Apostila de Reciclagem

Apostila de Reciclagem

1- Caixa feita com filetador de PET

Veja como fazer, passo a passo, uma caixa a partir de filetes de PET (sim, são feitas com o filetador de PET), usando a técnica de entrelaçamento dos filetes, que permitem uma infinidade de trabalhos artesanais de grande beleza e utilidade.

1. Você vai precisar de tesoura, alicate, fita crepe, quatro garrafas PET cortadas em tiras de 2 cm de largura, elásticos e um molde de 10 x 10 x 10 cm.

  2. Corte uma tira em um comprimento que permita cobrir dois lados mais o fundo da caixa, deixando ainda 4 cm de sobra em cada ponta.3. Ajuste a fita ao molde, cobrindo dois lados e o fundo. Vinque as sobras de 4 cm para facilitar o trabalho.  4. Passe elásticos em torno do molde a fim de fixar melhor as fitas.5. Corte mais quatro fitas e ajuste-as ao molde como explicado nos passos 2 e 3.  6. Corte mais cinco fitas para cobrir os dois outros lados do molde.7. Quando for passar a primeira fita dessa segunda etapa, será necessário entrelaçá-la, na parte de baixo, com as fitas que já estão fixas. Para isso, basta realizar tecelagem simples, passando a fita ora por baixo, ora por cima das fitas já dispostas.  8. Faça o mesmo com as demais fitas da segunda etapa. Lembre-se de que, ao fazer o entrelaçamento, onde a fita anterior passou por baixo da trama, a fita atual deve passar por cima e vice-versa. A etapa seguinte será fazer as laterais da caixa. Para isso, corte cinco fitas em comprimento suficiente para cobrir quatro lados e deixar uma sobra de cerca de 10 cm.

9. Quando for entrelaçar a primeira fita, cuide para que ela fique desencontrada com a fita paralela a ela no fundo da caixa. Isto é, onde a fita do fundo passa por baixo da trama, a fita da lateral deve passar por cima e vice-versa. Comece tecendo da direita para a esquerda, parando a ponta da fita na última posição em que ela fique por cima da trama. Segure a fita nessa posição, pegue a outra extremidade e comece a tecer da esquerda para a direita, avançando para o lado seguinte.   10. Entrelace a fita em volta de toda a caixa.11. Quando chegar a hora de arrematar, sobreponha a sobra de fita ao trecho já tramado. A extremidade da fita deve ficar por baixo da trama.  12. Repita, com outras três fitas, o procedimento descrito nos passos de 9 a 11. Não utilize, por enquanto, a quinta fita.13. Pegue a fita restante e corte-a no meio no sentido do comprimento.   14. Passe as fitas finas pela trama normalmente, seguindo o mesmo procedimento utilizado para as demais.15. Agora é necessário arrematar as sobras na parte de cima da caixa. Para as fitas verticais que estiverem por baixo das horizontais, dobre a sobra para fora, rente à borda da caixa.   16. Corte as sobras na altura da terceira fita de cima para baixo. Arremate as pontas encaixando-as na terceira fita.Dobre as demais sobras para fora e corte-as na altura da terceira fita. Retire a caixa do molde e arremate estas últimas sobras para dentro, encaixando-as na terceira fita.17. Reforce os vincos. Utilize o alicate para vincar bem as bordas (protegendo a peça com um pedaço de fita de PET dobrada).18. Pronto! A caixa de fitas de PET que você acabou de confeccionar é ideal para guardar miudezas, ou, mesmo, embalar presentes. Utilizando a técnica mostrada aqui, você pode montar caixas no tamanho que quiser. Use a criatividade e faça novos modelos!

Não se esqueça de dar uma destinação adequada aos resíduos que sobrarem de toda peça de artesanato que produzir.

