Tratamento de agua de piscina Turva

Tratamento de agua de piscina Turva

10

Centro Tecnológico de Educação Profissional de Betim

Processos Industriais I

Professor: Daniel Galvão

Tratamento de Água de Piscina

Água Turva”

Patrícia Torres

Sarah Beatriz

Quézia Lima

Módulo III , T2, Tarde

Betim, 26 de Agosto de 2010

Sumário

Introdução 3

Materiais e Equipamentos 4

Esquema de montagens 5

Procedimento 6

Cálculos 7

Discussão e Conclusão 9

Principais aprendizagens 10

Bibliografia 10

Introdução

Para manter uma água limpa e cristalina, existem fatores essenciais que precisam ser atendidos, os quais chamados de tratamento físico e tratamento químico.

Ao abordar o tratamento físico, discutiremos assuntos relacionados à limpeza física com acessórios (aspiração remoção de sujeiras com peneiras, limpeza das bordas, entre outros) e à filtração da água.

A correta filtração garante que os produtos químicos adicionados à piscina funcionem de maneira eficaz.

Ao considerar o fator tratamento químico, falaremos sobre o equilíbrio químico e a ação dos produtos químicos na água, como a aplicação do cloro (cloração) e a manutenção da piscina. O equilíbrio químico da água consiste no ajuste da alcalinidade total e do pH; é essencial para a ação eficaz de todos os produtos necessários ao seu tratamento. A cloração assegura que a piscina fique livre das bactérias, vírus e fungos, entre outros, enquanto que os demais produtos, como os algicidas e os floculantes, servem para eliminar as algas e manter a água da piscina cristalina, respectivamente.

A prevenção é a melhor solução. É muito importante não abandonar a piscina principalmente no inverno. Tratando-a regularmente, desta forma economizando tempo e dinheiro.

Materiais e equipamentos

  • Pré-filtro;

  • Bocal de Sucção [aspiração];

  • Motobomba;

  • Registros;

  • Visor;

  • Coadeira / Skimmer;

  • Aspirador de piscina

  • Balde

  • Clarificante

  • Luvas

  • Medidor de pH

Esquema de montagens

A figura mostra o esquema de uma piscina.

Figura 1: Planta de uma piscina.

  • Pré-filtro: Tem a função de reter a sujeira mais grossa no cesto plástico que está dentro da peça que o envolve.

  • Bocal de Sucção [aspiração]:Local onde a mangueira do aspirador deverá ser encaixada.

  • Motobomba: Tem a função de puxar a água da piscina pelo ralo de fundo ou pelos bocais de aspiração para o filtro.

  • Registros: Peças colocadas nos tubos de PVC que permitem ou não passagem de água.

  • Visor: Esta é uma peça importante para operação do filtro, pois através do visor transparente é possível observar se a função “retrolavar” já está finalizada, já que a água deverá passar pelo mesmo.

  • Coadeira / Skimmer: Este dispositivo tem por função retirar as impurezas flutuantes da camada superficial da água da piscina, como folhas, insetos, óleos bronzeadores, etc.

Figura 2: Valor ideal de pH

Procedimento

-O primeiro passo é limpar a área ao redor da piscina.É preciso varrer sempre no sentido oposto ao da piscina. Isso evitará que a sujeira caia dentro da água e, conseqüentemente, prejudique seu tratamento.

-Medir a Alcalinidade Total e, se necessário, ajustá-la para faixa ideal (80-120 ppm).

-Medir o pH, e se necessário, ajustá-lo para a faixa ideal (7,2-7,6) (Figura 2).

-Colocar a válvula do filtro na posição “filtrar” (Figura 1).

-Adicionar o clarificante em um balde com água da piscina e espalhar a mistura sobre a superfície. Dilua o produto em um balde com água da própria piscina de acordo com a tabela de dosagem (Tabela1).

-Espalhe o produto em várias áreas da piscina

-Deixe re-circulando por um período mínimo de 6 horas. Consulte o fabricante do filtro para saber o tempo ideal.

-Deixe a água em repouso por 12 horas.

-Aspire filtrando ou drenando o fundo da piscina, dependendo da quantidade de resíduos. Reponha o nível da água e retorne a operação diária de filtração.

