A - Pedagogia - de - Jesus

A - Pedagogia - de - Jesus

(Parte 1 de 5)

J. M. Price A PEDAGOGIA DE JESUS

O Mestre por Excelência

3º edição

JUERP Digitalizado por Daniel-Tech

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Tradução autorizada do original em inglês

— JESUS THE TEACHER (edição revista de 1954) feita pelo Rev. Waldemar W. Wey. Anteriormente publicado sob o título: Jesus, o Mestre por Excelência.

268.6 Price, J. M. A pedagogia de Jesus; o mestre por excelência. Tradução do Rev. Waldemar W. Wey – 3ª edição Rio de Janeiro – RJ – JUERP - 1980

Título original em inglês: Jesus the Teacher. 1. Pedagogia Religiosa

I. Título I.Jesus o Mestre por Excelência

Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira Caixa Postal 320 – CEP: 20.0 Rua Silva Vale, 781 - Cavalcanti - CEP: 21.370 Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Impresso em gráficas próprias

Prefácio5
1.A Idoneidade de Jesus Para Ensinar6
2.Características dos Discípulos de Jesus17
3.O Objetivo do Ensino de Jesus28
4.Princípios Subjacentes à Obra de Jesus39
5.Como Jesus Usava Seu Material de Ensino51
6.Sua Maneira de Dar Lições63
7.Alguns Métodos Usados por Jesus74
8.Outros Métodos de Que Jesus Lançou Mão85
9.Resultados do Seu Labor96

SUMÁRIO 4

Este livro é a resultante do trabalho de aulas dadas sobre educação religiosa no Seminário do Sudoeste e de palestras feitas para professores de Escolas Bíblicas Dominicais em igrejas, em reuniões de congressos e de convenções regionais de Escolas Bíblicas Dominicais, e em cursos intensivos.

Esta obra não pretende ser uma apresentação exaustiva ou erudita de

Jesus como mestre. O objetivo deste volume é extrair da vida e dos ensinos de Jesus aquelas verdades que possam dar aos professores melhor visão e maior estímulo em sua gloriosa tarefa.

Nosso estudo parte do sentimento de que os professores de Escola Bíblica

Dominical são hoje efetivamente a maior força para o ensino e a prática do bem, de que laboram sob dificuldades e desencorajamentos mui fortes e de que, para o bendito labor em que estão empenhados, precisam muito e muito de inspiração e de maior preparo.

Agradecemos às várias editoras que nos concederam a devida licença para as citações que fazemos, bem como os que leram o manuscrito e nos externaram sua crítica construtiva e seu indispensável incentivo. Que este livro seja uma bênção para os professores e outros mais que estão vivamente empenhados na gloriosa obra de educação religiosa de nossa gente. *

J. M. Price

* As citações do Novo Testamento são tiradas da versão da Imprensa Bíblica Brasileira baseada na tradução em Português de João Ferreira de Almeida, de acordo com os melhores textos em Hebraico e Grego, 2ª Impressão.

Ninguém esteve melhor preparado, e ninguém se mostrou mais idôneo para ensinar do que Jesus. No que toca às qualificações, bem como noutros mais respeitos, Jesus foi o mestre ideal. Isto é verdade tanto visto do ângulo divino' como do humano. No sentido mais profundo, Jesus foi "um mestre vindo da parte de Deus". Muitos elementos contribuíram para prepará-lo eficientemente para o magistério. Alguns elementos eram meramente humanos; outros, divinos; alguns lhe eram inerentes, e outros, ele os desenvolveu. Quando os consideramos, nos sentimos estimulados e inspirados para cumprir nossa tarefa de professor.

