Comportamento Organizacional

Liderança

ÁREA1 -Faculdade de Ciência e Tecnologia

Prof. Carlos Rogério

O Que os Gerentes Fazem

Atividades Gerenciais •Tomadade decisões

•Alocação de Recursos

•Direcionamentode atividades dos outros para atingimento de metas.

Gerentes

Pessoas que alcançam objetivos através de outras pessoas

Onde os Gerentes Trabalham

Organização

Unidade social coordenada de forma consciente, composta de duas ou mais pessoas, que funcionam em bases relativamente contínuas para alcançar objetivos comuns.

Funções Gerenciais

Planejamento Organização

LiderançaControle

Funções Básicas do Gerenciamento

Planejamento

Processo que inclui definir objetivos, estabelecer estratégias, desenvolver planos para coordenar as atividades

Funções Básicas do Gerenciamento

Organizar

Determinar quais tarefas deverão ser feitas, quem deveráexecuta-las, como as tarefas deverão ser agrupadas, quem deve se reportar para quem e como serão tomadas as decisões

Funções Básicas do Gerenciamento

Liderar

Função que inclui estimular a motivação dos comandados, direcionar os outros, selecionar o canal mais efetivo de comunicação e resolver conflitos

Funções Básicas do Gerenciamento

Controle

Monitoramento das atividades para assegurar que as atividades estão sendo executadas conforme planejado e corrigir eventuais desvios significativos

Funções Básicas do Gerenciamento

Papéis Administrativos Mintzberg

¾ Interpessoais

–Chefe (Figura de proa) –L íder

¾ Informacional

– Monitor – Disseminador

–I nterlocutor

– Empreendedor

Papéis Administrativos Mintzberg

¾ Decisorial

– Empreendedor –Solucionador de conflitos

– Alocador de recursos

–N egociador

Papéis

Administrativos Mintzberg

Competências Essencias dos Gerentes

•Técnicas

Capacidade de aplicação de conhecimentos técnicos e científicos

•Conceituais

Capacidade de analisar e diagnosticar situações complexas.

•Humanas

Capacidade de trabalhar com outras pessoas, entendendo-as e motivando-as tanto individualmente como em grupo

Atividades Eficazes x Atividades Bem -Sucedidas (Luthans)

1. Gerente Tradicional management •Tomadade decisão, planejamentoe controle

2. Comunicação

•Trocade informaçõesde rotinae atividades burocráticas

3. Gestão de recrusos humanos

•Motivação, siciplina, administraçãode conflitos, recrutamentoe seleçãode pessoale treinamento

4. Networking (interconexão)

•Socialização, políticase interaçãocom o ambiente externo da organização

Executivos Eficazes

Média Executivos

Alocação de atividades por tempo

Executivos eficazes

Média dos Executivos Executivos Bem-Sucedidos

Capacidade de influenciar um grupo em direção ao atingimento de objetivos

Uso da autoridade inerente a posto formalmente designado para obter a colaboração dos membros da organização

Teoria dos Traços

A liderança estáassociada às características de um “grande homem”.

Teoriados Traços

Traçosde Liderança: •Ambiçãoe energia

•Desejode liderar

•Honestidadee integridade

• Auto-confiança

• Inteligência

• Conhecimento da relevânciado trabalho

Teorias dos Traços de Liderança

Teorias que consideram traços de personalidade, sociais, físicos ou intelectuais para diferenciar líderes de não-líderes

Trait Theories

Limitações:

• Não existem traços universais que permitam prevera liderançaem todasas situações

•Traçospredizemmelhora comportamentoem situaçõesfracas do quenasfortes.

•Nãosãoclarasas evidênciasde causae efeito na relação entre os traços e a liderança.

• Melhor para previsão da aparência da liderança do que para distinguir líderes eficazes dos ineficazes.

