(Parte 2 de 9)

27) Observe uma quantidade fixa de gás ideal nos estados 1, 2, 3 e 4, indicados no gráfico abaixo: Pressão (atm)

Volume (L)

Considere as seguintes transformações experimentadas pelo referido gás:

I. Passagem do estado (1) para o estado (2) I. Passagem do estado (2) para o estado (3) I. Passagem do estado (3) para o estado (4) IV. Passagem do estado (1) para o estado (4)

Podem ser transformações isotérmicas:

a) I, I, II e IV. b) Apenas I e IV. c) Apenas I e I. d) Apenas I. e) Apenas IV.

28) (UFAC-AC) Considere o gráfico a seguir:

O gráfico acima representa um comportamento típico de um gás submetido à lei de Boyle - Mariotte (P.V = K). Com relação à curva pode-se afirmar que:

a) É uma isocórica e o valor de K é igual a 2,0. b) É uma isoterma e o valor de K é igual a 12,0. c) É uma isocórica e o valor de K é igual a 12,0. d) É uma isoterma e o valor de K é igual a 2,0. e) É uma isobárica e o valor de K é igual a 2,0.

29)Um gás está preso em um cilindro com êmbolo móvel. Mantendo-se a temperatura constante, se a pressão P do gás passar para 3P, o volume V:

a) passará para V / 3 b) passará para 3V c) passará para V + 3 d) passará para V – 3 e) não sofrerá alteração

30) (Cesgranrio-RJ) Você brincou de encher, com ar, um balão de gás, na beira da praia, até um volume de 1 L e o fechou. Em seguida, subiu uma encosta próxima carregando o balão, até uma altitude de 900m, onde a pressão atmosférica é 10% menor que a pressão ao nível do mar. Considerando que a temperatura na praia e na encosta seja a mesma, o volume de ar no balão após a subida, será de:

Prof. Agamenon Roberto ESTUDO DOS GASES w.agamenonquimica.com 6

31) O gráfico ilustra a isoterma de uma certa quantidade de gás que é levado do estado A para o estado C.

P (atm)

Podemos afirmar que a pressão PC e o volume VB são, respectivamente:

e) 2 atm e 8 litros

a) 4 atm e 4 litros. b) 8 atm e 16 litros. c) 8 atm e 2 litros. d) 18 atm e 8 litros.

32) Ao subir do fundo de um lago para a superfície, o volume de uma bolha triplica. Supondo que a temperatura da água no fundo do lago seja igual à temperatura na superfície, e considerando que a pressão exercida por uma coluna de água de 10 m de altura corresponde, praticamente, à pressão de uma atmosfera, podemos concluir que a profundidade do lago é, aproximadamente.

3) (Covest-93/F) Uma bolha de gás liberada de um lago, situado ao nível do mar, triplica seu volume ao atingir a superfície. Supondo que a temperatura da água é uniforme, qual a pressão no fundo do lago, em atmosfera?

34) A figura mostra um cilindro munido de um êmbolo móvel, que impede a saída do ar que há dentro do cilindro. Quando o êmbolo se encontra na sua altura H = 12 cm, a pressão do ar dentro do cilindro é p0. Supondo que a temperatura é mantida constante, até que a altura, do fundo do cilindro deve ser baixado o êmbolo para que a pressão do ar dentro do cilindro seja 3 p0?

35)Um mol de gás ideal, confinado no recipiente A de volume V1, expande para o recipiente B, de volume

V2 = 2.V1, ao ser aberta a válvula V. Veja o diagrama abaixo

GÁS VÁCUO P V T1 1 1

Se o processo ocorre isotermicamente, é possível afirmar que a pressão final do gás é:

H = 12 cm 0

Prof. Agamenon Roberto ESTUDO DOS GASES w.agamenonquimica.com 7

36) (Cefet-MG) A figura a seguir mostra dois recipientes unidos por um tubo de volume desprezível provido de uma torneira. Inicialmente o recipiente A contém 1 mol de um gás inerte e em B há vácuo. Os dois recipientes são mantidos à mesma temperatura (TA = TB). A torneira é aberta durante um certo tempo. Ao se fechar a torneira, observou-se que a pressão em A e B são iguais, ou seja, PA = PB.

A B V= 20 L= 5 LAB

Com base nessas informações, pode-se afirmar que o número de mol gasoso transferido para B é:

37)(PUC-SP) Qual o volume ocupado, a 2 atm de pressão, por certa massa de gás ideal que sofre transformações isotérmicas conforme o gráfico? atm a) 126 mL. b) 42 mL. c) 21 mL. d) 14 mL. e) É impossível calcular, pois faltam dados.