1A Encarna ção da Verdade

O elemento mais importante na qualificação de qualquer professor é justamente aquilo que ele é em si. Todos reconhecemos que um só exemplo vale por cem ou mil conselhos. " Aquilo que você é troveja tão alto que não posso ouvir o que você diz." A melhor encadernação para os Evangelhos não é o marroquim: é, sim, a pele humana. Foi este fato que levou o Presidente Garfield a dizer que, no seu entender, a universidade ideal era uma tora de madeira, tendo John Hopkins numa extremidade e um estudante na outra. Foi esta verdade que levou Emerson à dizer que o que mais importa não é o que aprendemos, e, sim, com quem aprendemos. Foi ainda este fato que levou o notável superintendente Stephen Tyng a responder a um quesito do regimento interno de sua Escola Bíblica Dominical: "Sinto muito, mas não posso concordar".

"A verdade encarnada é a única verdade espiritual que consegue apelar de modo efetivo. Por isso, cada professor deve sentir bem fundo em seu coração que sua pessoa é a lição que mais apela ao coração do aluno." Isto de fato é assim, porque a verdade mais se apanha do que se ensina. A influência inconsciente é mais poderosa do que a consciente. "As palavras do professor só chegam até onde as projeta a força propulsora duma vida piedosa." É o peso do machado que o faz penetrar mais fundo na árvore que se quer derrubar. Por isso o professor de Escola Bíblica Dominical deve ser alguma coisa para poder eficientemente dizer alguma coisa. "A vida do professor é a vida' do seu ensino."

Foi aquilo que eles foram que conseguiu dar ao mundo professores da estatura de Arnold, de Rugby; de Phelps, de Yale; de Broadus, do Seminário do Sul; e de Carroll, do Seminário do Sudoeste.

Jesus foi a encarnação viva da verdade. Ele disse: "Eu soua verdade"
completamenteOlhando para os olhos dele, você vê a luz em sua inteireza...
entusiasmo, de paciência, de persistência, de longanimidadeEle mostrou aos
como orar; ao sofredor, como suportar; e a todos os homens, como morrerEle é

(João 14:6). Ele foi cem porcento aquilo que ensinou. Fosse qual fosse o assunto, ele o encarnava e ensinava com transbordamento de toda a sua vida. S. D. Gordon disse: "Jesus tinha já feito antes de fazer, viveu aquilo que depois ensinou viveu tudo antes de ensinar, e viveu tudo bem mais do que pôde ensinar." C. S. Beardslee assim se expressou sobre Jesus: "Sua grande alma deu lugar bem grande para que o Espírito Santo o ungisse inteira e Ele tinha ilimitadas reservas de verdade, de majestade, de beneficência, de que dependiam de outros como deviam confiar; aos servos, como servir; aos governadores, como dirigir; aos vizinhos, como serem amigos; ao necessitado, o ensino modelar para todas as épocas."

(Deus)fizesse dele, pelo sofrimento, o pioneiro da perfeita salvação deles"

Esta encarnação da verdade proveio de duas coisas. Do fato de ele ser Deus e possuir as perfeitas qualidades de Deus. Foi ele o único ser perfeito. Ele difere de nós em qualidade e também em grau. Por isso jamais poderemos nos aproximar de sua perfeição. Também a sua encarnação da verdade proveio do fato de ele ter estudado e experimentado a verdade, e feito dela parte de si mesmo. "Jesus crescia em sabedoria" (Luc. 2: 52). Jesus aprendeu como filho e como irmão dentro de seu lar, pelo estudo e freqüência à sinagoga, e também com as experiências naturais da vida humana. Experimentou tentações que diziam respeito à conservação de sua própria vida, à consideração social e à ambição do poder. O escritor da Carta aos Hebreus diz: "Convinha que ele (Heb. 2:10).

