(Parte 1 de 2)

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 2

Exercício 1

1. Edite um novo documento e digite o seguinte texto usando um tipo de letra, tamanho cores e formato à sua escolha para o título, texto e rodapé.

"Alguns programas de processamento de texto qualificam-se como Desktop

Publishing. no sentido de que podem ser usados para formatação de página, geralmente com melhor controlo sobre a edição de texto, porém com menor controle dos gráficos (...).

A distinção entre os programas de Desktop Publishing e Programas de

Processamento de Texto diminui á medida que cada qual adopta as características do outro. De uma forma geral, os programas de Desktop Publishing dão um maior controlo sobre a composição de página. enquanto os processadores de texto dão um maior controlo sobre o processo de edição (digitar um texto novo, busca e troca, verificação de ortografia ou sintaxe, cabeçalhos e rodapés, quebras de secção, ordenação, etc.). Alguns fabricantes preferem chamar aos seus processadores de texto Processadores de documentos”.”

(Kramer, Douglas e Parker, Roger C.; Aldus Pagemaker 3.0 edição brasileira, Livros Técnicos e Científicos-Editora Ltda, 1989 P.4)

2. Edite um novo documento e digite o seguinte texto usando um tipo de letra, tamanho cores e formato à sua escolha para o título, texto e rodapé.

Comboios Parados

Um pouco por todo o Norte e Centro do país, as derrocadas impediam ontem os comboios de cumprir os percursos normais. Segundo fonte da CP, era impossível apanhar um comboio no Porto com destino a Lisboa. Todos os comboios Alfa Pendular, Intercidades e Inter-regionais que faziam este percurso foram suspensos. A hipótese na Linha do Norte era Porto-Coimbra e Alfarelos-Lisboa. A CP não adiantou qualquer data para regularizar a circulação, que já está assim afectada desde as 24h00 de sexta-feira.

Por Amílcar Correia e Ana Cristina Pereira (Público) Domingo, 28 de Janeiro de 2001

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 3

Exercício 2

Objectivos: Digitar texto; Movimentar cursor; Copiar, Cortar e Colar texto; Formatar Caracteres e Parágrafos

1. Crie um novo documento 2. Digite o seguinte texto

O Conceito de Mercado

O conceito de mercado continua intimamente associado à ideia de local onde se efectuam transacções entre produtores e consumidores. Consideramos essa noção restritiva, pelos seguintes aspectos:

O mercado é hoje um espaço de realização de operações económicas de compra e venda que vai para além dos seus contornos físicos e mesmo temporais.

De facto, estão a surgir com grande frequência formas imateriais de mercado (…).

Essas formas de mercado lançam mão dos meios proporcionados pela sociedade de informação, possibilitando a realização de compras e vendas em casa, pela simples manutenção interactiva de um ecrã de televisão ou, mais simplesmente, através de um telefonema para um número fornecido por aquele ecrã, com entrega imediata no domicilio ou pelo correio, como é uso da chamada televisão comercial.

Existem operações de compra e venda que se contratam hoje e se realizam apenas daqui a alguns meses (como por exemplo nos mercados de futuros, caso dos mercados de cereais nos Estados Unidos da América, …).

Por outro lado existe uma diversidade de mercados, que vai desde os mercados de produtos finais ou de consumo final aos mercados de produtos intermédios e de factores produtivos, bem como ao mercado de trabalho ou à bolsa ou mercado de valores imobiliários. Aos mercados nacionais sobrepõem-se os mercados transnacionais, de natureza informal, ou de diversos acordos de comércio livre, uniões aduaneiras ou comunidades económicas.

Tudo são razões para que se considere a noção de mercado como relativa e circunstancial, além de mutável no tempo.

Uma coisa é certa: num mercado existem sempre intenções de compra (compra), intenções de venda (oferta), um preço e uma situação de equilíbrio mais ou menos estável fornecida por esse preço e pela quantidade correspondente.

Extraído de: Tinto, G., Introdução à Economia, 1995.

