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Fatores relevantes na avaliação e controle da dor em recém-nascidos em UTIN, Notas de estudo de Enfermagem

Este documento aborda a importância de realizar pesquisas relevantes para a enfermagem, com foco em determinar fatores relevantes na avaliação e controle da dor em recém-nascidos em unidades de tratamento intensivo neonatal (utin). A pesquisa clínica visa o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias para a prevenção da formação de processos patológicos, bem como inovações na prestação de serviços assistenciais à população. O documento discute ainda a importância de um procedimento cirúrgico simples e a correta orientação para abordagem neurocirúrgica, iniciando-se pela identificação de referências anatômicas superficiais, conhecidas como pontos craniométricos.

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 30/08/2010

erika-doretto-blaques-9
erika-doretto-blaques-9 🇧🇷

4.8

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Baixe Fatores relevantes na avaliação e controle da dor em recém-nascidos em UTIN e outras Notas de estudo em PDF para Enfermagem, somente na Docsity! METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROÉE DR JOAO LOPES TOLEDO NETO) [Io EO nte LAo (CLS STD DIS An eLO A (O O e CO ni  Que saibam organizar seus pensamentos.  Que consigam colocar suas idéias no papel.  Que comuniquem-se de maneira adequada no meio científico.  Que produzam pesquisa relevantes para a enfermagem. AGORA FIQUEM DE OLHO NESSE PESSOAL AÍDE BAIXO, ess, SENÃO O PLANO NÃO VAI ANDAR... E E A t  Atividade passível de crítica (o que é certo hoje pode não ser amanhã) e de argumentação (quem não permite argumentação se vale da autoridade/autoritarismo).  Por meio do raciocínio lógico e da argumentação produz-se conhecimento científico e, para qualquer forma de trabalho científico, deve-se ter como objetivo intrínseco, a demonstração e o desenvolvimento de um raciocínio lógico.  1,44% da pesquisa mundial publicada (Leite, 2003 apud MAZAFERA, 2006)  0,44% para 1,44% nas últimas duas décadas  1889 artigos em revistas indexadas no ano de 1981  10555 em 2001 (400% - média mundial é de 66%)  São Paulo e Rio de Janeiro - 70% da pesquisa brasileira que passa por esse crivo internacional  Minas Gerais – de 6% para 10% do total doméstico  Rio Grande do Sul - de 6% para 8%.  USP, UNICAMP e UFRJ - quase 50% da produção nacional de conhecimento científico.  É a construção de conhecimento original de acordo com certas exigências científicas.  Processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. (GIL, 1999, p.42)  Realização concreta de uma investigação planejada e desenvolvida de acordo com as normas consagradas pela metodologia científica.  Fazer uma contribuição inovadora para a Ciência  Deve responder a uma pergunta, mediante o emprego de procedimentos científicos  de interesse para a comunidade científica  ainda não respondida anteriormente  de relevância para o interesse social (caso de tecnologia)  A parte mais difícil é:  achar a pergunta certa !  Uma atividade organizada e cooperativa  você deve conhecer o campo de pesquisa em que irá contribuir  Tem suas próprias regras  Uso de citações, plágio, e produção cooperativa  Produto da pesquisa  teses, livros, artigos  produção na literatura aberta  Resolução CNE/CES nº 1 de 3 de abril de 2001, os cursos latu sensu devem ser concluídos “obrigatoriamente, com a elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso”. Considerando que não se trata de stricto sensu, a natureza dessa produção final nos cursos lato sensu não demanda a profundidade e autonomia de pesquisa dos cursos de mestrado e doutorado, com o critério de se ter orientadores individuais, pesquisa de campo prolongada, originalidade nas teorias e resultados, defesas presenciais com bancas.  elaborada considerando-se os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT e em normas próprias da instituição.  “Trabalho escrito sobre um único tema” .  “Dissertação ou estudo minucioso que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito.” (FERREIRA, 1986:1154).  “Documento que apresenta a descrição exaustiva de determinada matéria, abordando aspectos científicos, históricos, técnicos, econômicos, artísticos, etc.” (ABNT).  “A monografia é um estudo científico de uma questão bem determinada e limitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva.” (SALVADOR, 1977).  “...deve ter um tema delimitado, uma atualidade e originalidade acompanhada de uma contribuição importante para ampliação do conhecimento específico”.  Primeira fase: esquematização do plano de assunto - escolher e delimitar o assunto, prever o que vai se comunicar, a extensão e a profundidade do tratamento, impor os limites, distinguir as idéias fundamentais das secundárias, estabelecendo ligação entre elas e o tema principal, determinar o tipo de enfoque, etc.  Segunda fase: elaboração da coleta de dados e a documentação, o material será analisado e selecionado para que seja montado o esquema provisório do plano de redação.  Planejar e organizar os apoios à realização dos trabalhos científicos.  Acompanhar e avaliar periodicamente o processo de desenvolvimento dos trabalhos.  Fazer cumprir o cronograma, as normas e regulamentos.  Resolver questões referentes à elaboração dos trabalhos.  Fazer cumprir o calendário escolar estabelecido nestas normas.  International Standard Serial Number – é o número internacional normalizado para publicações seriadas, aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. Seu uso é definido pela ISO 3297. Seu número pode ser solicitado no IBICT: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.  Processo pelo qual é descrito o conteúdo temático de um documento mediante a atribuição de descritores ou palavras- chave.  