Cálculos

Piscina retangular com 5 metros de largura por 10 metros de comprimento, tendo na parte rasa 0,80 cm e na parte mais funda 1,5 metros.Deve-se calcular da seguinte maneira:

1º- Profundidade Média: Parte rasa 0,80 +parte funda 1.5 = a 2,3 (0,80 + 1,5= 2,3); divide-se o valor achado por 2(2,3 : 2 = 1,15) igual a 1,15m.

2º- Multiplica-se: a largura 5 metros x comprimento 10 metros x profundidade 1,15.O valor encontrado 57,5 (5 x 10 x 1,15 = 57,5) equivale ao volume total de água da piscina, ou seja, 57,5 m­­3 equivalem a 57.500 litros de água.

Dosagem necessária de produto Químicos.

6 mL Clarificante _______ 1 m³ Água

X _______ 57,5 m³ Água

X= 345 mL ou 3,45 Litros de Clarificante

A tabela abaixo mostra um exemplo de quantidades de dosagens de reagentes para tratamento de água de piscina.

Tabela1: Dosagem de produtos químicos para piscinas.

Conclusão e Discussão

Antes de mais nada precisamos saber qual seria a função do clarificante,que seria um decantador e de clarear a água da piscina, deixando ela com aspecto límpido e transparente.

Nesse processo quando adicionamos o clarificante, a água recebe um coagulante primário (como sulfato de alumínio ou cloreto de polialumínio), que aglutina as partículas sólidas em suspensão (sujeiras e microrganismos), formando flocos. Esse processo se chama floculação.

Os flocos que estavam em suspensão adquirem peso, sedimentam e se depositam no fundo da piscina.

Detalhando esse processo o cloro mata as bactérias usando uma simples reação química. A solução clorídrica que se coloca na água é quebrada em vários componentes químicos diferentes, incluindo oácido hipocloroso (HOCI) e oíon hipoclorito (OCl). Ambos matam microorganismos e bactérias atacando os lipídios das célula, deixando-asoxidadas e inofensivas. A diferença entre o HOCl e o OCl é a velocidade em que oxidam. O ácido hipocloroso é capaz de oxidar o organismo em alguns segundos, enquanto o íon hipoclorito pode levar mais de meia hora.

Se o pH estiver muito elevado, não há muito HOCI presente na água e levará muito mais tempo do que o normal para limpar a piscina. O ideal é que o número do pH da água da piscina esteja em torno de 7 a 8; 7,4 está ótimo - este é o pH da lágrima humana. Quando o HOCI e o OCI estão limpando a piscina, ambos combinam com outro químico, assim como a amônia, ou se quebram em vários átomos. Qualquer um desses processos deixa o cloro inofensivo. A luz do sol aumenta a velocidade deste processo. É necessário ficar adicionando cloro à piscina enquanto ele é quebrado.

Também um fato importante é o Valor Ideal de pH ,uma medida que verifica se a água esta ácida, neutra ou básica. Um pH abaixo de 7,2 pode causar irritação na pele e nos olhos, corrosão dos equipamentos e gerar um consumo maior de cloro.

Principais aprendizagens

Obtivemos o conhecimento de como se realiza um tratamento de água de piscina, vimos processos Físicos e Químicos.

No processo físico abordamos assuntos relativos à limpeza da área em volta da piscina, suas bordas, superfície, bem como a filtração e o sistema da circulação da água. No Químico adiciona produtos químicos para a decantação. Para isso aprendemos a calcular a quantidade correta de reagente em uma determinada quantidade de água.Pesquisamos sobre uma forma correta de espalhar o produto na piscina que foi colocar em um balde com água e espalhando nos cantos da piscina,e não esquecer de colocar luvas pra realização do processo.

O nosso melhoramento em relação ao trabalho em equipe foi ótimo,tivemos um pouco de dificuldade pois não fizemos prática do processo,felizmente com os nossos planejamentos descritos antes da montagem e revisado pelo nosso professor,nos ajudou a trabalhar todos juntos e executar um procedimento com mais sucesso.

Bibliografia

Comentários