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Guias e Dicas
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Vestibular Resolvido da UNESP 2009, Provas de Cultura

Vestibular Resolvido da UNESP 2009

Tipologia: Provas

2010

Compartilhado em 05/09/2010

henrrique-marcos-silva-2
henrrique-marcos-silva-2 🇧🇷

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Pré-visualização parcial do texto

Baixe Vestibular Resolvido da UNESP 2009 e outras Provas em PDF para Cultura, somente na Docsity! MATEMÁTICA 1 D Seja n um número natural de 3 algarismos. Se, ao mul - tiplicar-se n por 7 obtém-se um número terminado em 373, é correto afirmar que a) n é par. b) o produto dos algarismos de n é par. c) a soma dos algarismos de n é divisível por 2. d) n é divisível por 3. e) o produto dos algarismos de n é primo. Resolução Se n = abc, sendo a, b e c os algarismos de n, pelo enunciado, temos: Assim sendo: 1) 7. c termina em 3 e, portanto, c = 9 2) 7 . 9 = 63 3) 7 . b + 6 termina em 7 e, portanto, b = 3 4) 7 . 3 + 6 = 27 5) 7 . a + 2 termina em 3 e, portanto, a = 3 6) a multiplicação proposta é 7) n = 339 é um número divisível por 3. (2) (6) 3 3 9 × 7 ––––––––––– 2 3 7 3 (2) (6) a b c × 7 ––––––––––– d 3 7 3 UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 UNESP 2 B (Gabarito Oficial C) Suponha que um comerciante, não muito honesto, dono de um posto de gasolina, vende gasolina “batizada”. Ele paga à Petrobras R$ 1,75 o litro de gasolina e adiciona a cada 10 litros desta, 2 litros de solvente, pelos quais paga R$ 0,15 o litro. Nessas condições, o comerciante vende o litro da gasolina “batizada” por R$ 2,29 e tem um lucro de 35% em cada litro. Se a gasolina sofrer um reajuste de 10%, qual deverá ser o preço de venda, aproximado, para que o percentual de lucro seja mantido? a) R$ 2,48. b) R$ 2,49. c) R$ 2,51. d) R$ 2,52. e) R$ 2,53. Resolução Pelos valores apresentados, a questão sugere que o comerciante tem “despesas fixas” por litro de mistura, além do que paga pelos preços da gasolina e do solvente, pois . 1,35 = 2,0025 ≠ 2,29 Assim, sendo d o valor da despesa fixa, para cada doze litros de mistura, temos: . 1,35 = 2,29 ⇔ d  2,5556 Admitindo-se que o preço do solvente e as despesas fixas não sofrerão reajustes, o novo preço por litro da mistura, para que seja mantida a porcentagem de lucro, deverá ser, em reais, de: . 1,35  2,4868, ou seja, aproximadamente 2,49. Observação: 1) Se o reajuste de 10% ocorrer sobre todos os custos, o novo preço por litro da mistura deverá ser de 1,10 . R$ 2,29 = R$ 2,519  R$ 2,52. 2) Se os 10% incidirem sobre os preços da gasolina e do solvente, o novo preço, em reais será . 1,35   2,4902, aproximadamente R$ 2,49. Resposta: Gabarito oficial C. Pelo exposto no enun - ciado, guardadas as devidas aproximações, a melhor res posta é B. 1,10 . 1,75 . 10 + 1,10 . 0,15 . 2 + 2,5556––––––––––––––––––––––––––––––––––2 1,10 . 10 . 1,75 + 2 . 0,15 + 2,5556–––––––––––––––––––––––––––––12 10 . 1,75 + 2 . 0,15 + d–––––––––––––––––––12 10 . 1,75 + 2 . 0,15–––––––––––––––––12 UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 6 D Uma rede de comunicação tem cinco antenas que transmitem uma para a outra, conforme mostrado na matriz A = (aij), onde aij = 1 significa que a antena i transmite diretamente para a antena j, e aij = 0 significa que a antena i não transmite para a antena j. Qual o significado do elemento b41 da matriz B = A 2? a) Como b41 = 0, isso significa que a antena 4 não trans - mite para a antena 1. b) Como b41 = 1, isso significa que a antena 4 transmite para a antena 1. c) Como b41 = 3, isso significa que a antena 4 transmite para a antena 1. d) Como b41 = 3, isso significa que existem 3 maneiras diferentes de a antena 4 transmitir para a antena 1, usan do apenas uma retransmissão entre elas. e) Como b41 = 3, isso nada significa, pois bij só pode valer 0 ou 1, conforme definido no enunciado da questão. Resolução Como B = A2 = A . A, temos: b41 = a41 . a11 + a42 . a21 + a43 . a31 + a44 . a41 + + a54 . a51 = 1 . 0 + 1 . 1 + 1 . 1 + 0 . 1 + 1 . 1 = 3 Este resultado significa que existem 3 maneiras distin - tas de a antena 4 transmitir informações para a antena 1, usando apenas uma única retransmissão entre elas. A saber: 4 transmite para a antena 2 e esta retransmite para 1, 4 transmite para a antena 3 e esta retransmite para 1, 4 transmite para a antena 5 e esta retransmite para 1.  0 1 1 1 1 1 0 1 1 0 0 1 0 1 0 0 0 1 0 1 0 0 0 1 0  UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 7 B Sejam a circunferência λ: x2 + y2 – 2y + k = 0 e a reta r: 3x + 4y – 19 = 0. Para que r seja tangente a λ, k deve valer a) –10. b) –8. c) 0. d) 8. e) 10. Resolução A circunferência λ: x2 + y2 – 2y + k = 0 possui centro C(0;1) e raio R =  1 – k . Para que a reta r, de equação 3x + 4y – 19 = 0, seja tangente a λ, devemos ter: dC,r = R ⇒ =  1 – k ⇒ ⇒ =  1 – k ⇔ 3 =  1 – k ⇔ ⇔ 9 = 1 – k ⇔ k = – 8 8 C A proprietária de uma banca de artesanatos registrou, ao longo de dois meses de trabalho, a quantidade diária de guardanapos bordados vendidos (g) e o preço unitário de venda praticado (p). Analisando os dados registrados, ela observou que existia uma relação quantitativa entre essas duas variáveis, a qual era dada pela lei: p = . g + O preço unitário pelo qual deve ser vendido o guardanapo bordado, para que a receita diária da proprietária seja máxima, é de a) R$ 12,50. b) R$ 9,75. c) R$ 6,25. d) R$ 4,25. e) R$ 2,00. Resolução A receita diária da proprietária é R = g + . g = g2 + g A quantidade de guardanapos bordados vendidos que fornece a máxima receita diária é dada por g = = 16 Logo, o preço unitário pelo qual deve ser vendido o guardanapo bordado, para que a receita diária seja máxima, é, em reais, de P = . 16 + = + = = 6,25 25 –––– 4 25 –––– 2 – 25 –––– 4 25 –––– 2 – 25 –––– 64 – 25 –––– 2 –––––––––– (– 25) 2 . –––––– 64 25 –––– 2 – 25 –––– 64 25 –––– 2 – 25 ––––– 64 25 –––– 2 – 25 –––– 64 – 15 ––––––– 5 3 . 0 + 4 . 1 – 19 ––––––––––––––––––  32 + 42 UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 9 E Determinando m, de modo que as raízes da equação x2 – mx + m + m2 = 0 sejam o seno e o co-seno do mesmo ângulo, os possíveis valores desse ângulo no 1.º ciclo trigonométrico são: a) 0° ou π. b) 3π/2 ou 2π. c) π ou 2π. d) π/2 ou 3π/2. e) π ou 3π/2. Resolução Sendo sen θ e cos θ, 0 ≤ θ ≤ 2π, raízes da equação x2 – mx + m + m2 = 0, temos: sen θ + cos θ = m e sen θ . cos θ = m + m2 Assim: sen θ + cos θ = m ⇒ ⇒ sen2θ + 2 sen θ cos θ + cos2θ = m2 ⇒ ⇒ 1 + 2 sen θ cos θ = m2 Como sen θ cos θ = m + m2, resulta, 1 + 2(m + m2) = m2 ⇒ m = – 1 Dessa forma, temos: ⇔ ⇔ ou ⇒ θ = π ou θ = 3π ––– 2 sen θ = – 1 cos θ = 0 sen θ = 0 cos θ = – 1 sen θ + cos θ = – 1 sen θ . cos θ = 0 UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 12 A Marcos, sentindo muito calor, senta-se em um bar e pede um chope, o qual lhe é servido em uma “tulipa”, que é um copo na forma de um cone invertido. O garçom chega com a bebida ao mesmo tempo em que “Purê”, seu grande amigo, passa em frente ao bar. Marcos grita: – “Purê, sente-se aqui e tome a metade do chope desta tulipa comigo!” Purê senta-se, faz cara de quem não sabe o que fazer e diz: – “Marcos, mas até que altura do copo eu devo beber o chope para que sobre exatamente a metade para você?” Marcos pega um guardanapo de papel, uma caneta e mede a altura da tulipa, que era de 20 cm. Após alguns minutos e algumas contas, Marcos diz ao amigo: – “Você deve beber os primeiros... Use: 41/3 ≈ 1,6 a) 4 cm de chope na tulipa”. b) 5 cm de chope na tulipa”. c) 10 cm de chope na tulipa”. d) 15 cm de chope na tulipa”. e) 16 cm de chope na tulipa”. Resolução Sendo x a altura de chope que Purê deve beber, V o volume da tulipa e v o volume de chope que sobrará no copo, temos: = ⇒ 3 = ⇒ = ⇒ ⇒ 20 – x = ⇒ 20 – x = 10 . 41/3 ⇒ ⇒ 20 – x = 10 . 1,6 ⇒ x = 4 cm 20 . 