diferenteNão citava ninguém, e apresentava sua própria palavra como

A encarnação da verdade pelo mestre afetava o seu ensino pelo menos de duas maneiras. Em primeiro lugar, dava-lhe um tom de autoridade que se não via nos escribas e rabinos do seu tempo — os professores oficiais dos dias de Jesus. A sabedoria destes era mais aquela vinda de fora, era matéria de oitiva, ensinavam mais citando autoridades e a tradição. A sabedoria de Jesus vinha de dentro e não precisava de escoras ou de confirmação. "Este mestre era suficiente." Portanto, ensinava com clareza meridiana, com convicção e poder. O povo "se admirava do seu ensino, porque ele os ensinava como quem tinha autoridade, e não como os escribas" (Mar. 1:2). O fato de viver aquilo que ensinava também inspirava confiança naquilo que dizia. O povo viu corporificado no que ele praticava aquilo que ele queria que eles fizessem. Anotavam como ele se comportava diante da tristeza, da crítica, do desapontamento, da perseguição. O seu modo de viver reforçava e dava peso àquilo que dizia. "A maior coisa que seus discípulos aprenderam de seus ensinos não foi a doutrina, e, sim, sua influência. Até a última hora de suas vidas, a maior coisa foi o terem eles estado com Jesus." Por isso, "designou doze para estarem com ele" (Mar. 3:14).

Como mestres humanos podemos demonstrar em nossa vida "o delineamento do Cristo que mora em nós". Somente assim podemos estar na altura deste primeiro teste de habilitação ou idoneidade.

2O Desejo de Servir

Um dos elementos essenciais para a qualificação de um professor é o interesse que deve ter pelo povo e o desejo de servi-lo bem, de ajudá-lo. Sem esta qualidade, o mestre será "como o metal que soa, ou como o címbalo que retine", muito embora conheça bem a Bíblia, o discípulo e os métodos de ensino. Nada pode suprir a falta de interesse pelo bem-estar de nossos semelhantes. Saber enfrentar uma grande classe, possuir boas estatísticas, ou conhecer de sobejo os melhores métodos de ensino não constituem substituto apropriado para aquele profundo interesse que devemos ter pelo próximo.

Por outro lado, amando e desejando servir bem a nossos alunos, teremos suprido em boa parte as deficiências de conhecimentos e de técnica. Algumas personalidades pouco prometedoras que conhecemos se tornaram ótimos professores de adolescentes (a idade mais crítica); e isto se explica pelo fato de terem amado verdadeiramente os alunos daquela idade. Mais cedo ou mais tarde, os discípulos compreendem esse amor e interesse do professor, e a eles respondem. Todo o mundo ama aquele que ama.

Brilhou sempre no caráter de Jesus esse interesse profundo pelo bem-estar de todos. Jesus se interessava mais por pessoas do que por credos, cerimônias, organizações ou equipamento. Via o povo "como ovelhas sem pastor" (Mar. 6:34). Se Will Rogers podia dizer que nunca viu uma pessoa de quem não gostasse, o que não poderíamos dizer de Jesus a este respeito?! Quando os fariseus criticaram os discípulos de Jesus por haverem colhido espigas no dia de sábado, ele os defendeu, dizendo: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Mar. 2:27). Quando aquele jovem avarento e egocentralizado fez Jesus parar na estrada para lhe perguntar qual o caminho que conduz à vida, diz o evangelista que "Jesus, contemplando-o, o amou" (Mar. 10:21). Na ocasião em que certo homem atacado de lepra suplicou a Jesus que o curasse, ele se sentiu todo tomado de profunda simpatia por aquele sofredor, e "estendendo a mão, tocou-o" (Mar. 1:41). Seu coração encheu-se de afeição pelos escribas que viviam a criticá-lo, pelos ciumentos fariseus, pelos desprezados e odiados publicanos, pelos pecadores malquistes, pelo cego, pelo surdo, pelo coxo.

Ele sempre amou a todos e se interessava vivamente por seus problemas.

