O Ser humano e a Tecnologia

O Ser humano e a Tecnologia

O SER HUMANO E A TECNOLOGIA

Por Caroline Castro

Vivemos em uma era em que é imprescindível a busca por conhecimentos. Hoje a Informação assume uma importância crescente, e uma necessidade para qualquer setor da atividade humana devido a tantas transformações que estamos presenciando. A cada momento, nos deparamos com novos conceitos e tendências e nos surpreendemos com a velocidade que eles estão ocorrendo e afetando nossas vidas como, por exemplo, a tecnologia que influência todos os setores e meios sociais.

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, e hoje está acessível a vários níveis da sociedade. Podemos perceber que existe uma grande necessidade e exigência de atualização e especialização que é requerido dos usuários que precisam possuir uma visão crítica sobre os aspectos relacionados a esse tema, para que eles saibam analisar todos os aspectos positivos e negativos que tal ferramenta pode proporcionar na sua vida.

Podemos constatar que o tráfego de informações, que agora podem ser transmitidas via áudio, vídeo, texto e fotografia, chega às mãos dos usuários em uma velocidade surpreendente, cada vez mais rápida. Com isso, a comunicação interpessoal é facilitada, todos estão 24h conectados uns aos outros e ao mundo, em uma espécie de rede invisível, sem necessariamente precisar estar ligada em cabos e presa a um lugar, sendo esse um dos fatores que o trabalho aborda. Porém, essa mesma tecnologia que nós proporciona ferramentas cada vez mais modernas, que fornece comodidade, entretenimento e diversão, também tem seu lado negativo, pois ela também é utilizada para o mal, como por exemplo, para a criação de mísseis ou para propagar a violência na internet.

Portanto, precisamos refletir sobre a forma como a tecnologia tem mudado a maneira das pessoas interagirem com as demais, nos fazendo pensar que essa ferramenta que está a todo o momento oferecendo novos conhecimentos, praticidade e entretenimento, acabe por distanciar as pessoas da vida real, por isso é muito importante que as pessoas saibam utilizar-la de maneira consciente, cabendo a cada o juízo de valores na utilização da tecnologia.

1

Comentários