Apostila de libras

Apostila de libras

(Parte 1 de 3)

LIBRAS Básico - 40 horas

1. Alfabeto Manual3
2. Alfabeto de Libras4
3. Breve histórico da Educação dos Surdos5
4. Quem são os surdos?6
5. Desmistificando os Estereótipos6
6. Lei de LIBRAS7
7. Surdez8
8. Prevenção da Surdez8
9. Parâmetros9
10. Numerais10
1. Semana1
12. Meses do Ano13
13. Vocabulário 114
14. Pronomes Pessoais15
15. Pronomes Possessivos17
16. Pronomes Demonstrativos18
17. Gramática 1 - Saudações20
18. Perguntas24
19. Cores26
20. Gramática 2 - Tipos de Frases em LIBRAS30
21. HORÁRIO X DURAÇÃO - Que hora e Quantas Horas31
2. Alimentação, Frutas e Bebidas (vocabulário)32
23. Meios de Transporte3
24. Animais35
25. O verbo IR e suas variações39
26. Expressões interrogativas e advérbio de freqüência40
27. Vocabulário Profissão – Emprego41
28. Pronomes Indefinidos4
29. Família - Vocabulário46
30. Vocabulário Adjetivos48
31. Pronomes indefinidos e qualificadores49
32. Dinheiro50

Nº Pág. 3. Bibliografia, Fontes de Pesquisa, Estudo e Ilustrações........ 51

O alfabeto de Libras (Língua Brasileira de Sinais) teve sua origem ainda no

Império. Em 1856, o conde francês Ernest Huet desembarcou no Rio de Janeiro com o alfabeto manual francês e alguns sinais. O material trazido pelo conde, que era surdo, foi adaptado e deu origem à Libras. Este sistema foi amplamente difundido e assimilado no Brasil.

No entanto, a oficialização em lei da Libras só ocorrreu um século e meio depois, em abril de 2002 – nesse pperíodo, o Brasil trocou a monarquia pela república, teve seis Constituições e viveu a ditadura mlitar.

O longo intervalo deve-se a ulma decisão tomada no Congresso Mundial de

Surdos, na cidade italiana de Milão em 1880. No evento, ficou decidido que a língua de sinais deveria ser abolida, ação que o Brasil implementou em 1881.

A Libras quase mudou o nome e só voltou a vigorar em 1991, no

Estado de Minas Gerais, com uma lei estadual. Só em agosto de 2001, com o Programa Nacional de Apoio à Educação do Surdo, os primeiros 80 professores foram preparados para lecionar a língua brasileira de sinais. A regulamentação da

Libras em âmbito federal só se deu em 24 de abril de 2002, com a lei nº 10.436.

A história da educação dos surdos é cheia de controvérsias e descontinuidades. A primeira notícia que temos é do século XII, quando os surdos não eram considerados humanos, não tnham direito à herança, não frequentavam nenhum meio social e eram proibidos de se casarem.

Na Idade Média, com o feudalismo, os surdos começaram a ter atenção diferenciada pelo clero (Igreja), que estava muito preocupado com o que tais pessoas faziam e por que não vinham se confessar.

As pessoas não iam se confessar porque não apresentavam uma língua estruturante para seu pensamento. Mas a igreja também estava muito preocupada, pois nasciam muitos surdos nos castelos dos nobres, devido à frequência dos casamentos consanguineos, comuns na época, visto que a nobreza não queria dividr sua herabnça com outras famílias e acabavam casando-se entre primos, sobrinhas, tios e até irmãos.

Como nos mosteiros da Igreja havia padres, monges e frades que utiliizavam de uma língua gestual rudimentar, porque nesses ambientes existia o voto do silêncio, esses religiosos foram deslocados para esses castelos com a missão de educar os filhos surdos dos nobres em troca de grandes fortunas.

Quanto ao método utilizado na época não temos registros, mas sabe-se que alguns acreditavam que deveriam priorizar a língua falada, outros, a língua de sinais e outros, ainda, o método combinado.

Em 1880, aconteceu o Congresso Mundial de Professores de Surdos em Milão, na

Itália, onde foi discutido qual seria o melhor método para a educação dos surdos. Nesse congresso ficou resolvido que o melhor métdo era o oral puro, sendo proibida a utilização da língua de sinais a partir desta data.

A partir daí, as crianças surdas, muitas vezes, tinha suas mãos amarradas para trás e eram obrigadas a sentarem em cima das mãos ao irem para a escola, para que não usassem a língua de sinais.

sociais e educacionais negativas

Tal opressão perdurou por mais de um século, trazendo uma série de consequências

No Brasil, a primeira lei que viabiliza o uso da Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua dos surdos foi assinada em novembro de 2002 pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso.

São aquelas pessoas que utilizam a comunicação espaço- visual como principal meio de conhecer o mundo, em substituição à audição e à fala. A maioria das pessoas surdas, no contato com outros surdos, desenvolve a Língua de Sinais. Já outros, por viverem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos. Existem surdos que por imposição familiar ou opção pessoal preferem utilizar a língua oral (fala).

