Natacão Ensine a Nadar - Sidney Farias

Natacão Ensine a Nadar - Sidney Farias

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Rodolfo Joaquim Pinto da Luz — Reitor Aquilles Amaury Córdova Santos — Vice-Reitor

António Diomário de Queiroz — Presidente Alcides Buss Amo Blass

Maurílio Lopes Silva Paulo Fernando de Araújo Lago W ai ter Carlos Costa

Salim Miguel — Diretor-Executivo da Editora da UFSC

ENSINEA NADAR

Florianópolis EDITORA DA UFSC

2ª Edição 1988

Natação: ensine a nadarSidney Ferreira

F224 Farias. Sidney Ferreira Farias. Florianópolis. Hd. da UFSC. I988 p 49 — (Serie Didática)

I Natação I Tílulo. I. Série. CDU 797.2 CDD797 21 índice para o catalogo sistemático (CDU) I. Natação —797.2

Reservados todos os direitos de publicação total ou parcial pela EDITORA DA UFSC

Impresso no Brasil Printed in Brazil

Colaboração: MÍRIAM RUTH HAGEMANN Desenhos: EDSON ROBERTO DE SOUZA

PREFACIO7
APRESENTAÇÃO9
INTRODUÇÃO10
CONCEITUAÇÃO10
ETAPAS DE COMO "ENSINAR A NADAR"10
DIRETRIZES PEDAGÓGICAS14
CONCLUSÃO28

Trata-se de uma valiosa contribuição dentro dos múltiplos aspectos que podem ser destinados à natação.

O professor Sidney menciona no seu trabalho, num linguajar facilmente compreensível, procedimentos fundamentais a um educador, além de oferecer uma seqüência pedagógica para iniciação à prática da natação e sugestões de atividades nas suas diferentes etapas.

Considero como de grande valia para formação nos Cursos de

Licenciatura em Educação Física, e demais interessados, contribuindo ainda mais no aspecto de iniciação da natação.

Importante também salientar que, seja qual for o fim que se destine a natação, todos os praticantes passam por experiências iniciais de como nadar. Experiências que perduram por longo período ou até por toda existência.

Ao considerar a natação antes de tudo, como uma atividade utilitária percebo ainda mais a importância e acessibilidade do conteúdo.

Júlio César S. Rocha

"O ARCO-ÍRIS É A FITA QUE A NATUREZA PÕE NO CABELO APÓS O BANHO" (Autor desconhecido)

Ola pessoal, eu sou Yendis! Vim do fundo do mar com objetivo de dar sugestões de como ensinar a nadar!

Aprender é algo verdadeiramente necessário e importante ao ser humano.

Em se tratando de aproveitar os benefícios do banhar-se no mar, num rio, numa piscina ou mesmo numa banheira, verifica-se que são mais facilmente sentidos, se soubermos como usufruir, utilizando nossos próprios meios para isto.

Aprender a nadar é um aspecto que facilitará a verificação desses benefícios, fazendo com que naturalmente possamos ser mais felizes e saudáveis. Porém, aprender a nadar necessita seguramente de alguns princípios pedagógicos, que se forem observados, permitirão aos aprendizes tentar atingir os seus objetivos.

Baseado nestes princípios que estamos abordando o ato de ensinar a nadar. Esperamos que o conteúdo oriente e desperte, sem que seja a solução dos instrutores ou aprendizagens; pois cada aluno é um ser, cada grupo uma sociedade e sua aula um mistério.

Antes de ensinarmos a aprendizagem de "como ensinar nadar", devemos primeiro saber diferenciar "Natação" de "NADAR"

1. Identifica a disciplina integrante dos currículos dos cursos na área da Educação, objetivando preparar os alunos a ensinarem ou ministrarem atividades nas aulas para nadar, em diversas faixas etárias, ao sexo masculino e feminino; 2. Competição que reúne um determinado número de pessoas, que objetivam a performance por distância ou em determinado tempo.

Ato psicomotor que objetiva a locomoção no meio líquido na horizontal, na vertical, parcialmente ou totalmente imerso.

Quando vamos ao cinema ou ao teatro, assistir determinados filmes e peças, somos levados pelos artistas, músicas e enredos ou até companhias, isto é, estamos sendo motivados por alguns desses elementos.

