FARMÁCIA DROGAMAR

Procedimento Operacional Padrão 09

Limpeza Sanitização dos Ambientes

Página ______

Procedimento Operacional Padrão para LIMPEZA DOS AMBIENTES

OBJETIVOS

Padronizar os procedimentos para a manutenção e limpeza dos ambientes do estabelecimento para garantir a sensação de bem estar, a segurança, proteção e o conforto dos profissionais e clientes, de forma que o estabelecimento permaneça limpo, seguro e em ordem.

PROCEDIMENTO
  • Ao chegar no início do turno de trabalho, observar se os objetos, armários, prateleiras, balcões, todo o ambiente enfim, se tudo está em ordem, em seu respectivo lugar. Inspecionar rapidamente sala de aplicação de injetáveis, ambiente de dispensação, escritório, refeitório, banheiro.

  • Para realizar os procedimentos de limpeza, é obrigatório o uso de EPIs conforme a necessidade - imprescindível o uso de luvas para limpeza e desinfecção de materiais e ambientes.

  • Limpeza do piso: Deve ser realizada em todos os dias de funcionamento da farmácia. Varrer o piso de toda a farmácia (de fora para dentro da farmácia), retirando desta forma os resíduos maiores e poeira. Após a varredura, passar pano molhado com solução detergente. Enxugar com pano seco. Após secagem, é passado um pano limpo com água e hipoclorito de sódio, deixando secar naturalmente.

  • Limpeza das Paredes, Teto, Móveis e Equipamentos: A superfície dos móveis, balcões e equipamentos é limpa diariamente com pano umedecido com álcool a 70%, deixando secar naturalmente. A limpeza geral de paredes é realizada mensalmente com água e sabão (pano umedecido).

  • Limpeza das prateleiras: As prateleiras com medicamentos, perfumarias e demais produtos são limpas tirando-se o pó das caixas dos medicamentos e demais produtos com um pano seco, e em seguida, limpa-se a prateleira com um pano úmido embebido em água com sabão ou com álcool 70%, secando logo após com um pano limpo. Esta limpeza é realizada quinzenalmente ou se necessário, semanalmente.

  • Limpeza das pias: O interior das pias é esfregado diariamente com saponáceos. Lavam-se por dentro da pia, as torneiras, e em seguida, em volta das mesmas. Após a lavagem, secam-se as pias com um pano limpo, e em seguida, friccionam-se as mesmas com álcool a 70%, ou com Hipoclorito de Sódio 1%, deixando secar naturalmente. As pias são mantidas sempre secas.

  • Limpeza do Sanitário: Os utensílios (torneiras, porta-sabonete, etc.) são desinfetados com álcool 70% diariamente. Os papéis utilizados e descartados são retirados do lixo diariamente. As paredes do sanitário são lavadas semanalmente com sanitizante (Hipoclorito de sódio 1%), e o piso diariamente com água e detergente, e após secagem, passa-se um pano limpo com solução sanitizante, deixando secar naturalmente. É feita manutenção de sabonete líquido e de toalhas descartáveis. O vaso sanitário é limpo diariamente: levantar o assento, dar descarga, lavar exterior do vaso (água e sabão), lavar interior com escova. Enxaguar, dar nova descarga e passar pano com solução de hipoclorito de sódio sobre o assento e a tampa do vaso.

  • Limpeza da sala de aplicação de injetáveis: A superfície dos móveis, equipamentos, pia, piso e paredes da sala, são limpas a cada inicio e final do expediente e durante o dia dependendo da necessidade(água e sabão nas superfícies e após realizar desinfecção com álcool a 70%). As paredes da sala de injetáveis são lavadas com água e sabão, e após, com Hipoclorito de Sódio diluído. Este procedimento é realizado diariamente.

MANUSEIO DO LIXO

Material Pérfuro-Cortante (agulhas, lâminas, ampolas): É descartado em recipiente de paredes rígidas (DescarPack ou similar). As agulhas não são reencapadas ou entortadas e devem ser descartadas juntamente com a seringa. Os demais materiais não pérfuro-cortantes (luvas, capa de seringa e algodão) são descartados na lixeira própria (protegido com saco plástico para lixo infectante).

Lixo de Expediente e do Banheiro: São acondicionados em sacos de lixo comum, e depositados na lixeira de coleta normal.

Medicamentos Vencidos: São devolvidos às distribuidoras de origem. Os medicamentos que não são aceitos pelas distribuidoras são separados dos demais, armazenados em local identificado, fora da área de dispensação, para segregação, sendo identificados na embalagem externa com a expressão “VENCIDO” escrita em vermelho, para que seja dado o devido fim.

DEFINIÇÕES

Sanitização: conjunto de procedimentos que visam a manutenção das condições de higiene.

Solução Sanitizante: É um agente/produto que reduz o número de bactérias a níveis seguros de

acordo com as normas de saúde.

Desinfecção: Descreve o método capaz de eliminar muitos ou todos os microrganismos patogênicos, com exceção dos esporos.

Desinfetante: É um produto que mata todos os microrganismos patogênicos, mas não

necessariamente todas as formas microbianas esporuladas em objetos e superfícies inanimadas.

Germicida: É um produto de ação letal sobre os microrganismos, especialmente os patogênicos (germes).

Superfícies fixas: Aquelas de grande extensão, tais como pisos, paredes, mobiliários etc.

PERIODICIDADE DA LIMPEZA

Diariamente

Recolher o lixo dentro dos critérios de coleta seletiva

Limpar o pó dos móveis e acessórios

Limpar o banheiro (incluindo os seus acessórios)

Limpar o piso de toda a farmácia e paredes da sala de injetáveis

As demais paredes podem ser limpas com menor freqüência

Repor papel higiênico, papel toalha e sabão líquido

Semanalmente

Lavar as lixeiras e secar (lavar e desinfetar com álcool 70% ou hipoclorito de sódio 1%)

Limpar as paredes azulejadas

Limpar as geladeiras

Quinzenalmente

Limpeza dos vidros, janelas, peitoris

Limpeza de esquadrias

Mensalmente

Limpar as portas

Limpeza geral das paredes, colunas e tetos

Limpeza dos aparelhos de iluminação

Nome

Assinatura

Data

Elaborado por:

Maria Esther Barbizan CRF 3839PR

___/___/___

Revisar em:

___/___/___

Comentários