ipesq/Edu/UFRGS.

• MARIA BEATRIZ ACCORSI, licenciada em Matemática. Bolsista de AP do CNPq, 1995. Bolsista do Convênio CAPES-UNESCO, 2002.

• MARIA SUSANA ARROSA SOARES é professora do Departamento de Sociologia, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Co- ordenadora do Mestrado em Relações Internacionais da UFRGS. Realizou pós-doutorado na EHESS, Paris. Diretora do Centro Brasileiro de Documentação e Estudos da Bacia do Prata (CEDEP) e do Centro de Estudos Sociais da UFRGS. Pesquisadora do CNPq.

. MICHELANGELO GIOTTO SANTORO TRIGUEIRO é doutor em Sociologia e professor do Departamento de Sociologia da UnB. Decano de Ensino de Graduação da UnB. Chefe da Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional da Universidade de Brasília, entre 1993 e 1995.

A Educação Superior no Brasil

Sumário

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