Livro Eletromecânica FBE

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ELETROMECÃNICA – LIVRO I Diretoria:

Presidente: Ivã de Almeida Vice-presidente: Sandra Nagel Diretor executivo: Cláudio Melo

Coordenação: Cristina Mendes

Comissão de Elaboração

Adriano José Silva

Amaro Nunes

Jorge Ivan Ventin

Gerson Sales

Sônia Reis Yve West Maria José

Luis Tadeu Santana Daniela Fernades

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INFORMÁTICA BÁSICA INF - 101

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Capitulo 1 – Ligar e Desligar e Assuntos Básicos

1- Ligar e Desligar o microcomputador a- verificar os cabos de energia do PC (microcomputador) b- verificar se a voltagem está correta (110 volts ou 220 volts): i. geralmente os PCs trabalham em 110 v i. existe uma chave seletora atrás do PC, perto da conexão do cabo de energia i. se não souber, procure alguém que possa auxiliá-lo(a) c- verificar se existe um estabilizador de voltagem, e se existir, verificar a voltagem da mesma (110 v ou 220 v), que deve ser compatível com a voltagem utilizada na sua casa / trabalho i. deve existir uma chave seletora atrás do estabilizador também i. estabilizador é um equipamento utilizado para proteger seu computador contra variações de energia elétrica, que sempre ocorrem sem percebermos, mas que afetam o bom funcionamento dos mesmos i. recomenda-se que sempre utilize estabilizadores de tensão e voltagem para equipamentos eletrônicos d- caso todos os cabos estiverem conectados, ligar o estabilizador e- o estabilizador possui um botão Liga/Desliga de acesso e identificação simples f- ligar o PC através do botão Liga/Desliga g- aguardar os procedimentos de inicialização do PC h- informar senha e nome do usuário, caso existam e quando for solicitado

2- Desligar o microcomputador / fechar sessão de trabalho a- O procedimento de desligar o PC é muito importante para preservar o equipamento e as informações armazenadas nele, portanto, é importantíssimo acostumar-se a seguir o procedimento de desligar b- Clicar no botão Iniciar c- Clicar na opção Desligar d- Selecionar a opção Desligar o computador e- Clicar no botão OK f- Aguardar a mensagem de desligar o computador, quando existir e somente então, desligar apertando o botão Liga/Desliga do computador ou esperar o computador desligar automaticamente g- Desligar o estabilizador através do botão Liga/Desliga do estabilizador

3- Mouse a- É um equipamento que auxilia no comando do computador e seus programas b- Exibe um ponteiro na tela do computador, que pode “apontar e marcar” qualquer elemento selecionável da tela c- Existem no corpo do mouse, duas teclas (esquerda e direita), sendo a esquerda para executar ou selecionar um item apontado e a direita para obter e exibir as propriedades e características do item apontado d- Alguns modelos trazem uma “rodinha” no meio entre os botões, e serve para “rolar” ou movimentar o conteúdo de uma janela

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4- Janela a- O sistema operacional Windows (janelas em inglês), utiliza o conceito de janelas para representar cada programa em utilização b- Têm formato padrão contendo: i. Área retangular selecionável, móvel e de dimensões que podem ser alterados i. Margens que podem ser redimensionadas i. Um menu de opções iv. Botões que ficam na parte superior direito da janela, sendo a mais esquerda para minimizar a janela, a do centro para maximizar a janela e a da direita para encerrar e fechar a janela v. Barras de rolagem do conteúdo da janela, verticalmente e outro horizontalmente

5- Menu Iniciar a- É onde estão localizados todos os programas que estão instalados no computador, ou deveriam estar listados b- Utilizando-se o mouse, clique no botão Iniciar ou aperte a tecla com o símbolo do Windows (janela colorida) do teclado c- Percorra a lista que for exibida com o ponteiro do mouse d- Para cada item listado, ao apontar o mouse e clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse, o item será executado e- Note que existe menu e cada item pode conter um submenu