Teoriados Traços

Teorias Comportamentais

•Teoriados traços: Líderes nascem, não são feitos

• Teorias de Comportamento:

Traçosde Liderançapodemser aprendidos

Teorias Comportamentais de Liderança

Teorias que propõe que comportamentos específicos diferenciam líderes de nãolíderes

Comportamento do líder

¾O estilo comportamental da liderança foi desenvolvida a partir de 1930, pelas iniciativas de Kurt Lewin.

¾Os eventos políticos ao final dos anos 30 permitiram que os pesquisadores analisassem a liderança autocrática e democrática.

Teorias Comportamentais

A ênfase não recai sobre as características do líder ou àorigem do poder, mas sim a forma de comportamento do líder:

¾Autocrática

¾Democrática

¾Laissez-faire

Teoria do Comportamento

Procura criar um ambiente de trabalho em equipe

Pessoas

Cabe ao líder criar condições para que as tarefas sejam realizadas e os resultados sejam os mais elevados possíveis

Tarefa

Comportamento do líder

¾Estudos desenvolvidos na Ohio State University, destacou:

9O líder eficaz éaquele que relaciona-se com respeito ao grupo e proporciona estrutura satisfatória para a realização das tarefas.

9Bowers & Seashore (1966) pensaram ser a liderança eficaz toda aquela que se fundamenta no apoio as pessoas, facilita a interação entre elas, destacando os objetivos do grupo e o desenvolvimento facilitado do trabalho em grupo.

EstudosdaOhio State

Estrutura de Iniciação

A extensão em que um líder écapaz de definir e estruturar seu próprio papel e o dos seus subordinados na busca dos objetivos

Consideração

A extensão em que uma pessoa écapaz de manter relacionamentos de trabalho, caracterizados por confiança mútua , respeito as idéias dos funcionários e cuidado com os sentimentos deles

Comportamento do líder

¾Keith Davis e John W. Newstrom, apresentam três habilidades que os líderes desenvolvem:

¾Técnica –édeterminada pelo conhecimento de uma pessoa quanto a realização de uma tarefa ou trabalho.

¾Habilidade humana –capacidade de trabalhar com pessoas e promover equipes de trabalho.

¾Habilidade conceitual –capacidade de pensar em modelos, estruturas e planos de longo prazo.

Comportamento do líder 100 supervisorGerência média

Administração superior

Variações no uso das habilidades, liderança a diferentes níveis organizacional

Po r ce nt ag e m do trabalho

Análise geral

¾As três habilidades citadas são degraus na evolução do exercício da liderança.

Àmedida que, o líder vai evoluindo na hierarquia da empresa, ele desenvolve a habilidade correspondente ao nível em que encontra-se. Porém, isso não significa que a habilidade anteriormente utilizada desaparece, pelo contrário, ela continua existindo, alicerçando o estabelecimento de informações para tomada de decisão.

Modelos contingenciais

¾Hollander (1964, 1979) entendeu que o líder surge, não somente por possuir traços específicos de personalidade, mas também pelas atividades desenvolvidas e normas estabelecidas pelo grupo.

¾A competência na tarefa éo fator relevante para que o grupo aceite o líder.

Modelos contingenciais

¾A origem da teoria contingencial de liderança foi estabelecida pela avaliação realizada entre a personalidade do líder com relação ao subordinado menos favorável.

¾Fiedler destacou-se por suas premissas contingenciais.

¾As premissas são estabelecidas, sob três fatores:

¾Qualidade do relacionamento do líder,

¾Posição formal do seu poder e

¾Estrutura da tarefa.

Modelos contingenciais

¾Líderes focados para tarefas tendem a se sair bem em situações favoráveis ou altamente desfavoráveis.

¾Em situações intermediárias, deve predominar o líder voltado para o relacionamento.

Modelos contingenciais

¾São três os elementos que fundamentam a teoria contingencial:

9 Líder 9 Liderado 9 Situação

EstudosdaUniversity of Michigan

Líder Orientado para o Funcionário

Aquele que enfatiza as relações interpessoais.

