Plano de Marketing AGUIA SEGURANÇA E MONITORAMENTO

Plano de Marketing AGUIA SEGURANÇA E MONITORAMENTO

QUALIS INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

MARKETING EMPRESARIAL

PLANO DE MARKETING: AGUIA SEGURANÇA E MONITORAMENTO

TRABALHO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA – TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS SÃO DE NATUREZA FICTICIA

Sanclerlândia-Go,

2010

C REOZIMAR PEREIRA FILHO

CLEOMAR ANTONIO FERREIRA

MAGNA APARECIDA BARBOSA GONTIJO

ELOIZA ROMEIRO CUNHA

LUCIAMAR

PEDRO HENRIQUE DA PAIXAO

PLANO DE MARKETING

Trabalho apresentado a professora Rossana dos Santos, como documento parcial para obtenção do título de Pós-graduação em Marketing Empresarial, pela Qualis – Instituto de Pós Graduação.

Sanclerlândia-Go,

2010

AGUIA SEGURANÇA E MONITORAMENTO SANCLERLANDIA-GO 2010

1 - Sumário Executivo

Este Plano de Marketing integra o Projeto de Implantação de SEGURANÇA E MONITORAMENTO, uma Empresa (Fictícia) que atua na Cidade de Sanclerlândia há três anos.

A AGUIA SEGURANÇA E MONITORAMENTO nasceu da necessidade de oferecer segurança às Empresas e residências da Cidade de Sanclerlândia. Este Plano de Marketing tem como finalidade apresentar os estudos e análises de viabilidade de ampliação de suporte técnico de segurança pública, aquisição de outras motos, equipamentos de segurança e ampliação da área segurada com isso trarão mais qualidade na área de segurança pública. A tendência do mercado é absorver o que a Empresa Águia tem para oferecer.

Analise de Ambiente

FATORES ECONOMICOS: os fatores econômicos é o crescimento das riquezas e das Empresas instaladas em Sanclerlandia.

FATORES SOCIO-CULTURAIS: os Empresários e pessoas físicas estão a cada dia mais preocupados em proteger seu patrimônio. Com o desenvolvimento da cidade cresce também a marginalidade, necessitando assim de uma segurança eficiente e com um custo acessível.

FATORES POLITICOS LEGAIS E TECNOLOGICOS: A Empresa Águia trabalha regularizada em forma de lei exercendo suas atividades em parceria com a segurança pública no sentido de oferecer maior tranqüilidade aos seus clientes, disponibiliza de recursos de comunicação tais como: Radio amador, telefone fixo e celular, alarmes, cercas elétricas e automatização de portões.

CONCORRENCIA: com a ampliação de nossos equipamentos e o aumento de profissionais a pequena concorrência existente, os vigilantes particulares, serão substituído pelo nosso serviço em razão do baixo – custo.

FATORES INTERNOS: A Empresa Águia Segurança e Monitoramento possuem pessoas treinadas para o serviço com equipamentos adequados à segurança própria e veículos novos e revisados diariamente.

ANALISE DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS.

FATORES EXTERNOS

OPORTUNIDADES

Única Empresa na Cidade;

Demanda por serviços de alta qualidade;

Desenvolvimento e econômico e demográfico;

AMEAÇAS

A possível instalação de um concorrente;

FATORES INTERNOS

FORÇAS

Credibilidade no mercado

Amplo conhecimento na área de segurança

Parceria com a instituição de Segurança pública (PM);

Custo acessível;

FRAQUEZAS

Mão de obra qualificada;

Infra-estrutura;

PESSOA FISICA

GEOGRÁFICOS (países, regiões, cidades, bairros)

Cidade de Sanclerlândia-go.

DEMOGRÁFICOS (sexo, idade, renda, educação)

Classe media e comercio em geral.

PSICOGRÁFICOS (estilos de vida, atitudes)

Pessoas preocupadas com a segurança.

COMPORTAMENTAIS (ocasiões de compra, hábitos de consumo, benefícios procurados, taxas de uso)

Prevenção e melhorias de segurança.

PESSOA JURIDICA

GEOGRÁFICOS (países, regiões, cidades, bairros)

Cidade de Sanclerlândia - GO

CARACTERÍSTICAS GERAIS

(ramo de atividade, serviços e produtos oferecidos, número de empregados, filiais, tempo de atuação no mercado, imagem no mercado)

Segurança e monitoramento. Consta com 04 colaboradores. Atua há três anos. Excelente aceitação por parte dos empresários e pessoas físicas contratantes.

COMPORTAMENTAIS (ocasiões de compra, hábitos de consumo, benefícios procurados, taxas de uso)

Prevenção e melhorias de segurança.

Definição do Posicionamento de Mercado: Como o Cliente Vê o seu Negócio.

Descreva agora qual será o seu posicionamento de mercado, a forma como seu cliente vai enxergar o seu negócio.

Tranqüilidade de segurança, custo – beneficio.

Complete agora os quadros, identificando e dando nome aos seus principais concorrentes.