3 4 ––––––– 2 1 3 –––220 – x––––––201––220 – x(––––––)201––2v––V UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 BIOLOGIA 13 D O gráfico representa a evolução da disponibilidade de sais nitrogenados no solo em uma determinada propriedade agrícola ao longo do tempo. Após observação do gráfico, um estudante lançou as seguintes hipóteses sobre o que pode ter acontecido nos períodos I, II e III: I. Nesse período, foram cultivados arroz, milho ou cana, que são vegetais que não apresentam bactérias fixa - doras de N2 associadas às suas raízes. II. Nessa fase, a ausência das bactérias fixadoras associa - das às raízes de leguminosas fez com que as plantas ficassem sem uma fonte de nitrogênio. III.A recuperação do nitrogênio no solo foi possível graças à rotação de culturas, com a plantação de espécies de leguminosas. Está correto o contido em a) II, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III. Resolução O cultivo de gramíneas, como, por exemplo, arroz, milho e cana, promove a diminuição do nitrato no solo, pois tais plantas não se associam a bactérias fixadoras de nitrogênio. A recuperação do nitrogênio no solo far-se-á quando for efetuada uma rotação de cultura, empregando-se espécies de leguminosas, como, por exemplo: soja, feijão e amendoim. Estas plantas caracterizam-se por apresentar nódulos radiculares que têm bactérias fixadoras de nitrogênio vivendo em mutualismo com tais plantas. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 14 A Como um micro-habitat, a pele humana é um tanto quanto inóspita. Os micro-organismos, para viverem nela, precisam enfrentar um ambiente mais seco e com mais limitações nutricionais do que o encontrado, por exemplo, no tubo digestivo. Esses organismos podem colonizar a superfície da pele e os folículos pilosos. Em geral, eles podem existir na pele humana sem causar problemas aos seres humanos e podem até desempenhar um papel protetor, prevenindo a colonização por patógenos. No entanto, ocasionalmente essa microflora pode causar problemas, ocasionando infecções de cateteres e implantes ou mesmo odor desagradável nas axilas. (Microbiology Today, 03.2008) As relações interespecíficas que aparecem no texto, conforme a sequência em que foram citadas, são: a) comensalismo, mutualismo e parasitismo. b) parasitismo, comensalismo e predatismo. c) protocooperação, predatismo e parasitismo. d) comensalismo, antibiose e inquilinismo. e) inquilinismo, parasitismo e protocooperação. Resolução Os microrganismos que vivem na pele e nos folículos pilosos são beneficiados e não afetam os humanos, caracterizando o comensalismo. Os organismos que nos protegem contra a presença de outros patógenos ilustram um caso clássico de mutualismo. Ocasionalmente, uma microflora pode desenvolver-se nas axilas, fazendo com que se instale um processo infeccioso, caracterizando assim um caso de para - sitismo. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 17 D Leia o texto. Desenvolver novas rotas de produção de combustíveis renováveis como o hidrogênio, tendo como matérias- primas apenas a água e a luz solar, é a meta que tem sido perseguida nos últimos anos pelo professor Stenbjörn Styring e sua equipe na Universidade de Uppsala, na Suécia. Segundo ele, a fotossíntese artificial não é uma mera imitação da natural. “O objetivo é utilizar os mesmos princípios-chave e não apenas copiar as enzimas naturais para a geração de hidrogênio a partir da luz do sol. Utilizamos apenas as mesmas idéias da natureza”, explicou. “Esses princípios-chave, que são muito difíceis de serem replicados, se resumem em retirar os elétrons da água após a absorção da luz solar. Em vez da clorofila, utilizamos, por exemplo, complexos de rutênio. Ligamos as moléculas de rutênio, que absorvem a luz, com os sistemas de manganês que conseguem tirar os elétrons da água”, disse. (Agência FAPESP, 19.02.2009) Os aspectos da fotossíntese artificial destacados no texto são comparáveis, na fotossíntese natural, respectivamente, à a) fotólise da água e ao ciclo de Calvin, durante os quais ocorre incorporação de fósforo, formando ATP. b) fotólise da água e ao ciclo de Calvin, com a participação do CO2 na formação de carboidratos. c) fotofosforilação e ao ciclo de Calvin, que ocorrem nos tilacoides do cloroplasto. d) fotofosforilação e à fotólise da água, que ocorrem nos tilacoides do cloroplasto. e) fotofosforilação e à fotólise da água, que ocorrem no estroma do cloroplasto. Resolução Os fenômenos citados representam a etapa fotoquí - mica da fotossíntese, na qual ocorreram a fotofosfo - rilação e a fotólise da água. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 18 A Leia o que segue. Após realizar os experimentos com as ervilhas, Mendel tirou as seguintes conclusões: – cada organismo possui um par de fatores (I) responsáveis pelo aparecimento de determinada característica (II); – quando um organismo tem dois fatores diferentes, pode ocorrer que apenas uma característica se manifeste (III); – cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas (IV), nos quais ocorrem em dose simples. No texto, as informações I, II, III e IV relacionam-se, respectivamente, aos termos: a) I – genes alelos; II – fenótipo; III – dominância; IV – meiose. b) I – genes alelos; II – genótipo; III – monoibridismo; IV – mutação gênica. c) I – bases nitrogenadas; II – fenótipo; III – dominância; IV – mitose. d) I – genes alelos; II – fenótipo; III – monoibridismo; IV – mitose. e) I – monoibridismo; II – genótipo; III – homozigose; IV – meiose. Resolução Par de fatores ⎯→ Alelos Característica ⎯→ Fenótipo Manifestação da característica ⎯→ Dominância Separação dos fatores ⎯→ Meiose UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 19 E Ninhos de abelhas, vespas sociais e formigas possuem em comum a presença exclusiva de fêmeas durante quase todo seu ciclo de vida. Nesses grupos, pode-se afirmar, sobre o modo de determinação do sexo dos indivíduos, que a) os machos são formados por fecundação de gametas e as fêmeas, partenogeneticamente. b) tanto machos quanto fêmeas são formados por fecun - dação de gametas e os sexos são determinados pelo tipo de alimento. c) tanto machos quanto fêmeas são formados parteno - gene ticamente e os sexos são determinados pelo tipo de alimento. d) as fêmeas são formadas partenogeneticamente e os machos, pelas condições ambientais. e) os machos são formados partenogeneticamente e as fêmeas, por fecundação de gametas. Resolução Na determinação sexual de insetos himenópteros, como abelhas, vespas e formigas, por haplodiploi - dismo, as fêmeas são diploides (2N) e produzidas sexuadamente por fecundação. Os machos são haploi - des (N) e produzidos assexuadamente por parteno - gênese, isto é, por evolução do óvulo virgem. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 22 E Os salmões são peixes que, na fase reprodutiva, saem do ambiente marinho, sobem a correnteza dos rios e reproduzem-se em água doce. Os filhotes que nasceram na água doce, por sua vez, descem a correnteza dos rios em direção ao mar. Para compensar as diferentes pressões osmóticas exer - cidas pela água doce do rio e pela água salgada do mar, esses peixes realizam algumas mudanças fisiológicas, a saber: a) quando estão no rio, eliminam urina bastante diluída e compensam o excesso de sais, eliminando-os ativa - mente pelas brânquias. b) como o ambiente marinho é hipertônico em relação ao sangue do salmão, ele elimina urina diluída e absorve sais ativamente pelas brânquias. c) como o ambiente de água doce é hipertônico em relação ao sangue do salmão, ele produz urina bastante concentrada. d) quando estão no mar, absorvem sais ativamente pelas brânquias, e quando estão na água doce, eliminam os sais em excesso com urina concentrada. e) quando estão no mar, eliminam urina bastante concen - trada e, quando estão no rio, absorvem sais ativamente pelas brânquias. Resolução Quando estão no mar, os salmões adaptam-se ao meio hipertônico, eliminando urina concentrada, com a finalidade de economizar água. No rio, ambiente hipotônico, esses animais produzem urina abundante, eliminando sais, os quais são repos - tos por meio de absorção ativa realizada pelas brân - quias. