Trabalho Cobertura

Trabalho Cobertura

(Parte 1 de 3)

Trabalho de Organização e Instalações das Edificações I

Tipos de telhas para cobertura de edificações

NOME: Jônatas Lenotti RA: 49292 DATA: 26/08/2010

1. Introdução:3
2. Tipos de coberturas:3
2.1. Telhas de Cerâmica:3
2.2. Telhas de concreto:4
2.3. Telhas de vidro:4
2.4. Telhas de fibrocimento:5
2.5. Telhas de alumínio:6
2.6. Telhas de ardósia:6
2.7. Telhas termo acústicas:7
2.8. Telhas de aço7
2.9. Telhado verde:8
3. Tipos de estruturas para coberturas:9
3.1. Estrutura de Madeira:9
3.2. Estrutura Metálica:9
3.3. Estrutura de concreto:10
3.4. Cobertura autoportante:10

1. Introdução:

Telhados são construções destinadas a proteger os edifícios da ação das intempéries. Compõem-se da cobertura, da estrutura e dos condutores de águas pluviais. A cobertura é verdadeiramente o elemento de proteção, sendo que a estrutura serve de apoio à mesma e as calhas e condutores verticais são úteis no recolhimento das águas pluviais. Os telhados podem ser: - de superfícies curvas;

- de superfícies planas;

- de superfícies mistas. Explicaremos melhor as superfícies de telhado durante este trabalho.

2. Tipos de coberturas:

2.1. Telhas de Cerâmica:

A telha cerâmica, uma das mais antigas e acessíveis opções de telha disponíveis, ainda é uma opção muito popular, adequando-se muito bem ao clima tropical e oferecendo uma ótima relação de custobenefício. É oferecida em uma variedade de formas, que variam quanto ao tipo de encaixe, rendimento por m², inclinação exigida dos panos do telhado, proporcionando assim uma considerável variedade de alternativas arquitetônicas possíveis com o uso do material. As telhas de cerâmica possuem algumas características comuns entre seus diferentes tipos. São elas: - Isolamento térmico.

- Isolamento acústico.

- Difusão do vapor.

- Variação de volume.

- Resistência ao fogo.

As características como peso, dimensões, resistência entre outros, variam de um tipo de telha cerâmica pra outro.

Francesa: Telha cerâmica natural plana com duas cavidadesna longitudinal

Alguns tipos de telhas de cerâmica fazendo a função de canal. Características técnicas: Rendimento por m²: 17 peças. Inclinação mínima: 40% p/ panos até 3ml. Peso por m²: 44kg. Cores: Vermelha e vermelha mesclada.

Romana: Telha cerâmica natural com capa e canal retos conjugados. Características técnicas: Rendimento por m²: 15,5 a 17 peças. Inclinação mínima: 30% p/ panos até 3ml. Peso por m²: 44kg. Cores: Vermelha, Vermelha mesclada e cores esmaltadas.

Mediterrânea: A telha Mediterrânea possui ótimo desempenho e alta resistência a cargas, apresentando baixa absorção da água e maior impermeabilidade graças a uma aplicação especial de silicone por imersão. Suas medidas exatas proporcionam os melhores encaixes do mercado. A telha Mediterrânea é certificada engobada. Características técnicas: Rendimento por m²: 13,5 peças. Inclinação mínima: 30% p/ panos até 3ml. Peso por m²: 39,5kg.

Cores: Várias cores.

Americana: Telha cerâmica natural com capa curva e canal em linha reta, conjugados com semelhança em relação a telha portuguesa e italiana, mudando suas dimensões e curvatura. Características técnicas: Rendimento por m²: 12 peças. Inclinação mínima: 30% p/ panos até 3ml. Peso por m²: 38kg. Cores: Vermelha, vermelha mesclada, branca e branca mesclada.

Germânica: Telha cerâmica natural totalmente plana conseguindo-se a cobertura através de sobreposições. Conhecida também como Alpina ou Escama de Peixe. Características técnicas: Rendimento por m²: 3 peças. Inclinação mínima: 45% p/ panos até 3ml. Peso por m²: 49,5kg. Cores: Vermelha natural e cores esmaltadas.

2.2. Telhas de concreto:

Telha produzida em concreto (cimento de alta resistência, areia classificada e pigmento sintético) com padrão de qualidade internacional.

Suas principais vantagens são: - Alta impermeabilidade.

- Diversidade de cores.

- Resistência a maresia e granizo.

- Conforto térmico.

- Menor peso/m².

- Maior economia.

- Maior resistência.

- Encaixes perfeitos.

Características técnicas: Rendimento por m²: 10,3 peças. Inclinação mínima: 30% p/ panos até 7ml. Peso por m²: 49,5 kg. Cores: Cinza, cinza natural, cinza grafite, avelã, rubi e tabaco.

2.3. Telhas de vidro:

As principais qualidades das telhas de vidro são a transparência e a difusão de luz, aliadas a resistência e a pureza do vidro. Podem ser utilizadas em pequenas ou grandes áreas, para cobertura total ou parcial do telhado.

Principais aplicações: - Proteção para o Sistema de aquecimento solar.

- Penetração da luz solar nas lajes e nos forros residenciais.

- Cobertura para jardim de inverno.

Características dos modelos de telhas de vidro: - Matéria-prima com total resistência a raios ultravioleta.

- Resistência a choques térmicos (até 50ºC).

- Alta resistência à compressão. - Isentas de rebarbas e cantos vivos.

- Coloração uniforme.

- Produzidas com matéria-prima selecionada e rígido controle de qualidade, visando garantir tanto as características mecânicas quanto visuais de primeira linha. - Grau de transparência superior a 85%.

- Resistência ao fogo (superior a 400ºC).

- Diversidade de modelos.

- Fabricação de modelos personalizados sob encomenda.

Cores: Transparente, branca, fumê, amarela, bege, vermelha, verde e azul.

2.4. Telhas de fibrocimento:

Depois das telhas de barro, as telhas de fibrocimento são as mais conhecidas dos brasileiros. Constituídas por fibras de cimento, estas telhas são fabricadas em diversos modelos, tamanhos e espessuras.

As telhas de fibrocimento são muito versáteis e apresentam como diferencial a possibilidade de vencer vãos consideráveis sem o uso de apoios intermediários. Com isto, tem-se um ganho de espaço interno e redução de custos na estrutura de suporte do telhado. Alguns modelos autoportantes permitem vencer vãos livres (distância entre apoios) superiores a 6,0m e a execução de coberturas quase que horizontais.

Estas telhas são leves, resistentes e esteticamente agradáveis, sendo que alguns fabricantes começam a oferecer estes componentes na cor cerâmica. Já é alguma coisa, visto que as cores tendem a ganhar cada vez mais espaço nas especificações de clientes e projetistas, sendo apenas uma questão de tempo.

(Parte 1 de 3)

Comentários