(Parte 3 de 9)

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) I, permanece constante; I, aumenta; II, diminui. b) I, diminui; I, diminui; II, permanece constante. c) I, aumenta; I, permanece constante; II, diminui. d) I, permanece constante; I, permanece constante; II, aumenta. e) I, aumenta; I, aumenta; II, diminui.

Prof. Agamenon Roberto CINÉTICA QUÍMICA w.agamenonquimica.com 9

35) (Esal-MG) Das proposições abaixo, relacionadas com cinética química, a única falsa é:

a) A velocidade de uma reação pode ser medida pelo consumo dos reagentes na unidade do tempo. b) A colisão entre as partículas químicas é necessária para que haja reação. c) Temperatura e catalisadores são fatores que influenciam na velocidade da reação. d) A concentração dos reagentes afeta a velocidade da reação. e) A natureza dos reagentes não exerce influência na velocidade da reação.

36) (UNESP) O esquema refere-se a um experimento realizado em um laboratório de química:

BA

A reação que ocorre nos tubos é CaCO3 + H2SO4 CaSO4 + CO2

A liberação do gás carbônico, CO2, a) no tubo A é mais rápida, pois a superfície de contato dos reagentes é maior. b) no tubo B é mais lenta, pois a superfície de contato dos reagentes é menor. c) nos tubos A e B ocorre ao mesmo tempo. d) no tubo B é mais rápida, pois a superfície de contato dos reagentes é maior. e) no tubo A é mais rápida, pois a superfície de contato dos reagentes é menor.

37) (ITA-SP) Consideremos um gás formado de moléculas todas iguais e que corresponda ao que se considera um gás ideal. Esse gás é mantido num recipiente de volume constante. Dentre as afirmações abaixo, todas referentes ao efeito do aumento de temperatura, assinale a correta, em relação ao caminho livre médio das moléculas e à freqüência das colisões entre elas:

caminho livre médiofreqüência de colisões
a) inalteradoaumenta.
b) diminuiinalterada.
c) aumentaaumenta.
d) inalteradodiminui.
e) diminuiaumenta.

38) (UFMG) Duas reações químicas foram realizadas em condições diferentes de temperatura e de estado de agregação das substâncias, conforme descrito a seguir.

Experimento 1 – temperatura de 25°C. Experimento 2 – temperatura de 250°C. (As demais condições são idênticas nos dois experimentos)

Experimento 3 – Os dois reagentes foram utilizados na forma de pó. Experimento 4 – Os dois reagentes foram utilizados em solução aquosa. (As demais condições são idênticas nos dois experimentos)

Comparando-se as velocidades de reação em cada par de experimentos (V1 com V2; V3 com V4), é correto afirmar que:

Prof. Agamenon Roberto CINÉTICA QUÍMICA w.agamenonquimica.com 10

39) (Unifesp-SP) Para investigar a cinética da reação representada pela equação: HO

H+X– = ácido inorgânico sólido

Foram realizados três experimentos, empregando comprimidos de antiácido efervescente, que contêm os dois reagentes no estado sólido. As reações foram iniciadas pela adição de iguais quantidades de água aos comprimidos, e suas velocidades foram estimadas observando-se o desprendimento de gás em cada experimento. O quadro a seguir resume as condições em que cada experimento foi realizado.

Experimento Forma de adição de cada comprimido (2g) Temperatura da água (°C)

I Inteiro 40 I Inteiro 20 I Moído 40

Assinale a alternativa que apresenta os experimentos em ordem crescente de velocidade de reação.

a) I, I, II. b) I, I, II. c) I, II, I. d) I = I, I. e) I, I, I.

40) Um comprimido efervescente reage mais rapidamente com a água se for moído. Isso porque, com a moagem, torna-se maior a:

a) concentração dos componentes do comprimido na água. b) ação catalítica da água sobre o comprimido. c) superfície de contato dos componentes do comprimido com água. d) temperatura do comprimido. e) energia cinética das espécies componentes do comprimido.

41) (PUC-SP) Considere as duas fogueiras representadas abaixo, feitas, lado a lado, com o mesmo tipo e qualidade de lenha.

A rapidez da combustão da lenha será:

a) maior na fogueira 1, pois a superfície de contato com o ar é maior. b) maior na fogueira 1, pois a lenha está mais compactada, o que evita a vaporização de componentes voláteis. c) igual nas duas fogueiras, uma vez que a quantidade de lenha é a mesma e estão no mesmo ambiente. d) maior na fogueira 2, pois a lenha está menos compactada, o que permite maior retenção de calor pela madeira. e) maior na fogueira 2, pois a superfície de contato com o ar é maior.

