Como montar um plano de negocio

Como montar um plano de negocio

TÓPICOS ESPECIAIS Arquitetura e Urbanismo

Planode Negócios

TÓPICOS ESPECIAIS Arquitetura e Urbanismo

É um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio.

Proporcionando uma avaliação antes de colocar em prática a nova idéia, reduzindo assim, as possibilidades de se desperdiçarem recursos e esforços em um negócio inviável.

Utilizado para a solicitação de empréstimos e financiamento junto a instituições financeiras, ou também para expansão de sua empresa.

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A questão visa conhecer a finalidade do seu plano de negócios:

1. Implantação

2.Expansão / Modernização 3. Relocalização

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Caracterizando o Empreendimento Faça uma síntese do tipo de empreendimento.

O que se pretende é identificar de forma clara e objetiva, o ramo em que pretende atuar e os motivos que o levaram a tomar esta decisão.

É interessante relatar detalhes do empreendimento.

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Descreva quais são as oportunidades que você percebe em seu empreendimento.

Muitas oportunidades são encontradas pela identificação de tendências.

Estas tendências merecem rigorosa atenção por parte das empresários ou empresas para se detectar uma nova oportunidade.

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Quais são as principais ameaças ao seu negócio?

As ameaças também são uma constante e surgem de todas as esferas.

Do desinteresse do mercado consumidor por seu produto à entrada de novos concorrentes com importantes diferenciais competitivos, passando pela carência de insumos e matérias-primas.

Por isso, sua atenção às mudanças, chamadas sinais de mercado, deve ser total e contínua, de modo a lhe permitir interagir com previsibilidade e consistência.

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Faça uma análise dos diversos pontos potenciais existentes para tomar uma decisão sobre o local a ser instalado sua empresa.

Temos um modelo com vários fatores para que se possa fazer uma classificação pelo grau de importância.

A escala é de um a cinco em ordem crescente, com 5 sendo o valor mais favorável para sua empresa.

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Fatores 1 2 3 4 5 Área comercial movimentada

Área para vitrines

Proximidade dos concorrentes

Estado do imóvel

Facilidade de estacionamento

Localização da rua

Melhorias exigidas na locação

Passagem de pedestres

Preço do aluguel Tempo de contrato do aluguel

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A escolha do local e o espaço físico onde você pretende instalar seu negócio são decisões muito importantes para o sucesso do empreendimento.

O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária a seu negócio, ter acesso facilitado aos clientes e fornecedores para propiciar o seu crescimento.

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Defina um layout para suas instalações

A alocação e distribuição de seus diversos recursos (mercadorias, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, depósitos e outros) em suas instalações também são importantes para a integração das atividades.

O benefício que um bom arranjo físico (layout) pode trazer é, por exemplo: uma maior facilidade de localização dos itens por parte do cliente, um fluxo mais ágil dos materiais, uma disposição mais adequada, etc.

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CONSUMIDOR Qual o seu mercado potencial?

Mercado potencial significa identificar seu público principal, para quem você pretende produzir, vender, prestar serviços, etc. (região, sexo, costumes, estilo de vida, renda).

Esta análise pode ser estendida para que tipo de empresa (porte, ramo de atuação, nível de faturamento, comércio, indústria), pode ser atendida pelo produto / serviço.

Deve-se priorizar os mercados identificados

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Dimensione seu mercado principal.

As informações quanto ao raio de atuação da empresa, tamanho de mercado, número de clientes/clientes potenciais dentre outras variáveis.

As informações podem ser obtidas através da consulta em bancos de dados, de censos econômicos, publicações especializadas do setor, associações comerciais, sindicatos, órgãos do governo federal, estadual e municipal, com os concorrentes ou ainda em pesquisas de mercado junto ao mercado-alvo.

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Identifique seus fornecedores considerando sua localização, preço, forma e prazos de pagamento, disponibilidade de fornecimento, lote mínimo de compra, etc.

Todos os fatores acima mencionados devem ser levantados para que a empresa possa avaliar a melhor Opção para suas necessidades

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6 Excelente 5 Muito Bom 4 Bom 3 Regular 2 Ruim 1 Muito Ruim

Item Fornecedor

Atual

Fornecedor "A"

Fornecedor "B"

Fornecedor "C"

Fornecedor "D"

Atendimento

Capacidade de Entrega

Prazo de Pagamento

Garantias dos Produtos

Localização

Lote Mínimo de Compra

Qualidade do Produto Preço

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Identifique quais são seus concorrentes e seus pontos fortes e fracos, canais de distribuição, custos e preços de venda praticados, políticas de crédito e formas de divulgação.

O conhecimento sobre a concorrência é importante para que a empresa esteja atenta a todos os acontecimentos que estão em torno de seu mercado.

Pode também auxiliá-lo na definição de estratégias de Atuação junto aos concorrentes.