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 _____________________________________________ Para responder às questões de números 23 e 24, leia o texto. Pesquisadores da Universidade de Minnesota identi - ficaram em macacas uma substância capaz de evitar o contágio por via sexual de um vírus similar ao HIV. Eles acompanharam atentamente os primeiros dias depois do contágio e descreveram como uma infecção localizada no útero progride até espalhar-se para o organismo. Nas primeiras horas, apenas um pequeno grupo de células do aparelho reprodutor é invadido pelo vírus. O tecido prejudicado inflama e o sistema imunológico recruta células de defesa para debelar a infecção incipiente. A reação, no entanto, beneficia o vírus, que procurava justamente células de defesa para infectar e, assim, se espalhar pelo organismo. Testaram, então, um gel com monolaurato de glicerol, aplicado na vagina de cinco macacas. Depois, simularam o contágio por via sexual inoculando até quatro doses de soluções ricas em vírus. O gel diminuiu a produção de proteínas responsáveis pelo processo inflamatório no corpo. Nenhuma fêmea desenvolveu a doença. Para controle do teste, realizaram o mesmo procedimento em cinco macacas que não usaram o gel: quatro contraíram a infecção. “O trabalho mostra que você não precisa atacar diretamente o vírus para impedir que ele infecte as células”, explica o infectologista Esper Kallás, da Universidade de São Paulo. “Você pode atuar no processo inflamatório que beneficia o vírus.” (O Estado de S.Paulo, 04.03.2009. Adaptado) UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 23 D Assinale a alternativa que cita corretamente os tipos de respostas do sistema imunológico desencadeadas no experimento antes do uso do gel. a) A princípio ocorre resposta inespecífica, por meio da barreira da flora natural da vagina; segue-se uma resposta específica, por meio da resposta inflamatória e, em seguida, pela ação de células fagocitárias. b) A princípio ocorre resposta específica, por meio da barreira natural do ph da vagina; segue-se uma resposta inespecífica por meio da resposta inflamatória e, em seguida, com ação de células de defesa. c) A princípio ocorre resposta específica, por meio da ação de anticorpos e, em seguida, resposta inespecífica por meio da resposta inflamatória; segue-se uma resposta específica, com ação de células de defesa. d) A princípio ocorre resposta inespecífica, por meio da barreira natural do ph da vagina e, em seguida, por meio da resposta inflamatória; segue-se uma resposta específica, com ação de células de defesa. e) A princípio ocorre resposta inespecífica, por meio da ação de anticorpos e, em seguida, por meio da resposta inflamatória; segue-se uma resposta específica, com ação de células de defesa. Resolução A infecção ocasionada pelo vírus similar ao HIV (vírus causador da AIDS em humanos) provoca, inicial - mente, uma resposta inflamatória, seguida de resposta imunológica específica mediada por células de defesa. 24 C No experimento da Universidade de Minnesota, o gel diminuiu o risco de infecção viral porque a) diminuiu a produção de histamina, que participa de reações de hipersensibilidade, diminuindo o recrutamento de células T CD8. b) diminuiu a produção de citocinas, que recrutam células T CD8. Com isso, essas células não entraram em contato com o vírus, diminuindo o risco de infecção. c) diminuiu a produção de citocinas, que recrutam células T CD4. Com isso, essas células não entraram em contato com o vírus, diminuindo o risco de infecção. d) diminuiu a produção de histamina, que estimula a elevação da temperatura, diminuindo o recrutamento de células T CD4. e) diminuiu a produção de anticorpos. Com isso, as células de defesa não são recrutadas, diminuindo o risco de infecção. Resolução O experimento da Universidade de Minnesota revela que, provavelmente, o gel diminuiu a produção de substâncias que atraem as células T CD4. Como essas células são o alvo do vírus, sua ausência no local reduz o risco de infecção. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 27 C Assinale a alternativa em que está corretamente caracterizada a industrialização brasileira, do período após a década de 1980 até os dias atuais. a) Período de reduzida atividade industrial, dada a característica agrário-exportadora do país. b) Constitui o período de maior crescimento industrial do país em todos os tipos de indústria, tendo como base a aliança entre o capital estatal e o capital estrangeiro. c) Seguindo um rumo mundial, o país vem passando, nas áreas mais centrais, por uma desconcentração industrial, indicando uma reestruturação do espaço industrial brasileiro. d) Decadência da cafeicultura e transferência do capital para a indústria, o que, associado à presença de mão de obra e mercado consumidor, vai justificar a concen - tração industrial no Sudeste, especificamente em São Paulo. e) Marca o avanço do Neoliberalismo no país, com sérias repercussões no setor secundário da economia, determinando, por exemplo, a privatização de quase todas as empresas estatais. Resolução Nas últimas décadas, a saturação das áreas consoli - dadas como industriais, com a elevação dos insumos de produção nestas regiões, desencadeou um processo de descentra lização. Novas plantas industriais são instaladas em áreas, outrora desvalorizadas. Busca-se nestas novas áreas fatores locacionais que não mais são atraentes nas áreas industriais tradicionais. 28 B Entre os países em desenvolvimento, é o mais populoso; atualmente, mostra grande abertura a uma política de mercado de base socialista; segunda potência comercial do mundo; apresenta um dos mais respeitáveis índices de desenvolvimento tecnológico, educacional, industrial e comercial; constitui mercado potencial para gerar grandes negócios, para o qual nos últimos anos estão se voltando os interesses de grandes investidores. Indique o país a que se refere o texto. a) Rússia. b) China. c) Brasil. d) Japão. e) Índia. Resolução Apesar da grande transformação em sua política econômica recente, a China adotou como estratégia a abertura de porções de seu território aos investi - mentos externos. A prática de mercado, a introdução das propriedades privadas e a perspectiva de lucro, conferidas à produção, convivem com o controle estatal da economia, o que caracteriza um país socialista. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 29 GABARITO OFICIAL A A era Vargas deixou marcas nas relações político- econômicas de dominação/subordinação político- econômica brasileira, contextualizando a conjuntura geopolítica de uma época. Passou a representar o início de um novo tempo na economia e na política brasileiras. Assinale a alternativa que caracteriza esse período. a) Período de abertura econômica conhecido como liberalismo econômico, em que os EUA passam a intervir na política e na economia e ocorre um processo de desmonte da estrutura estatal em benefício do capital estrangeiro. Os investimentos no setor público são reduzidos e a constituição liberal dá sustentação às políticas econômicas do governo. b) Respeitando uma tendência da geopolítica global, os países da Europa passam a intervir no planejamento econômico e social brasileiro. A França, com maior destaque, passa a intervir na política do país. c) A nova lei trabalhista fornece sustentação às políticas territoriais. Esse período ficou conhecido como de ditadura militar; a censura, a perseguição política e a repressão fornecem sustentação às políticas econô - micas do governo. d) Período marcado pela recessão econômica e falta de investimentos estrangeiros. A indústria nacional sofre queda na produção e a agricultura volta a ser incen - tivada. O governo, baseado na política alemã, intervém nos direitos individuais dos cidadãos e dá início a uma geopolítica. e) Os EUA deixam de investir no Brasil como medida política de retaliação pelo envolvimento do governo com a Alemanha. Assim, a indústria é a primeira a sofrer com essa nova geopolítica. Resolução Na caracterização da Era Vargas, houve uma excessiva generalização. A despeito da extensão deste período da história brasileira e sua complexidade, foi lhe dado um aspecto homogêneo. Houve, de fato, um período liberal, sobretudo o que se estende de 1934 até o golpe do Estado Novo em 1937. A partir daí, entre 1937 e 1945, o governo Vargas caracterizou-se por seu alinhamento em relação aos interesses norte-ameri - canos, os investimentos públicos não foram reduzidos, tampouco houve desmonte da estrutura estatal neste período. Reconduzido ao poder em 1951 até 1954, teve um governo marcado por uma postura nacionalista, com reduzido aporte de capitais estrangeiros no país, e ampliação de investimento no setor público (destaque para a criação da Petrobras). Portanto, a alternativa A mostrou-se, no mínimo, imprecisa dada a generalização na caracterização da Era Vargas. As outras alternativas não são verda - deiras, mas a alternativa correspondente ao gabarito oficial deixa a desejar. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 30 D Uma forma de regionalizar o Brasil, para avaliar a situação socioeconômica e as relações entre a sociedade e o espaço natural, é dividir o país em três grandes com - plexos regionais, de acordo com proposta do geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger. Observe a figura em que está destacada essa proposta de regionalização. (www.educação.uol.com.br) Indique a alternativa que apresenta os complexos regionais 1, 2 e 3, respectivamente. a) Complexo Norte, Nordeste e Centro Sul. b) Complexo Norte, Centro Sul e Nordeste. c) Complexo Amazônia, Centro Oeste e Nordeste. d) Complexo Amazônia, Centro Sul e Nordeste. e) Complexo Norte, Centro Oeste e Nordeste. Resolução Os grandes complexos regionais nos quais divide-se o mapa do Brasil apresentado a seguir são: Amazônia, que abrange a Região Norte, oeste do Maranhão e centro-norte do Mato Grosso; Centro-Sul, regiões Sul e Sudeste (exceto do norte de Minas Gerais), Mato Grosso do Sul, Goiás e o sul do Mato Grosso; Nordeste, que abrange toda a região Nordeste (exceto o oeste do Maranhão) e norte de Minas Gerais. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 33 E As áreas de riscos são geralmente ocupadas pela população mais pobre que constrói suas casas, muitas vezes, sem investimentos em técnicas e tecnologias apropriadas. Nesse tipo de dinâmica de uso e ocupação do solo urbano, ocorre o aparecimento das favelas, principalmente nas médias e grandes cidades. Esse fato demonstra que a) a periferia das cidades é o local de preferência dos pobres, pois lá eles encontram a verdadeira sociabilidade. b) a concentração da população pobre nessas áreas justifica-se pela facilidade de acesso e pela centralização de bens e serviços públicos. c) esse tipo de ocupação ocorre nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro em razão do esgotamento das áreas urbanas adequadas às construções. d) a pobreza urbana é a principal causa dos graves impactos ambientais em razão da forma predadora de apropriação do espaço urbano. e) as favelas construídas em áreas de riscos nas cidades evidenciam as contradições socioespaciais e a exclusão social sofrida por parte da população. Resolução A exclusão social a que é submetida uma parcela considerável da população residente nas grandes cidades brasileiras apresenta como uma de suas evidências moradias precárias, como aquelas associa - das às favelas e geralmente instaladas nas áreas de menor valorização, como várzeas e encostas. Fatores como a grande pobreza, o desem prego, a falta de políticas públicas mais abrangentes para a habitação e a especulação imobiliária que encarece os preços dos imóveis, podem ser apontados como algumas das causas socioespaciais da formação das favelas. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 34 B Numere, no quadro, a coluna da esquerda de acordo com a da direita, associando cada área do Brasil à respectiva característica predominante quanto à organização do espaço agrário. Organização do espaço agrário brasileiro (Magnoli e Araújo, Geografia: a construção do mundo. Moderna, 2005. Adaptado) Assinale a opção que apresenta a associação correta. a) 1, 2, 3 e 4. b) 1, 3, 2 e 4. c) 2, 3, 4 e 1. d) 3, 4, 2 e 1. e) 4, 3, 1 e 2. Resolução A sequência mais coerente que completa as associações da questão é aquela que relaciona as áreas do Centro-Sul com a agropecuária moderna, a faixa litorânea do Nordeste com a agricultura comercial tradicional, as regiões do interior do país com a pecuária tradicional extensiva e a Amazônia legal com o extrativismo vegetal. Quanto à essa última assertiva, é preciso que se note que as atividades da Amazônia estão num dinâmico processo de evolução, no qual o extrativismo vegetal vai cedendo lugar ao extrativismo mineral e à agropecuária. Áreas Características predominantes ( ) São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul 1. Agropecuária moderna ( ) Faixa Litorânea do Nordeste 2. Pecuária tradicional extensiva ( ) Algumas regiões interiores distantes dos centros urbanos e industriais 3. Agricultura comercial tradicional ( ) Amazônia legal 4. Extrativismo vegetal UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 35 C Nos dias atuais, existe uma verdadeira marcha da urbanização. Se, em 1940, apenas 30% da população total do país vivia em cidades, em 2007 essa porcentagem avança para 83% (PNAD/IBGE 2007 – ano-base 2006), o que significa dizer que 8, em cada 10 brasileiros, vivem em núcleos urbanos. Entretanto, essa população vem apresentando novas tendências. Em seus fluxos migra - tórios, ocorre um “reforço da metropolização juntamente com uma espécie de desmetropolização”. (Santos, 1993) Analise as afirmações que seguem. I. A população urbana, em grande parte, concentra-se no Sudeste do país, em especial nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro. II. Concomitantemente à permanência do peso acentuado das metrópoles, ocorre a desconcentração ou repar - tição de atividades entre as metrópoles e outros núcleos urbanos. III. Os novos fluxos migratórios representam na atuali - dade uma nova onda do êxodo rural, o qual interfere diretamente na proliferação de metrópoles no país. IV. A emergência e a consolidação das cidades médias brasileiras acabam atestando a desconcentração das atividades produtivas, o que evidencia uma nova divisão territorial do trabalho no país. V. A desmetropolização aponta o fato de que as metró - poles perdem importância na economia local e global. Assinale a alternativa que reúne apenas os itens relacio - nados à dinâmica da urbanização brasileira na atualidade. a) I, II e III. b) I, III e V. c) I, II e IV. d) II, IV e V. e) III, IV e V. Resolução Quanto à questão da urbanização e suas relações com fluxos migratórios, a assertiva III está errada, pois houve um esgotamento do êxodo rural, em favor das migrações entre as cidades. Na assertiva V, apesar das metrópoles terem sofrido uma certa perda de suas influências, sua importância nas economias locais globais continua bastante forte. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 38 B O atleta jamaicano Usain Bolt foi um dos grandes pro - tagonistas dos Jogos Olímpicos de Pequim. Ele bateu seu próprio recorde mundial dos 100 metros com o tempo de 9,69 segundos e, na prova dos 200 metros rasos, ele registrou o tempo de 19,3 segundos. Se Bolt corresse a prova de 200 metros rasos com a mesma velocidade média com que correu a prova dos 100 metros, ele teria completado a prova em a) 15,4 segundos. b) 19,4 segundos. c) 25,5 segundos. d) 29,3 segundos. e) 30,4 segundos. Resolução De acordo com o texto, a velocidade escalar média nas duas corridas é a mesma: Vm = ⇒ = = ⇒ ∆t2 = 19,38s ∆t2 ≅ 19,4s 200 –––– ∆t2 100 –––– 9,69 ∆s2––– ∆t2 ∆s1––– ∆t1 ∆s ––– ∆t UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 39 E Sabe-se que em um Movimento Harmônico Simples (MHS), a aceleração relaciona-se com o tempo, de acordo com a seguinte função: a = –Aω2 cos (ϕ0 + ωt) onde: a é aceleração, A é a amplitude, ω é a frequência angular ou pulsação, ϕ0 é a fase inicial e t é o tempo. Um bloco, considerado como um ponto material, preso em uma mola, descreve um MHS sobre uma mesa horizontal sem atrito, seguindo a trajetória BAC indicada na figura. Se o bloco, no instante inicial desse movimento, estava no ponto B, e sabendo que ele completa um ciclo a cada 1 segundo, pode-se afirmar que a função da aceleração (a) em relação ao tempo (t) desse movimento é: a) a = –8π2 cos  + πt b) a = –2π2 cos (2πt) c) a = –2π2 cos (π + πt) d) a = –8π2 cos (t) e) a = –8π2 cos (2πt) Resolução (I) A amplitude (A) é o afastamento máximo do blo - co em relação à posição de equilíbrio (ponto A). No caso: (II) A frequência angular (ω) é dada por: ω = Sendo T = 1s, vem: ω = (rad/s) Da qual: (III) A fase inicial é o valor de ϕ0 em t0 = 0. No caso, ϕ0 = 0. (IV) A função a = f (t) fica expressa por: a = –2 (2π)2 cos (0 + 2πt) Da qual: (SI)a = –8π2 cos (2πt) ω = 2π rad/s 2π ––– 1 2π ––– T A = 2m π ––– 2 UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 40 E Uma bola de pequeno diâmetro deve ser elevada, lenta - mente e com velocidade constante, à altura h. Considere duas opções: erguê-la mediante o uso de uma corda e uma polia ideais (esquema I) ou empurrá-la ao longo do plano inclinado (esquema II). Se desprezarmos o atrito, a bola é erguida com a aplicação da menor força, quando a) se eleva a bola na vertical, utilizando a polia. b) se eleva a bola utilizando qualquer uma das opções sugeridas. c) se empurra a bola ao longo do plano inclinado com ângulo α igual a 60º. d) se empurra a bola ao longo do plano inclinado com o ângulo α igual a 45º. e) se empurra a bola ao longo do plano inclinado com o ângulo α igual a 30º. Resolução Quando a bola é levantada verticalmente, com veloci - dade constante, temos: Se a bola for levantada, com velocidade constante, ao longo do plano inclinado, teremos: FII = Pt = P sen θ Como o seno é função crescente de 0° a 90°, FII será mínima quando sen θ for mínimo e, para os valores citados nas opções, devemos ter θ = 30°. FI = P UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 43 C Um engenheiro pretende comprar um guindaste e obtém a tabela seguinte, que relaciona suas características técnicas: Considerando a aceleração da gravidade local igual a 10m/s2, o guindaste pesquisado tem potência igual a a) 100 kW. b) 110 kW. c) 120 kW. d) 130 kW. e) 140 kW. Resolução A potência útil do guindaste é dada por: Potu = = Potu = (W) Potu = 120 . 