Fonte: www.mulhercriativa.com.br

2- CADEIRA COM GARRAFAS PET

Material necessário:

  • Garrafas plásticas de dois litros (200 a 250 para a poltrona e 40 a 50 para o pufe)

  • Tesoura

  • Fita adesiva larga (ou barbante nº 6/8)

Etapas:

1 - MONTANDO A PEÇA DE RESISTÊNCIA

1.1 Separe uma garrafa limpa, vazia e sem rótulo. Vamos chamá-la de peça "a":

1.2 Pegue uma garrafa e corte-a ao meio. Vamos chamar a parte de baixo de peça "b" e a de cima de peça "c":

    

1.3 Corte outra garrafa ao meio. Vamos chamar a parte de baixo de peça "d" e a de cima de peça "e":

   

1.4 Encaixe a peça "c" dentro da peça "b":

DICA: use uma chave de fenda para ajudar a encaixar as peças.

   

1.5 Encaixe a peça "a" dentro da peça "b+c":

      

1.6 Encaixe a peça "d" por cima da peça "a+b+c"

    

Está pronta a PEÇA DE RESISTÊNCIA.

2 - MONTANDO O ASSENTO DA CADEIRA

2-1. Faça 16 peças de resistência e prenda-as, duas a duas, com fita adesiva, formando oito duplas:

2-2. Junte novamente os conjuntos de dois em dois, formando quatro grupos de quatro peças de resistência:

2-3. Mais uma vez amarre de dois em dois, formando dois grupos de oito peças de resistência:

2-4. Amarre os dois grupos de oito peças de resistência para formar o ASSENTO DA CADEIRA:

3 - MONTANDO O ENCOSTO DA CADEIRA

3-1. Encaixe três peças "b+c" por cima da peça de resistência, formando um tubo. Faça dois tubos dessa maneira.

    

3-2. Faça mais dois tubos, dessa vez encaixando quatro peças "b+c" sobre a peça de resistência. Amarre os quatro tubos com fita adesiva para formar o ENCOSTO DA CADEIRA:

3-3. Faça mais dois tubos, dessa vez encaixando quatro peças "b+c" sobre a peça de resistência. Amarre os quatro tubos com fita adesiva para formar o ENCOSTO DA CADEIRA:

3-4. Junte o ENCOSTO ao ASSENTO com várias voltas de fita adesiva para ficar bem firme.ESTÁ PRONTA A CADEIRA!

Fonte: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=25

3- Passo - a - Passo para fazer as flores de PET

Materiais:

  • Garrafas PET

  • Tampinhas variadas

  • Palitos para churrasco

  • Fita mimosa

  • Verniz Acrílico Brilhante

  • Tinta Acrílica verde, branca e preta

  • Giz de cera vermelho para as bochechas

  • Cola quenteProcesso

1 - Primeiro pinte as tampinhas fazendo carinhas.2 - Deixe secar e passe o verniz.3 - Pinte os palitos de churrasco de verde e depois passe o verniz.4 - Corte os fundo das garrafas PET, cole as carinhas feitas de tampinhas com cola quente.

5 - Faça lacinhos com a fita mimosa e cole nas flores.6 - Cole o palito de churrasco nas costas das flores.7 - Por último faça folhas com a garrafa verde e fure com "prego" quente, passe pelo palito e cole com cola quente.Foto das flores prontas

4- Arranjo em garrafa pet

Material:

  • Garrafas pet

  • Tinta esmalte vitral (vermelha, amarela e verde)

  • Pincel

  • Tesoura

  • Alicate

  • Arame

  • Macarrão verde

  • Argila

  • Vaso

Passo a passo da Flor:

1) Corta as 6 garrafas brancas, na parte superior2) Corta o gargalo de 3 garrafas3) Pinta de vermelho4) Após secagem modelar as pétalas5) Pintar a parte inferior de 3 garrafas de amarelo6) Cortar em tiras para fazer o miolo7) Dobra a parte amarela até fechar8) Com o ferro de solda furar o miolo9) Colocar o arame, prendendo com o alicate10) Furar as 3 tampas no centro11) Colocar o miolo dentro da flor e fechar com as tampas12) Por último colocar o macarrão

Passo a passo da Folha:

1) Colar o molde na garrafa verde2) Cortar seguindo o molde3) Vincar as nervuras da folha

Fonte:http://www.boasnovas.tv/programas/espacofeminino/index.php?option=com_content&task=view&id=379&Itemid=28

5- Porta - lápis de garrafa PET

Materiais

  • 3 garrafas pet (verde) de 2l

  • 2 garrafas de pet (branca) de 2l

  • Régua

  • pincel atômico azul

  • tesoura

  • barra redonda para perfuração com 2,5 cm de diâmetro e chapa de metal com espessura de 1 cm de 17 x 17 cm.

