Liderança trabalho

Liderança trabalho

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SOCIOLOGIA INDUSTRIALNS -6221 LIDERANÇA NA ERA DA SABEDORIA

Caçadore coletor; Agrícola;

Industrial;

Informação/ Trabalhadordo conhecimento;

Sabedoria.

“A bússola, símbolo da Era da Sabedoria, representa o poder para escolher nosso rumo e propósito, obedecendo as leis naturais e os princípios, que não mudam nunca e são universais“.

Atualmente, vivemos a Era do Conhecimento e estamos evoluindo, paulatinamente, à Era da Sabedoria.

A era da Sabedoria exigirá o surgimento de uma “NOVA CONSCIÊNCIA”,inserida dentro de um contexto capaz de resolver os problemas e afastar os obstáculos do caminho, alinhando os objetivos e sistemas de modo que os outros possam alcançar suas metas.

Faz as coisas acontecerem pelo exemplo: argumenta, inspira, consulta.

Liderança

Envolve comunicação, planejamento, controle, objetivos e correções.

Autocrática:líder é focado apenas nas tarefas.

Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.

Democrática:chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.

Liberal:as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto-dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigí-los.

AspectoGerente Líder Autoridade Chefe Líder/facilitador

Postura Burocrata Empreendedor

ResponsabilidadeResponsável pelo setor

Responsabilidade compartilhada

Foco de ação Voltado para o superior Voltado para o cliente

Tomada de decisão É o que decideFacilita a decisão

Comunicação Centralizador Disseminador Negociação Perde-ganha Ganha-ganha Delegação Centraliza Delega InformaçãoRecebe informações Monitora informações SubstitutoVisto como ameaçaForma seu substituto

Modelar (modelagem):surge a partir da confiabilidade, gera autoridade moral pessoal.

Descobrir caminhos:Traz autoridade moral visionária (coragem), adquire um claro entendimento quanto um compromisso da cultura em relação a esses objetivos.

Fortalecer:fruto dos outros três papéis, liberta o potencial humano sem motivação externa. Resulta em autoridade moral cultural.

Alinhar: alinhamento propicia a autoridade moral institucionalizadas com humildade e com respeito mútuo (confiança, visão e fortalecimento). É modelar a disposição para organizar estruturas, sistemas e processos congruentes com as decisões estratégicas “que mais importa” de modo que a organização se mantenha constantemente concentrada nos seus objetivos.

AS 4 INTELIGÊNCIAS/ CAPACIDADES

4 INTELIGÊNCIAS4 ATRIBUTOS4 PAPÉIS

CORPO (Viver) Espiritual Consciência Modelar

(Aprender) Mental Visão

Descobrir

Caminhos

CORAÇÃO (Amar) Física Disciplina Alinhar

ESPÍRITO (Deixarum legado) Emocional Paixão Fortalecer

Para um líder, não basta ter uma estratégia clara ou uma boa idéia. O importante é saber executá-la. Existem 6 elementos que o conduzem à essa finalidade:

1.Clareza:as pessoas não sabem claramente quais são esses objetivos ouprioridades de sua equipe ou organização.

2.Dedicação:era buscada com a venda de idéias divilgá-las constantemente e frequentemente. Quando as pessoas obtém de seu trabalho satisfação intrínseca, os fatores extrínsecos são menos importantes.

3.Capacitação: as pessoas não contam com estruturas, sistemas ou liberdade adequados para fazer bem seu trabalho.

4.Sinergia:as pessoas não se dão ou não trabalham bem juntas. É uma comunicação coerente entre as pessoas de modo que se identifiquem e alinham com a voz da organização, fazendo com que as equipes e departamentos se harmonizem entre si.

5.Cobrança de Responsabilidades:as pessoas não se cobram mutuamente as responsabilidades. As práticas de motivação e de avaliações de desempenho são substituídas pela cobrança mútua de responsabilidade e pelo compartilhamento aberto de informações relativas a objetivos da mais alta prioridade que todos entendem.

6.Tradução: as pessoas não sabem o que precisam fazer individualmente para auxiliar a equipe ou a organização a atingir seus objetivos. É necessário alinhar os objetivos visando os resultados.

PONTO CRÍTICO

Um importante comprometimento do líder junto à sua equipe é fazer com que cada um encontre a sua própria voz, seu próprio potencial, para depois poder agregá-lo à organização.

Essa força encontrada é chamada de Ponto Crítico e ela consiste no núcleo de encontro de três grandezas: grandeza pessoal, grandeza da liderança e grandeza organizacional.

Os dois são inseparáveis e devem estar sintonizados. Sem envolvimento e/ou identificação não haverá a dedicação emocional ao foco. A execução não acontecerá simplesmente não ocorrerá . Por outro lado, se usarmos o modelo da Era Conhecimento tanto para o foco (modelar, descobrir caminhos) quanto para a execução (alinhar e fortalecer), estaremos levando integridade e confiabilidade para a cultura organizacional. Uma coisa é ter uma estratégica clara e outra é implementá-la e concretizá-la de fato, executá-la.

GRANDEZA PESSOAL Visão, disciplina, paixão, consciência Os 7 hábitos

GRANDEZA ORGANIZACIONAL Visão, missão, valores Clareza, dedicação, tradução, sinergia, capacitação, cobrança de responsabilidades.

GRANDEZA DA LIDERANÇA Os 4 papéis da Liderança Modelagem (7H), exploração de caminhos, alinhamento, fortalecimento

Hábito

Ponto Crítico (4DX)

1.Concentrar-se no mais importante;

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