AutoCAD- Configurando para a Impressão

AutoCAD- Configurando para a Impressão

AutoCAD Configurando para a Impressão

AutoCad - Configurando para a Impressão

É conveniente , antes de mais nada , que se entenda a diferença entre "Imprimir" e "Plotar".Quando se manda imprimir um desenho , a configuração das linhas que compõe o mesmo , é feita por sua impressora . Esta só lhe permite definir se o desenho terá ou não cores , o tamanho do papel e a qualidade das linhas . Em uma plotagem , você pode definir a espessura para cada tipo de linha , suas cores(tipos de canetas) , seus estilos e os diversos tamanhos de papel .

Para configurarmos a impressão , devemos acionar o comando "PLOT" , que se encontra no menu superior em "FILE" . Teremos a caixa de diálogo mostrada abaixo :

Você pode notar, que na pasta do "Plot Device" , aparece o nome da impressora e se clicar sobre "Properties" e em seguida em "Custom Properties" , aparecerão as características de configuração de sua impressora . Quando você instala o AutoCad2000 , ele automaticamente procura por sua impressora .

Nessa mesma pasta , aparece o "Estilo de Plotagem"(Plot Style Table - tipos de penas que serão aplicados) , Caso você tenha uma versão anterior e já tenha trabalhado com o autocad , o programa já assumiu para si o estilo , ou seja , os diversos tipos de linhas , suas espessuras e suas cores . É isso que está sendo indicado : "DefaultR14 pen assignments.ctb" .

Se você não tem instalado em seu micro , nenhuma versão anterior ao Cad2000 , trabalhe com o "Acad.ctb" . Para modificar as características das penas , clique sobre "Edit" . Aparecerá a seguinte caixa de diálogo :Clique sobre o triângulo em negrito do "lineweight" , para alterar a espessura de uma determinada pena .Para alterar o tipo de linha ( se cheia , tracejada ou pontilhada ) , clique sobre o "linetype" .Depois de alteradas as características , você deve clicar sobre "Save & Close" .ESCALA DE PLOTAGEMPara definir a escala que será empregada , clique sobre o "Plot Settings" e aparecerá a caixa de diálogo abaixo :Em "Paper size and Paper units" , você define o tamanho do papel e suas unidades( em mm ) para a "impressão" do desenho . Ao lado , em " Drawing orientation" você define a maneira que o desenho será disposto na folha .

Um pouco mais abaixo , aparece o "Plot Scale" , que permitirá definir a escala que o desenho será impresso ou plotado . Como você já sabe , quando digitamos um determinado comprimento , o autocad , o trata sem unidades de medidas (metro , centímetros ou outro ) . Quem define a escala é você . Normalmente , quando dizemos escala 1:100 , se tivermos trabalhando em metros , significa que 1 cm equivale a 100 cm ou seja que 1 cm no papel equivale a 100 cm ou 1 m no real . No AutoCad , a equivalência é feita em milímetros ( mm ) . Ou seja quantos milímetros serão usados para representar uma unidade de nosso desenho . Portanto , se você quer que 1 unidade do seu desenho seja equivalênte a 1 metro , terá que empregar a escala 10:1 , no AutoCad . Vejamos a equivalência :10 mm = 1 unidade do desenho ( 1m )Caso você queira duplicar seu desenho , a escala será : 20:1 ( 20 mm = 1m , ou seja 2 cm equivalerão a 1 metro ) .Abaixo alguns exemplos de fatores de plotagem :

escala convencional

fator de plotagem no autocad

1 : 2

500 : 1

1 : 50

20 : 1

1 : 100

10 : 1

1 : 250

4 : 1

Nesta caixa de diálogo , aparece também o "Plot Area" . Pode ser usado , quando se quer imprimir um desenho através da própria impressora , sem se definir uma escala prévia .As opções são as seguintes :1 - LIMITS : estará disponível para a impressão apenas a parte do seu desenho que estiver dentro dos limites definidos pelo "Drawing Limits" .2 - EXTENTS : independente de qualquer escala escolhida , será impresso o desenho todo , na folha da impressora .3 - DISPLAY : será impresso apenas aquilo que aparece na tela . 4 - WINDOW : para acionar este comando , clique sobre o botão : "Window <" . Serão pedidos os limites do desenho que você quer imprimir . Basta envolver o desenho (ou parte dele) com uma janela ( clique com o botão esquerdo do mouse e arraste ) .Temos também , nessa caixa de diálogo , o "Plot Offset" , que permite definir se aquilo que será impresso sairá centrado na folha de papel ou se será iniciado a partir de uma certa coordenadas definida . Para isso você deverá assumir valores para X e Y .Na parte inferior esquerda da caixa de diálogo , você encontrará o " Full Preview" , que permite visualizar aquilo que será impresso . Já o "Partial Preview" , mostra o espaço ocupado por aquilo que será impresso em relação ao tamanho do papel selecionado .

Loxa Página 4 25/3/2013

Comentários