FORMATAÇÃO De TRABALHO

FORMATAÇÃO De TRABALHO

(Parte 1 de 2)

Formatação de texto para trabalhos academicos

Para o desenvolvimento dos trabalhos usaremos a Norma Brasileira Regulamentador (NBR) 14724 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Abaixo você encontrará informações sobre os elementos que compõem a estrutura do trabalho acadêmico, bem como sobre qual a obrigatoriedade de cada um deles e forma de apresentação (formato).

Os tipos de trabalhos acadêmicos abordados nesta página são: Trabalho de conclusão de curso (TCC), relatório de estágio; monografia de graduação e especialização, dissertação e tese e principalmente PI.

FORMATO (TIPO DE PAPEL, TAMANHO DE FONTE, MARGENS)

- Formato A4 (21,0 x 29,7 cm)

- Texto cor preta

- Ilustração pode ser colorida

- Fonte tamanho 12 para o texto

- Fonte tamanho 10 para citação longa, nota de rodapé, legenda e paginação;

- Fontes (Times New Roman ou Arial)

- Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm;

- Parágrafo com recuo de 2cm;

- Citação longa (+ 3 linhas) com recuo de 4 cm;

ESPACEJAMENTO

- Espaço 1,5 - todo o texto;

- Dois espaços de 1,5 - separando cada título e subtítulos do texto que os precede e os que sucedem;

- Espaço simples para - citação longa, nota de rodapé, referências, legendas.- Dois espaços simples - entre uma referência e outra.

PAGINAÇÃO

- As folhas do trabalho devem ser numeradas seqüencialmente, em algarismos arábicos. A contagem será feita a partir da folha de rosto. A numeração, no entanto, deve aparecer somente a partir da primeira folha textual (introdução) e sendo consecutiva até o final do trabalho.

- De acordo com a NBR o número da página deve aparecer no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior. (ABNT, 2005, p.8),

RESUMO

- Titulo centralizado, em letra maiúscula e negrito, alinhamento justificado, sem recuo de parágrafo e espacejamento 1,5cm, contendo de 150 a 500 palavras, deve ser escrito de forma a chamar o leitor sem ser explicativo.

SUMÁRIO

- Conjunto de tópicos que resume algo; Lista organizada ou hierarquizada das matérias tratadas numa obra ou publicação. (não é índice, pois não se trata de um livro)

REFERENCIAS

- Referência é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite a sua identificação individual. (NBR 6023, 2002, p. 2). (3.3.1 do manual) (ex. livros que foram usados nas citações dentro do trabalho devem ser

colocados nesta parte juntamente com sites e outros materiais que foram utilizados nas pesquisas) devem ser apresentados em ordem alfabética, formatado conforme a p 83 da norma

CITAÇÕES

-Citações diretas, indiretas, citação de citação, serão usada a NBR 10520 da ABNT (2002)

ELEMENTOS DE APRESENTAÇÃO

Elementos pré-textuais:

  • Capa(obrigatório)

  • Lombada(opcional)

  • Folha de rosto(obrigatório)

  • Errata (opcional)

  • Folha de aprovação(obrigatório)

  • Dedicatória(s) (opcional)

  • Agradecimento(s) (opcional)

  • Epígrafe(opcional)

  • Resumo na língua vernácula(obrigatório)

  • Resumo em língua estrangeira(obrigatório)

  • Lista de ilustrações(opcional)

  • Lista de tabelas(opcional)

  • Lista de abreviaturas e siglas(opcional)

  • Lista de símbolos(opcional)

  • Sumário(obrigatório)

Elementos textuais:

  • Introdução

  • Desenvolvimento

  • Conclusão

Elementos pós-textuais:

  • Referências(obrigatório)

  • Glossário(opcional)

  • Apêndice(s) (opcional)

  • Anexo(s) (opcional)

  • Índice(s) (opcional)

Como formatar todos os elementos obrigatórios e os opcionais mais utilizados. Contudo, os passos para formatar os outros elementos são bem semelhantes e qualquer um que leia atentamente a norma conseguirá fazer os demais por conta própria.