6- Ícone a- São os símbolos que representam os aplicativos b- Utilizando-se do apontador (mouse), clica-se duas vezes com o botão direito para executá-lo c- Pode-se mover os ícones, mudar sua aparência ou apaga-lo da área de trabalho

7- Área de trabalho ou desktop a- É a área principal da tela do Windows, é o local que aparecem os ícones b- Pode ser modificado para personalizar como o usuário desejar, mudando o papel de parede c- Quando o computador permanecer muito tempo sem uso, aparece a proteção de tela para impedir que o monitor sofra desgastes e prejudique a imagem. Para retornar ao uso normal, basta movimentar o mouse ou alguma tecla de direção (setas) do teclado. 8- Papel de parede e Proteção de Tela a- É o “fundo” da área de trabalho b- Pode ser modificado : i. Clique com o botão direito do mouse em qualquer área livre do desktop i. Ao aparecer o menu de características, selecione a opção Propriedades i. Na janela que surgir, verifique as várias opções, dentre eles, Temas,

Área de Trabalho, Proteção de Tela e Aparência iv. Na aba Área de Trabalho, podemos selecionar os Planos de Fundo

Fundação Bahiana de Engenharia- FBE 6 v. Na aba Proteção de Tela, selecionamos algum dos vários temas de proteção, que podem ser configurados quanto ao tempo de espera e também incluir senha para bloquear o uso do computador na ausência do usuário por tempo muito longo. Porém, recomenda-se não utilizar senha, pois isso dificulta manutenção do equipamento pelos responsáveis de informática.

9- Windows Explorer a- É um programa (aplicativo) que permite visualizar os arquivos e programas que estão armazenados no computador b- Pode-se criar pastas, copiar pastas, eliminar pastas e mover pastas, assim como os arquivos e programas. c- Pastas são como os fichários dos escritórios, são conjuntos de arquivos e programas d- Para copiar pastas, arquivos ou programas: i. Marcar com o ponteiro no item desejado i. Ao clicar no botão direito do mouse, surgirá um menu que contém a opção Copiar. Ao clicar nessa opção, o item será armazenado temporariamente em um local da memória i. Selecionar o local do destino da copia a ser realizado, clique com o botão direito novamente e selecione a opção Colar. A copia será realizada. iv. Pode-se utilizar também os menus que ficam na parte superior da janela do Windows Explorer. e- Para eliminar pastas, arquivos ou programas: i. Marcar com o ponteiro no item desejado i. Apertar a tecla Delete ou clicar com o botão direito do mouse e selecione a opção Excluir f- Para criar pastas: i. Selecione o local onde deseja criar a pasta i. Clique no menu principal do Windows Explorer, opção Arquivo, depois no item Novo e por fim na opção Pasta. i. Nomeie a pasta recém criada com o nome desejado

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10- Para recuperar uma pasta, arquivo ou programa eliminado a- Dê um clique duplo no ícone da Lixeira b- Na janela que surgir, selecione os itens a serem recuperados c- Clique com o botão direito e selecione a opção Restaurar d- O item será restaurado no local original antes de ser eliminado

Recuperar objeto (arquivo, pasta) eliminado e armazenado na Lixeira

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Capitulo 2 – Aplicativos e Internet