42) (Mackenzie-SP) Observa-se que a velocidade de reação é maior quando um comprimido efervescente, usado no combate à azia, é colocado:

a) inteiro, em água que está à temperatura de 6°C. b) pulverizado, em água que está à temperatura de 45°C. c) inteiro, em água que está à temperatura de 45°C. d) pulverizado, em água que está à temperatura de 6°C. e) inteiro, em água que está à temperatura de 25°C.

43) A sabedoria popular indica que, para acender uma lareira, devemos utilizar inicialmente lascas de lenha e só depois colocarmos toras. Em condições reacionais idênticas e utilizando massas iguais de madeira em lascas e toras, verifica-se que madeira em lascas queima com mais velocidade. O fator determinante, para essa maior velocidade da reação, é o aumento da:

a) pressão. b) temperatura. c) concentração. d) superfície de contato. e) energia de ativação.

Prof. Agamenon Roberto CINÉTICA QUÍMICA w.agamenonquimica.com 1

4) Quando se leva uma esponja de aço à chama de um bico de gás, a velocidade da reação de oxidação é tão grande que incendeia o material. O mesmo não ocorre ao se levar uma lâmina de aço à chama. Nessas experiências, o fator que determina a diferença de velocidades de reação é:

a) a pressão. b) o catalisador. c) o estado físico. d) a concentração. e) a superfície de contato.

45) (UFMG) Três experimentos foram realizados para investigar a velocidade da reação entre HCl aquoso diluído e ferro metálico. Para isso, foram contadas, durante 30 segundos, as bolhas de gás formadas imediatamente após os reagentes serem misturados. Em cada experimento, usou-se o mesmo volume de uma mesma solução de HCl e a mesma massa de ferro, variando-se a forma de apresentação da amostra de ferro e a temperatura. O quadro indica as condições em que cada experimento foi realizado:

experimento ferro temperatura

I prego 40°C I prego 20°C I palhinha de aço 40°C

Assinale a alternativa que apresenta os experimentos na ordem crescente do número de bolhas observado:

a) I, I, II. b) I, I, I. c) I, I, II. d) I, II, I. e) I, I, I.

46) Em qual das condições seguintes a velocidade da reação Zn(s) + 2 H+ (aq) Zn2+ (aq) + H2(g) é maior?

(aq)]Zn(s)
a)1.0 pó
b)1,0 lâmina
c)1,0 raspas
d)2,0 pó
e)2,0 raspas

47) (PUC-RS) responder à questão com base no esquema a seguir, que representa situações em comprimidos antiácidos efervescentes de mesma constituição reagem em presença de água.

Pelo exame do esquema, pode-se afirmar que as reações que ocorrem em menor tempo do que a do frasco I, são as dos frascos:

a) I e II. b) I e IV. c) I e V. d) I e IV. e) I e V.

48) O metal ferro reage com uma solução aquosa de HCl, originando gás hidrogênio e cloreto de ferro I.

Assinale a alternativa que indica a reação mais rápida entre o ferro e uma solução aquosa de HCl 1,0mol/L.

a) um prego de ferro, a 25°C. b) um prego de ferro, a 40°C. c) ferro em pó, a 40°C. d) ferro em pó, a 25°C. e) essa reação não depende da superfície de contato ou da temperatura.

Prof. Agamenon Roberto CINÉTICA QUÍMICA w.agamenonquimica.com 12

49) Quais dos itens seguintes, associados, aumentam a velocidade da reação entre o ferro metálico e o ácido clorídrico?

I. Ferro em lâminas. I. Ferro finamente dividido. I. Ácido clorídrico 6 mols/L. IV. Ácido clorídrico 1 mol/L. a) I e IV. b) I e I. c) I e II. d) I e I. e) I e IV.

50) (MACKENZIE-SP) É correta afirmar que as velocidades das reações dos compostos gasosos nos sistemas contido em I e I abaixo, sob a ação de êmbolos, são, respectivamente:

a) A > A’ e B > C. b) A > A’ e C > B. c) A’ = A e C > B. d) A’ > A e C > B. e) A’ > A e B = C.

(Parte 3 de 9)

Comentários