agroecologia-controle anternativo de pragas e doenças

agroecologia-controle anternativo de pragas e doenças

(Parte 1 de 12)

TIPO DE PRAGA: Ácaro branco (aranha do pimentão)

RECEITA: Calda de Cinza e Sabão

Cinza peneirada - 1 kg; Sabão - 100 g e Água - 10 litros. Diluir a cinza em 18 litros de água. Colocar o sabão picado em 2 l de Coar a calda de cinza e a calda de sabão, diretamente no Pimentão água e levar ao fogo até ferver e terreter todo o sabão. pulverizador, misturando-as.Pulverizar

TIPO DE PRAGA: Ácaro do ponteiro do mamoeiro

RECEITA: Enxofre

Enxofre em pó Juntar um pouco de enxofre em uma boneca de pano e amarrar na Deve ser aplicado quando aparecem os sintomas na ponteira da planta. planta.

TIPO DE PRAGA: Ácaro vermelho do café

RECEITA: Enxofre

Enxofre líquido (microsol) - 1 litro e Água - 100 litros. Dissolver o enxofre na água. Aplicar 3 vezes a cada 30 dias, no período de junho à Café agosto.

TIPO DE PRAGA: Ácaros

RECEITA: Calda Sulfocálcica

Enxofre pecuário ou ventilado - 2 kg; Cal virgem - 1 kg; Água - Colocar aos poucos, a água na cal. Ferver esta solução e no início A Calda considerada boa possui uma densidade de 28 a Frutíferas de clima temperado 10 litros e Vasilhame de ferro ou lata com capacidade para 20 da fervura colocar o enxofre, misturando durante 1 hora, 32ºB, medida com um densímetro ou aerômetro. Deverá (ameixa, caqui, figo, maçã, pêra, litros. acrescentando água para manter os 10 litros. Deixar esfriar, coar e ser diluída segunda cada cultura específica, seguindo pêssego, uva)- Diluição de 3,5º B. usar ou guardar por no máximo 60 dias em recipientes plásticos. uma tabela de diluição.Não aplicar em abóboras, melão, Citrus - Diluição de 0,5 a 0,8º B. pepino,melancia e sobre floradas.

RECEITA: Chá de Coentro

Folhas de coentro e Água. Cozinhar as folhas de coentro em água por alguns minutos. A Coar, misturar mais água e pulverizar. quantidade de água a ser misturada ao chá variará de acordo com os resultados observados após aplicação. Se o controle da praga não for total, deve ser misturado menos água ao chá.f

RECEITA: Cravo de Defunto (Tagetes minuta e Tagetes erecta)

Folhas de cravo de defunto - 1 kg; Água - 10 litros. Misturar as folhas de cravo na água. Levar ao fogo e deixar ferver Coar e pulverizar o preparado sobre as plantas. durante meia hora ou então deixar de molho por 2 dias.

RECEITA: Fumo

Fumo de corda - 250 g; Sabão 30 g e Água - 5 litros. Misturar estes ingredientes em 1 litro de água e ferver durante meia Diluir um litros deste concentrado em 4 litros de água. hora. Acrescentar uma colher de cal hidratada para aumentar o efeito.

RECEITA: Fumo (Nicotiana tabacum)

Folhas e talos de fumo picados - 1 kg; Sabão - 50 g e Água -15 Misturar as folhas e talos de fumo com água e sabão. Deixar esta Pulverizar logo em seguida. litros. mistura repousar durante um dia.

RECEITA: Fumo e Pimenta

Fumo - 100 g; Pimenta malagueta - 1/2 copo; Sabão comum - 80 Deixar a pimenta de molho por 3 dias no álcool ou cachaça. Picar o Derreter o sabão em 1 litros de água quente e colocar no g; Álcool - 1/2 litro e Água - 20 litros. fumo e colocar de molho por 24 horas em 2 litros de água. Após 24 pulverizador junto com o fumo. Completar o volume horas, coar e colocar o caldo de fumo no pulverizador de 20 litros. total, mexer e pulverizar. Pode ser usada junto a calda bordalesa, sulfocálcica, calda branca ou calda de cinza. Não usar em horas quentes.

RECEITA: Macerado de Samambaia

Folhas fresca de samambaia - 500 g (secas 100 g) e água - 1 Colocar as folhas frescas, ou secas na água e deixar em repouso por Diluir 1 litros de solução para 10 litros de água. litro. 1 dia. Ferver por meia hora.

Mandioca e Água Fazer um suco de aspecto leitoso, extraído quando se espreme a Usar uma parte de manipueira e uma parte de água, mandioca ralada. acrescentando 1% de açúcar, ou farinha de trigo. Aplicar em intervalos de 14 dias.

RECEITA: Pimenta do Reino (Piper nigrum)

Pimenta-do-reino - 100 g; Sabão de coco - 60 g; Álcool - 1 litro Colocar toda a pimenta no álcool durante 7 dias. Dissolver 60 g de Utilizar um copo cheio para 10 litros de água, fazendo 3 e Água - 1 litro. sabão de coco em 1 l de água fervente. Retirar do fogo e juntar as pulverizações a cada 3 dias. duas partes.

RECEITA: Solução de fumo com cinzas

Fumo em corda - 100 g ( Fumo verde - 500 g) ; Cinza - 100 g e Picar 100g de fumo em corda ou 500g de folha de fumo verde Aplicar em pulverização logo em seguida. Água - 10 litros. picado. Acrescentar 100 g de cinzas e 10 litros de água. Deixar repousar por 12 horas e coar.