"Ele encarnou e revelou todo o amor de Deus, e se compadeceu dos homens por todos os seus males e padecimentos."7 O Mestre não só se interessou pelos problemas humanos, mas sempre buscou fazer alguma coisa para solucioná-los. Revelou sempre genuíno espírito missionário, e afirmava repetidamente que viera para servir, e não para ser servido (Mat. 20:29). Não se julgou tão cansado que não pudesse conversar sobre a Água da Vida com uma decaída junto ao poço de Sicar. Não achou que lhe seria desdouro visitar em sua própria casa um malquisto coletor de impostos. Não deu ouvidos à crítica dos líderes religiosos e se associou com pecadores, para tirá-los do seu pecado. Nas parábolas da ovelha e da dracma perdidas e do filho pródigo, Jesus mostrou que realmente estava interessado em tudo. Seu coração se derretia de simpatia por um mundo necessitado, e suas mãos secundavam e espalhavam essa simpatia por meio de serviço e ajuda.

Esta atitude foi a característica de todos os grandes mestres que passaram por este mundo. Foi a atitude de Pantenus, que fundou em Alexandria, ao lado duma universidade pagã, a primeira escola cristã; de Benedito, quando organizou uma ordem de mestres em Monte Cassino, ordem que grandemente influenciou a Europa por três séculos; de Geraldo Groote, ao fundar a sociedade dos Irmãos da Vida Simples, que ensinariam crianças pobres; de Loiola, ao constituir a ordem dos jesuítas para ensinar os jovens; e de Roberto Raikes ao inaugurar o glorioso movimento da Escola Dominical que hoje se estende pelo mundo todo. O vivo desejo de servir é indispensável ao ensino vitorioso.

3A Cren ça no Ensino

Jesus viu no ensino a gloriosa oportunidade de formar os ideais, as atitudes e a conduta do povo em geral. Ele não se distinguiu primeiramente como orador, como reformador, nem como chefe, e, sim, como mestre. Vemos perfeitamente que ele não pertenceu à classe dos escribas e rabinos que interpretavam minuciosamente a Lei. Não. Ele ensinou. De forma alguma se distinguiu ele como "agitador da massa popular". Não comprometeu sua Causa com apelos em reuniões populares, com práticas ritualistas, ou com manobras políticas, não. Ele confiou sua Causa aos prolongados e pacientes processos de ensino e de treinamento. L. A. Weigle diz: "Jesus lançou mão do método educativo, e não do método de força política, ou de propaganda, ou do poder." E J. A. Marquis acrescenta: "A principal ocupação de Jesus foi o ensino. Algumas vezes ele agiu como curador, outras vezes operou milagres, pregou frequentemente; mas foi sempre o Mestre. Ele não se pôs a ensinar porque não tivesse outra coisa a fazer; mas, quando não estava ensinando, estava fazendo qualquer outra coisa. Sim, ele fez do ensino o agente principal da redenção."

A ênfase que Jesus deu ao ensino ressalta do fato de em geral ser ele reconhecido como Mestre. "À luz dos Evangelhos, vemos que seus discípulos e contemporâneos o tornavam como mestre." Ele foi mesmo chamado Mestre, Professor ou Rabi; e tudo isto, traz em seu bojo a mesma idéia geral expressa por Nicodemos quando disse:: "Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus" (João 3:2). Nos Evangelhos, Jesus é chamado mestre nada menos de quarenta e cinco vezes, e nunca se fala nele como pregador. L. J. Sherril diz que, somando-se todos os termos equivalentes a mestre, temos o total de sessenta e um.1 Norman Richardson anota que o vocábulo Mestre é usado sessenta e seis vezes na Versão King James; cinqüenta e quatro vezes é derivado da palavra grega que significa professor ou mestre.12 Fala-se em Jesus ensinando, quarenta e cinco vezes; e onze apenas pregando, e, assim mesmo, pregando e ensinando, como vemos cm Mateus 4:23 — "ensinando em suas sinagogas e pregando o evangelho do reino". Chamavam-no mestre não apenas os doze, mas também outros mais discípulos seus.

Outrossim, Jesus a si mesmo se chamava Mestre, dizendo: "Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou" (João 13:13). Também dizia ser "a luz", vocábulo que traz a idéia de instrução. Nesta linha de pensamento, interessante é notar que João Batista sempre foi mais chamado pregador que mestre.