Em se tratando de ensino, você não tem atores, musicas etc., mas tem que despertar nos alunos atitudes mentais às aulas.

É o fator "X" que influenciará e despertará o interesse dos aprendizes.

Um dos grandes fatores de interesse é VOCÊ. Se você é entusiasta, interessado, ativo e atencioso, conseguirá a confiança e a simpatia dos alunos, facilitando assim a tarefa de motivação às atividades.

Dentro da motivação, a liderança ocupa espaço muito importante. É um aspecto que você não pode dispensar, é a parte que visa influenciar as pessoas a determinada tarefa.

É importante ao educador ter liderança amigável, caso não a tenha, deve treiná-la a fim de conseguir maior sucesso em suas metas educacionais.

Veja agora o que você pode fazer para começar bem as suas aulas:

1. Ensinar a NADAR é fácil, mas NADAR não o é; 2. O aprendiz deve ser iniciado gradativamente, seja qual for a sua idade ou sexo; 3. O ensino deve ser lento, gradual em intensidade, complexidade e principalmente do conhecido para o desconhecido. 4. Motive mesmo no último minuto da sua aula, "o importante é a vontade de voltar do aluno"; 5. Revista de segurança (invisível) os seus alunos.

Após aclarar "VOCÊ" e "LIDERANÇA", passemos a outros cuidados essenciais na aplicação de atividades aos aprendizes:

1. Você deve sempre apresentar e colocar os exercícios de maneira clara, que desperte a atenção, interesse e a vontade de realizá-los;

2. Sempre que possível, demonstre ou facilite a com preensão do movimento com explicações claras; 3. Nunca coloque movimentos difíceis no início das aulas, ou aqueles para os quais os alunos não estão preparados; 4. Procure iniciar as atividades com exercícios gradativos; 5. Dose sempre as repetições mais ou menos pela maioria 6. Nunca coloque os alunos diretamente de frente para o sol; 7. Se o local possuir ducha, oriente os alunos para que passem por ela antes de entrarem na piscina; 8. Corrija os erros com muito cuidado, mas, sempre de uma forma global, para não ferir os menos capacitados; 9. Retifique os erros de forma elogiosa ("Está certo, mas procure fazer deste modo"); 10. Sinta sempre no rosto e no desempenho dos alunos, as respostas às suas atividades; 1. Faça demonstrações lentas, chamando atenção para os pontos mais importantes;

12. Observe a fadiga dos alunos; 13. Respeite as individualidades.

Quando devemos dar aula de "como nadar"?

Educador é aquele que objetiva a formação do homem biopsicoanatomofisiologicamente, tentando torná-lo cada vez mais sadio, social e humano.

Em vista disto, sempre devemos atender as reais necessidades do grupo, tais como:

1 - Procure dar aulas com sol, em piscina térmica se for possível; 2 - Nunca dê uma aula quando sentir que os alunos precisam conversar; 3 - Responda aos interesses dos alunos, elaborando auIas para eles, jamais para você; 4 - Procure dar cursos nas estações mais quentes do ano;

5 - Uma aula no frio pode apresentar o motivo para a não realização de outras;

6 - Atente para as condições da água (higiene), verificar os vestiários e a área da piscina;

7 - Não faça da chamada uma faca de dois gumes; 8 - Respeite a idade. Não forme turmas com mais de 10 alunos - caso sejam iniciantes;

9 - Dê tudo nas suas aulas, seja no conteúdo, na motivação e especialmente, dê muita afetividade;

10 - Tente dar aulas em horários que sejam de agrado comum; 1 - Separe os já iniciados dos não iniciados; 12 - No trabalho com bebes, sem a ajuda da mãe, deve mos dar aulas individuais.

Você deve ter notado que a palavra AFETIVIDADE cita da, estava grifada, veja os motivos:

"É a característica do psiquismo humano evidenciada na capacidade de experimentarmos sentimentos e emoções em nossas reações e estímulos sociais e orgânicos".1

Dentro desta definição, encontramos todas as respostas que identificam a necessidade de colocarmos muito amor no nosso trabalho, tratando-se de seres humanos iguais a nós.