Regras gerais de formatação

Algumas regras de formatação definidas pela norma se aplicam a todo o documento. Três delas merecem ser configuradas logo no início, antes de digitar qualquer letra. São elas: tamanho e tipo da fonte, tamanho do papel, margens e parágrafo (recuo e espaçamento).

Já outras são deixadas a cargo do autor. De acordo com a norma ABNT, “O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho.” Ou seja, tudo que não estiver explicitamente definido nas normas pode ser escolhido livremente pelo autor.

Como formatar o tipo e o tamanho da fonte

Estas são duas das configurações mais elementares de um texto. Para ajustá-las, na guia Início do Microsoft Word 2007 (a que é exibida quando se abre o programa), procure o campo Fonte.

A ABNT não especifica o tipo de fonte. Contudo é comum usar Times New Roman ou Arial. Portanto, digite ou selecione da lista a fonte Times New Roman ou Arial — as duas aceitas pela norma ABNT. O tamanho de fonte recomendado é 12 pt.

A exceção é para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e tabelas, que “devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme”. Sugiro que seja utilizado tamanho 10 nestes casos, porém o autor pode usar o que melhor lhe convier. Veremos como fazer isto de uma forma bem prática mais adiante.

Como formatar o tamanho do papel

Configurar o tamanho do papel é uma das formatações mais fáceis de se fazer. Basta selecionar a guia Layout da Página e clicar em Tamanho.

A ABNT determina que todo trabalho acadêmico seja escrito em papel A4. Portanto, selecione a opção A4 210 x 297 mm no menu pop-up e seu papel está corretamente configurado.

Como formatar a margem

Na mesma guia Layout da Página, clique em Margens e depois em Margens Personalizadas…

Na janela que se abre, digite o padrão definido pela ABNT nos respectivos campos: margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

Clique no botão OK e suas margens estarão configuradas.

Como formatar o parágrafo (recuos e espaçamento)

As configurações de parágrafo não são idênticas para toda a monografia, mas, para todo o corpo do texto, mantém a mesma formatação. Por isso, vale a pena configurá-lo desde o início do desenvolvimento do trabalho. Quando configurações específicas de uma determinada seção forem necessárias, podemos fazê-las sem dificuldade.

O primeiro passo é abrir a janela Parágrafo. Para isso, ainda na guia Layout da Página, procure o campo Espaçamento. Clique no pequeno ícone no canto inferior direito deste campo.

A janela Parágrafo será aberta. Nela, três coisas serão configuradas: alinhamento, recuo e espaçamento.

Alinhamento – Para o alinhamento, basta selecionar Justificada e manter o campoNível do tópico com Corpo de texto.

Recuo – A norma deixa a maior parte das configurações de recuo a cargo do autor. A única exigência feita é para citações diretas ou longas (mais de três linhas). Nestes casos, ela exige um recuo de 4 cm da margem esquerda — veremos mais adiante como fazer isso facilmente.

Para a primeira linha, recomendo que seja utilizado 1,25 cm. Isto é feito selecionando Primeira linha no campo Especial e digitando 1,25 no campo Por (veja figura acima).

Os recuos à esquerda e à direita devem ser mantidos em zero, com exceção dos casos de citações descritos acima.

Espaçamento – Também chamado de espacejamento (inclusive pela própria ABNT), o espaçamento também é muito fácil de ser configurado. Contudo, vale uma rápida observação. Na nomenclatura utilizada no Microsoft Word, Espaçamento é o espaço antes e após os parágrafos — daí os dois campos Antes e Depois. Já o Espaçamento entre linhas é a distância entre cada linha dentro de um mesmo parágrafo.

A norma determina apenas o espaçamento entre títulos de seções e os parágrafos que os antecedem e sucedem — dois espaços de 1,5, entrelinhas. O espaçamento antes e depois desta janela parágrafo é entre parágrafos, e não entre parágrafos e títulos. Portanto, ambos devem ser mantidos em zero. Veremos como formatar o espacejamento entre títulos mais adiante.

Para ficar de acordo com a ABNT, o espaçamento entre linhas deve ser configurado em 1,5. Basta selecionar 1,5 linhas no campo Espaçamento entre linhas. Deixe o campo Em em branco.

Clique no botão OK e seu parágrafo estará formatado.

(Parte 1 de 2)

Comentários