Custos dos Acidentes Ambientais

Custos dos Acidentes Ambientais

Custos dos Acidentes Ambientais

Engº Antonio Fernando Navarro, M.Sc.

afnavarro@terra.com.br 2004

Histórico

A análise dos custos dos acidentes esbarra sempre no desconhecimento de sua composição. Incluem-se como principais custos:

nMão-de obra própria e contratada; n Encargos financeiros; nCustos com a limpeza das áreas degradadas; nCustos com a remediação; nCustos com a recomposição; nCustos com a paralisação das atividades; nDanos provocados à imagem da empresa; nMultas contratuais e legais; nAções de responsabilidade civil; nLucros cessantes das atividades de terceiros; nConstituição de passivos ambientais, etc.

3 Suscetibilidade e Vulnerabilidade

4 Vulnerabilidade

5 Obtenção do Risco

Aplicação de fórmulas

A fórmula do Dr. Engº Angel Alonso Batres, modificada, compara o custo financeiro de um seguro específico (transferência do risco para uma seguradora) com o custo da assunção desse mesmo risco pela empresa.

Custo do Seguro

C = Custo financeiro do seguro P = Prêmio do seguro r = Taxa de juros reais correspondentes ao rendimento da importância paga pelo seguro, investida no próprio negócio ou em aplicações de caráter permanente t = Duração do seguro (vigência)

Custo da assunção do risco

A = [S x (1 -i)-t/2+ E + R] x (1 -i)t–R x (1 + i)t Onde: A = Custo da retenção do risco

S = Valor esperado dos sinistros (ocorrências) incorridos em um tempo “t” i = Juros reais praticados pelo mercado financeiro em aplicações de retorno seguro

R = Reserva financeira adicional para cobrir possíveis variações nas perdas, destacável no início de “t”

E = Custo da Gestão de Riscos pela empresa

Comparando C e A

C ≤ 1,3 A àRetenção duvidosa C > 1,3 A àRetenção praticável

Comentários