Descritores são termos extraídos de vocabulários controlados que expressam conceitos de uma ou várias áreas do conhecimento. É a atribuição de descritores que permite que se faça uma busca por assunto. Exemplos: A indexação do conteúdo da Base de Dados LILACS é realizada de acordo com a terminologia de descritores em ciências da saúde: DECS. A indexação do conteúdo da Base de Dados MEDLINE é realizada de acordo com a terminologia da NLM – National Library on Medicine. Revista indexada é a revista que faz parte de uma Base de Dados  Lattes é um Banco de Dados de currículos, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), onde o próprio pesquisador insere os dados de sua produção científica. Disponibiliza a relação do que o pesquisador produziu intelectualmente, sem se preocupar em fornecer a informação do local onde pode ser encontrado para consulta e não mantém o controle da qualidade sobre o que é inserido. Na Plataforma Lattes, que é um conjunto de sistemas de informações do CNPq, encontramos o sistema CV – Lattes. http://www.lattes. cnpq.br . ETAPAS A SEREM TRABALHADAS - Escolha do tema Justificativa Objetivos Descritores em saúde  O que se pretende abordar?  Eleger uma parcela delimitada de um assunto, estabelecendo limites ou restrições para o desenvolvimento da pesquisa pretendida  Observação do cotidiano  Vida profissional  Programas de pesquisa  Contato com especialistas  Aulas, cursos, etc.  O porquê?  É relevante?  Porque?  Pontos positivos coma proposta  Vantagens e benefícios que eles podem trazer?  Convencimento de quem for ler o projeto.  Texto com começo, meio e fim  Texto introdutório explicando o objetivo da revisão da literatura  Revisão de literatura não é fazer colagem de citações bibliográficas  Faça uma abertura e um fecho para os tópicos tratados  Preencha as lacunas com considerações próprias  Crie elos entre as citações  INTRODUÇÃO  IDEIA GERAL AO LEITOR SOBRE O ASSUNTO A SER ABORDADO:  “A pesquisa clínica visa o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias para a prevenção da formação de processos patológicos. Dentre estes, as disfunções temporomandibulares (DTM) acompanhadas ou não de dor, fator que provoca grande sofrimento ao paciente. Portanto é de grande importância ambulatorial a elaboração de modelos de avaliação, diagnóstico e tratamento, bem como, inovações na prestação de serviços assistenciais à população (Oliveira, 2002).”  INTRODUÇÃO  IDEIA GERAL AO LEITOR SOBRE O ASSUNTO A SER ABORDADO:  “Em decorrência da especialização funcional das diferentes áreas do encéfalo e do rígido estojo ósseo que o protege, o acesso à cavidade craniana deve ser definido com precisão e constitui parte fundamental do procedimento cirúrgico. A topografia cranioencefálica é requisito fundamental para orientar os diferentes acessos à cavidade craniana. O tempo despedido na cuidadosa delimitação do acesso é altamente recompensador, pois um procedimento cirúrgico simples pode tornar-se difícil e sujeito a complicações pelo posicionamento incorreto da craniotomia. A correta orientação para abordagem neurocirúrgica inicia-se pela identificação de referências anatômicas superficiais, conhecidas como pontos craniométricos, e, a partir dos mesmos, define-se os pontos referenciais para o acesso craniano (GUSMÃO; SILVEIRA; ALUÍZIO, 2003).  REVISÃO DA LITERATURA:  EM CAPÍTULOS....  CITAÇÕES  LINK ENTRE PARÁGRAFOS..  5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA  5.1 Estrutura e organização da UTIN  A portaria do MS (ministério da saúde) nº 466/MS/SVS de 04 de junho de1998 dispõe sobre o Regulamento Técnico para o Funcionamento dos Serviços de Tratamento Intensivo, de caráter não vigente. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1998)  As unidades de tratamento intensivo têm por objetivo prestar atendimento a pacientes graves e de risco que exijam assistência médica e de enfermagem ininterruptas, além de equipamento e recursos humanos especializados, deve funcionar atendendo a um parâmetro de qualidade que assegure a cada paciente direito à sobrevida, da manutenção da estabilidade de seus parâmetros vitais, a uma assistência humanizada, exposição mínima aos riscos decorrentes dos métodos propedêuticos e do próprio tratamento em relação aos benefícios obtidos e monitoramento permanente da evolução do tratamento assim como de seus efeitos adversos. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1998 )  MATERIAL E METODO  LOCAL QUE OCORRERÁ E COMO?...  4 METODOLOGIA  Esta pesquisa foi realizada através de um levantamento bibliográfico de materiais publicados sobre o tema em banco de dados informatizados e livros.  4.1 Tipo de estudo  Foi realizado um estudo qualitativo, onde as variáveis de estudos já ocorrendo e serão apenas observadas, neste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico onde foram analisados trabalhos que envolvem temas como dor no RN, métodos de avaliação e intervenções para o controle da dor no RN.   CONTINUA.....   MATERIAL E METODO  4.2 População e local de estudo  A população de estudo são recém- nascidos, período definido como crianças de zero a vinte e oito dias de vida e equipe de enfermagem.  No levantamento bibliográfico foram descritas pesquisas das quais avaliaram cerca de 64 enfermeiros de diferente hospitais como: Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo-SP, Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Hospital Universitário de atendimento predominantemente terciário, da cidade de São Paulo. Estas pesquisas avaliaram basicamente a forma de reconhecimento, percepção e avaliação da do no RN pelos enfermeiros.   CONTINUA.....   CONCLUSÃO:  Objetiva!!!!!!!!!!!!  A literatura consultada e a análise dos resultados nos permite concluir que:  - 
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