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 4

3. Grave o documento com o título "Exercicio1_Word.doc" 4. Introduza o título “O Conceito de Mercado” no texto e centre-o 5. Formate o título como: Bold, tamanho 16, tipo de letra Helvética 6. Efectue e correcção ortográfica do texto 7. Efectue a justificação do texto 8. Formate o tecto com a fonte "Times New Roman" e tamanho "1"

9. Alinhe à direita a fonte de onde foi extraído o texto (última linha) e coloque o texto em itálico

10. Opte pelo espaçamento entre linhas de 1,5, espaçamento entre parágrafos de 6 pontos.

1. Marque a bold (“negrito”) os termos/expressões sublinhados acima 12. Anule os sublinhados e mantenha o negrito dos mesmos termos expressões

13. Coloque a bold, itálico e sublinhada todas as ocorrências das palavras compra e compras.

14. Mova o segundo parágrafo em bloco para depois do terceiro parágrafo. 15. Anule de seguida esta operação no comando adequado

16. Corte o terceiro parágrafo (“cut”) e cole-o (“paste”) depois do primeiro parágrafo.

17. Altere as margens do documento para: a) Superior: 2,0 cm ; b) Inferior 2,0 cm ; c) Esquerda 3,0 cm ; e) Direita 2,5cm f) Cabeçalho 1,0 cm ; g) Rodapé 1,5 cm 18. Insira numero de página no rodapé (“footer”) do seu documento

19. Experimente todos os modos de visualização (disponíveis no menu view) e experimente alterar o zoom.

20. Analise as propriedades do documento (menu file – proprieties). 21. Coloque em cabeçalho o seu nome e numero e em rodapé o nome da disciplina

2. Efectue uma antevisão da impressão do documento e faça as correcções necessárias ao documento para que este fique pronto para imprimir.

23. Feche o documento, guarde-o na sua disquete.

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 5

Exercício 3

Utilização dos comandos para cortar, copiar e colar. 1 - Digite o seguinte texto:

Desde sempre os Portugueses foram atraídos pelo mar. Grande extensão de costa, muitos pinhais, boa madeira, terras pobres, atiraram os

ao marE inicia também a construção de caravelas.

Portugueses para aquilo que haveria de ser a grande epopeia lusíada. OS DESCOBRIMENTOS. Expulsos, os Mouros da Península, os reis Portugueses viram-se decididamente para o povoamento das novas terras conquistadas. Neste domínio, distinguiu-se um rei: D. Dinis Homem muito culto, não fosse ele também um grande poeta, mandou semear grandes pinhais - apontando já em direcção 2 - Hifenize todas as palavras possíveis 3 - Copie este texto para outra página do documento. 4 - Na segunda página do documento, pretende-se que o primeiro parágrafo apareça no fim do documento. Verifique a ortografia. 5 - Na terceira página deverá existir um documento com o seguinte aspecto:

Ex .mo Sr.

António Seabra Rua Pinto Coelho, n.º 16 4º Dto 10 Lisboa

Lisboa, 10 de Outubro de 1992

Ex .mo Sr.

Acusando a recepção da vossa carta e agradecendo o interesso demonstrado, vimos por este meio comunicar a V. Ex.as, não ser possível satisfazer a encomenda efectuada.

De Vossas Ex.as Atentamente

Todo o texto deverá estar com letra de 12 pontos, excepto a última linha que deverá ter 8. O destinatário a negrito e itálico. A data sublinhada e a última linha a negrito. O texto deverá ter um alinhamento justificado e um espaçamento de duas linhas. Distribua o texto por toda a página.

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 6

Exercício 4

1. Construa, recorrendo a diversos tipos de listas o seguinte documento:

Objectivos do módulo de processamento de texto: ¾ Escrever e formatar correctamente texto

¾ Formatar parágrafos

¾ Utilizar as várias ferramentas de edição de texto o Ortografia o Sinónimos o Hifenização

Capítulos essenciais

I. Gestão de Documentos I. Formatação do texto I. Esquematizar Documentos

Especificações: 1. Formatação de texto 1.1. Formatar caracteres 1.1.1. Formatar o tipo de letra 1.1.2. Formatar o tamanho 1.2. Formatar parágrafos 1.2.1. Centrar e alinha texto 1.2.2. Avançar texto 2. Esquematizar Documentos 2.1. Configurar a página 2.1.1. Configurar o tamanho e orientação 2.1.2. Configurar as margens 2.2. Colunas 2.2.1. Criar colunas 2.2.2. Criar colunas de diferentes larguras

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 7

Exercício 5

1. Utilize a formatação de tipo de letra e as tabulações para criar o seguinte texto. 2. Resolva o mesmo exercício mas utilizando tabelas.

