A influência da hidroginástica na vida do idoso

A influência da hidroginástica na vida do idoso

Nájala Matos FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA MONTENEGRO

Nájala Matos SUMÁRIO

RESUMO3
APRESENTAÇÃO4
INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA5
PROBLEMATIZAÇÃO6
OBJETIVOS7
METODOLOGIA8
RECURSOS9
CRONOGRAMA10
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS1

Nájala Matos APRESENTAÇÃO

LOCAL: Clube dos Comerciários de Ibicaraí – Bahia

DIAS/HORÁRIOS: Será no dia de segunda, quarta e sexta-feira no horário das 08:00h as 09:00h da manhã

RESPONSÁVEIS: acadêmicos do curso de Educação Física

COORDENADOR: Cristiano Bahia DATA DE EXECUÇÃO: 02 de junho de 2008

Nájala Matos RESUMO

Este projeto vem buscar a qualidade de vida e a longevidade, pela atividade física na água – a hidroginástica, promovendo através dela uma atividade física regular e orientada que pode melhorar aspectos físicos, sociais e psicológicos do indivíduo idoso. Sabe-se que a prática de uma atividade física regular e orientada pode se melhorar as capacidades físicas relacionada à saúde. E verificar também a percepção destes alunos idosos ambos os sexos, com idade de 60 a 80 anos praticantes de hidroginástica que será realizada no Clube dos Comerciários de Ibicaraí proporcionada por esta atividade e observar os resultados obtidos. A prática de exercícios realizada em meio aquático estar diretamente relacionados com as modificações mais importantes e que são decorrentes do processo de envelhecimento tais como: ao melhoramento da flexibilidade, força, coordenação; elevação dos níveis de resistência, com vistas à redução das restrições no rendimento pessoal para realização de atividades cotidianas; manutenção da gordura corporal em proporções aceitáveis, no qual esses aspectos irão influenciar na melhoria da qualidade de vida.

PALAVRAS CHAVES: Hidroginástica, idosos, saúde, atividade física

Nájala Matos INDRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Atualmente, estamos acostumados de ouvir que para adquirir uma boa qualidade de vida é necessário praticar atividade física, mas muitas pessoas vivem no sedentarismo, no qual dificulta suas condições físicas. Por isso, é relevante lembrar que a prática regular de atividade física trás diversos benefícios para a saúde e a aptidão física das pessoas de todas as idades, inclusive os idosos que precisam mais de uma vida ativa para um bom aprimoramento físico. Porem, para se aprimorar as capacidades físicas relacionadas à saúde, é fundamental o acompanhamento de um profissional de Educação Física para que se obtenha o máximo de segurança e eficiência na prática das atividades.

Perante a essa considerações, que tivemos o propósito de elaborar esse projeto de incentivo a atividade física na terceira idade, tendo a finalidade de proporcionar trabalhos relacionados ao beneficio da Hidroginástica como forma de capacitar os idosos a praticar a atividade física, lhes dando a oportunidade de manter um estilo de vida ativo.

Nájala Matos PROBLEMATIZAÇÃO

O envelhecimento é um processo progressivo que acontece a todo ser humano. Sabemos que hoje há um grande número de pessoas idosas no mundo, mas para chegar à longevidade com perfeita saúde não é tão fácil como parece. O individuo passa por várias etapas de vida para chegar-se a velhice, e de acordo com esse processo de transformações, o ser humano apresenta várias alterações nos diversos sistemas orgânicos.

Diante desses aspectos, sabe-se que a osteoporose é uma doença silenciosa que atinge especificamente o idoso, onde ela é causada pelo aumento do desgaste ósseo, ou seja, aumento anormal da porosidade óssea, onde estes indivíduos ficam propícios a freqüentes fraturas. Entretanto, o envelhecimento traz junto com o risco de osteoporose uma perda de flexibilidade, que devido à inatividade o idoso fica quase impossibilitado de realizar movimentos em diversas articulações.

Devido a esses fatores, é importante que o idoso adquira novos hábitos de qualidade vida para obter-se um bom condicionamento nos seus aspectos físicos e cognitivos. Por isso, a atividade física é um relevante instrumento favorável para manter-se bons resultados de vida, que através deste projeto damos a oportunidade aos idosos de conhecer melhores informações de vida e saúde, por meio de um programa apresentado por vários profissionais da aréa de saúde.

