(Parte 1 de 9)

Prof. Agamenon Roberto ESTUDO DOS GASES w.agamenonquimica.com 1

01)Um corpo apresenta uma temperatura de 37o C. Se esta temperatura for medida em Kelvin, encontraremos um valor igual a:

02)De acordo com a teoria cinética dos gases, é incorreto afirmar:

a) Energia cinética média é proporcional à temperatura de Kelvin. b) As partículas estão muito unidas e têm baixa velocidade. c) As partículas ocupam todo o volume disponível e têm movimento livre. d) As partículas possuem alta velocidade e ocorrem choques entre elas e contra as paredes do recipiente que as contém. e) As partículas têm movimento desordenado.

03) Além da pulsação e da respiração, a temperatura corporal é um dos sinais fitais do organismo. A temperatura normal de um indivíduo adulto sadio varia de 36,1°C a 37,5°C. a febre é o aumento da temperatura corporal que raramente excede a 41,0°C nos seres humanos e faz parte do mecanismo de defesa do corpo, pois é normalmente provocada por processos inflamatórios, infecciosos e de intoxicação.

a) A temperatura de individuo com febre é, no máximo, 314 K. b) A temperatura corpórea de um ser humano adulto sadio varia de 310 K até 314 K. c) Um individuo adulto com temperatura corpórea de 309 K se encontra com febre. d) Um individuo adulto com temperatura corpórea de 305 K se encontra fora do perigo de um infarto. e) A febre ocorre quando a temperatura corpórea do individuo adulto se encontra entre 309,1 K e 310,5 K.

04)(Fuvest-SP) Uma amostra de gás foi aquecida sob pressão constante. Nessa transformação ocorreu:

a) diminuição de volume do gás e da energia cinética média das moléculas. b) aumento do volume do gás e da energia cinética média das moléculas. c) aumento do volume do gás e diminuição da energia cinética média das moléculas. d) diminuição do volume do gás e aumento da energia cinética média das moléculas. e) aumento do volume do gás, porém a energia cinética média das moléculas manteve-se constante.

05) A solubilidade dos gases nos líquidos aumenta com o aumento da pressão. O gás nitrogênio (N2) é bastante solúvel no sangue humano. Um mergulhador A em uma profundidade apreciável está utilizando um equipamento para respiração que contém uma mistura de oxigênio (O2) e nitrogênio (N2).

Outro mergulhador B está usando um equipamento que possui uma mistura de oxigênio (O2) e hélio (He), sendo este último menos solúvel no sangue do que o nitrogênio. Com base nessas informações,

podemos considerar que

a) em uma mesma profundidade de mergulho, a concentração de nitrogênio no sangue do mergulhador A é igual à concentração de He no sangue do mergulhador B. b) quanto maior a profundidade de mergulho, maior a concentração de gases nitrogênio e hélio no sangue dos mergulhadores A e B, respectivamente. c) na superfície, as concentrações de nitrogênio e de hélio são iguais no sangue dos mergulhadores A e B, respectivamente. d) em uma mesma profundidade de mergulho, a concentração de nitrogênio no sangue do mergulhador A é menor do que a concentração de He no sangue do mergulhador B. e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Prof. Agamenon Roberto ESTUDO DOS GASES w.agamenonquimica.com 2

06) (PUC-SP) De acordo com a lei de Robert Boyle (1660), para proporcionar um aumento na pressão de uma determinada amostra gasosa numa transformação isotérmica, é necessário:

a) aumentar o seu volume. b) diminuir a sua massa. c) aumentar a sua temperatura. d) diminuir o seu volume. e) aumentar a sua massa.

07)Um recipiente a 27oC contém 60 litros de um certo gás exercendo a pressão de 1 atm. A pressão exercida por esta mesma massa de gás a 27oC em um recipiente com capacidade para 15 litros será:

08) Um cilindro com êmbolo móvel contém 100mL de CO2 a 1,0 atm. Mantendo a temperatura constante, se quisermos que o volume diminua para 25 mL, teremos que aplicar uma pressão igual a:

09) Sem alterar a massa e a temperatura de um gás, desejamos que um sistema que ocupa um volume de 800 mL a 0,2 atm passe a ter pressão de 0,8 atm. Para isso, o volume do gás deverá ser reduzido para:

10) Uma certa massa de gás, é mantida com temperatura constante, apresenta 100 cm3 confinados a 1 atm de pressão. Qual o volume final da mesma massa de gás, quando a pressão passar para 4 atm?