1- Aplicativos a. São programas que executam tarefas específicas: i. Editor de texto, planilhas eletrônicas, geradores de gráficos e desenhos, etc i. Administração e gerenciamento do computador, de dispositivos, de impressão, de segurança, de energia, etc i. Comunicação de dados, internet iv. Visualização de imagens e tocadores de som v. Etc b. Clicar 2 vezes nos ícones da Área de Trabalho ou c. Clicar 1 vez no botão i. INICIAR, i. TODOS OS PROGRAMAS i. Selecionar o aplicativo desejado, no sub-menu que é oferecido 2- Internet a. É uma rede mundial de comunicação entre os computadores b. Pode ser conectado através de uma linha telefônica de um modo que chamamos de conexão por linha discada, mais lenta e sujeita a interrupções c. Pode também ser conectado através de linha telefônica em um modo chamado de conexão de banda larga, mais rápida, mais estável, porém mais caro d. Pode também ser conectado através de rádio, sendo muito mais caro e. O endereço de um “site” ou página de internet é o meio para acessar essa página: i. site = sitio, repositório em que estão as páginas ou telas que apresentam informações, figuras e arquivos. i. Exemplo: w.e.com.br ( w.ssa.br, w.net.br ) i. w = wide world web – teia de alcance mundial iv. .e = nome de empresa, de organização, entidade, pessoa, etc, que tenha uma pagina na internet v. .com = entidade do tipo comercial, pode ser .org, .ind, .edu, .mil, .gov vi. .br = indica país que hospeda ou de origem da página, ou pode inexistir f. Utilizamos algum aplicativo para acessar a rede mundial, os Navegadores ou Browsers: i. Internet Explorer – vem com o windows i. Netscape – adquirido a parte i. Opera – obtido gratuitamente pela internet iv. Mozilla – obtido gratuitamente pela internet v. Outros g. Executar o navegador : i. Clicar 2 vezes no ícone da Área de Trabalho ou através do menu Iniciar i. No campo ENDEREÇO da pagina desejada, i. Tecle ENTER iv. Aguarde a pagina ser exibida v. Navegue a vontade, clicando nos “links” que existirem

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1. link = conexão com outras paginas da entidade ou mesmo da internet, que podem ser acessadas clicando-se neles 2. identificamos os links quando aparece um ícone de “MÃO” quando passamos por eles e o endereço dele aparece no rodapé da pagina.

3- Navegar pela Internet a. Utilize os elementos abaixo para auxiliar suas visitas às paginas da internet b. Os botões e funções são praticamente padrão nos browsers

Botões utilizados para navegar pela Internet, do aplicativo Microsoft Internet Explorer

4- Criar contas de e-mail em provedor gratuito a. E-mail = electronic mail ou correio eletrônico, tal qual nossa carta comum b. destinatário = nome_ou_identificação @ provedor c. nome_ou_identificação = quem irá receber sua correspondência d. @ = indica que é uma correspondência eletrônica ou e-mail e. provedor = é a entidade que hospeda o endereço eletrônico do destinatário f. exemplos de provedor gratuito: i. w.ig.com.br i. w.hotmail.com i. w.itelefonica.com.br iv. w.yahoo.com.br g. ao cadastrar-se, cuidados ao informar dados pessoais e sempre solicitar privacidade, isto é, não pode tornar-se público

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ELETROMECÃNICA – LIVRO I 5- Enviar email

Representação da janela para criar um e-mail

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Capitulo 3 – Pesquisar na Internet e Download

1- Pesquisar na internet – como fazer, Google, Cadê, Yahoo a. Pesquisar na internet significa utilizar alguns “sites” de busca b. Pode-se pesquisar sobre qualquer assunto, desde matérias acadêmicas até “sites” sobre artistas ou sobre culinária c. Exemplos de “sites” de busca: w.google.com.br, w.yahoo.com.br, w.cade.com.br, w.aonde.com.br, w.buscape.com.br, w.miner.com.br

Figura que representa o resultado de pesquisa realizada por uma página de busca ( Google )

2- Download – o que é, para que serve, como fazer a. Download – processo que faz a copia dos arquivos armazenados em outros locais utilizando-se da conexão pela rede de computadores b. Podemos fazer a copia de um computador servidor para o seu computador pessoal ou fazer a copia de um computador remoto e distante através da internet c. Informar o local onde os arquivos serão armazenados no seu computador d. Cuidado ao “baixar” arquivos desconhecidos: i. Sempre executar o anti-virus – ver existência de vírus ou programas maliciosos i. Nunca executar programas ou arquivos “baixados” de e-mail de remetentes desconhecidos

