INSOLAÇÃO

  • “A pressa para pegar bronze no verão nem sempre dá certo. Tomar sol demais e deixar a pele desprotegida pode causar desidratação e queimaduras pelo corpo

1- Conceito

  • 1- Conceito

  • É o conjunto de sintomas que acomete uma pessoa exposta demasiadamente ao sol. Os sintomas podem incluir intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura; temperatura do corpo elevada; pele quente, avermelhada e seca; extremidades arroxeadas e inconsciência. E as vezes uma coceira terrível.

2 –Sintomas

  • 2 –Sintomas

  • A desidratação e a queimadura da pele são os sintomas mais freqüentes da insolação, especialmente em crianças e idosos. Quando alguém fica muito tempo sob o sol, a pele queima, suas células são destruídas e o líquido que fica entre essas células é eliminado. Além disso, o suor e a respiração mais intensa facilitam a perda de água. Outros sintomas da insolação são dor de cabeça, tontura, vertigem, falta de ar, aumento da temperatura do corpo, mal-estar e vômitos. Sem contar o envelhecimento precoce e o aumento em 25 vezes da chance de a pessoa desenvolver câncer de pele, no caso de haver queimadura.

  • 3- Raios solares

  • Entre os raios solares que mais prejudicam a pele, o ultravioleta e o infravermelho estão entre os principais. Responsáveis pelo bronzeamento (escurecimento da pele), os raios ultravioleta são mais intensos entre 10h e 16h (11h e 17h, no horário de verão). Os raios infravermelho, que também podem provocar insolação, são responsáveis pelo aumento da temperatura do dia, pelo calor.

4- Prevenção

  • 4- Prevenção

  • A insolação e o choque por calor podem se assim prevenidos:

  • Não permaneça num carro fechado ou deixe alguém dentro do carro em dias quentes.

  • Cuide-se ao ficar exposto ao sol. Aos primeiros sinais de insolação saia do sol ou sua temperatura continuará a subir.

  • Não faça exercícios vigorosos nos horários mais quentes do dia. Prefira correr, andar ou se exercitar pela manhã ou no fim da tarde se a temperatura estiver acima dos 25ºC e a umidade alta, faça sua atividade física por menos tempo.

  • Use roupas leves, frouxas e de algodão para que o suor possa se evaporar. Use chapéu ou boné.

  • Beba grandes quantidades de líquido, especialmente se a sua urina estiver amarelo-escura, para repor o líquido que você perde suando. A sede é um sinal pouco confiável de que o corpo precisa de líquidos. Quando você se exercita, é melhor beber líquido em canudinho (chupar o líquido) do que tomá-lo em grandes goles.

Beba água ou beba água com sal se você suar muito. (Adicione ½ colher de sal em ½ litro de água.) Bebidas como Gatorade e Maraton também são boas opções.

  • Beba água ou beba água com sal se você suar muito. (Adicione ½ colher de sal em ½ litro de água.) Bebidas como Gatorade e Maraton também são boas opções.

  • Se você sentir muito calor tente se refrescar. Abra a janela, use o ventilador ou ligue o ar condicionado.

  • Restrinja a sua permanência em banheiras de água quente ou hidromassagens a 15 minutos. Não as use quando estiver sozinho.

  • Não beba álcool ou bebidas com cafeína, pois acelera a perda de líquidos.

  • Fique fora do sol se você estiver tomando diuréticos, medicações antiespasmódicas ou que alterem o seus estado de ânimo. Verifique com seu médico quais são os mais seguros para você tomar.

  • Não cubra os bebês com cobertores ou roupas pesadas. Eles não toleram o calor, pois suas glândulas sudoríparas não estão bem desenvolvidas.

  • Algumas pessoas transpiram mais que outras. As que transpiram mais devem tomar mais líquidos durante o dia quente e úmido.

  • Saiba reconhecer os sinais de insolação e choque por calor e não os ignore

Curiosidades

  • Curiosidades

  • Todo mundo sabe que devemos evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h (11h e 16h no horário de verão) para evitar a insolação e outras complicações que podem surgir dessa exposição.

  • Essa história de ficar debaixo do guarda-sol o tempo todo engana. Mesmo sem estar diretamente exposto ao sol, é possível ter insolação, ou melhor, internação. A areia reflete o sol e, desse jeito, aumenta a temperatura da pessoa pelo calor, não pela exposição direta ao sol. Nesse caso, a pessoa não queima, mas assa. Os sintomas são idênticos aos da insolação.

  • O cuidado também é essencial em dias nublados. Com as nuvens escondendo o sol intenso, o nível de radiação solar chega a 70% do normal (dia com o céu limpo). Isso significa que cuidar da pele e evitar o exagero têm de ser esforços diários.

LEMBRE-SE

  • Tome cerca de três litros de água por dia

  • Além disso, evite tomar sol entre 10h e 16h (11h e 17h, no horário de verão), não faça exercícios físicos sob o sol nesse horário.

  • E lembre-se sempre de colocar o protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição do sol.

5-Primeiros socorros antes do atendimento de urgência:

  • 5-Primeiros socorros antes do atendimento de urgência:

  • É importante abaixar a temperatura do corpo, para isto:

    • coloque a pessoa em um lugar fresco, à sombra. Coloque os pés acima do nível da cabeça.
    • Remova as roupas e envolva a pessoa em um lençol fresco, úmido, e esfregue o corpo da pessoa com toalhas úmidas; ou use um spray de água fresca para molhar a pessoa. Ventile a pessoa. Se usar o ventilador elétrico, o faça com cuidado. Certifique-se de que suas mãos estão secas ao ligar o ventilador na tomada. Mantenha a pessoa longe o suficiente do ventilador para não causar um choque elétrico.
    • Coloque bolsas de gelo ou compressas frias no pescoço, nas exilas e na região perigenital
  • Coloque a pessoa na posição de recuperação até a temperatura chegar a 38ºC (não baixe mais a temperatura). Veja "Posição de Recuperação

6-Primeiros socorros para insolação

  • 6-Primeiros socorros para insolação

  • Coloque a pessoa em um lugar fresco, à sombra.

  • Afrouxe as roupas.

  • Beba líquidos como água fria ou gelada. Se tiver disponível, prepare uma solução como ½ colher de chá de sal com ½ litro de água, ou tome Gatorade ou Maraton.

  • Coma alimentos com sal, como bolachas de água e sal.

  • Deite-se em um lugar fresco, ventilado.

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