Nájala Matos OBJETIVOS

Ofertar a população idosa do município de Ibicaraí opções de prevenção de doenças, proporcionando o incentivo e a estimulação prática de atividades físicas, através da Hidroginástica como meio eficaz de promover uma boa qualidade de vida.

Abordar a terceira idade com uma proposta educativa para prevenção de doenças;

Divulgar a prática da hidroginástica e de outras atividades físicas, com o intuito de prevenção a doenças;

Desenvolver um programa de atividade física em parceria com a secretaria de saúde do município, empregando uma pedagogia que permita os participantes trabalhe na prevenção da osteoporose e de outras doenças;

Estimular a boa qualidade vida, adotando bons hábitos de saúde;

Capacitar aos idosos melhores informações de saúde relacionada à hidroginástica favorecendo seus benefícios;

Estimular a atividades através de um programa de aulas de hidroginástica trazendo boas vantagens, como ampliar a interação social, conscientizar a atividade física como meio de promoção a saúde.

Nájala Matos METODOLOGIA

O projeto proposto será executado primeiramente através de um questionário elaborado com pessoas idosas com aproximadamente de 60 a 80 anos idade, contendo algumas questões que investigarão os seguintes parâmetros físicos e pessoais: identificação, peso corporal, atividade física, sexo, faixa etária, e informações relacionadas à saúde. Através desta correlação de dados, permitirá que o profissional de Educação Física construirá um programa que se ajuste as necessidades de cada um. Será por base também em orientação de um nutricionista (profissional especializado em problemas da nutrição e da dieta) e pelo um geriatra (médico especializado no tratamento de idosos) a partir daí então, fazer a prática dentro da piscina, na qual ter em consideração principal obtendo diferentes planos de acesso como, degraus, rampas, barras de apoio ao redor das paredes das bordas, preferencialmente um piso antiderrapante, água bem tratada, profundidade crescente (não ocorrendo quedas bruscas) e variação da temperatura entre 28º a 30º.

Com isso, juntos poderão facilitar a vida destes indivíduos de forma benéfica e prazerosa por meios de orientações médicas e da hidroginástica dirigida pelos profissional de Educação Física que será com certeza uma atividade física de grande importância para estes que praticarão.

Nájala Matos PÚBLICO ALVO

Idosos com faixa etária aproximadamente 60 a 80 anos da cidade de Ibicaraí.

Nájala Matos RECURSOS

Bolas (plásticas) Pranchas

Espaguetes

Flutuadores

Disco

Som

CD’s

Toalhas

Meias

(02) profissionais de Educação Física; (01) Nutricionista; (01) Geriatra; Prefeitura Municipal de Ibicaraí; Secretária de saúde; Coordenador do projeto Cristiano Bahia.

Nájala Matos CRONOGRAMA

Meses de Ação do Projeto

Atividades a ser executada

Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro

X

Recolhimento de dados

Preparação do

X

projeto

Reunião com a prefeitura de Ibicaraí

X

Aplicação do projeto X X X X X X

Nájala Matos REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOVA, Ruth. Hidroginástica na Terceira Idade. 1. ed. São Paulo: Manole LTDA, 1998, p. 207.

CAMPOS, Maurício de Arruda. Musculação: diabéticos, osteoporóticos, idosos, crianças, obesos. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001, p. 178.

RAMOS, Alexandre Trindade. Atividade Física: diabetes, gestantes, 3º idade, crianças, obesos. 1. ed. Rio de Janeiro: Sprint , 1997, Cap. 4, p. 65-79 In: 3ª Idade e Atividade Física.

Nájala Matos ANEXO

Nájala Matos ANEXO 01

ANEXO 02

1 - Identificação

Nome: Endereço: 2 - Sexo:

Feminino ()

Masculino ( ) 3 - Faixa Etária:

60 a 64 anos 65 a 70 anos ( ) 71 a 75 anos ( ) 76 a 80 anos ( ) 81 a 85 anos ( )

4 – Seu peso Corporalkg

5 – já praticou alguma atividade física orientada? ( )sim ( ) não

Alérgico: ( ) sim ( )não
MedicaçãoAlimentos_____________Outros____________________
Fumante: ( ) sim ( )não
Contém algum tipo de doença? ( ) sim ()não

Nájala Matos ANEXO 02

Comentários