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ELETROMECÃNICA – LIVRO I Figura ilustrativa da seqüência utilizada para realizar download

Janela que solicita local para gravar objeto copiado através de download 3- Copia de arquivos e edição a. Utilizando o Windows Explorer, pode-se COPIAR ou MOVER qualquer objeto permitido b. Para COPIAR um objeto de uma pasta para outra i. Exibir o Windows Explorer, procure o item desejado e marque-o clicando uma vez no objeto i. Clique no objeto usando o botão esquerdo e mantenha-o apertado, i. Aperte a tecla CTRL (control) com a mão esquerda, devendo aparecer um sinal (+) no objeto selecionado iv. Arraste o objeto, mantendo o botão e a tecla pressionados, até a pasta desejada v. Solte o botão do mouse e depois a tecla Ctrl. c. Para MOVER um objeto de uma pasta para outra i. Faça o mesmo procedimento, porém, utilize a tecla SHIFT (seta para cima) i. Deverá perceber que o objeto deixará de existir na pasta original

Fundação Bahiana de Engenharia- FBE 13 d. Outra forma de se fazer COPIA ou MOVER, utiliza o botão direito do mouse i. Exibir o Windows Explorer, procure o item desejado e marque-o clicando uma vez no objeto i. Clique no objeto usando o botão direito do mouse e verifique as opções que aparece i. Escolha a opção COPIAR ou RECORTAR, conforme sua necessidade iv. Selecione a pasta destino e marque-o com um clique do botão direito do mouse, aparecendo novamente algumas opções 1. a opção COPIAR permite criar uma copia exata do objeto 2. a opção RECORTAR permite eliminar o objeto da pasta original e movê-lo para outro local v. Escolha a opção COLAR, para indicar o local destino do objeto

Figura ilustrativa da seqüência utilizada para COPIAR ou MOVER objetos (arquivos / pastas)

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Capitulo 4 – Editores de Texto

1- Editores de Texto

Editores de texto são aplicativos que permitem criar documentos de textos, com as formatações necessárias, com numerações, cabeçalhos e rodapés. Permite ainda adicionar ao texto, figuras e imagens fotográficas, além de gráficos e planilhas. Os mais simples de utilizar são os aplicativos Bloco de Notas e o WordPad, que acompanham o sistema operacional Windows XP, porém não possuem tantos recursos como o MS Word. Veja, na tela do Word e, em seguida, a explanação de cada item nela contido.

a- Barra de Título Fornece o nome do software e também o nome do arquivo que está sendo editado.

b- Barra de Menus

Fornece ao usuário os menus providos de comandos do Word. Cada menu pode ser aberto com um clique do mouse sobre seu nome ou, caso o usuário queira, através do pressionamento simultâneo da tecla <ALT> juntamente com a letra em destaque do nome do menu.

c- Barra de Ferramentas de Comandos

Fornece ao usuário ícones representando alguns dos comandos disponíveis nos menus. Chamemos tais ícones de ícones de atalhos, os quais são acionados por um clique do mouse. Assim que o usuário posiciona o ponteiro do mouse sobre qualquer um desses ícones, o Word mostra um quadrinho contendo a função daquele determinado ícone.

d- Barra de ferramentas de Formatação

Permite ao usuário formatar os caracteres ,do texto, dando características como estilo de parágrafo, tipologia, alinhamento de texto, espaçamento entre linhas, recuos e bordas.

e- Régua Usado para o controle da tabulação as margens e entradas de parágrafos.

f- Área de Trabalho É o local onde o texto será ou está sendo digitado.

Fundação Bahiana de Engenharia- FBE 15 g- Barras de Rolagem (vertical e Horizontal) Usada para que o usuário se desloque que texto com o auxilio do mouse h- Barra de Status

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