Bomba centrifuga ksb meganorm

Bomba centrifuga ksb meganorm

(Parte 1 de 7)

KSBMEGANORM Bomba Centrífuga Normalizada para Uso Geral

Manual de Serviço Nº A2742.8P/7

3. Denominação

4. Dados de Operação Tamanhos

Vazões Elevações Temperaturas Rotações

Marca Modelo Diâmetro Nominal do Flange de Recalque (m) Diâmetro Nominal do Rotor (m)

- até 3.500 rpm

Mega ISO 2858 LINHA : NORMA:

1. Aplicação

2. Descrição Geral

Execução horizontal, estágio único, de sucção simples horizontalerecalquenaposiçãoverticalparacima. De construção “back-pull-out”, permite os serviços de manutenção e reparo pela parte traseira sem alterar o alinhamentoefixaçãodastubulações. Dimensionalmente construída de acordo com a norma DIN 24256 / ISO 2858, e mecanicamente de acordo com a normaANSIB73.1.

A bomba centrífuga KSB Meganorm é indicada para bombeamento de água e de líquidos limpos ou turvos nas seguintesaplicações:

-Abastecimentodeágua -Drenagem

-Irrigação

-Indústriadeaçúcareálcool

-Arcondicionado

-Instalaçõesprediais

-Combateaincêndios

5. Introdução

Plaqueta de Identificação

Atenção: Indice

Fornecemos à V. Sas., um equipamento projetado e fabricado com a mais avançada tecnologia. Pela sua construção simples erobustanecessitarádepoucamanutenção. Objetivando proporcionar aos nossos clientes, satisfação e tranquilidade com o equipamento, recomendamos que o mesmo seja cuidado e montado conforme as instruções contidasnestemanualdeserviço.

O presente manual tem por finalidade informar ao usuário, quanto à construção e ao funcionamento, proporcionando um ser viço de manutenção e manuseio adequado. Recomendamos que este manual de serviço seja entregue ao pessoalencarregadodamanutenção. Este equipamento deve ser utilizado de acordo com as condições de serviço para as quais foi selecionado (vazão, altura manométrica total, rotação, tensão e frequência da rede elétricaetemperaturadolíquidobombeado).

Nas consultas sobre o produto, ou nas encomendas de peças sobressalentes, indicar o tipo de bomba e o número de OP. Esta informação pode ser obtida na plaqueta de identificação que acompanha cada bomba. Emcasodeextraviodaplaquetadeidentificação,nasbombasflangeadas,no flange de sucção encontra-se gravado em baixo relevo, o número da OP no flangedesucção,eodiâmetrodorotornoflangederecalque.

Este manual de serviço contém informações e avisos importantes. antesdamontagem,daligaçãoelétrica,da colocaçãoemoperaçãoedamanutenção.

É obrigatóriaasualeituraatenta

Denominação

Aplicação Descrição Geral Denominação Dados de Operação Introdução Dados Técnicos Transporte Conservação e Armazenamento

Denominação

Instalação Operação Manutenção Vista Explodida / Lista de Peças Peças Sobressalentes Recomendadas Recomendações Especiais Limite de Pressão X Temperatura Máxima Manutenção das áreas de desgaste

Capítulo

Capítulo

O transporte do conjunto moto-bomba ou somente da bomba deve ser feito com perícia e bom senso, dentro das normas de segurança.Peloolhaldeiçamentodomotordeveserlevantado somenteeste,nuncaoconjuntomoto-bomba.

8. Conservação / Armazenamento

Os procedimentos de conservação/armazenamento descritos abaixo são seguidos pela KSB e pela Rede Nacional de Distribuidores e protegem o equipamento por um período de até 6 meses em ambiente coberto. Cabe ao cliente a responsabilidade da continuação do procedimento quando da aquisição da bomba. Quando a bomba após a venda não receber teste de performance, as áreas em contato com o líquido bombeado e que não possuem pintura, por ex: Caixa de gaxetas, anéis de desgaste, área de vedação de flanges, etc., recebemumaaplicaçãocompinceldeRUSTILODW301. Quando a bomba é com gaxeta e sofre teste de performance, após o teste a mesma é drenada sem desmontar, posteriormente é enchida com RUSTILO DW 301, movimentando o conjunto girante para melhor eficiência da aplicação,emseguidaédrenadooRUSTILO. Áreas do eixo expostas (ponta e região entre aperta gaxeta sobreposta e suporte de mancal) recebem uma aplicação à pinceldeTECTYL506. Rolamentos montados em suportes de bombas lubrificadas à óleo recebem uma carga de MOBILARMA 524, aplicado em formadespray. Abombadeveserprotegidadedanosfísicos,umidade,poeiras eambientesagressivos,emlocalcoberto.

8.1 Procedimentos Adicionais de Conservação / Armazenamento

Bombasestocadasporperíodossuperioresa1ano,deverão a cada 12 meses ser reconservadas. As mesmas devem ser desmontadas, limpas e reaplicado o processo de conservação/armazenamento.

Para bombas montadas com Gaxeta, as mesmas deverão serretiradasdoequipamentoantesdesteserarmazenado.

6. Dados Técnicos

Fig. 2 Transporte da bomba através do flange de recalque

Fig. 3 Transporte do conjunto moto-bomba

Cuidar para que o protetor de acoplamento e os chumbadores não se danifiquem ou extraviem durante otransporte.

Nota:

(1) Para o tamanho 25-200, o alívio do empuxo axial é feito por furos de alívio 125 Lb F 250 Lb FTabela 1

Dados Construtivos Suporte de mancal

Largura da passagem do rotor

GD² Conjunto girante com água

Rotação máxima Pressão máxima na sucção Pressão máxima no recalque

Alívio Empuxo Axial Vazão mínima/máxima

Sentido de rotação Flanges

(Parte 1 de 7)

Comentários