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Item Concor“A” Concor“B" Concor. “C" Concor. “D"

Atendimento Atendimento Pós-Venda

Divulgação/Marketing

Capacidade colaboradores

Localização

Política de Crédito

Preços Qualidade dos Produtos

Reputação

6 Excelente 5 Muito Bom 4 Bom 3 Regular 2 Ruim 1 Muito Ruim

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Relacione os produtos / serviços que serão oferecidos pela empresa e suas características.

Ao descrever o seu produto ou serviço, deverá deixar bem claro suas vantagens e benefícios. Citar aspectos que levarão o consumidor a escolher o seu produto/serviço, em vez de outros disponíveis no mercado.

Listar as vantagens de seu produto em relação aos concorrentes, tais como patente, registro de marca, exclusividade, etc.

Se no final, chegar à conclusão que a vantagem está do outro lado, registre modificações que serão feitas para reverter este quadro.

Lembre-se: o seu produto/serviço deve ser melhor do que os dos outros.

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Devem ser analisados os meios de comunicação (rádio, TV, mala direta, internet, jornal,telemarketing, promoções, descontos, etc) que sua empresa irá utilizar, sua freqüência e custo.

Treinamentos para colaboradores, eventos, exposições, ações de relações públicas, marketing boca a boca.

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Defina uma marca para sua empresa e/ou produtos serviços

Uma marca bem trabalhada pode contribuir de forma efetiva para o sucesso de seu negócio.

Ela está associada a qualidade de seu produto/serviço, a credibilidade da empresa junto aos clientes, enfim, Consolida uma imagem no mercado.

Você deve estar atento para sua facilidade de pronúncia e de memorização, para fácil lembrança e associação com o produto / serviço.

w.inpi.gov.br

Base marcas –pesquisar http://registro.br Pesquisar registro de domínio com a marca da empresa

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Dimensione sua equipe de trabalho, relacionando Número de empregados, cargos, salários e encargos Sociais esperados.

Nesta etapa deve ser feito um resumo das responsabilidades e qualificações de cada pessoa.

Inicialmente você deve fazer um organograma de sua empresa definindo claramente as funções e linhas hierárquicas, isso com certeza o ajudará a definir o perfil das pessoas que irá contratar.

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CargoQuantidadeSalário (R$)Encargo Social (R$)Total (R$)

Total

Defina o número de pessoas, quais serão seus cargos, funções e responsabilidades e principalmente a qualificação exigida para realizar o trabalho a contento.

Com estas informações, você terá condições de procurar no mercado o profissional adequado às necessidades de sua empresa aliado aos recursos disponíveis.

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1ª SITUAÇÃO -EMPRESA OPTANTE PELO SIMPLES

13º Salário-8,3%
SOMA BÁSICO3,78%

FGTS -8,0% INSS -0,0% SAT0 -0,0% Sal.Educação- 0,0% INCRA/SEST/ SEBRAE/SENAT 0,0% FGTS/Provisão de Multa –Rescisão 4,0% Total Previdenciário 12,0% Previdenciário s/13º e Férias -2,3%

Não foram incluídas as despesas com vale transporte, café da manhã, refeições, seguro de vida e acidentes em grupo

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FGTS 8,0% INSS 20,0% SAT/até 3,0% Sal.Educação 2,50% INCRA/SENAI/SESI/ SEBRAE 3,30% FGTS/Provisão de Multa Rescisão4,0% Total Previdenciário 40.80% Previdenciário s/13º e Férias7,93%

SOMA BÁSICO68,18%

Não foram incluídas as despesas com vale transporte, café da manhã, refeições, seguro de vida e acidentes em grupo

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Relacione os investimentos necessários para a implantação de seu negócio.

O quadro abaixo está sendo apresentado de forma simplificada.

Todavia, o empreendedor poderá detalhar alguns itens, identificando a quantidade, o valor unitário, o total de cada um deles, etc.

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Total Contrato social etc.

Licenças, alvarás OUTROS

Informática Máquinas e equipamentos operacionais

Instalações: prateleiras, estantes, etc. INSTALAÇÕES

Outros

Reforma e melhorias

Projeto R$OBRAS CIVIS

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1º Passo

Levantar o investimento fixo (máquinas, instalações, móveis e utensílios).

Ver valor total no quadro de investimentos.

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1. Microempresa - ME: a pessoa jurídica que tenha auferido, no ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 240.0,0.

2. Empresa de pequeno porte - EPP: a pessoa jurídica que tenha auferido, no ano-calendário, receita bruta superior a R$ 240.0,0 e inferior ou igual a R$ 2.40.0,0.

OBS: Os valores de Receita Bruta foram estabelecidos pela Leis 1.196 - 2005, e só podem permanecer no Simples as empresas que não tenham ultrapassado, em 2005, esses novos limites, independentemente de terem feito alteração cadastral.

