Baixe Fatores relevantes na avaliação e controle da dor em recém-nascidos em UTIN e outras Notas de estudo em PDF para Enfermagem, somente na Docsity! METODOLOGIA DA PESQUISA
CIENTÍFICA
PROÉE DR JOAO LOPES TOLEDO NETO)
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Que saibam organizar seus pensamentos. Que consigam colocar suas idéias no papel. Que comuniquem-se de maneira adequada no meio científico. Que produzam pesquisa relevantes para a enfermagem. AGORA FIQUEM DE OLHO NESSE PESSOAL AÍDE BAIXO,
ess, SENÃO O PLANO NÃO VAI ANDAR...
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Atividade passível de crítica (o que é certo hoje pode não ser amanhã) e de argumentação (quem não permite argumentação se vale da autoridade/autoritarismo). Por meio do raciocínio lógico e da argumentação produz-se conhecimento científico e, para qualquer forma de trabalho científico, deve-se ter como objetivo intrínseco, a demonstração e o desenvolvimento de um raciocínio lógico. 1,44% da pesquisa mundial publicada (Leite, 2003 apud MAZAFERA, 2006) 0,44% para 1,44% nas últimas duas décadas 1889 artigos em revistas indexadas no ano de 1981 10555 em 2001 (400% - média mundial é de 66%) São Paulo e Rio de Janeiro - 70% da pesquisa brasileira que passa por esse crivo internacional Minas Gerais – de 6% para 10% do total doméstico Rio Grande do Sul - de 6% para 8%. USP, UNICAMP e UFRJ - quase 50% da produção nacional de conhecimento científico. É a construção de conhecimento original de acordo com certas exigências científicas. Processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. (GIL, 1999, p.42) Realização concreta de uma investigação planejada e desenvolvida de acordo com as normas consagradas pela metodologia científica. Fazer uma contribuição inovadora para a Ciência Deve responder a uma pergunta, mediante o emprego de procedimentos científicos de interesse para a comunidade científica ainda não respondida anteriormente de relevância para o interesse social (caso de tecnologia) A parte mais difícil é: achar a pergunta certa ! Uma atividade organizada e cooperativa você deve conhecer o campo de pesquisa em que irá contribuir Tem suas próprias regras Uso de citações, plágio, e produção cooperativa Produto da pesquisa teses, livros, artigos produção na literatura aberta Resolução CNE/CES nº 1 de 3 de abril de 2001, os cursos latu sensu devem ser concluídos “obrigatoriamente, com a elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso”. Considerando que não se trata de stricto sensu, a natureza dessa produção final nos cursos lato sensu não demanda a profundidade e autonomia de pesquisa dos cursos de mestrado e doutorado, com o critério de se ter orientadores individuais, pesquisa de campo prolongada, originalidade nas teorias e resultados, defesas presenciais com bancas. elaborada considerando-se os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT e em normas próprias da instituição. “Trabalho escrito sobre um único tema” . “Dissertação ou estudo minucioso que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito.” (FERREIRA, 1986:1154). “Documento que apresenta a descrição exaustiva de determinada matéria, abordando aspectos científicos, históricos, técnicos, econômicos, artísticos, etc.” (ABNT). “A monografia é um estudo científico de uma questão bem determinada e limitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva.” (SALVADOR, 1977). “...deve ter um tema delimitado, uma atualidade e originalidade acompanhada de uma contribuição importante para ampliação do conhecimento específico”. Primeira fase: esquematização do plano de assunto - escolher e delimitar o assunto, prever o que vai se comunicar, a extensão e a profundidade do tratamento, impor os limites, distinguir as idéias fundamentais das secundárias, estabelecendo ligação entre elas e o tema principal, determinar o tipo de enfoque, etc. Segunda fase: elaboração da coleta de dados e a documentação, o material será analisado e selecionado para que seja montado o esquema provisório do plano de redação. Planejar e organizar os apoios à realização dos trabalhos científicos. Acompanhar e avaliar periodicamente o processo de desenvolvimento dos trabalhos. Fazer cumprir o cronograma, as normas e regulamentos. Resolver questões referentes à elaboração dos trabalhos. Fazer cumprir o calendário escolar estabelecido nestas normas. International Standard Serial Number – é o número internacional normalizado para publicações seriadas, aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. Seu uso é definido pela ISO 3297. Seu número pode ser solicitado no IBICT: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Processo pelo qual é descrito o conteúdo temático de um documento mediante a atribuição de descritores ou palavras- chave. Descritores são termos extraídos de vocabulários controlados que expressam conceitos de uma ou várias áreas do conhecimento. É a atribuição de descritores que permite que se faça uma busca por assunto. Exemplos: A indexação do conteúdo da Base de Dados LILACS é realizada de acordo com a terminologia de descritores em ciências da saúde: DECS. A indexação do conteúdo da Base de Dados MEDLINE é realizada de acordo com a terminologia da NLM – National Library on Medicine. Revista indexada é a revista que faz parte de uma Base de Dados Lattes é um Banco de Dados de currículos, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), onde o próprio pesquisador insere os dados de sua produção científica. Disponibiliza a relação do que o pesquisador produziu intelectualmente, sem se preocupar em fornecer a informação do local onde pode ser encontrado para consulta e não mantém o controle da qualidade sobre o que é inserido. Na Plataforma Lattes, que é um conjunto de sistemas de informações do CNPq, encontramos o sistema CV – Lattes. http://www.lattes. cnpq.br . ETAPAS A SEREM TRABALHADAS -