Exercício com tabulações e limites/sombreados

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 8

Exercício 6

1. Utilize as tabulações, bordas e sombras para criar o seguinte texto. Crie o mesmo texto utilizando tabelas

Venda a Dinheiro

Factura fictícia

Empresa XYZ João António Sousa Rua da Esquina mais Próxima R. 3, 914, 2º Direito Tel. 012 - 978654 9 Vila de Cima 4500 Espinho

N/a Referência Designação Qtd Valor Unitário I.V.A Desconto Valor Ilíquido 104070 Memórias 1.0 340,0 17 5% 37791,0

Totais Valor sem IVA Valor do IVA Valor Ilíquido

Recebemos de Sua Excelência a quantia de trinta e oito mil seiscentos e noventa e um escudos. Porto Curso de Informática 2001 Fevereiro de 2000

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 9

Exercício 7

1. Elabore um documento com dois artigos a serem impresso num jornal com três colunas de duas formas diferentes:

Título da 1ª notícia: Resumo da notícia, local do incidente, descrição dos acontecimentos, número de pessoas detidas, nº de agentes policiais utilizados, blá, blá, blá, blá consequências futuras, etc., etc., etc.

Título da 2ª notícia Clubes que disputaram o encontro, resultado, problemas entre os adeptos, ajudas dos árbitros, classificação do maior clube

blá, blá, blá

português, distância ao primeiro classificado, melhor jogador do encontro, etc., etc., declaraçõe s finais dos treinadores,

Título da 1ª notícia: Desenvolvimento da notícia, local do incidente, descrição dos acontecimentos, número de pessoas detidas, nº de agentes policiais utilizados, blá, blá, blá, blá consequências futuras, etc., etc., etc.

Título da 2ª notícia Clubes que disputaram o encontro, resultado, problemas entre os adeptos, ajudas dos árbitros, classificação do maior clube português, distância ao primeiro classificado, melhor jogador do encontro, etc., etc., declarações finais dos treinadores, blá, blá, blá...

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 10

Exercício 8 1. Construa as seguintes tabelas:

a) Uma tabela simples:

Sexo/Nacionalidade Português Francês Alemão Inglês

Raparigas 3 24 5 32 b)Uma tabela com texto ao lado c) Duas tabelas lado a lado: E texto no meio

Disciplinas Matemática Português

Disciplinas

Nomes 3º Período P.G. 3º Período P.G.

Tipo de Taxa IVA Taxa Normal 17% Taxa Intermédia 12% Taxa reduzida 5%

Produtos Batatas Leite Livro de culinária

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 1

Exercício 9 1. Crie uma tabela com o seguinte aspecto:

Motor 4 cilindros em linha dispostos transversalmente.

Árvore de cames à cabeça. Injecção electrónica multiponto e catalizador

Cilindrada 1764 c.

Potência 137 cv.

Travões Discos ventilados (Fr.), Discos (Tr.) assistidos por servo-freios. Abs (opção)

Performances

Vel. Máxima (em circuito) 208 Km/h

Consumos

Em cidade 10.8 l

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 12

Exercício 10 1. Construa a seguinte figura utilizando formas automáticas e clip art.

Produção Venda Distribuição

Administração Empresa XPTO

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 13

Exercício 1 1. Construa os seguintes gráficos utilizando o Microsoft Graph.

