Como realizar pregão eletrônico

Como realizar pregão eletrônico

PROCEDIMENTO Folha: / 01-01

Nome da Tarefa:

N°. Proc: 09-04-PROSOCOQUEÉECOMORELIZARUMPREGÃOELETRONICO(0)

Elaborado por cassia@cbtm.org.br

03-02-ADM-FORMULÁRIOELABORARPROCEDIMENTOS(0)

Dispõe sobre o que é e como realizar um pregão eletrônico

1. O que é um pregão eletrônico?

A modalidade licitatória chamada pregão eletrônico, utilizada pelo governo brasileiro para realizar contratos administrativos de bens e serviços comuns, independente do valor estimado, foi criada através da lei federal 10.520/2002. O pregão eletrônico foi criado visando, basicamente, aumentar a quantidade de participantes e baratear o processo licitatório.

2. O que é o sistema de Pregão Eletrônico?

O sistema é uma ferramenta utilizada para realização de licitação em tempo real através da internet. O Proponente do edital e fornecedores se cadastram em um site (especifico) e recebem senhas de acesso. O pregoeiro do proponente do edital conectado a central de pregão aceitando lances e os fornecedores também conectados ofertando propostas e lances. O fornecedor com o melhor lance em cada lote do edital é classificado e convocado a apresentar a documentação exigida no edital.

3. Quem poderá se cadastrar no site (:: Pregão Eletrônico ::)?

Qualquer pessoa física, jurídica, entidades governamentais ou não governamentais interessadas participar dos negócios do site (específicos) ou simplesmente em acompanhar as licitações.

4. Como se cadastrar no site?

Acessar o site w.pregao.com.br, ou outro similar e clicar no menu “Novo Cliente”, ler o Termo de Uso, clicar no botão “Concordo”. Aparecerá então a tela Cadastro de Cliente, selecionar a categoria a qual pertence e clicar no botão “Avançar”. Na próxima tela informar - por exemplo, em caso de ter selecionado Entidade Privada - o número do documento CNPJ (sem ponto, sem barras), clicar no clicar no botão “Avançar”. Preencher todos os campos do formulário do cadastro, com especial atenção ao campo “Tipo de Cliente”, que deverá ser informado de forma correta de acordo com o tipo que está sendo cadastrado. Atenção especial também deverá ser dada ao informar no final do cadastro os Dados do Usuário Administrador – Cliente. Informar o número do CPF e a senha e clicar no botão “Avançar”. Complementar os dados do Administrador e clicar no botão “Salvar” e depois em OK.O usuário administrador do cliente é a pessoa indicada para receber a confirmação do cadastramento através do e-mail informado e responsável pelo cadastro do cliente.

5. Como visualizar e imprimir os Editais, Atas, Termo de Adjudicação e Termo de Homologação?

Acessar o site e no link Acesso Rápido – canto inferior direito da tela – clicar no menu desejado – por exemplo em “Pregões Futuros”, para aparecer a tela de Pesquisar Editais. Ao ser mostrada a tela passar os parâmetros para a pesquisa ou clicar no botão “Pesquisar”, então o sistema mostrará todos os editais de acordo com sua pesquisa. Na linha de cada edital será mostrada a identificação, a situação atual e o desenho da pasta amarela para acessar os dados do edital. Ao clicar na pasta amarela aparecerá os dados detalhados do edital, se desejar visualizar ou imprimir o edital texto e outros documentos, clicar no desenho do Bloco de Papel no canto superior direito da tela. Então o sistema lhe mostrará a tela de Anexos, selecionar o documento desejado clicando duas vezes sobre o nome será então realizado o “download” do documento, para visualizar ou gravar ou imprimir.

6. Como acompanhar os lances participando ou não do pregão? Instalar no seu microcomputador o programa PRIMA, que está disponível para “download” no site do pregão.

7. Como aderir ao site como proponente de editais?

PROCEDIMENTO Folha: / 01-01

Nome da Tarefa:

N°. Proc: 09-04-PROSOCOQUEÉECOMORELIZARUMPREGÃOELETRONICO(0)

Elaborado por cassia@cbtm.org.br

03-02-ADM-FORMULÁRIOELABORARPROCEDIMENTOS(0)

Este sistema foi desenvolvido por empresa especializada em software de licitação eletrônica, com mais de 10 anos de experiência nesta área e já forneceu produtos para o Banco do Brasil, CONAB-Cia. Nacional de Abastecimento, Bolsas de Mercadorias e de Futuros espalhadas pelo Brasil, prefeituras, órgãos públicos e empresas. Este sistema é cedido para uso mediante assinatura de convênio com proponentes de editais a custo ZERO, entre as garantias propostas está a de manutenção e funcionamento dos sistemas enquanto durar o convênio.

8. Como obter maiores detalhes?

O Ministério Do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação tem o seguinte link para maiores detalhes: http://www.comprasnet.gov.br/publicacoes/manuais/Manual_Pregao_Eletronico_Pregoeiro.pdf

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