10 3W Potu = 120kW 12000 . 10 . 10 ––––––––––––– 10 m g H –––––– ∆t τ ––– ∆t Carga máxima que suporta 12 000 kg Altura máxima a que é capaz de elevar a carga 10 m Tempo máximo para elevar a carga máxima à altura máxima 10 s UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 44 D Uma cozinheira, moradora de uma cidade praiana, não dispunha de um termômetro e necessitava obter água a uma temperatura de 60 ºC. Resolveu, então, misturar água fervendo com água proveniente de um pedaço de gelo que estava derretendo. Considere o sistema isolado, ou seja, que a troca de calor só se estabeleceu entre as quantidades de água misturadas e, ainda, que a cozinheira usou a mesma xícara nas suas medições. A cozinheira só chegaria ao seu objetivo se tivesse misturado uma xícara da água a 0 ºC com a) três xícaras de água fervendo. b) duas xícaras e meia de água fervendo. c) duas xícaras de água fervendo. d) uma xícara e meia de água fervendo. e) meia xícara de água fervendo. Resolução Uma cidade praiana fica no nível do mar, onde a água entra em ebulição a 100°C. Nesse local, o gelo derrete a 0°C. Assim, considerando-se que a massa de água contida em cada xícara vale m, podemos dizer que: Qcedido + Qrecebido = 0 (mc∆θ)água quente + (mc∆θ)água fria = 0 Sendo n o número de xícaras com água a 100°C que serão misturadas com uma xícara de água a 0°C, vem: nmc(60 – 100) + mc (60 – 0) = 0 –40n + 60 = 0 40n = 60 n = 1,5 xícara de água UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 45 D Um rapaz foi encarregado de fixar um espelho plano em um provador de roupas de uma boutique. No entanto, não lhe foi dito a que altura, na parede, o espelho deveria ser fixado. Desejando que os clientes se vissem de corpo inteiro (da cabeça aos pés) no espelho, verificou que a altura do espelho era suficientemente grande, mas, ainda assim, resolveu determinar a menor distância da extremidade inferior do espelho ao solo, para atingir seu objetivo. Para tanto, o rapaz precisaria conhecer, em relação ao solo, apenas a altura a) do cliente mais alto. b) até os olhos, do cliente mais alto. c) do cliente mais baixo. d) até os olhos, do cliente mais baixo. e) até a cintura, do cliente mais alto. Resolução ∆I2CB ∆OBB’ = –––– I2C = Para que os clientes se vejam da cabeça aos pés, basta que o bordo inferior do espelho esteja à metade da altura do mais baixo cliente. –––– OB ––––– 2 –––– OB ––––– 2d –––– I2C––––– d UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 48 C No vácuo, duas partículas, 1 e 2, de cargas respecti - vamente iguais a Q1 e Q2, estão fixas e separadas por uma distância de 0,50 m, como indica o esquema. Uma terceira partícula, de carga Q3, é colocada entre as partículas 1 e 2, na mesma reta. Considerando  2 = 1,4, sabendo que as três cargas têm sinais iguais e que a carga Q1 = 2Q2, a distância de Q1 em que deverá ser colocada a carga Q3 para que ela permaneça em equilíbrio eletrostático será de a) 0,10 m. b) 0,20 m. c) 0,30 m. d) 0,40 m. e) 0,50 m. Resolução Como as cargas Q1, Q2 e Q3 possuem sinais iguais, haverá repulsão entre elas. Para que a carga Q3 permaneça em equilíbrio, é necessário que a resultante das forças sobre ela seja zero. Assim: → → F2,3 Q3 F1,3 ←⎯⎯⎯⎯⎯⎯→ F1,3 = F2,3 Aplicando-se a Lei de Coulomb, temos: K = K , em que x é a distância entre as cargas Q1 e Q3. = = x2 = 2 (0,50 – x)2 ⇒ x = 2 (0,50 – x) x = 1,4 (0,50 – x) x = 0,7 – 1,4x 2,4x = 0,7 ⇒ Dos valores citados, o que mais se aproxima da res - posta obtida é 0,30m. O enunciado deveria usar a expressão aproximada - mente. x ≅ 0,29m Q2 ––––––––– (0,50 – x)2 2 Q2 –––––– x2 Q2 ––––––––– (0,50 – x)2 Q1 –––– x2 Q2 . Q3 ––––––––– (0,50 – x)2 Q1 . Q3 –––––––– x2 UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 HISTÓRIA 49 C De cidade em cidade, de civilização em civilização, a ciência viaja com as caravanas de mercadores, os exércitos invasores e os viajantes solitários. A matemática dos gregos, entre eles Pitágoras, chegou até nós por meio de Alexandria, cidade egípcia às margens do Nilo. Ali um grego chamado Euclides, que chegou à cidade no ano 300 a.C., escreveu um dos livros mais copiados e traduzidos de toda a História: Elementos de Geometria. A história dessa cidade e da “viagem” do conhecimento grego se confunde com a trajetória dos macedônios. (Flavio Campos e Renan Garcia Miranda, A escrita da História) A respeito dos macedônios, pode-se afirmar que foram a) um povo guerreiro, que acabou dominado pelos exércitos romanos de César e Marco Antônio, após décadas de resistência. b) grandes matemáticos, que souberam aplicar seus conhecimentos na construção de algumas das maravilhas da Antiguidade. c) conquistadores da Grécia, que expandiram seu império para o Oriente e promoveram o que passou a ser conhe-cido como Helenismo. d) precursores da cultura grega; atribui-se aos seus filósofos e pensadores a criação do pensamento mítico. e) grandes mercadores, responsáveis por disseminar junto aos gregos os avanços técnicos da arquitetura egípcia. Resolução Questão formulada de conformidade com a interpretação de que a História não é feita pelos heróis individuais, mas pelos povos. A alternativa é essencialmente correta, pois menciona fatos incontestáveis relacionados com os macedônios: a conquista da Grécia e do Oriente, dando origem à civilização helenística. Mas omite a atuação de Felipe II e Alexandre Magno, sem os quais aqueles fatos certamente não teriam ocorrido. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 50 A Num momento em que o Império Romano do Ocidente havia desmoronado e os Impérios Bizantino e Persa se esfacelavam, os árabes expandiram consideravelmente seus domínios. Em menos de 100 anos o Islã era a religião de toda a costa sul e leste do Mediterrâneo, além de ter se espalhado para a Pérsia, até o vale do Indo, e para a Península Ibérica. (Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo, História para o Ensino Médio) No contexto de tantas conquistas, a civilização árabe a) sintetizou criativamente as tradições culturais árabe, bizantina, persa, indiana e grega. b) rejeitou as contribuições culturais originadas de povos que professassem outras crenças. c) submeteu pelas armas os povos conquistados e impôs o deslocamento forçado das populações escravizadas. d) perseguiu implacavelmente os judeus, levando à sua dispersão pelos territórios da Europa do leste. e) desprezou os ofícios ligados às artes, às ciências e à filosofia relegados aos povos conquistados. Resolução Os árabes, ao longo da expansão que se seguiu à morte de Maomé, criaram um império militar, político e religioso, além de desenvolverem uma brilhante civilização. Esta contou com avanços no conhecimento proporcionados pelos próprios árabes; mas também assimilou contribuições de outras culturas com as quais os conquistadores estabeleceram contato — a persa (influência na literatura e em outras artes), a indiana (algarismos “arábicos” e produtos agrícolas como a cana-de-açúcar), a greco-bizantina (conhecimento de textos clássicos) e também a chinesa (inovações técnicas como a pólvora, a bússola e o papel). UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 53 D O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite, esses mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas, se pudesse... Sustento que somos a primeira raça do mundo e quanto mais do mundo habitarmos, tanto melhor será para a raça humana ... Se houver um Deus, creio que Ele gostaria que eu pintasse o mapa da África com as cores britânicas. (Cecil Rhodes (1853-1902), O último desejo e testamento de Cecil Rhodes apud Leo Huberman, História da riqueza do homem) O texto refere-se à a) partilha do continente africano deliberada em 1885, na Conferência de Berlim, que teve por objetivo maior promover a riqueza dos países pobres por meio dos investimentos europeus. b) expansão europeia, realizada segundo os