Farmacologia: Cálculos em Enfermagem

Farmacologia: Cálculos em Enfermagem

Professor: Luiz Oliveira

Disciplina de Farmacologia

AULA 03

REVISÃO DE CALCULOS EM ENFERMAGEM

CÁLCULO PARA GOTEJAMENTO DE SORO

Para calcular o ritmo do fluxo do soro a ser administrado em um determinado período de tempo, deve-se considerar o tipo de equipo (macro ou microgotas), a quantidade soro, e o número de horas desejado para a administração do soro.

Regras Gerais:

01 litro = 1.000 ml

01 ml = 20 gotas

01 gota = 03 microgotas

01 hora = 60minutos

FÓRMULA GERAL

Número de Gotas = VOLUME

TEMPO x 03

OBSERVAÇÕES:

O VOLUME é sempre em ML nesta fórmula.

O TEMPO é sempre em horas.

Cálculo de Fracionamento de doses

Na prática clínica nem sempre a quantidade de medicamento disponível nas ampolas é a dose adequada para o paciente, como acontece com grande freqüência em pediatria. A maior parte das ampolas disponíveis no mercado consideram a necessidade de administração da draga em adultos, nessa circunstância devemos fracionar a dose, isto é, precisar a quantidade de droga exata a ser aspirada de uma ampola ou frasco para atender a prescrição médica. Nesse caso podemos utilizar as regras de razão, proporção e porcentagem para resolver esse problema, vejamos o exemplo:

Foram prescritos 100 mg VO de Fosfato sódico de prednisolona suspensão de 6/6 h. Quantos ml devem ser administrados?

Para encontrar a dose a ser administrada deve-se observar todos as informações disponibilizadas pela embalagem ou rótulo do medicamento. Neste caso temos a informação no rótulo de que cada 05 ml contém 15mg do medicamento.

Estando pronta a estrutura aplicaremos a Regra Fundamental das Proporções, isto é, “o produto dos meios é igual ao produto dos extremos”.

A quantidade a ser administrada da suspensão de Fosfato sódico de prednisolona será 33,3 ml. Como o frasco da solução vem acompanhado de uma colher graduada em ml, fica fácil medir a quantidade encontrada.

Bibliobragia

POSSO, M.B.S. SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM. Editora Atheneu. São Paulo,SP. 2004.

UTYAMA, I. K; MUSSI, N.M. Matemática Aplicada à Enfermagem. Cálculos e Dosagem. Editora Atheneu. São Paulo, SP. 2003.

UCB. Razão, proporção e porcentagem: aplicações na farmacologia. Vol. I.Num.I. Setembro de 2004. Disponível em http://www.humanitates.ucb.br/1/razao.htm. Acesso em 05/08/2009.

Comentários