Sexo/Nacionalidade Português Francês Alemão Inglês Rapazes 12 27 2 14 Raparigas 3 24 5 32 Total 15 51 27 46

Época do ano Inverno Primavera Verão Outono Nº de pessoas 568 423 1073 657

Distribuição das pessoas por época

Verão

Inverno 21%

Primavera 16%

Inverno Primavera Verão Outono

Português Francês Alemão Inglês

Gráfico das estadias na pousada da juventude

Rapazes Raparigas Total

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 14

Exercício 12

1. Construa a tabela apresentada e represente os dados utilizando o seguinte gráfico construído utilizando o Microsoft Graph.

Jan-Fev Mar-Abr Mai-Jun Jul-Ago Set-Out Nov-Dez

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 15

Exercício 13

Objectivos: Criação e manipulação de modelos de documentos; Criação e manipulação de estilos

1. Crie um modelo de documento baseado no modelo Documento em Branco; 2. Crie os seguintes estilos (para tal siga os passos indicados):

2.1. Seleccione o comando estilos do menu Formatar. Seleccione o Botão Novo. Na caixa de dialogo que aparece utilize a ajuda em contexto.

2.2. Crie também um novo estilo com o nome Remetente, com as seguintes características: Tipo de letra: Arial, Negrito, 14 pontos; Alinhamento: à esquerda; Espaçamento depois do parágrafo: 6 pt.

2.3. Crie um outro estilo chamado Destinatário com as mesmas características que o anterior, excepto no alinhamento que deve ser à direita e o avanço da margem esquerda do parágrafo de 7,5 cm

2.4. Crie um estilo com o nome Texto com as seguintes características: Tipo de letra: Arial, 12 pontos; Avanço da primeira linha: 1 cm; Alinhamento: justificado Espaçamento entre linhas: 1,5 pt. Espaçamento depois do parágrafo: 6 pt. Estilo para o próximo parágrafo: Normal

2.5. Crie um último estilo com o nome Despedida com as características seguintes: Avanço da margem esquerda: 8 cm; Alinhamento: centrado; Tipo de letra: Arial, 12 pontos

2.6. Altere a configuração da página com os seguintes parâmetros: Tamanho: A4. Orientação: vertical. Todas as margens: 3 cm

2.7. Feche o modelo e grave-o com o nome Carta G&F 3. Crie um documento baseado no modelo criado na alínea anterior;

4. Digite a seguinte carta sem qualquer preocupação com a formatação

Industrias Gamão & Furtado, Lda. Av. 5 de Outubro, nº 21 1º Esq., 10 Lisboa Ex.mo Sr António Seabra Rua Pinto Coelho, nº 164 Dto, 10 Lisboa Porto, 12 Outubro de 2001. Ex.mo Sr Acusando a recepção da vossa carta e agradecendo o interesse demonstrado, vimos por este meio comunicar a V/Ex .as, não nos ser possível satisfazer a encomenda efectuada por V/Ex.as De Vossas Ex.as Atentamente _ (O Responsável vendas)

5. Aplique os estilos criados na alínea 2 às diferentes secções da carta

6. Grave o documento na sua disquete com nome estilos.

Exercícios sobre Microsoft Word

Luís Paulo Reis / 2002 Pág. 16

Exercício 14

No seguinte exercício deverá criar os seguintes cinco estilos de letras e guarda-los no modelo. Deverá depois abrir um novo documento e criar uma página com o seguinte aspecto, utilizando os estilos previamente criados.

Os tipos de letras utilizados são os seguintes: Para o Título Arial 26, sombreado azul, parágrafo centrado, negrito e itálico, caixa simples e um sombreado vermelho; Para o Capítulo Times New Roman 2, Negrito, Sombreado a 12,5% com caixa de bordo duplo; Para o Sub Capítulo Times New Roman 18, Negrito e limite simples inferior; Para o Tema, Times New Roman 14, Negrito e itálico; Para o texto Times New Roman 12, Justificado.

Os tipos de letra Capítulo, Sub Capítulo, Tema e texto tem um avanço no parágrafo à esquerda de 2cm na primeira linha. O Capítulo tem um espaçamento anterior de 30 pontos, o Sub Capítulo de 24, o Tema de 20 e o texto tem 6 pontos no espaçamento anterior.

(Parte 1 de 2)

Comentários