Execução

1 – Retire os rótulos de todas as garrafas. Em uma das garrafas verdes, marque, com a régua, 10 cm de comprimento a partir do gargalo. Marque também o fundo, acima da marca da parte inferior. Recorte-os;2 – No fundo recortado da garrafa, use a técnica One Deck para fazer o acabamento parcial. Veja essa técnica neste link;3 – Faça o acabamento total do bico e marque-o, com o pincel atômico, dividindo-o em quatro partes. Esquente a barra e faça um furo no centro de cada linha marcada. Se preferir, faça os furos com a tesoura;

4 – Recorte os gargalos das garrafas restantes. Aqueça a chapa e utilize a técnica One Deck para dar acabamento;5 – Para montar o porta-lápis, primeiro coloque os gargalos no bico pela parte de baixo e os lacres pela parte de cima;6 – Encaixe o bico no fundo para compor a peça.

Fonte: http://www.sonholilas.com.br/2008/04/30/porta-lapis-de-garrafa-pet/

6- Acabamento para garrafa pet

1– Antes de iniciar o acabamento, enxugue bem cada peça. Se estiver molhada, a peça poderá ficar deformada. Aqueça uma chapa de metal no fogão e coloque sobre ela um retalho qualquer de pet;2 – Quando o retalho começar a fazer voltas, a chapa está na temperatura ideal. Você já pode desligar o fogo. Se a chapa aquecer demais, irá deixar a garrafa áspera;3 – Pegue cada peça, pressione contra a chapa e vá girando, aos poucos, até atingir o acabamento desejado;

4 – Faça o acabamento total, deixando a borda da garrafa voltar-se para dentro em cerca de 0,5 cm;5 – Para o acabamento parcial, deixe a peça por menos tempo sobre a chapa, apenas para retirar a parte cortante.

Fonte: http://www.sonholilas.com.br/2008/04/13/acabamento-para-garrafa-pet/

7- ÁRVORE DE NATAL COM PET

1º PASSO: Pegue uma garrafa pet lavada e bem limpa de preferência na cor verde (tipo guaraná antártica de 2 litros). Em seguida, com a tesoura corte o fundo da garrafa seguindo a marquinha que existe na própria garrafa para facilitar um corte perfeito.

2º PASSO: Corte a garrafa em tiras com aproximadamente 1,5cm de largura até o fim do gargalho da garrafa. Depois arredonde as pontas com o auxílio da tesoura cada tirinha cortada.

3º PASSO: Com cuidado utilize uma vela. O segredo da árvore está no efeito que ela vai produzir passando cada tirinha na vela. ATENÇÃO: Segure bem, a medida que vai passando na vela para ela não enrugar muito (senão ela vai encolher, além do necessário). Dê um espaço aproximadamente de 2,00cm a cada passada de vela (fazendo um movimento pra cima e pra baixo com movimentos rápidos, como se fosse um vai e vem) até dá um tom escuro nas tirinhas cortadas da garrafa pet.

Depois de feito esse processo, o tamanho da sua Árvore de Natal vai depender da quantidade de garrafas utilizadas, conseqüentemente quanto mais garrafas utilizar maior será a sua árvore de natal. Observe: Na foto usei uma garrafa pet cortada ao meio e pintada com tinta spray dourada, onde passei um cano de ferro enchendo no interior da pet de argamassa, fixando junto com o fundo do vaso. Em seguida, decore ao redor da base onde fixamos o cano com festão.