1)Um recipiente a 0oC contém 50 litros de um certo gás exercendo a pressão de 1 atm. A pressão exercida por esta mesma massa de gás a 0oC em um recipiente com capacidade para 80 litros será:

12) Um volume de 80 litros de gás hidrogênio a uma pressão de 4 atm são submetidos à transformação isotérmica, até que a pressão final seja igual a 1 atm. O volume ocupado pelo gás no estado final é:

13) Certa massa de gás ocupa um volume de 60 mL sob pressão de 120 cmHg. Comprimindo-se isotermicamente o gás de modo que o volume passe para 40 mL, qual será a nova pressão?

Prof. Agamenon Roberto ESTUDO DOS GASES w.agamenonquimica.com 3

14) (Efoa-MG) Um gás prefeito, a uma pressão de 10 atm, ocupa um volume de 4 litros. Ele sofre uma transformação isotérmica e seu volume passa para 10 litros. A nova pressão exercida pelo gás é de:

15)O gás carbônico produzido na reação de um comprimido efervescente com água foi seco e recolhido à pressão de 1 atm e temperatura de 300K, ocupando um volume de 4 L. Se a essa mesma temperatura o gás fosse recolhido à pressão de 2 atm, que volume ocuparia?

16)Na respiração normal de um adulto, num minuto são inalados 4,0 litros de ar, medidos a 27oC e 1 atm de pressão. Um mergulhador a 43 m abaixo do nível do mar, onde a temperatura é de 27oC e a pressão de 5 atm, receberá a mesma massa de oxigênio se inalar:

a) 4,0 litros de ar. b) 8,0 litros de ar. c) 3,2 litros de ar. d) 0,8 litro de ar. e) 20 litros de ar.

17)Mantendo-se a temperatura constante, anotam-se os seguintes dados referentes a certa massa de gás:

Volume (litros) Pressão (atm) 1 2 2 1 3 x O valor de x é:

18)(UFRN) Reduzindo-se à metade a pressão exercida sobre 150 mL de ar, o novo volume, à temperatura constante, será, em mL:

19)(UFRN) Reduzindo-se à quarta parte a pressão exercida sobre 400 mL de ar, o novo volume, à temperatura constante, será, em mL:

20) A cada 10 m de profundidade a pressão sobre um mergulhador aumenta de 1 atm com relação à pressão atmosférica. Sabendo-se disso, qual seria o volume de 1 L de ar (comportando-se como gás ideal) inspirado pelo mergulhador ao nível do mar, quando ele estivesse a 30 m de profundidade?

Prof. Agamenon Roberto ESTUDO DOS GASES w.agamenonquimica.com 4

21)Uma massa fixa de gás ideal foi submetida a uma série de transformações isotérmicas e alguns dos valores obtidos constam na tabela a seguir:

Experiência Pressão (atm) Volume (L) 1ª 2 12

2ª 3 x

3ª y 6

4ª 6 z

De acordo com os dados analise:

0 0 As transformações isotérmicas citadas ocorrem sob temperatura constante.

1 1 Pelos dados apresentados, é possível calcular os valores de “x”, “y” “z” e “w”.

2 2 O valor de “x” é 6 litros.

3 3 Da 1ª para a 2ª experiência temos um processo de descompressão. 4 4 Nestes experimentos a temperatura é sempre constante.

2)(ITA-SP) 80 litros de gás hidrogênio a uma pressão P são submetidos à transformação isotérmica, até que a pressão final seja igual a 1/4 da inicial. O volume ocupado pelo gás no estado final é:

23) Um recipiente cúbico de aresta 20 cm contém um gás à pressão de 0,8 atm. Transfere-se esse gás para um cubo de 40 cm de aresta, mantendo-se constante a temperatura. A nova pressão do gás é de:

24)A lei de Boyle afirma que, mantendo-se a temperatura constante, a pressão P e o volume V de um gás relacionam-se da seguinte maneira:

a) P e V são diretamente proporcionais b) P + V = constante c) P – V = constante d) P = V e) Se P for reduzido à metade, o valor de V deverá dobrar

25)Dois balões A e B, estão ligados por um tubo de volume desprezível, munido de uma torneira. O balão

A, de volume igual a 400 mL, contém gás hélio. No balão B, de volume igual a 600 mL, existe vácuo. Mantendo-se a temperatura constante, a torneira é aberta e a pressão final do sistema atinge o valor de 600 mmHg. A pressão inicial do balão A deve ser igual a:

26) (Fuvest-SP) Se um certo gás contido em um compartimento e exercendo pressão de 10 cmHg for comprimido de maneira a ocupar um vigésimo do seu volume inicial, qual será a pressão final (temperatura constante)?

Prof. Agamenon Roberto ESTUDO DOS GASES w.agamenonquimica.com 5

(Parte 1 de 9)

Comentários