Ao ensinarmos a nadar, devemos pensar em todos os aspectos que cercam os momentos dos nossos alunos, é através deles que vamos identificar as respostas para os "porquês" durante as mesmas.

Agora passaremos a fase do ensino propriamente dito, seus caminhos já foram conhecidos, só nos resta caminhar.

1 - O primeiro passo é o de se apresentar, conhecer os alunos, saber se já viram ou tomaram banho de rio, mar e piscina: 2 - Tente conhecer parcialmente as pessoas do grupo, suas aspirações e de onde vieram; 3- O terceiro ponto, é mostrar as dependências do local do curso, vestiários, duchas, piscina, local das atividades extras e materiais: 4 - Outro ponto, é colocar para todos a normativa perante o uso da piscina e do curso (Distribuir datilografado); 5 - Se possível, não inicie com aulas práticas especificas, converse bastante, demonstre interesse por todos; 6 - Não escolha premeditadamente determinados alunos do grupo; 7 - Procure ser agradável, naturalmente a primeira impressão é a mais importante; 8 - Seu trajar também é importante, os alunos sempre vêem no professor o seu espelho; 9 - Seja pontual mesmo nos dias em que não for dar aulas (práticas).

Após ter observado os itens acima, você vai entrar na aula propriamente dita:

1 AVILA, Fernando Bastos de. Pequena enciclopédia de moral civismo. Rio de Janeiro. MEC/FENAME, 1978. p. 21.

Para iniciarmos uma aula de "como ensinar a nadar" é importante observar os trajes dos alunos, verificando se estão dentro das normas do curso.

A chamada pode ser feita antes ou depois da aula, os retardatários devem ser orientados quanto ao horário.

Diversas são as maneiras de dividir um plano de aula, mais o importante é que você dê a sua aula de modo que a turma e progrida dentro das suas metas.

As formações rígidas (em coluna, fileiras), podem bitolar os alunos, procure deixá-los à vontade, mas dentro do seu domínio.

Apresentando sugestões, procure iniciar as aulas com exercícios de flexibilidade, jogos, exercícios educativos.

Mais adiante, vamos lhe mostrar alguns planos de auIas, aplicando algumas sugestões.

Estando preparado para iniciar a aula, vamos ver as fases do ensino de nadar:

1-0 primeiro passo, é tirar o medo dos alunos em relação a água. Só conseguiremos isto, realizando uma familiarização com o meio líquido através de atividades alegres, vivificantes e relaxantes.

Exemplifiquemos:

a) Verificar a temperatura da água com os pés e mãos: b) Aproximar-se da borda da piscina lentamente, procurando conhecê-la; c) Sentar na borda da piscina e molhar os pés;

d) Sentar na borda da piscina e jogar água noseu próprio corpo;

e) Sentar na borda da piscina, jogar água no seu companheiro; f) Sentar na borda da piscina, jogar água na sua cabeça; g) Sentar na borda da piscina, jogar água no peito do companheiro; h) Sentar na borda da piscina e bater os pés lentamente; i) Sentar na borda da piscina e bater os pés rapidamente; j) Sentar na borda da piscina e com bastante agilidade de mãos e pés, tentar molhar o companheiro; k) Pegar água com as mãos em forma de concha e tentar molhar os companheiros;

1) Sentar na borda da piscina, pegar água com as mãos, encher a boca e tentar molhar o companheiro; m) Sentar na borda da piscina e repetir algumas das atividades (as que foram mais aceitas).

Após ter conseguido que a maioria não tenha mais receio de brincar com a água fora da piscina, você irá colocá-los n'água.

Faça com que cada um desça as escadas lentamente até conseguir tocar no fundo da piscina, caso ela seja rasa ou de iniciação, se for de maior profundidade, coloque flutuadores em todos, caso necessário.

Se forem crianças que não possam tomar pé, segure-os com leveza e segurança.

