Cimentação de poços de petróleo slide

Cimentação de poços de petróleo slide

Cimentação de poços de petróleo

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Curso de Bacharel em Química do Petróleo

Jhardany

Karoline Nóbrega Celino

Nayana

a cimentação consiste basicamente do preenchimento do espaço anular entre os tubos de revestimento e a parede do poço com cimento ,que possui como principal objetivo fixar a tubulação e evitar que acha migração de fluidos, entre as diversas zonas permeáveis atravessadas pelo poço. Realizada basicamente pelo bombeio de pasta de cimento e água através dos tubos de revestimento. Além do objetivo de formar um tampão de selo no fundo do poço ou para corrigir desvios do poço durante a perfuração.

O que é Cimentação ?

O CIMENTO DEVE ESTAR FORTEMENTO ADERIDO A SUPERFICIE EXTERNA E AS PAREDES DO POÇO PARA EVITAR QUE OCORRA A COMUNICAÇÃO NÃO DESEJADA DAS DIVERSAS ZONAS PERMEÁVEIS DO POÇO, QUE EM ALGUNS CASOS PODE RESULTAR EM DANOS ECOLOGICOS INDESEJÁVEIS COMO A COMUNICAÇÃO DE UMA ZONA DE HIDROCARBONETOS COM UMA ZONA DE ÁGUA.

O CIMENTO DEVE ESTAR FORTEMENTO ADERIDO A SUPERFICIE EXTERNA E AS PAREDES DO POÇO PARA EVITAR QUE OCORRA A COMUNICAÇÃO NÃO DESEJADA DAS DIVERSAS ZONAS PERMEÁVEIS DO POÇO, QUE EM ALGUNS CASOS PODE RESULTAR EM DANOS ECOLOGICOS INDESEJÁVEIS COMO A COMUNICAÇÃO DE UMA ZONA DE HIDROCARBONETOS COM UMA ZONA DE ÁGUA.

Cimentação primaria: É A CIMENTAÇÃO PRINCIPAL REALIZADA LOGO APÓS A DECIDA DE CADA COLUNA DE REVESTIMANTO NO POÇO. SEU OBJETIVO É BASICAMENTE PREENCHER O ESPAÇO ANULAR DE MODO A SE OBTER FIXAÇÃO E VEDAÇÃO EFICIENTE E PERMANENTE DESTE ESPAÇO.

Tipos de Cimentação

Cimentação Secundária:

Cimentação Secundária:

É O NOME DADO AS OPERAÇÕES QUE SE DESTINAM A CORREÇÃO DA CIMENTAÇÃO PRIMÁRIA .DESSE MODO QUANDO O TOPO DO CIMENTO NÃO ALCANÇAR A ALTURA PREVISTA PODE-SE EFETUAR UMA RECIMENTAÇÃO(FAZENDO CIRCULAR PASTA DE CIMENTO POR TRÁS DO REVESTIMENTO ATRAVÉS DE CANHONEIOS), QUANDO ESTA NÃO É POSSÍVEL REALIZA-SE A COMPRESSÃO DE CIMENTO OU SQUEEZE(PARA CORRIGIR OS DEFEITOS DA CIMENTAÇÃO PRIMÁRIA OU SANAR VAZAMENTOS NA COLUNA DE REVESTIMENTO).E O CIMENTO AINDA PODE SER USADO PARA EXECUÇÃO DE TAMPÕES PARA ABANDONO DE POÇO OU PARA ISOLAMENTO SE ZONAS PER$IFÉRICAS, POR EXEMPLO.

os cimento Portland usado na cimentação é essencialmente produzido a partir de uma mistura de calcário e argila onde os componentes químicos principais são:

Componentes e Classificação do Cimento

QUANTO A CLASSIFICAÇÃO A API DESIGNOU O CIMENTO POR LETRAS DE A ATE J , EM FUNÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA, QUE DEVE ESTAR ADEQUADA AS CONDIÇÕES DE USO, COMO A PROFUNDIDADE A TEMPERATURA E A PRESSÃO DOS POÇOS.

Principais Aditivos da Cimentação

Principais Aditivos da Cimentação

OUTROS:PODEM TAMBÉM SER USADOS OUTROS ADITIVOS COMO OS ANTIESPUMANTES, PARA EVITAR AERAÇÃO DA PASTA, OS ADENSANTES, OS CONTROLADORES DE PERDA DE CIRCULAÇÃO OS DESCONTAMINANTES, OS TRAÇADORES RADIOATIVOS E CORANTES PARA SE DETECTAR A PRESENÇA DO CIMENTO E AS AREIAS DE GRANULOMETRIA CONTROLADA PARA EVITAR A DEGRADAÇÃO DO CIMENTO A ALTAS TEMPERATURAS.

  • OUTROS:PODEM TAMBÉM SER USADOS OUTROS ADITIVOS COMO OS ANTIESPUMANTES, PARA EVITAR AERAÇÃO DA PASTA, OS ADENSANTES, OS CONTROLADORES DE PERDA DE CIRCULAÇÃO OS DESCONTAMINANTES, OS TRAÇADORES RADIOATIVOS E CORANTES PARA SE DETECTAR A PRESENÇA DO CIMENTO E AS AREIAS DE GRANULOMETRIA CONTROLADA PARA EVITAR A DEGRADAÇÃO DO CIMENTO A ALTAS TEMPERATURAS.

AS PASTAS DE CIMENTO UTILIZADAS PELA INDUSTRIA DO PETROLEO DEVEM PASSAR POR DIVERSOS TESTES PADRONIZADOS, QUE SIMULAM O COMPORTAMENTO DA PASTA EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES PREVISTAS DENTRO DO POÇO, TAIS COMO: PRESSÃO, TEMPERTAURA, O TEMPO DE OPERAÇÃO E O REGIME DE FLUXO DURANTE O DESLOCAMENTO. OS PRINCIPAIS TESTES REALIZADOS SÃO FINURA, ÁGUA LIVRE, RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO, PERDA DE ÁGUA, REOLOGIA, DENSIDADE E CONSISTOMETRIA(TEMPO DE ESPESSAMENTO).

Laboratório de Cimentação

DIVERSOS ACESSÓRIOS SÃO CONECTADOS OU AFIXADOS A COLUNA DE REVESTIMENTO, VISANDO GARANTIR O MELHOR RESULTADO NA CIMENTAÇÃO.

Acessórios de Cimentação

Comentários