(Parte 1 de 12)

PROF. AGAMENON ROBERTO < 2010 >

Prof. Agamenon Roberto PROVAS DO ENEM w.agamenonquimica.com 2

ENEM – 1998 belíssimo

Seguem abaixo alguns trechos de uma matéria da revista “Superinteressante”, que descreve hábitos de um morador de Barcelona (Espanha), relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o ambiente.

maneira

I. “Apenas no banho matinal, por exemplo, um cidadão utiliza cerca de 50 litros de água, que depois terá que ser tratada. Além disso, a água é aquecida consumindo 1,5 quilowatt-hora (cerca de 1,3 milhões de calorias), e para gerar essa energia foi preciso perturbar o ambiente de alguma

libera 90 gramas do venenoso monóxido de carbono e 25 gramas de óxidos de nitrogênioAo
I. “Na hora de recolher o lixo domésticoquase 1 kg por dia. Em cada quilo há aproximadamente

I. “Na hora de ir para o trabalho, o percurso médio dos moradores de Barcelona mostra que o carro mesmo tempo, o carro consome combustível equivalente a 8,9 kwh.” 240 gramas de papel, papelão e embalagens; 80 gramas de plástico; 5 gramas de metal; 40 gramas de material biodegradável e 80 gramas de vidro.”

01) No trecho I, a matéria faz referência ao tratamento necessário à água resultante de um banho. As afirmações abaixo dizem respeito a tratamentos e destinos dessa água. Entre elas, a mais plausível é a de que a água:

a) passa por peneiração, cloração, floculação, filtração e pós-cloração, e é canalizada para os rios. b) passa por cloração e destilação, sendo devolvida aos consumidores em condições adequadas para ser ingerida. c) é fervida e clorada em reservatórios, onde fica armazenada por algum tempo antes de retornar aos consumidores. d) passa por decantação, filtração, cloração e, em alguns casos, por fluoretação, retornando aos consumidores. e) não pode ser tratada devido à presença do sabão, por isso é canalizada e despejada em rios.

Comentários:

No tratamento da água resultante de um banho não há peneiração, destilação ou fervura. A presença do sabão não impede que a água seja tratada e ela não deve ser despejada em rios. A água ao ser tratada, passa por decantação, filtração, cloração e flueretação (em alguns casos) e o destino é o retorno ao consumidor. Resposta certa: D.

02) Com referência ao trecho I, pode-se afirmar que:

a) Um automóvel produz monóxido de carbono pelo fato de que a queima dos combustíveis utilizados não é completa. b) Pode-se concluir que o automóvel em questão não utiliza o álcool como combustível. c) A produção de óxido de nitrogênio contribui para a chuva ácida. d) O texto está equivocado, pois os óxidos de nitrogênio lançados na atmosfera não têm qualquer relação com o automóvel. e) Caso o automóvel fosse elétrico, não poluiria o ambiente com monóxido de carbono, mas lançaria ao ar radiações eletromagnéticas prejudiciais à saúde.

Comentários:

Uma combustão incompleta produz monóxido de carbono. Resposta certa: A.

Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).

03) Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:

I. Monumento Itamarati - Brasília (mármore). I. Esculturas do Aleijadinho - MG (pedra sabão contém carbonato de cálcio). I. Grades de ferro ou alumínio de edifícios.

A ação da chuva ácida pode acontecer em:

a) I, apenas. b) I e I, apenas. c) I e I, apenas. d) I e II, apenas. e) I, I e II.

Prof. Agamenon Roberto PROVAS DO ENEM w.agamenonquimica.com 3

Comentários:

O principal ácido presente na chuva ácida é sulfúrico que acaba reagindo com mármore (CaCO3) e com metais como o ferro e o alumínio, justificando a corrosão dos monumentos e grades metálicas.

Resposta certa: E.

04) Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:

I. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.

I. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais. I. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.

Dessas afirmativas está(ão) correta(s):

a) I, apenas. b) I, apenas. c) I e I, apenas. d) I e II, apenas. e) I e I, apenas.

Comentários:

A afirmação (I) é correta, pois o aumento de [H+] no lago, ocasionado pela sua presença na água da chuva, acarreta diminuição do pH. A afirmativa (I) também é correta, tendo a mesma justificativa que a (I). A afirmação (I) é também falsa, pois as chuvas ácidas sempre terão pH menor que 7. Resposta certa: C.

O pH informa a acidez ou a basicidade de uma solução. A escala abaixo apresenta a natureza e o pH de algumas soluções e da água pura, a 25°C.

suco de limão saliva água pura clara de ovo sabão

Uma solução desconhecida estava sendo testada no laboratório por um grupo de alunos. Esses alunos decidiram que deveriam medir o pH dessa solução como um dos parâmetros escolhidos na identificação da solução. Os resultados obtidos estão na tabela abaixo.

Aluno Valor de pH Carlos 4,5 Gustavo 5,5 Simone 5,0 Valéria 6,0 Paulo 4,5 Wagner 5,0 Renata 5,0 Rodrigo 5,5 Augusta 5,0 Eliane 5,5

05) Da solução testada pelos alunos, o professor retirou 100mL e adicionou água até completar 200mL de solução diluída. O próximo grupo de alunos a medir o pH deverá encontrar para o mesmo:

a) valores inferiores a 1,0. b) os mesmos valores. c) valores entre 5 e 7. d) valores entre 5 e 3. e) sempre o valor 7.

Comentários:

Após a diluição continuaremos tendo a presença de íons [H+] fato que continuará dando à solução final um caráter ácido, e o esperado serão valores compreendidos entre 5 e 7. Resposta certa: C.

Prof. Agamenon Roberto PROVAS DO ENEM w.agamenonquimica.com 4

Altitude (km) Pressão atmosférica (m Hg)

06) Um líquido, num frasco aberto, entra em ebulição a partir do momento em que a sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica. Assinale a opção correta, considerando a tabela, o gráfico e os dados apresentados, sobre as seguintes cidades:

Natal (RN) Nível do mar.

Campos do Jordão (SP) altitude 1628m Pico da Neblina (R) altitude 3014 m.

A temperatura de ebulição será:

a) maior em Campos do Jordão. b) menor em Natal. c) menor no Pico da Neblina. d) igual em Campos do Jordão e Natal. e) não dependerá da altitude.

Comentários:

A pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude. Logo, a pressão atmosférica no Pico da Neblina é menor que em Campos do Jordão e Natal. Considerando-se que um líquido, num frasco aberto, entra em ebulição quando a sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica, conclui-se que no Pico da Neblina a temperatura de ebulição será menor que nas duas localidades citadas. Resposta certa: C.

07) A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se os tanques não fossem subterrâneos:

I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.

I. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.

(Parte 1 de 12)

Comentários