Outra indicação desta ênfase sobre o ensino é. a terminologia empregada para descrever os seguidores e a mensagem de Jesus. Não são eles chamados súditos, servidores ou camaradas. A palavra cristão só é empregada três vezes em o Novo Testamento para caracterizá-los e assim mesmo uma vez como zombaria. No entanto, vemos a palavra discípulo, que significa aluno ou aprendiz, empregada 243 vezes, para referir-se aos seguidores de Jesus. A mensagem de Jesus diz-se ser ensino (39 vezes), e sabedoria (seis vezes), não dando tanto a ideia de preleção ou sermão. A expressão Sermão do Monte não é usada pelos escritores do Novo Testamento. Mateus apenas diz — "E ele se pôs a ensiná-los, dizendo..." (Mat. 5:2). Tal peça deve ser intitulada — O Ensino do Monte, e não O Sermão do Monte.

Também se revela bem a ênfase do Mestre em ensinar no modo entusiasta e até agressivo pelo qual externou sua atividade educadora. Ele ensinava em qualquer lugar e a toda hora — no Templo, nas sinagogas, no monte, nas praias, na estrada, junto ao poço, nas casas, em reuniões sociais, em público e em particular. "Relutava mesmo em curar, preferindo aproveitar a oportunidade para apresentar sua mensagem." Mateus diz — "Andava Jesus por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, e proclamando as boas-novas do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo" (Mat. 4:23, tradução de Goodspeed). Toda a obra de Jesus estava envolta em atmosfera didática, e não tanto num ar de preleções ardentes, pois observamos que os ouvintes se sentiam à vontade para lhe fazer perguntas, e ele, por sua vez, lhes propunha questões e problemas.

Ele preparou um grupo de mestres para que levassem avante sua obra.

"No decorrer dos últimos dias de sua trabalhosa vida, ele se dedicou ao ensino e preparo do pequeno grupo de discípulos que a ele se agregara." E ele os enviou aos confins da terra para que fizessem discípulos (para que matriculassem na escola de Cristo), a batizá-los (uma ordenança educadora) e a instruí-los na observância de todas as coisas que lhes tinha mandado (Mat. 28:19,20). Jesus cria muito e muito no ensino, requisito este indispensável a qualquer professor. Ele se dedicou ao ensino e sempre dignificou tal vocação. "A maior glória da profissão do mestre está no fato de haver Jesus Cristo escolhido ser mestre, quando se viu face a face com aquilo que tinha a realizar na vida." George H. Palmer percebeu bem este espírito, quando assim se expressou "Creio tanto no ensino que, se necessário fosse, pagaria pelo privilégio de ser mestre em.vez de receber algo por ensinar."

4O Conhecimento das Escrituras

Outra coisa essencial num professor é o conhecimento das Escrituras, porque este é o primeiro material que vai usar. Jesus se mostrou perfeitamente qualificado neste particular. Prova-o o episódio de sua tentação, quando enfrentou os esforços do diabo, que pretendia confundi-lo com citações das Escrituras (Mat. 4:1-1). Prova-o a conversa na estrada de Emaús, quando Jesus explicou os ensinos das Escrituras relativos à sua Pessoa (Luc. 24:27). No decorrer do seu ministério, Jesus citou passagens de pelo menos vinte livros do Velho Testamento e mostrou estar perfeitamente familiarizado com o conteúdo dele. De fato, ele o conhecia tão bem que chegou mesmo a contrastar sua precariedade com a inteireza daquilo que ele ensinava (Mat. 5:17-48). Jesus não só conhecia as Escrituras, como também as assimilou de tal modo que as podia aplicar livre e perfeitamente às necessidades e ocorrências do dia.

Sua maestria não provinha só de sua divindade, mas também de seus estudos. Iniciara-os na infância, dentro do lar judeu, onde se respirava atmosfera profundamente religiosa e educativa. B. A. Hinsdale diz: "Até mesmo os deveres domésticos, cumpridos pela mãe de família, moldavam o caráter dos filhos segundo a disciplina nacional."