2 NO + O2 NO
CO + OCO + O
IN + O 2 NO
IVSO + O SO1

Estão representadas acima quatro reações em fase gasosa. Quais delas causam variação de pressão quando efetuadas em recipientes fechados? a) I e I. b) I e I. c) I e IV. d) I e II. e) I e IV.

39) Um balão que contém gás oxigênio, mantido sob pressão constante, tem volume igual a 10 L, a 27°C. Se o volume for dobrado, podemos afirmar que:

a) A temperatura, em °C, dobra. b) A temperatura, em K, dobra. c) A temperatura, em K, diminui à metade. d) A temperatura, em °C, diminui à metade. e) A temperatura, em °C, aumenta de 273 K.

Prof. Agamenon Roberto ESTUDO DOS GASES w.agamenonquimica.com 8

40) Um recipiente com capacidade para 100 litros contém um gás à temperatura de 27oC. Este recipiente e aquecido até uma temperatura de 87oC, mantendo-se constante a pressão. O volume ocupado pelo gás a 87oC será de:

41)(Covest-95/F) Durante o inverno do Alasca, quando a temperatura é de – 23°C, um esquimó enche um balão até que seu volume seja de 30 L. Quando chega o verão a temperatura chega a 27°C. Qual o inteiro mais próximo que representa o volume do balão, no verão, supondo que o balão não perdeu gás, que a pressão dentro e fora do balão não muda, e que o gás é ideal?

42)Uma amostra de nitrogênio gasoso ocupa um volume de 20 mL a 27°C e à pressão de 800 mmHg. Que volume ocuparia a amostra sob 0°C e 800 mmHg ?

43)Certa quantidade de gás hidrogênio ocupam um volume de 25 litros a 47o C e 2 atm de pressão. Qual será a temperatura que deveremos aquecer esta mesma quantidade de gás, a 2 atm, para que ocupe um volume de 62,5 litros ?

4) Uma determinada massa gasosa encontra-se numa pressão de 2 atm ocupando um volume de 28 L. O gás sofre uma certa transformação, na qual sua temperatura é mantida constante mas sua pressão elevada para 7 atm. Nessa situação, seu novo volume será:

45)Um balão selado, quando cheio de ar, tem volume de 50,0 m3 a 22°C e à pressão atmosférica. O balão é aquecido. Assumindo que a pressão é constante, a que temperatura estará o balão quando seu volume for 60,0 m3?

46)(CESGRANRIO) Uma amostra de ozônio ocupa 250 mL a 27°C. Que volume ocupará a 87°C, se não houver variação de pressão?

Prof. Agamenon Roberto ESTUDO DOS GASES w.agamenonquimica.com 9

47)(Covest-98/F) No diagrama P x T abaixo, uma certa quantidade de gás ideal evolui do estado inicial A para um estado final B, conforme indicado na figura. Qual a razão, VA / VB, entre os volumes inicial e final do gás?

a) 1/3A B
b) 1/2PA
0TA 2 TA T

48)Uma amostra de gás foi aquecida sob pressão constante. Nessa transformação ocorreu:

4 4 aumento de volume de gás, porém a energia cinética média das moléculas manteve-se
constante

0 0 diminuição de volume do gás e da energia cinética média das moléculas 1 1 aumento de volume de gás e da energia cinética média das moléculas 2 2 aumento de volume de gás e diminuição da energia cinética média das moléculas 3 3 diminuição de volume de gás e aumento da energia cinética média das moléculas

49) Observando a tabela abaixo diga de quanto difere x de y, considerando que a pressão é constante:

volume temperatura 10 L 300 K 15 L x 20 L y

50)Um frasco munido de êmbolo móvel contém 2,0 L de ar a 20°C. A que temperatura deve ser aquecido o frasco, à pressão constante, para que seu volume dobre?

51)Determinada massa de um gás está a uma pressão de 5 atm, e ocupa um volume de 40 litros a uma dada temperatura. O volume ocupado por esse mesmo gás ao sofrer uma transformação isobárica, quando a temperatura final for 2,5 vezes a inicial será:

52)Uma estudante está interessada em verificar as propriedades do hidrogênio gasoso a baixas temperaturas. Ela utilizou, inicialmente, um volume de 2,98 L de H2(g), à temperatura ambiente (25°C) e 1atm de pressão, e resfriou o gás, à pressão constante, a uma temperatura de – 200°C. Que volume desse gás a estudante encontrou no final do experimento?

Prof. Agamenon Roberto ESTUDO DOS GASES w.agamenonquimica.com 10

(Parte 2 de 9)

Comentários