3. Receita Bruta: o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.

TÓPICOS ESPECIAIS Arquitetura e Urbanismo art. 17. NÃO PODERÃO recolher os impostos e contribuições na

FORMA DO SIMPLES NACIONAL a microempresa ou a empresa de pequeno porte:

7111-1/00Serviços de arquitetura 7112-0/00Serviços de engenharia 7119-7/03Serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia 7119-7/99Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura não especificadas anteriormente 7410-2/01 Design 7410-2/02Decoração de interiores

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Anexo I -Partilha do Simples Nacional –Comércio

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Anexo I -Partilha do Simples Nacional –INDÚSTRIA

Receita Bruta em 12 meses

(em R$) ALÍQUOTA IRPJ CSLL COFINS PIS/PASEP INSS ICMS IPI

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Imposto de renda: 15% sobre o Lucro Líquido

CSLL: 9% sobre o Lucro Líquido

COFINS:3% sobre o faturamento bruto

PIS:0,65% sobre o faturamento bruto

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Indústria: 8 %

Serviços:32 %

Comércio: 16 %

BASE IMPOSTO 15%

Imposto de renda: 15% sobre o Lucro Líquido

CSLL: 9% sobre o Lucro Líquido

COFINS:3% sobre o faturamento bruto PIS:0,65% sobre o faturamento bruto

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3 PASSO PESQUISAR O PERCENTUAL DE IMPOSTOS

Total

Substituir por: 13,83% LUCRO PRESUMIDO (Serviços, ISS 2,5%)

COFINS -0,65% -sobre faturamento

PIS –3,0% -sobre faturamento CSLL:

Imposto de Renda:

Percentual sobre faturamento SUPER SIMPLES

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4º PASSOESTIMAR O FATURAMENTO, AS COMPRAS E O MONTANTE DE IMPOSTOS + COMISSÕES.

DISCRIMINAÇÃO R$ Faturamento

( -) Custo das mercadorias vendidas

( -) Custo dos serviços prestados

( -) Impostos ( -) Comissões

Margem de contribuição

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5º PASSO CALCULAR A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E O SEU ÍNDICE

Índice da margem de contribuição:

DISCRIMINAÇÃO % (margem de contribuição ÷ faturamento) x 100

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6º PASSO CALCULAR O PONTO DE EQUILÍBRIO.

(custos fixos ÷índice da margem de contribuição x 100) R$

Custos Fixos

Índice margem de contribuição Ponto de equilíbrio financeiro

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DISCRIMINAÇÃO1º Mês2º Mês3º Mês Faturamento

Custo da mercadoria vendida

Custo do serviço prestado

Custos fixos

Impostos

Saldo final (lucro ou prejuízo)

Saldo acumulado

7ºPasso -Qual o lucro esperado para o faturamento estimado?

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8- Passo Determinar o estoque inicial ou de segurança, para cada produto a venda.

ProdutoQuant.R$ Unit.R$ TotalProdutoQtdeR$ Unit.Total

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9ºPasso Investimento necessário= investimento fixo + necessidade de capital de giro.

O valor em R$ que seráimobilizadoR$
O valor em R$ dos estoques iniciaisR$

Descrever:

(custos fixos os primeiros três meses)R$

O valor necessário para o giro inicial Total.......................................................................

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10ºPasso: Taxa de rentabilidade

Taxa de rentabilidade = (lucro em R$ ÷investimento necessário) x 100.

Descrever lançando os respectivos valores, e calcular.

11ºPasso: Prazo de retorno dos investimentos

Prazo de retorno do investimento = investimento necessário ÷lucro.

Exemplo: Investimento necessário: R$80.0,0

Lucro em valores financeiros: R$ 150,0 80.0 ÷1.50,0 = 53,3 = 54 meses = 4 e ½anos.

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O Plano de Negócios por você desenvolvido não representa somente um instrumento de planejamento formalizado em um papel. Ele deve, sim, estar integrado a toda a empresa, difundido e alimentado permanentemente com novas informações que possam contribuir para o sucesso organizacional.

O planejamento também deve ser flexível às novas realidades, adaptável a novos paradigmas, sob pena de tornar-se um instrumento ultrapassado e não efetivo.

Empreender ésempre um risco, mas empreender sem planejamento éum risco que pode ser evitado. O plano de negócios, apesar de não ser a garantia de sucesso, iráajudá-lo, entre outras coisas, na tomada de decisões, assim como a não se desviar de seus objetivos iniciais.

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até R$ 1.024,978,0%
de R$ 1.024,98 até R$ 1.708,279,0%
de R$ 1.708,28 até R$ 3.416,541,0%

Parcela a

Deduzir (R$) AlíquotaBase de Cálculo (R$)

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