E é Haroldo Wilson quem afirma: Mesmo estando ele (o menino judeu) ainda nos braços da mãe, seus olhos vêem já muitos objetos cuja significação religiosa lhe será oportunamente explicada por ela." Dentre tais hábitos figurava o de beijar os dedos que apanhariam os pergaminhos das Escrituras guardados por sobre a porta, ou os filactérios usados no pulso ou na testa; já a criança judia via as orlas coloridas da veste exterior de seu pai lembrando-lhes os mandamentos do Senhor; escutava as orações e ações de graças diárias, notadamente às refeições; aprendia a guardar o sábado, admirando-se ao ver acender-se o fogo e a lâmpada sabáticos: tomava parte nas festas anuais, como a da Páscoa e a dos Tabernáculos; assistia à solene oferta a Deus do primogênito do rebanho e da manada. Assim, foi que Jesus aprendeu as Escrituras no seu lar, e ali cresceu em sabedoria como em estatura. "Nazaré está presente duas vezes, ou mais, em tudo quanto Jesus disse."

Jesus também aprendeu na sinagoga, pois, nos dias dele, estava ela espalhada por todos os lugares, e a freqüência a ela era hábito arraigado, quando não coisa obrigatória. Lucas diz: "No sábado Jesus entrou na sinagoga, como efa' seu costume" (Luc. 4:16). Wilson acha que Jesus ia à sinagoga pelo menos uma vez em cada sábado, e isso por vinte anos ou mais. Nela havia exercícios religiosos aos sábados, nas segundas e quintas-feiras, nos dias de festa e nos de jejum. A sinagoga era instituição puramente educacional ou instrutora. Lá a Lei (os cinco primeiros livros da Bíblia) era lido por uma pessoa, um intérprete explicava um versículo de cada vez, aplicando a leitura à vida do povo em geral. Assim, se lia toda a Lei de três em três anos e meio, mais ou menos como se dá hoje com nossas lições uniformizadas. A segunda leitura do dia era tirada dos profetas, sendo lidos e explicados três versículos de cada vez. Desta natureza foi a leitura que Jesus fez na sinagoga de Nazaré, registrada em Lucas 4:17-19. Algumas vezes faziam-se perguntas para que os assistentes respondessem. Ainda recitavam também em uníssono certas passagens escriturísticas. Assim foi que Jesus aprendeu a Lei e os profetas, habilitando-se para refutar os rabinos e perguntar-lhes: "Não lestes?"

Ligada à sinagoga havia uma escola elementar para meninos, que funcionava nos dias da semana. Criava-se onde existissem vinte e cinco alunos, e era obrigatória a freqüência. Na verdade não se admitia que um judeu ortodoxo vivesse em lugares sem escola; caso vivessem em lugares separados por um rio, ambas as localidades deviam ter sua escola, a não ser que se vencesse o rio por uma ponte. O menino judeu começava a freqüentar a escola aos seis anos, e estudava as Escrituras até os dez, começando pelo Levítico. Estudava a Lei, a história, os profetas e a poesia, recebendo, assim, educação religiosa e moral, e enfronhando-se dos ritos e cerimônias de sua gente. Dos dez aos quinze anos, estudava as interpretações orais da Lei, e aos treze tornava-se "filho da Lei" e membro responsável da congregação da sinagoga. "Percebe-se que Jesus conhecia de cor quase todas as Sagradas Escrituras não só pelas citações diretas que delas fazia, mas também pelas numerosas alusões que fez à Lei, a Isaías, a Jeremias, a Daniel, a Joel, a Oséias, a Miquéias, Zacarias e Malaquias, e principalmente os Salmos", afirma o cônego Farrar. Jesus mostrou seu preparo não só quando, aos doze anos, enfrentou os rabis no Templo, mas também nas crises mais apertadas, frente aos mais severos críticos de todos os tempos.

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