Motores elétricos - Manual de instrução

Motores elétricos - Manual de instrução

MANUAL DE INSTRUÇÕES Motores Assíncronos Trifásicos

Inspecção de recepção

Desembalar o motor e verificar se não sofreu danos durante o transporte. Verificar também se as características do motor, indicadas na chapa de características, estão conformes com as pedidas na encomenda. Contactar os nossos serviços de vendas no caso de não conformidade.

Transporte e Armazenagem

Os motores não deverão ser submetidos a acções prejudiciais durante o transporte e armazenagem. A armazenagem deverá ser feita num local limpo, seco e sem vibrações.

Montagem

A instalação deverá ser efectuada por técnicos qualificados e de acordo com a legislação em vigor. Os rotores dos motores são equilibrados dinamicamente com meia chaveta. Por esta razão o acoplamento a montar na ponta de veio deverá ser igualmente equilibrado com meia chaveta.

Para montar o acoplamento na ponta de veio, aquecê-lo aproximadamente a 80ºC. Se necessário, a introdução poderá serajudada utilizando um parafuso montado no furo roscado da ponta de veio. NOTA: A montagem do acoplamento nunca deverá ser feita com ajuda de pancadas pois tal procedimento arruinará os rolamentos.

No caso de acoplamento directo, o motor e a máquina arrastada deverão ser alinhados respeitando os erros de desalinhamento paralelo e angular preconizados pelo fabricante do acoplamento utilizado, sem esquecer que quanto mais preciso for o alinhamento maior será a vida dos rolamentos. No caso de transmissão por correias não utilizar nem polias de muito pequeno diâmetro nem polias de largura superior ao comprimento da ponta de veio. Ter em atenção a tensão das correias, a qual não deverá ultrapassar os valores das cargas radiais recomendadas para os rolamentos. Se estas recomendações não forem respeitadas corre-se o risco de arruinar os rolamentos ou mesmo fracturar o veio. Montar o motor de tal modo que esteja garantida a livre circulação do ar fresco de arrefecimento.

Colocação em Serviço

Se o motor teve uma paragem prolongada ou se, após montagem, esteve muito tempo fora de serviço, aconselha-se que seja medida a resistência de isolamento antes do arranque. Utilizar um aparelho que forneça uma tensão de 500VCC para medir a resistência de isolamento de motores com tensão nominal até 1000V. As medidas devem ser feitas antes de se ligarem os cabos de alimentação. Os valores medidos devem ser menores aos abaixo indicados.

Temperatura Tensão de serviço do Enrolamento <600V

20ºC 6MΩ 30ºC 3MΩ 40ºC 1,5MΩ

Se os valores forem inferiores aos indicados, verificar se o isolamento dos terminais do motor está afectado por humidade ou poeiras. Limpá-los se necessário. Caso contrário, é necessário secar o motor a uma temperatura inferior a 100ºC

Verificar se a tensão indicada na chapa de características é a mesma da rede onde será ligado o motor. Respeitar os esquemas de ligação incluídos face à tensão disponível e/ou velocidades pretendidas.

Recomendamos que, pelo menos, os motores estejam protegidos contra sobrecargas e sobre-intensidades

Protecções

Não esquecer a ligação da massa do motor à terra, utilizando os terminais disponíveis, quer na caixa de terminais quer no exterior do motor.

Manutenção

Qualquer intervenção sobre os motores deve ser executada com estes desligados da rede eléctrica e por pessoal qualificado. Os motores que não são equipados com lubrificadores têm rolamentos selados e lubrificados para uma vida de 20.0 horas de funcionamento em condições normais. Os motores equipados com lubrificadores são lubrificados com massa de lítio e devem ser relubrificados segundo a tabela.

Horas de Trabalho

Para condições de trabalho difíceis, tais como graus de humidade e de poluição elevados, cargas importantes sobre os rolamentos, nível de vibrações excessivo, temperaturas altas, aconselha-se a redução dos períodos de lubrificação.

De dois em dois anos os motores devem ser abertos e os rolamentos examinados e se necessário substituídos. Este período deve ser reduzido quando as condições de trabalho são difíceis. As entradas de ar e as superfícies de arrefecimento devem ser limpas periodicamente, dependendo os períodos do grau de sujidade do ar ambiente.

Aproveitar as inspecções aos rolamentos para fazer uma limpeza geral a todas as partes activas do motor e para uma secagem dos enrolamentos se necessário.

Peças de reserva

Para encomendar peças de reserva é necessário indicar o tipo de motor e Nº de série do motor que estão indicados na chapa de características do motor.

Comentários