RECEITA: Soro de leite

INGREDIENTES MODO DE PREPARO FORMAS DE APLICAÇÃO CULTURA Soro de leite Pulverizar sobre a planta. Resseca e mata o ácaro

TIPO DE PRAGA: Ácaros (alguns)

RECEITA: Arruda

Ramos com folhas de arruda - 8 und com 30cm; Espalhante Bater os ramos de folhas de arruda no liquidificador, com 1 litro de Pulverizar as partes atacadas.Para fazer o espalhante adesivo de sabão de coco - 19 litros e Água - 1 litro. água. Coar com pano fino e completar com 19 litros de água. adesivo aquecer 5 litros de água com 500 g sabão de

Acrescentar na solução, espalhante adesivo. côco ou açúcar. Após totalmente dissolvido, diluir em 100 litros de água.

TIPO DE PRAGA: Ácaros da falsa ferrugem (Phyllocoptruta oleivora) RECEITA: Calda Sulfocálcica

Enxofre pecuário ou ventilado - 2 kg; Cal virgem - 1 kg; Água - Colocar aos poucos, a água na cal. Ferver esta solução e no início A Calda considerada boa possui uma densidade de 28 a Citrus. Pulveriza promovendo boa 10 litros e Vasilhame de ferro ou lata com capacidade para 20 da fervura colocar o enxofre, misturando durante 1 hora, 32ºB, medida com um densímetro ou aerômetro. Não cobertura externa nas plantas e sem litros. acrescentando água para manter os 10 litros. Deixar esfriar, coar e aplicar em abóboras, melão, pepino,melancia e sobre escorrimento. usar ou guardar por no máximo 60 dias em recipientes plásticos. floras. Pulverizar a 2% com alta infestação e a 1,5% em baixa infestação.

Enxofre pecuário ou ventilado - 2 kg; Cal virgem - 1 kg; Água - Colocar aos poucos, a água na cal. Ferver esta solução e no início A Calda considerada boa possui uma densidade de 28 a Citrus. Pulveriza promovendo boa 10 litros e Vasilhame de ferro ou lata com capacidade para 20 da fervura colocar o enxofre, misturando durante 1 hora, 32ºB, medida com um densímetro ou aerômetro. Não cobertura externa nas plantas e sem litros. acrescentando água para manter os 10 litros. Deixar esfriar, coar e aplicar em abóboras, melão, pepino,melancia e sobre escorrimento. usar ou guardar por no máximo 60 dias em recipientes plásticos. floradas. Pulverizar a 2% com alta infestação e a 1,5% em baixa infestação.

TIPO DE PRAGA: Ácaros da leprose (Brevipalpus phoenicis)

RECEITA: Calda Sulfocálcica

Enxofre pecuário ou ventilado - 2 kg; Cal virgem - 1 kg; Água - Colocar aos poucos, a água na cal. Ferver esta solução e no início A Calda considerada boa possui uma densidade de 28 a Citrus. Pulveriza promovendo boa 10 litros e Vasilhame de ferro ou lata com capacidade para 20 da fervura colocar o enxofre, misturando durante 1 hora, 32ºB, medida com um densímetro ou aerômetro. Não cobertura externa e interna nas litros. acrescentando água para manter os 10 litros. Deixar esfriar, coar e aplicar em abóboras, melão, pepino,melancia e sobre plantas.. usar ou guardar por no máximo 60 dias em recipientes plásticos. floradas. Pulverizar a 4%.

TIPO DE PRAGA: Alerodídeos

RECEITA: Fumo e Pimenta

Fumo - 100 g; Pimenta malagueta - 1/2 copo; Sabão comum - 80 Deixar a pimenta de molho por 3 dias no álcool ou cachaça. Picar o Derreter o sabão em 1 litros de água quente e colocar no g; Álcool - 1/2 litro e Água - 20 litros. fumo e colocar de molho por 24 horas em 2 litros de água. Após 24 pulverizador junto com o fumo. Completar o volume horas, coar e colocar o caldo de fumo no pulverizador de 20 litros. total, mexer e pulverizar. Pode ser usada junto a calda bordalesa, sulfocálcica, calda branca ou calda de cinza. Não usar em horas quentes.

TIPO DE PRAGA: Angolinhas

RECEITA: Calda Bordalesa

Sulfato de Cobre - 200 g; Cal virgem - 200 g e Água - 100 litros e Dissolver a cal virgem em 15 litros de água, fazendo a água de cal, Completar para 100 litros. Aplicar durante a fase de Couve e repolhoFaça o teste

INGREDIENTES MODO DE PREPARO FORMAS DE APLICAÇÃO CULTURA da

verão usar somente 100 g de Sulfato de cobre e 100 g de cal dissolver durante 2 h o sulfato de cobre em 5 litros de água15 dias, como preventivo. Nas condições favoráveis, calda por 3 minutos. Se sujar está

Balde plástico de 10 litros. Não usar vasilhame de ferro. No dissolvendo aos poucos em um balde de 20 litros. Em outra vasilha, crescimento, na concentração máxima de 1,0%, a cada 7 a faca não inoxidável. Mergulhe na virgem. Misturar a água de cal sobre o sulfato de cobre, e coar. reduzir o intervalo das aplicações.Use a calda no mesmo ácida, e deve usar mais cal.O pH dia em que foi feita (máximo 3 dias). ideal é 1.

TIPO DE PRAGA: Baratas

RECEITA: Ácido bórico INGREDIENTES MODO DE PREPARO FORMAS DE APLICAÇÃO CULTURA

(Parte 1 de 12)

Comentários