(Parte 5 de 11)

86) O elemento químico Hélio pertence à família dos:

a) alcalinos. b) alcalinos terrosos. c) halogênios. d) calcogênios. e) gases nobres.

87) Dos calcogênios podemos observar a presença do:

a) berílio. b) urânio. c) hélio. d) germânio. e) polônio.

8) São considerados gases nobres:

a) Hélio, Neônio, Xenônio, Germânio, Radônio. b) Criptônio, Neônio, Radônio, Titânio, Hélio. c) Argônio, Hélio, Neônio, Escândio, Radônio. d) Hélio, Xenônio, Radônio, Estrôncio, Neônio. e) Radônio, Criptônio, Argônio, Neônio, Xenônio.

89) Os elementos x A, x + 1 B e x + 2

C pertencem a um mesmo período da tabela periódica. Se B é um halogênio, pode-se afirmar que:

a) A tem 5 elétrons no último nível e B tem 6 elétrons no último nível. b) A tem 6 elétrons no último nível e C tem 2 elétrons no último nível. c) A é um calcogênio e C é um gás nobre. d) A é um metal alcalino e C é gás nobre. e) A é um metal e C é um ametal.

90) Se a distribuição eletrônica do átomo R é:

a) Pertence ao subgrupo IIIA. b) Apresenta último subnível p completo.

c) Pertence à família do nitrogênio. d) É do grupo B.

e) Está no 3º período da tabela periódica.

Prof. Agamenon Roberto TABELAPERIÓDICA w.agamenonquimica.com 15

91) O elemento químico que apresenta configuração eletrônica 2, 8, 2 é um:

a) actinídeo. b) lantanídeo. c) metal alcalino terroso. d) elemento de transição. e) elemento transurânico.

92) Um átomo apresenta normalmente 2 elétrons na primeira camada, 8 elétrons na segunda camada, 18 elétrons na terceira camada e 7 na quarta camada. A família e o período em que se encontra esse elemento são, respectivamente:

a) família dos halogênios e sétimo período. b) família do carbono e quarto período. c) família dos halogênios e quarto período. d) família dos calcogênios e quarto período. e) família dos calcogênios e sétimo período.

93) (ACR-2002) “Produtos à base de mercúrio usados para limpar ferimentos, como o mercúrio-cromo e tiomersal (princípio ativo da marca Merthiolate), estão proibidos de serem produzidos ou vendidos no País a partir de 18/04/2001”. Existem outros produtos que podem substituir com vantagem a limpeza de ferimentos domésticos. Um exemplo são os anti-sépticos feitos com iodo”. É correto afirmar:

a) O mercúrio é um semimetal. b) Encontra-se na mesma família do iodo. c) O iodo pode sofrer o fenômeno de sublimação. d) O iodo é um calcogênio. e) Mercúrio e iodo são elementos metálicos.

O ar,

É a principal fonte para se existir;

Se você quer colaborar

Nós estamos aqui para te ajudar

Ah! Eu sei

Eu sei,

Que o ar poluído vai nos prejudicar, Mas isso não impede que eu repita: “O ar é vida, vou ganhar esta partida!!”!

94) (ACR-2002) Sobre os componentes do ar puro (principais componentes: gás nitrogênio, gás oxigênio e gás argônio), podemos afirmar que:

0 0 O elemento químico oxigênio é um gás nobre. 1 1 Entre os halogênios, encontraremos o nitrogênio. 2 2 O argônio é um gás nobre. 3 3 Nitrogênio, oxigênio e argônio pertencem a uma mesma família da tabela periódica. 4 4 Oxigênio é calcogênio e argônio é gás nobre.

95) Na tabela periódica algumas famílias possuem nomes especiais, sobre estas famílias e seus elementos afirma-se:

0 0 Potássio, sódio e lítio são alcalinos terrosos. 1 1 Os halogênios constituem a família 7A. 2 2 Todo gás nobre possui na camada de valência 8 elétrons. 3 3 Todo átomo que é estável possui configuração eletrônica de um gás nobre. 4 4 Os halogênios são mais eletronegativos que os calcogênios do mesmo período.

Prof. Agamenon Roberto TABELAPERIÓDICA w.agamenonquimica.com 16

0 0 O elemento A se encontra no terceiro período da classificação periódica. 1 1 Encontraremos o elemento B na família 4A. 2 2 O elemento C é um metal alcalino.

3 3 Elementos de D são encontrados entre os halogênios. 4 4 Os átomos A e B se encontram no mesmo período da classificação periódica.

97) Esta questão está relacionada com a representação da classificação periódica abaixo. Nesta questão, os elementos químicos estão genericamente representados por A, B, C, D, E, F, G, H, J, K, V, W, X e

Considere as informações a seguir sobre os elementos químicos A, B, C, D, e E. • O átomo neutro do elemento A tem 10 elétrons.

• A, B – e C+ são isoeletrônicos.

• D pertence ao 5º período e ao mesmo grupo de C, da classificação periódica.

• Entre os elementos de transição, E é o de menor número atômico.

Com base nessas informações, é FALSO afirmar:

a) A é um gás nobre. b) B é um halogênio. c) C é um metal alcalino terroso.

d) A configuração eletrônica da camada de valência de D é 5s1 .

e) E pertence ao 4º período da classificação periódica.

processos vitais
participam na forma iônica

98) A vida organizou-se a partir de certo número de elementos químicos disponíveis na Terra e úteis aos Alguns desses elementos entram na constituição de moléculas, ligando-se a outros elementos por covalência, como o carbono, o nitrogênio e o oxigênio; outros, como o cálcio, o sódio e o potássio, Os elementos presentes nos organismos vivos podem ser agrupados, em função de sua participação, em três conjuntos:

Com relação aos elementos químicos relacionados nos conjuntos acima, é correto afirmar:

a) Os elementos que formam o conjunto A pertencem ao segundo período da tabela periódica. b) Quatro elementos que formam o conjunto B são metais alcalinos terrosos.

c) Nos três conjuntos estão relacionados treze metais. d) Dois dos elementos que formam o conjunto C pertencem ao sexto período da tabela periódica. e) O conjunto C contém subconjunto formado por metais de transição.

9) Considerando os elementos X (Z = 17) e Y (Z = 12), podemos afirmar que:

a) X é metal e Y é ametal. b) X e Y são metais. c) X é ametal e Y é metal. d) X e Y são ametais. e) X e Y são semimetais.

Prof. Agamenon Roberto TABELAPERIÓDICA w.agamenonquimica.com 17

(Parte 5 de 11)

Comentários