Escolha do tema
Justificativa
Objetivos
Descritores em saúde
O que se pretende abordar? Eleger uma parcela delimitada de um assunto, estabelecendo limites ou restrições para o desenvolvimento da pesquisa pretendida Observação do cotidiano Vida profissional Programas de pesquisa Contato com especialistas Aulas, cursos, etc. O porquê? É relevante? Porque? Pontos positivos coma proposta Vantagens e benefícios que eles podem trazer? Convencimento de quem for ler o projeto. Texto com começo, meio e fim Texto introdutório explicando o objetivo da revisão da literatura Revisão de literatura não é fazer colagem de citações bibliográficas Faça uma abertura e um fecho para os tópicos tratados Preencha as lacunas com considerações próprias Crie elos entre as citações INTRODUÇÃO IDEIA GERAL AO LEITOR SOBRE O ASSUNTO A SER ABORDADO: “A pesquisa clínica visa o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias para a prevenção da formação de processos patológicos. Dentre estes, as disfunções temporomandibulares (DTM) acompanhadas ou não de dor, fator que provoca grande sofrimento ao paciente. Portanto é de grande importância ambulatorial a elaboração de modelos de avaliação, diagnóstico e tratamento, bem como, inovações na prestação de serviços assistenciais à população (Oliveira, 2002).” INTRODUÇÃO IDEIA GERAL AO LEITOR SOBRE O ASSUNTO A SER ABORDADO: “Em decorrência da especialização funcional das diferentes áreas do encéfalo e do rígido estojo ósseo que o protege, o acesso à cavidade craniana deve ser definido com precisão e constitui parte fundamental do procedimento cirúrgico. A topografia cranioencefálica é requisito fundamental para orientar os diferentes acessos à cavidade craniana. O tempo despedido na cuidadosa delimitação do acesso é altamente recompensador, pois um procedimento cirúrgico simples pode tornar-se difícil e sujeito a complicações pelo posicionamento incorreto da craniotomia. A correta orientação para abordagem neurocirúrgica inicia-se pela identificação de referências anatômicas superficiais, conhecidas como pontos craniométricos, e, a partir dos mesmos, define-se os pontos referenciais para o acesso craniano (GUSMÃO; SILVEIRA; ALUÍZIO, 2003). REVISÃO DA LITERATURA: EM CAPÍTULOS.... CITAÇÕES LINK ENTRE PARÁGRAFOS.. 5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5.1 Estrutura e organização da UTIN A portaria do MS (ministério da saúde) nº 466/MS/SVS de 04 de junho de1998 dispõe sobre o Regulamento Técnico para o Funcionamento dos Serviços de Tratamento Intensivo, de caráter não vigente. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1998) As unidades de tratamento intensivo têm por objetivo prestar atendimento a pacientes graves e de risco que exijam assistência médica e de enfermagem ininterruptas, além de equipamento e recursos humanos especializados, deve funcionar atendendo a um parâmetro de qualidade que assegure a cada paciente direito à sobrevida, da manutenção da estabilidade de seus parâmetros vitais, a uma assistência humanizada, exposição mínima aos riscos decorrentes dos métodos propedêuticos e do próprio tratamento em relação aos benefícios obtidos e monitoramento permanente da evolução do tratamento assim como de seus efeitos adversos. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1998 ) MATERIAL E METODO LOCAL QUE OCORRERÁ E COMO?... 4 METODOLOGIA Esta pesquisa foi realizada através de um levantamento bibliográfico de materiais publicados sobre o tema em banco de dados informatizados e livros. 4.1 Tipo de estudo Foi realizado um estudo qualitativo, onde as variáveis de estudos já ocorrendo e serão apenas observadas, neste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico onde foram analisados trabalhos que envolvem temas como dor no RN, métodos de avaliação e intervenções para o controle da dor no RN. CONTINUA..... MATERIAL E METODO 4.2 População e local de estudo A população de estudo são recém- nascidos, período definido como crianças de zero a vinte e oito dias de vida e equipe de enfermagem. No levantamento bibliográfico foram descritas pesquisas das quais avaliaram cerca de 64 enfermeiros de diferente hospitais como: Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo-SP, Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Hospital Universitário de atendimento predominantemente terciário, da cidade de São Paulo. Estas pesquisas avaliaram basicamente a forma de reconhecimento, percepção e avaliação da do no RN pelos enfermeiros. CONTINUA..... CONCLUSÃO: Objetiva!!!!!!!!!!!! A literatura consultada e a análise dos resultados nos permite concluir que: -