Para encaixar as garrafas, cortadas e passada na vela. Vá encaixando uma a uma no cano. DICA: No final da árvore (ou melhor no ápice da sua árvore corte garrafas menores de 1,00 litro para ir diminuindo o tamanho e dando forma a sua árvore pet. Em seguida, aplique os enfeites de natal que desejar.(bolas, pisca-pisca, fitas, laços, cabelo de anjo, etc..)

Lembre-se: O tamanho vai depender da quantidade de garrafas utilizadas. Como base na minha ÁRVORE (na foto) foram usadas 35 garrafas pet para um tamanho de 1,20m aproximadamente.

8 - MÓBILE DE PET 1

Materiais

  • 1 garrafa PET

  • Miçangas

  • Fio de Nylon

  • Cola colorida prateada

  • Tinta acrílica rosa

Modo de Fazer

    1. Cortar a garrafa em formato como mostra a gravura.

    2. Pintar a garrafa com desenhos que desejar e esperar secar.

    3. Fazer furos nas pontas dos retângulos e colocar o fio de nylon com as miçangas.

    4. Fazer um furo na tampa da garrafa, passar um fio de nylon e colocar uma argola no final para pendurar.

9 - MÓBILE DE PET 2

Materiais

  • Garrafa PET

  • Miçangas

  • Cordão encerado

  • Cola colorida prateada

  • Tinta acrílica de diversas cores

Modo de Fazer

    1. Cortar a garrafa em formato de peixes.

    2. Pintar os peixes com cores variadas.

    3. Fazer furos na parte de cima dos peixes.

    4. Cortar um tira de garrafa pet em forma de circulo e pintar da cor desejada

    5. Amarrar o cordão encerado já com o peixe e as miçangas.

    6. Na parte de cima do circulo amarrar 4 fios de cordão encerado e a outra ponta dos cordões colocar uma argola de metal para servir de suporte.

Oficina de papel machê

O que você precisa:

  • papel (meio balde)

  • água

  • bacia e balde

  • peneira ou escorredor de macarrão

  • liqüidificador ou pilão

  • 200 g de cola branca

  • 2 ½ colheres de sopa de gesso de secagem lenta

  • 1 colher de sopa de gesso comum

  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

  • 1 tampa de vinagre

Etapas

1. Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite para amolecer.

2. Encha o liqüidificador de água e coloque um pouquinho de papel - são 3 partes de água para 1 parte de papel.

Bata por dez segundos e desligue. Espere 1 minuto e bata novamente por mais 10 segundos.

3. Despeje numa peneira e depois esprema a papa de papel até sair todo o excesso de água.

4. Esfarele a papa de papel e espalhe numa bacia.

Misture a cola branca, o vinagre, o gesso de secagem lenta e o gesso comum até ficar uma massa homogênea.

Junte à essa massa 2 colheres de sopa de cola de farinha de trigo para que não fique partindo.

COMO FAZER A COLA DE FARINHA DE TRIGO:

cozinhe em fogo baixo 2 colheres de sopa de farinha de trigo em 2 dedos de água até engrossar como mingau.

PRODUTOS:

cestos, móbiles, esculturas, relógios, porta-retratos

CONSERVAÇÃO:

 A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro. Num pote plástico, na geladeira, ela pode ser conservada por meses.

OFICINA DE PAPELAGEM

O que você precisa:

  • Jornal

  • papel de seda ou de embrulho de pão

  • bacia sem reentrâncias e curvas

  • vaselina cremosa

  • cola branca ou goma de qualquer tipo

  • pincel

  • papel de presente

  • tinta acrilex para artesanato

Etapas:

 

1. Passe vaselina por dentro da bacia.

2. Corte o jornal em tiras.

3. Cole as tiras na bacia até completar sete camadas.

4. Cole tiras de papel de seda ou de pão por cima para dar o acabamento.

5. Deixe secar completamente. Retire a peça girando e puxando.

Efeitos decorativos:

Pinte ou cole papel de presente.

Variação:

O mesmo processo pode ser feito passando a vaselina e colando o papel por fora da vasilha.

Comentários