Vejamos numa piscina de iniciação, onde todos possam ficar de pé com o tronco fora d'água:

- Realizar passeios exploratórios pela piscina em pequenos grupos; - Realizar passeios pela piscina, procurando encontrar objetos deixados pelo professor no fundo da mesma; - Faça jogos de correr em duplas, ao longo da piscina;

- Realize algumas estafetas (jogos de ir e pegar objetos, trazendoos de volta ao lugar determinado);

- Mande andar e correr de costas, realizando meia volta para os dois lados;

- Jogos com bolas (mini-volei, water-pólo simples, minibasquetebol).

Durante este trabalho, procure observar os alunos mais tensos, os mais inibidos, os que não fazem quase nada e os mais afoitos.

O tempo e o número de aulas destinado a esta fase devem ser em função dos alunos, aceitação e progresso.

Em todas as aulas seguintes, procure iniciar com algumas destas atividades para maior e melhor familiarização com o meio líquido.

Agora entre em uma piscina funda, onde nenhum dos alu nos possa alcançar os pés:

- Coloque flutuadores em todos e mande-os brincar um pouco na borda;

- Realize pequenos passeios pela piscina com um ou dois alunos, os outros permanecem na borda;

- Utilize as raias ou estique uma corda sobre a piscina, oriente para que todos locomovam-se de um lado para outro da mesma, sempre em segurança;

- Procure formar círculos, quadrados, retângulos e ou trás formações;

- Oriente a todos para que tentem flutuar na horizontal, de lado (direito e esquerdo);

- Pergunte quem é capaz de ir até o outro lado da piscina (a tarefa chave na motivação é "quem é capaz"), ela realiza milagres, tente;

- Procure jogar bola em duplas, elogiando os progressos dos alunos;

- Tente jogar bola com os alunos, dando maior atenção aos menos capacitados:

- Diga para que tentem transportar a bola segurando com as mãos, de um lado ao outro da piscina:

- Pergunte quem é capaz de transportar a bola, sem colocar as duas mãos dentro d'água.

Agora vejamos o que fazer com bebês com idade acima de 2 (dois) anos:

- Você deve verificar se a água é adequada aos nenéns, em termos de higiene e temperatura;

- Chegue junto das crianças com muita naturalidade, procurando dar segurança;

- Sorria naturalmente e procure segurá-la com leveza (espontaneamente);

- Nunca tente forçá-la a ir para a água, sempre encontre motivo para trazê-la;

- Converse com as mães um pouco mais afastadas da piscina se notar que estão prejudicando o seu trabalho;

- Locomova-se com ele lentamente, mas sempre brincando ou conversando;

- Algumas das atividades dadas anteriormente, podem ser adaptadas para bebês;

O importante é fazê-los sentir-se queridos e desejados, pois a água já foi seu habitat, o que faz com que as crianças tenham medo da água, é o sabão nos olhos durante o banho ou tomar água de sabão.

- Nunca jogue água bruscamente no seu rosto, sempre faça ações lentas;

- Ele é que deve tentar ir para a água, por isto, incentive-o realizando brincadeiras que chamem a sua atenção;

- Sempre que possível, utilize seus brinquedos durante as aulas, eles soltam-se com maior facilidade.

Após termos conseguido com que os alunos sintam-se na água, como fora dela, iremos passar à respiração aquática.

No ensino da respiração aquática, a sua maior preocupação deve ser no ato de inspirar, pois a expiração é mais fácil de ser aprendida.

Durante o ensino da respiração aquática, você deve orientar os alunos para que inspirem pela boca em forma de "O" e expirem pelo nariz ou pela boca; mas a maneira mais fácil de soltar o ar é pelo nariz, pois se inspiramos pela boca e soltar mos pelo nariz, estaremos realizando movimentos diferentes, o qual não confundirá os alunos.

Importante é lembrar que o aluno é quem deve achar a sua melhor maneira de respirar no meio líquido, mas cabe a você orientar os menos capacitados, daí o motivo de mostrarmos as várias maneiras de expirar e inspirar.

Daremos a seguir algumas sugestões de como aprender a respiração numa piscina rasa.

- Mostramos fora d'água o mecanismo da respiração;(inspirar pela boca em forma de "O" e expirar pelo nariz)

- Procure verificar se todos estão realizando, corrija os possíveis erros;

- Se possível traga uma bacia para a aula, encha-a de água, coloque em cima de um banco ou cadeira e faça com que todos executem a respiração aquática várias vezes;

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