preceitos mercantis, que visava ao acúmulo de metais preciosos abundantes e pouco valorizados pelos habitantes nativos do continente africano. c) procura de novos mercados para a produção industrial e os capitais bancários europeus, prejudicados pela instabilidade política da América Latina, que impedia o crescimento das trocas. d) expansão imperialista na África, liderada pela Inglaterra e França no século XIX, ligada ao capitalismo industrial, evidenciando a ideia de superioridade e de preconceito contra os colonizados. e) fragmentação do continente africano desde meados do século XIX para garantir a ajuda aos nativos que, inca- pazes de explorar suas próprias riquezas, necessitavam de capitais europeus. Resolução O engenheiro Cecil Rhodes foi o mais notório defensor do colonialismo britânico, tendo seu nome ligado à designação de duas colônias na África Meridional: as Rodésias do Norte e do Sul (atualmente Zâmbia e Zimbábue). Foi ele também o idealizador da linha “Cabo—Cairo”, isto é, uma faixa territorial dominada pela Grã-Bretanha, cortando o continente africano do Sul ao Norte (a existência da Etiópia, conquistada pelos italianos em 1935-36, impediu a concretização daquele projeto). O texto transcrito justifica o neocolonialismo, praticado pelas potências industriais, pelo viés ideológico da superioridade da raça branca. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 54 A Sobre o tratamento dispensado aos índios no período colonial, pode-se afirmar que a) os colonos de várias regiões do Brasil e os representantes das ordens religiosas, especialmente os jesuítas, entraram em conflitos, pois defendiam formas diversas nas relações com as sociedades indígenas. b) as ordens religiosas de origem portuguesa e os grandes proprietários rurais defendiam a escravização indiscri- minada dos povos indígenas, mesmo para aqueles que fossem catequizados. c) com o início do tráfico negreiro para o Brasil em fins do século XVI, uma ampla legislação do Estado português de proteção aos índios passou a vigorar, cessando de imediato a escravidão indígena. d) para a Igreja Católica e para os senhores de escravo, árduos defensores do sentido religioso da colonização do Brasil, a escravização indígena deveria ser um ins- trumento de conversão religiosa. e) a experiência de escravização dos povos indígenas no Brasil foi efetiva em poucas regiões do nordeste, em atividades de menor importância econômica, e apenas nas primeiras décadas da presença lusa. Resolução Desde sua chegada ao Brasil, em 1549, os jesuítas sempre se opuseram à escravização dos índios e aos maus-tratos impostos pelos colonizadores. Para proteger os nativos — e também para utilizá-los como mão-de-obra dócil e gratuita — os inacianos desenvolveram, no Brasil e no Vice-Reino do Prata, o sistema de aldeamentos, missões ou “reduções” (como os célebres “Sete Povos”, no Rio Grande do Sul). Os atritos entre colonos portugueses e jesuítas foram frequentes, destacando-se dois episódios do século XVII: a “Botada dos Padres para Fora”, decidida pela câmara municipal de São Paulo, e a expulsão dos jesuítas do Maranhão, durante a Revolta de Beckman. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 55 E Charles K. Berryman,1939 (www.dancodeimagens.blogspot.com/2008/07/charges-e- caricaturas.html) A figura faz referência ao Pacto Ribbentrop-Molotov, de 1939, como se fosse o casamento de Hitler e Stálin. O referido pacto estabelecia a) a aliança entre a URSS e a Alemanha em seus projetos de destruição da ordem capitalista, só rompida com a invasão alemã no território soviético, em 1941. b) o compromisso de Stálin em colaborar com a política de perseguição a judeus, homossexuais e ciganos, iniciada na “Noite dos Cristais”. c) o apoio decidido dos soviéticos à política expansionista de Hitler, fornecendo recursos para o esforço de guerra alemão na Tchecoslováquia. d) a união de forças soviéticas e alemãs para combater a ameaça representada pela presença inglesa nos estreitos de Bósforo e Dardanelos. e) o compromisso de não agressão entre alemães e sovié- ticos, com a partilha da Polônia e a ocupação dos países Bálticos e da Finlândia pelos soviéticos. Resolução Alternativa parcialmente correta. O Pacto de Não Agressão Germano-Soviético ou (Ribbentrop—Molotov) estipulava que a Alemanha e a URSS não entrariam em guerra nos próximos cinco anos. Cláusulas secretas concediam à URSS o domínio sobre parte da Polônia e os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), além de três pequenas porções do território finlandês (e não toda a Finlândia) e a Bessarábia (atual Moldávia), então pertencente à Romênia. O referido pacto permitiu a Hitler invadir a Polônia uma semana depois, dando início à Segunda Guerra Mundial. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 58 A Expansão das estradas de ferro * Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara (antigo distrito Federal), Minas Gerais e São Paulo (apud Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil) A partir da análise dos dados apresentados e dos seus conhecimentos sobre o período, é correto afirmar que a) o desenvolvimento da economia cafeeira teve, entre meados do século XIX e início do XX, um forte vínculo com a expansão do transporte ferroviário. b) nas duas décadas finais do século XIX, o avanço dos trilhos na região cafeeira recuou em função das crises enfrentadas na exportação do produto. c) com as leis abolicionistas, a partir de 1871, ocorreu uma queda brusca na expansão ferroviária na região cafeeira, mas não no Brasil. d) apesar da riqueza gerada pelo café, a malha ferroviária do Sudeste sempre foi muito modesta quando comparada ao restante do país. e) o auge da produção de café no Vale do Paraíba, registrado no início do século XX, não se beneficiou da construção de novas estradas. Resolução A partir da construção da E.F. Santos a Jundiaí, que assegurava o escoamento do café produzido no Oeste Paulista, as ferrovias avançaram para o interior de São Paulo, acompanhando a expansão dos cafezais e a implantação de novos núcleos urbanos. No século XX, ainda no contexto da atividade cafeeira, a malha ferroviária paulista alcançou o atual Mato Grosso do Sul. Anos Região Cafeeira * (Km) Brasil (Km) 1854 14,5 15,5 1859 77,9 109,4 1864 163,2 411,3 1869 450,4 713,1 1874 1 053,1 1 357,3 1879 2 395,9 2 895,7 1884 3 830,1 6 324,6 1889 5 590,3 9 076,1 1894 7 676,6 12 474,3 1899 8 713,9 13 980,6 1904 10 212,0 16 023,9 1906 11 281,3 17 340,4 UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 59 E Os poucos grupos operários que foram procurar o general Isidoro no quartel da Luz para aderirem à revolução nem sequer foram por ele recebidos, embora o general recebesse facilmente os representantes da Associação Comercial. (José de Souza Martins, Folha de S.Paulo, 11.06.2004) O fragmento faz referência à Revolução de 1924. Esse evento relaciona-se com a) a Campanha Civilista, que opôs os candidatos Hermes da Fonseca, alagoano, e Pinheiro Machado, gaúcho. b) as primeiras crises políticas da República, como a que depôs o presidente Arthur Bernardes. c) as manifestações operárias organizadas pelo Partido Comunista Brasileiro contra a posse do presidente Wa- shington Luís. d) as radicais reformas urbanas pelas quais passava a cidade de São Paulo, conforme proposta do prefeito Antonio Prado Júnior. e) a ação do movimento tenentista, que questionava a ordem oligárquica da chamada I República (1889- 1930). Resolução A Revolução de 1924 em São Paulo, liderada pelo General Isidoro Dias Lopes(único oficial de alta patente ligado ao Tenentismo) foi, com a Revolta dos 18 do Forte(1922) e a Coluna Prestes(1924-27), uma das principais manifestações do movimento de jovens oficiais do Exército contrários à República das Oligarquias. Como também aconteceu com os dois outros episódios citados, a Revolução de 1924 fracassou. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 60 C Embora a crise já estivesse se manifestando quando o general Geisel tomou posse, o seu plano econômico [II Plano Nacional de Desenvolvimento] continuava mantendo as mesmas expectativas dos anos anteriores: altas taxas de crescimento econômico e controle da inflação. (Nadine Habert, A década de 70 – Apogeu e crise da ditadura militar brasileira) A adoção do II Plano Nacional de Desenvolvimento gerou, ao final do governo Geisel, a) uma estagnação econômica, associada a um processo de deflação das mercadorias importadas. b) uma mudança acessória no modelo econômico, que passou a privilegiar o mercado interno e a distribuição de renda. c) um aumento da participação do Estado na economia e um crescimento considerável da dívida externa brasileira. d) um crescimento econômico acima do planejado, porém com as maiores taxas de desemprego durante o regime militar. e) a intervenção direta do Fundo Monetário Internacional (FMI), exigindo o pagamento de parcelas atrasadas da dívida externa. Resolução No plano econômico, o quinquênio de general Ernesto Geisel na Presidência da República (1974-79) caracterizou-se por um esforço considerável no sentido de continuar a ação econômica do governo Médici (1969-74). Daí a atenção dedicada ao setor energético (acordo nuclear Brasil—Alemanha, projeto da Hidrelétrica de Itaipu e criação do Pró-Álcool), aliás com fortes investimentos do Estado. Todavia a conjuntura era adversa (alta do petróleo e dos juros internacionais, aumento da dívida externa brasileira e retração dos investimentos privados), o que resultou em um quadro inflacionário, prenunciando aquela que seria considerada a “década perdida” (anos 80). UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 63 C O abaixamento relativo da pressão de vapor de um solvente, resultante da adição de um soluto não volátil, depende do número de partículas dissolvidas na solução resultante. Em quatro recipientes, denominados A, B, C e D, foram preparadas, respectivamente, soluções de glicose, sacarose, ureia e cloreto de sódio, de forma que seus volumes finais fossem idênticos, apresentando composições conforme especificado na tabela: Com base nas informações fornecidas, é correto afirmar que a) todas as soluções apresentam a mesma pressão de vapor. b) a solução de sacarose é a que apresenta a menor pressão de vapor. c) a solução de cloreto de sódio é a que apresenta a menor pressão de vapor. d) a solução de glicose é a que apresenta a menor pressão de vapor. e) as pressões de vapor das soluções variam na seguinte ordem: ureia = cloreto de sódio > glicose. Resolução Como todas as soluções apresentam o mesmo volume, a solução com a maior quantidade em mol de partículas dispersas terá a maior concentração de partículas dispersas. Cálculo da quantidade em mol de soluto dissolvido na solução A: 1 mol de C6H12O6 ––––––– 180,2g x ––––––– 18,02g x = 0,1 mol de C6H12O6 Cálculo da quantidade em mol de soluto dissolvido na solução B: 1 mol de C12H22O11 ––––––– 342,3g y ––––––– 34,23g y = 0,1 mol de C12H22O11 Cálculo da quantidade em mol de soluto dissolvido na solução C: 1 mol de CO(NH2)2 ––––––– 60,1g z ––––––– 6,01g z = 0,1 mol de CO(NH2)2 Cálculo da quantidade em mol de soluto dissolvido na solução D: Recipiente Substância Massa molar (g/mol) Massa dissolvida (g) A C6H12O6 180,2 18,02 B C12H22O11 342,3 34,23 C CO(NH2)2 60,1 6,01 D NaCl 58,4 5,84 UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 1 mol de NaCl ––––––– 58,4g w ––––––– 5,84g w = 0,1 mol de NaCl Os solutos das soluções A, B e C são compostos moleculares e não ionizam; portanto, o número de partículas dispersas é igual ao número de partículas dissolvidas. Na solução D, o soluto é iônico e sofre dissociação, conforme a equação abaixo: H2O NaCl(s) ⎯⎯→ Na+(aq) + Cl–(aq) 0,1 mol 0,1 mol 0,1 mol 0,2 mol A solução com a maior concentração de partículas dispersas, solução D, terá a menor pressão de vapr. 64 B O óxido de cálcio, conhecido comercialmente como cal virgem, é um dos materiais de construção utilizado há mais tempo. Para sua obtenção, a rocha calcária é moída e aquecida a uma temperatura de cerca de 900°C em diversos tipos de fornos, onde ocorre sua decomposição térmica. O principal constituinte do calcário é o carbonato de cálcio, e a reação de decomposição é representada pela equação: CaCO3(s) →← CaO(s) + CO2(g) Considerando-se que uma amostra de calcário foi decomposta a 900°C, em um recipiente fechado dotado de um êmbolo que permite ajustar o volume e a pressão do seu interior, e que o sistema está em equilíbrio, um procedimento adequado para aumentar a produção de óxido de cálcio seria a) aumentar a pressão do sistema. b) diminuir a pressão do sistema. c) acrescentar CO2 ao sistema, mantendo o volume cons- tante. d) acrescentar CaCO3 ao sistema, mantendo a pressão e o volume constantes. e) retirar parte do CaCO3 do sistema, mantendo a pressão e o volume constantes. Resolução Para aumentar a produção de óxido de cálcio, devemos deslocar o equilíbrio para a direita, sentido no qual ocorre aumento de volume de gases. CaCO3(s) →← CaO(s) + CO2(g) 0V 1V A adição de ou a retirada de CaCO3(s) não afeta o equilíbrio. A adição de CO2 deslocará o equilíbrio para a esquerda, diminuindo o rendimento de CaO(s). A única alternativa correta é a diminuição da pressão do sistema, que desloca o equilíbrio no sentido de expansão de volume (para a direita), aumentando a produção de óxido de cálcio. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 65 E A chamada “lei seca” foi criada para tentar diminuir o número de acidentes envolvendo veículos automotores, procurando evitar que sejam conduzidos por motoristas alcoolizados. Para uma fiscalização eficaz, o chamado bafômetro é utilizado nas operações de policiamento nas cidades e rodovias do país. Os primeiros equipamentos desse tipo eram constituídos por tubos em cujo interior havia dicromato de potássio e ácido sulfúrico, imobilizados em sílica. Ao soprar no tubo, o ar exalado pela pessoa entra em contato com esses reagentes, e, caso tenha consumido álcool, seus vapores reagem segundo a equação química: 3C2H5OH + 2K2Cr2O7 + 8H2SO4 → → 3CH3COOH + 2Cr2(SO4)3 + 2K2SO4 + 11H2O sendo detectado devido à coloração verde, característica do Cr2(SO4)3 produzido. É correto afirmar que, na reação que ocorre no bafômetro, o etanol é a) hidrolisado. b) desidratado pelo H2SO4. c) reduzido pelo H2SO4. d) reduzido pelo K2Cr2O7. e) oxidado pelo K2Cr2O7. Resolução 3C2H5OH + 2K2Cr2O7 + 8H2SO4 → → 3CH3COOH + 2Cr2(SO4)3 + 2K2SO4 + 11H2O No processo, o etanol (redutor) é oxidado a ácido acético: e o dicromato de potássio (oxidante) é reduzido a sulfato de crômio III: No bafômetro, o etanol é oxidado pelo K2Cr2O7. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 68 D No gráfico, encontra-se representada a curva de solubilidade do nitrato de potássio (em gramas de soluto por 1000 g de água). Para a obtenção de solução saturada contendo 200 g de nitrato de potássio em 500 g de água, a solução deve estar a uma temperatura, aproximadamente, igual a a) 12°C. b) 17°C. c) 22°C. d) 27ºC. e) 32°C. Resolução Cálculo da massa de nitrato de potássio em 1000g de H2O na solução saturada: 500g de H2O –––––––– 200g de KNO3 1000g de H2O –––––––– x x = 400g de KNO3 Pelo gráfico, traçando as linhas de chamada, observamos que a temperatura do sistema deve ser da ordem de 27°C. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 69 B O dióxido de carbono tem diversas e importantes aplicações. No estado gasoso, é utilizado no combate a incêndios, em especial quando envolvem materiais elétricos; no estado sólido, o denominado gelo seco é utilizado na refrigeração de produtos perecíveis, entre outras aplicações. A figura apresenta um esboço do diagrama de fases para o CO2. Com base nas informações fornecidas pelo diagrama de fases para o CO2, é correto afirmar que a) o CO2 estará no estado líquido para qualquer valor de temperatura, quando sob pressão igual a 67 atm. b) o CO2 pode passar diretamente do estado sólido para o gasoso, quando a pressão for menor que 5,1 atm. c) haverá equilíbrio entre os estados líquido e gasoso para qualquer valor de pressão, quando sob temperatura igual a 25 ºC. d) as curvas representam as condições de temperatura e pressão em que existe uma única fase do CO2. e) há mais de um conjunto de condições de pressão e tem- peratura em que coexistem as três fases em equilíbrio. Resolução Para pressão menor que 5,1 atm, aumentando a temperatura, o CO2 no estado sólido passa direta - mente para o CO2 no estado gasoso (sublimação). O ponto que corresponde a 5,1 atm e – 56°C é chamado de ponto triplo, onde coexistem em equilíbrio os três estados físicos (sólido →← líquido →← gasoso). As curvas representam o estado de equilíbrio entre duas fases (S →← L, L →← V, S →← V). UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 70 D O conhecimento dos potenciais padrão permite que se fa- çam previsões quanto à espontaneidade de algumas reações químicas. Considere as semirreações: Cr2O7 2–(aq) + 14H+(aq) + 6 e– → 2Cr3+(aq) + 7H2O(l); E0 = +1,33 V ClO4 –(aq) + 2H+(aq) + 2 e– → ClO3 –(aq) + H2O(l); E0 = +1,23 V Com base nessas informações, é correto afirmar que a oxidação do íon crômio (III) com o íon perclorato, em meio ácido, é uma reação a) espontânea, com ∆E0 = + 0,10 V. b) espontânea, com ∆E0 = + 2,36 V. c) não espontânea, com ∆E0 = + 0,10 V. d) não espontânea, com ∆E0 = – 0,10 V. e) não espontânea, com ∆E0 = – 2,36 V. Resolução Invertendo a primeira semirreação, multiplicando a segunda por três e somando, temos: 2 Cr3+(aq) + 7 H2O(l) → Cr2O7 2–(aq) + 14H+(aq) + 6e– E0 = –1,33V 3 ClO – 4(aq) + 6H +(aq) + 6e– → 3 ClO – 3(aq) + 3 H2O(l) E0 = +1,23V ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––– 2 Cr3+(aq) + 3 ClO – 4(aq) + 4 H2O(l) → → Cr2O 2– 7(aq) + 3 ClO – 3(aq) + 8H +(aq) ∆E0 = –1,33V + 1,23V = –0,10V A reação não é espontânea, pois ∆E < 0. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 INGLÊS Leia o texto para responder às questões de números 73 a 78. The Revivals of the fittest Jeremy McCarter One compensation of New York City life is that even the unpleasant parts come wrapped in legend. Your commute to Brooklyn might be a drag, but hey, Walt Whitman did it before you, and immortalized it in a poem. For generations, no art form has done more to make the city a place of fables than the Broadway musical. From Rodgers and Hart´s “Manhattan” in 1925 to “Christopher Street” in “Wonderful Town” to “Another Hundred People” in “Company”, songwriters haven´t just reflected their madcap city – they´ve helped to define it. Now, just when New Yorkers are in the midst of a spiritual flogging – upstaged by Obama´s Washington, humbled by Wall Street´s collapse, perplexed by real estate prices that are almost reasonable – the two greatest New York musicals have returned. If staged well, “West Side Story”, with its native-born and Puerto Rican gang warfare, distills the violence, frustrated dreams and tragic undertow of this immigrant town. And “Guys and Dolls”, with its hustlers and zealous (though badly outnumbered) religious believers, captures the ingenuity of New York´s street poetry, the hard-edged sense of humor that is constantly demanded of people forced to navigate these sidewalks every day. Both of the revivals take liberties with the material, in hopes of speaking more directly to our vexed moment. Each tells a very different story about the way we live in the nation´s artistic capital now. The chief novelty of the revival of “West Side Story” directed by Arthur Laurents, the show´s 91-year old librettist, is that considerable chuncks of the sad tale of Tony and Maria are now spoken and sung in Spanish. When this happens the first time, in a scene between Maria (Josefina Scaglione) and Anita (Karen Olivo, who just became a great big star), your eyes flick instinctively to the proscenium arch for a translation to appear. It doesn´t. This prompts two thoughts in quick succession: (1) Hey, you have to know Spanish to understand what they´re saying. (2) Wait – why don´t I know Spanish? (Newsweek, March 30, 2009) UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 Nas questões de números 73 a 75, assinale a alternativa correta, de acordo com o texto. 73 B a) A história do musical “West Side Story” tem Porto Rico como cenário. b) O musical “West Side Story” aborda os sonhos frustrados dos imigrantes que vivem em Nova York. c) O musical “West Side Story” é todo apresentado em língua inglesa. d) Tony e Maria são os personagens centrais do musical “Guys and Dolls”. e) O musical “Guys and Dolls” é uma peça ingênua sobre Nova York, apresentada como uma cidade violenta. Resolução No texto: “ ‘West Side Story’, with its native-born and Puerto Rican gang warfare, distills the violence, frustrated dreams and tragic undertow of this immigrant town.” • warfare = disputa • to distill = distilar 74 D a) A vida em Nova York apresenta aspectos agradáveis, como a região do Brooklyn. b) Gerações inteiras vão a Nova York para ver os musicais da Broadway. c) A comunidade do Brooklyn pode ser um bom exemplo das lendas urbanas envolvendo Nova York. d) Nova York pode ser agora considerada a capital artística dos Estados Unidos. e) Vários musicais foram apresentados na região do Brooklyn, inspirados por Whitman. Resolução No texto: “Each tells a very different story about the way we live in the nation´s artistic capital now.” • each = cada um UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 75 C a) O musical prejudicou a imagem de Nova York quando fez dela uma cidade lendária. b) O musical influenciou a vida artística de Nova York, a ponto de prejudicar outras formas de arte. c) Nenhuma outra forma de arte contribuiu mais do que o musical para fazer de Nova York uma cidade lendária. d) O surgimento de outras formas de arte em Nova York foi retardado pela importância atribuída ao musical. e) As fábulas dramatizadas pelo musical contribuíram para a sua exclusão da vida artística de Nova York. Resolução No texto: “For generations, no art form has done more to make the city a place of fables than the Broadway musical.” • fables = fábulas, lendas 76 A From Rodgers and Hart´s “Manhattan” in 1925 to “Christopher Street” in “Wonderful Town” to “Another Hundred People” in “Company”, songwriters haven´t just reflected their madcap city – they´ve helped to define it. A palavra they, nesse fragmento do texto, refere-se a a) songwriters. b) “Another Hundred People”. c) “Christopher Street”. d) Rodgers and Hart. e) “Wonderful Town”. Resolução A palavra they, nesse fragmento do texto, refere-se a songwriters. • songwriters = compositores “...songwriters haven´t just reflected their madcap city – they´ve helped to define it.” Em Português: “...compositores não apenas retrataram sua cidade alucinada – eles ajudaram a defini-la.” Logo: eles = compositores UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 80 A O texto afirma que a) tanto as empresas como os ativistas ecológicos estão começando a reunir informações sobre o impacto ambiental e biológico de cada decisão que tomamos. b) os ativistas ecológicos gostam de determinar o impacto biológico das decisões tomadas pelas empresas. c) usar a ciência chamada ecologia industrial poderia ser um negócio lucrativo para as empresas, se os ativistas permitissem. d) as empresas não gostam de ativistas ecológicos que passam informações aos consumidores de maneira acessível. e) os ativistas ecológicos, no começo, entregavam as informações das empresas aos consumidores. Resolução No texto: “...businesses and green activists alike are beginning to compile the environmental and biological impact of our every decision...” • alike = igualmente, da mesma forma 81 B Assinale a alternativa que corresponde, em português, à palavra lack na frase – Scanning the supermarket aisles, we lack the data to understand the full impact of what we choose… a) analisamos. b) não temos. c) computamos. d) não entendemos. e) escolhemos. Resolução • to lack = faltar, não ter Tradução do trecho: “Observando os corredores dos supermercados, não temos dados para entender o impacto total do que nós escolhemos.” 82 B Or the possibility that the T shirt may have been dyed using harsh industrial chemicals, which can pollute local groundwater. A palavra which, nesse fragmento do texto, refere-se a a) possibility. b) chemicals. c) T shirt. d) dyed. e) groundwater. Resolução O pronome relativo which refere-se ao antecedente chemicals. Tradução do trecho: “Ou a possibilidade de que a camiseta pode ter sido tingida usando produtos químicos industriais fortes, que podem poluir a água ‘subterrânea’.” UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009 83 D Segundo o texto, o livro Ecological Intelligence, do psi - cólogo Daniel Goleman, a) foi lançando recentemente. b) está esgotado. c) terá uma nova edição. d) será lançado em breve. e) foi impresso em papel reciclado. Resolução No texto: “That´s what psychologist Daniel Goleman describes in his forthcoming book, Ecological Intelligence.” 84 E Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase. Action can be ______ than intention. a) as difficult b) as easier c) so difficult d) most difficult e) more difficult Resolução “Action can be more difficult than intention.” O vocábulo than está relacionado a uma comparação (= do que), fazendo da alternativa E a única correta. UNESP (PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS) – JULHO/2009
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