Deficiência Auditiva Termo técnico usado na área da saúde e, algumas vezes, em textos legais.

refere-se a uma perda sensorial auditiva. Não designa o grupo cultural dos surdos. Surdo-Mudo

Provavelmente a mais antiga e incorreta denominação atribuida ao surdo, e infelizmente ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação, principalmente televisão, jornais e rádio.

* O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência, totalmente desagregada da surdez. São minorias os surdos que também são mudos. Fato é a total possibilidade de um surdo falar, através de exercícios fonoaudiológicos, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado,sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício. * Por isso, o surdo só será também mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons. Fora isto, é um erro chamá-los de surdo-mudo. Apague esta idéia! O que é o Surdo-Mudo?

Erro social dado ao tato de que o surdo vive num ‘’silêncio” rotulado pela própria sociedade (por falta de conhedmento do real significado das duas palavras).

Surdez: dificuldade parcial ou total no que se refere à audição Mudez: problema ligado à voz.

O que é a deficiência auditiva?

É apenas uma perda sensorial, por isto as pessoas com problemas de audição têm potencialidade igual a de qualquer ouvinte. Comunicação com liberdade e segurança. Para os surdos a língua de sinais é fundamental, pois só através dela podem se comunicar.

Ø Nem todo surdo é mudo; Ø Nem todos os surdos fazem leitura labial;

Ø Nem todos os surdos sabem Língua de Sinais; Ø Ao falar com surdo não é necessário tocá-lo fortemente e/ou falar em voz alta. Ø A Língua de Sinais não é universal.

Dispõe sobre a LÍNGUA BRASILERA DE SINAIS - LIBRAS e dá outras providências. Eu o presidente da república faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei. Art. 1 - É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS e outros recursos de expressão a ela associados. Parágrafo Único. entende-se como LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS -

LIBRAS a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora. Com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Art. 2 - Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Art 3 - As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor. Art. 4 - O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de educação especial, de fonoaudióloga e de magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da língua brasileira de sinais - libras, como parte integrante dos parâmetros cirriculares nacionais - PCNS. Conforme legislação vigente. Parágrafo Único. A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS não poderá substituir a modalidade escrita da Língua Portuguesa. Art. 5 - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 24 de abril de 2002; 1810 da Independência e 1140 da República. Fernando Henrique Cardoso Paulo Renato Souza Texto Publicado no D.O.U. de 25.4.2002.

Surdez á a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a pessoa que não percebe sons acima 26 dB é portadora de surdez. A surdez pode ser: • Leve: as pessoas podem não se dar conta que ouvem menos: somente um teste de audição (ãudiometria) vai revelar a deficiência. E a perda acima de 25 a

40 decibéis (D.B.); • Moderada: É a perda de 41 a 5 (D.B.). Os sons podem ficar distorcidos e na conversação as palavras se tornam abafadas e mais difíceis para entender, particularmente quando têm várias pessoas conversando em locais com ruído ambiental ou salas onde existe eco. A pessoa só consegue escutar os sons muito altos como o som ambiente de urna sala de trabalho e tem dificuldade para falar ao telefone. • Severa: a perda de 71 a 90 (D.B.). Para ouvir, a pessoa precisa de um som tão alto quanto o barulho de uma impressora rotativa (até 80 decibéis). • Surdez profunda: É a perda Acima de 91 (D.B.). A pessoa só ouve ruídos como os provocados por uma turbina de avião (120 decibéis) disparo de revolver (150 decibéis) e tiro de canhão (200 decibéis).

- Proteção à maternidade, através de assistência pré-natal, e parto assistido adequadamente:

- Cuidados adequados ao recém-nascido, proporcionando amparo afetivo e ambiente propício para seu desenvolvimento; - Vacinação completa das crianças:

- Tratamento médico a todas as doenças da infância;

- Evitar os casamentos consangüíneos;

- Alimentação e estimulação adequada na etapa pré-escolar:

- Diagnóstico precoce de todos os distúrbios no desenvolvimento.

Os sinais são formados a partidr da conmbinação do movimento das mãos com um determindado formato em um detetermindado lugar, podendo este lugar ser uma parte do comorpo ou um espaço em frente ao corpo.

Nas línguas de sinais podem ser encontratados os seguintes parâmetros:

- Confirguração de mãos: são formas das mãos, que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante ( mão direita para os destros) ou pelas duas mãos do emissou ou pelo sinalizador. Os sinais APRENDER, LARANJA, OUVIR E AMOR têm a mesma configuração de mãos que são realizadas na testa, na boca, na orelha e no lado esquerdo do peito respectivamente;

- Ponto de articulação: é o lugar onde inside a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaçõ neutro v ertical ( do meio do corpo até a cabeça) e horizontal (à frente do emissor). Os sinais TRABALHAR, BRICAR, BESTEIRA, CONSERTAR são feitos no espaço neutro e os sinais ESQUECER, MENTE, APRENDER E PENSAR são realizados na testa;

- Movimento: os sinais podem ter movimento ou não. Os sinais citados acima têm movimento, com exceção de PENSAR que, como os sinais AJOELHAR E EM-PÉ m não teêm movimento;

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