INFORMAÇÕES

CONCORRENTE A:

NAJA - Anicuns

CONCORRENTE B:

CONCORRENTE C:

ATUAÇÃO

Cidade

PUBLICO-ALVO

Comercio

PONTOS FORTES

Forte atuação no mercado.

PONTOS FRACOS

Localização.

Custo operacional.

Menor acessibilidade no mercado consumidor.

ESTRATEGIAS UTILIZADAS

Divulgação em radio.

Defina agora suas vantagens competitivas, ou seja, os fatores que estimularão o cliente

a comprar na sua empresa e pontue a partir de uma análise comparativa:

Vantagens Competitivas

(principais estímulos para os clientes)

Seu Negocio

Concorrentes:

NAJA

Tecnologia

3

2

Agilidade

5

2

Infra-estrutura

4

4

Posicionamento Geográfico

5

3

TOTAL

17

11

Definição da Marca

Para você que já possui uma marca definida, este é o momento de revisar a sua marca e

adaptá-la ao seu posicionamento de mercado. Caso seja um novo negócio, defina a sua

intenção de nome, símbolo e slogan.

Nome:

Águia Segurança e Monitoramento

Símbolo:

Águia, por representar visão de longa distancia.

Slogan:

A melhor visão a serviço do seu patrimônio.

Definição de Objetivos e Metas

Período: Ano Corrente

Objetivos

 Líder na prestação de serviço de segurança em Sanclerlândia.

 Garantir a satisfação do cliente.

 Competir no mercado na prestação de segurança, praticando preços compatíveis com o mercado de Sanclerlândia.

 Manter um programa de divulgação e promoção para manutenção e adesão de novos clientes.

Metas

 Conquistar 70% dos comerciantes ate final de 2010.

 Manter cursos de qualificação aos colaboradores.

 Investir em tecnologia e equipamentos de ponta ate o primeiro semestre de 2011.

 Divulgação continua na radio local e outdoors nas principais vias de acesso a Sanclerlândia.

Definição das estratégias de Marketing

Produto, Preço, Praça, Promoção e Pessoas são as tendências às quais iremos trabalhar compondo uma das estratégias eficaz na conquista de nossas metas e objetivos traçados pela Águia em meio ao mercado em que estamos atuando.

O nosso produto e a prestação de serviços na área de segurança e monitoramento, a empresários de variados mercados, estendendo a casa de particulares etc. Nossa meta é construir um relacionamento com nossos clientes e populares para que possamos prestar sempre serviços de qualidade, vemos como um mercado promissor e em expansão onde podemos atuar também em outras cidades, pois os lucros são sólidos e o custo de manutenção é o mínimo possível.

PRODUTO/SERVIÇO

O nosso serviço se encontra na fase de crescimento.

O pensamento inicial da empresa é investir em mais tecnologia, e qualificar melhor os nossos colaboradores para que assim possamos atingir a maturidade.

As estratégias de Marketing utilizadas pela a empresa ÁGUIA:

  • Divulgação freqüente de novidades e promoções.

  • Atendimento personalizado.

PREÇO

A partir da analises realizadas que o nosso consumidor tem um alto poder aquisitivo por se tratar de empresários, mesmo assim para atrair maior interesse de nossos clientes, decidimos oferecer:

 Descontos na indicação de amigos e parentes;

  • Contrate o serviço para o seu empreendimento e ganhe a segurança de sua residência com um único preço.

PRAÇA

 Infra-estrutura com os equipamentos manejados;

 Parceiras com empresas de segurança;

 Pesquisa de mercado levantado os possíveis clientes no mercado em que estamos atuando;

 Buscar junto a CDL e FIEG possíveis organizações clientes.

PROMOÇÃO

A empresa AGUIA definiu as seguintes estratégias:

 Convites aos empresários e a populares para inauguração da ampliação feita na empresa;

 Políticas de fidelização, promoções e comemorações com eventos em datas chaves;

 Veiculação em outdoor e rádio local;

ESTRATEGIAS DE PESSOAS

 TREINAMENTO / COMUNICAÇÃO

Promover treinamentos para qualificar os colaboradores da AGUIA quanto ao relacionamento cliente/funcionários/empresa x populares. Promover o inter – relacionamento da empresa AGUIA com os concorrentes para que possa consolidar novas tendências do mercado.

 AVALIAÇÃO/REMUNERAÇÃO

Avaliaremos nossa empresa em geral com os nossos clientes no quesito comportamento, ou seja, como nossos clientes avaliam nossos serviços nos seguintes quesitos: qualidade do serviço prestado, pontualidade, organização, aparência, etc.

Com esses dados levantados partiremos para a remuneração dos colaboradores, uma vez que pontuamos da seguinte maneira: um salário mensal e uma possível bonificação a partir dos resultados e das avaliações estipuladas pelas metas traçadas.

 OUTRAS

A empresa AGUIA além de normatizar o manual de pessoal tratando dos processos e procedimentos que os colaboradores têm de seguir, o PCCS que já esta em vigor desde a ultima Assembléia do ano corrente, iremos contemplar os colaboradores com um plano de saúde e convênios, para que estes sintam motivados e preparados para o devido serviço.

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