Líder Orientado para Produção

Aquele que enfatiza os aspectos técnicos e práticos do trabalho

O Grid Gerencial

Matriz 9x9 com 81 estilos de liderança

A l t o -v o l t a d o p a r a

f u n c i o n á r i o s -b a i x o

Baixo -Voltado para Produção -Alto

Estudos escandinavos

Líder Orientado para o desenvolvimento

Aquele que valoriza a experimentação, busca novas idéias, gera e implementa mudanças

Teorias das Contingências: Modelo de Fiedler

Modelo da contingência de Fiedler

A teoria de que os grupos eficazes dependem da adequação entre o estilo do líder em interagir com os subordinados e quanto de controle e influência a situação proporciona a ele.

Questionário do colega menos querido

Um instrumento que se propõe a avaliar se uma pessoa éorientada para o relacionamento ou para a tarefa.

Modelode Fiedler : Definindoa Situação

Relações Membro-Líder

O grau de confiança e respeito que os subordinados têm pelo seu líder

Estrutura da tarefa

O grau no qual os requisitos do trabalho possuem procedimentos

Posição de Poder

Influência derivada da posição dentro da estrutura formal da organização, incluindo poder para demitir, disciplinar, promover, aumentar salário e etc..

Liderança Visionária

Liderança Visionária

A habilidade de criar e articular uma visão realista, com credibilidade e atraente do futuro para uma organização ou unidade organizacional, para crescer e se desenvolver além do presente

Qualidades da Visão •Inspirado em valores centrais

•Evoca um um imaginário superior

Qualidades do líder visionário

•Têm habilidade para explicar a visão para os outros.

•Usa seu próprio comportamento para expressar a visão.

•Têm habilidade para estender a visão para diferentes contextos de liderança.

Liderança Contemporânea : Mentoria

Mentor

Empregado antigo que orienta e suporta os menos experientes.

Atividades de Mentoria

•Apresentar idéias com clareza

•Ser bom ouvinte

•Ter empatia

•Compartilhar experiências

• Compartilhar contatos.

•Prover orientação política

Liderança e cultura organizacional

¾Cultura organizacional pode ser entendida como o conjunto de princípios estabelecidos e defendidos dentro de um empreendimento.

¾A liderança surge, fundamentada nas regras estabelecidas e deve sua atuação ser condizente com a realidade da empresa.

Liderança e cultura organizacional

¾Todos os fatores de relacionamento entre o líder e os liderados seguem a crença do grupo.

¾Seráconsiderado bom líder todo aquele que, dentro do enfoque organizacional estabelecido, souber atingir os objetivos organizacionais despendendo o menor esforço e proporcionando os melhores recursos aos subordinados.

Liderança e cultura organizacional

¾Diz-se de uma liderança bem sucedida, aquela que écapaz de atingir os objetivos da empresa e satisfazer os anseios dos funcionários.

¾Por isso, o líder torna-se, muitas vezes, um sanduíche, por viver em constante conflito entre a empresa e os liderados.

Liderança e cultura organizacional

¾Atualmente, éfundamental que o líder saiba estimular o grupo para participar da vida empresarial.

¾Os fatores motivacionais de hoje, não são os mesmos de algum tempo atrás, portanto o líder deve manter-se atualizado quanto a realidade psicológica e sociológica do grupo de trabalho.

Questões para reflexão

¾O líder tem suas características próprias, ou seja, “vem do berço”, ou podem ser desenvolvidas?

¾As características apresentadas, traços de personalidade, realmente fundamentam o exercício da liderança?

¾Como éexercida a liderança na empresa onde você trabalha e nos grupos sociais onde você participa?

¾A liderança dos Governos, reflete no comportamento dos líderes nas empresas?

¾Como você define uma liderança positiva?

¾Conforme os princípios defendidos na sua organização, a liderança tem sabido motivar os liderados?

Conclusão

Obrigado !!!!! Boa Noite

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