modelo de uma FISQP completa

modelo de uma FISQP completa

(Parte 1 de 2)

Soluções Construtivas

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ N° 738 N° da Revisão 0 Data da Revisão: 10/10/2006 DESMOLTEC C Página 1 de 5

1 - Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto: DESMOLTEC C

2 - Composição e Informações sobre os Ingredientes Composição: Este produto químico é um preparado a base de hidrocarbonetos alifáticos.

Ingrediente(s) perigoso(s) Símbolo Frases R Cas N° Xn R65 -

Perigos mais importantes: NA

3 - Identificação de Perigos

Efeitos adversos à saúde humana: Pode causar dores de cabeça, náuseas, tonteiras e feitos anestesiantes.

Efeitos ambientais: Evitar a possibilidade de contaminação de águas superficiais e mananciais. Perigos físicos e químicos: Combustão pode gerar gases tóxicos. Perigos específicos: Pode causar irritação em contato com pele para pessoas sensíveis. Principais sintomas: Causa leve irritação, vermelhidão e desconforto temporário. Classificação do produto químico: NA Visão geral de emergências: NA

4 – Medidas de Primeiros Socorros

Inalação: Remover a vitima para local fresco e arejado. Em casos mais graves proceder a respiração artificial. Não ministrar nada via oral se a vitima estiver inconsciente, procurar imediatamente ajuda medica.

Contato com a pele: Retirar roupas contaminadas e lavar as áreas afetadas abundantemente com água e sabão. Persistindo a irritação procurar um dermatologista.

Contato com os olhos: Lavar os olhos com água em abundância, mantendo as pálpebras abertas, movimentando bem os olhos. Procurar um oftalmologista.

Ingestão: Procurar assistência medica imediatamente, não induzir ao vômito.

Quais ações devem ser evitadas: Nunca faça uma pessoa inconsciente vomitar ou ingerir líquidos. Se a pessoa inconsciente vomitar, vire sua cabeça para o lado evitando aspiração.

Descrição breve dos principais sintomas e efeitos: Dores de cabeça, náuseas, tonturas e depressão do sistema nervoso central.

Proteção do prestador de socorros e/ou notas para o médico: A lavagem gástrica deve ser aplicada de forma cautelosa; não forneça óleo mineral, pois poderá aumentar a absorção de hidrocarbonetos. O contato com o produto quente poderá causar sensibilização e queimaduras.

Soluções Construtivas

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ N° 738 N° da Revisão 0 Data da Revisão: 10/10/2006 DESMOLTEC C Página 2 de 5

5 - Medidas de Combate a Incêndio Meios de extinção apropriados: Pó Químico, CO2, Espuma, Neblina de água (para resfriamento). Meios de extinção não apropriados: Água em forma de jato pleno (jato sólido)

Perigos específicos: Dependendo do estágio que estiver o incêndio, deve-se tomar cuidado no uso de água na forma de neblina ou espuma, pois pode ocorrer borbulhamento.

Métodos especiais: Evacuar a área, evitar contato com vapores.

Proteção dos bombeiros: Usar aparelhos de aproximação/proteção a temperaturas elevadas e respirador autônomo aprovado (MSHA/NIOSH), principalmente em áreas fechadas ou pouco ventiladas.

6 - Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento

Remoção de fontes de ignição: Isolar e sinalizar o local, informar as autoridades competentes. Eliminar fontes de ignição.Tomar medidas contra o acúmulo de cargas eletrostáticas.

Controle de poeira: NA (produto liquido)

Prevenção da inalação e do contato com pele, mucosa e olhos: Em caso de combustão evitar inalação de vapores, evitar contato com pele e olhos, utilizar EPI’s recomendados no item 7.

Precauções ao meio ambiente: Conter vazamentos com material absorvente (areia/terra/serragem). Evitar contaminação de solo e águas superficiais e mananciais.

Sistema de alarme: Informar autoridades competentes.

Métodos para limpeza: Contenção, absorção e remoção de material derramado com auxilio de containers ou caçambas apropriadas e corretamente identificadas.

Disposição: Incineração ou aterro sanitário de acordo com as autoridades competentes e legislação ambiental vigente.

Prevenção de perigos secundários: Não reutilizar embalagens.

7 - Manuseio e Armazenamento

(Medidas técnicas de manuseio) Prevenção da exposição do trabalhador: Utilizar Equipamento de Proteção Individual: óculos de segurança, sapatos com biqueira de aço e luvas de PVC.

(Medidas técnicas de manuseio) Prevenção de incêndio e explosão: Evitar o manuseio próximo de fontes de calor ou ignição. A manipulação do produto aquecido deve ser feito em local bem ventilado.

(Medidas técnicas de manuseio) Precauções para manuseio seguro: Utilizar o EPI’s mencionados.

Orientações para manuseio seguro: Manusear em local arejado, evitar contato direto com o produto. Não fumar, comer ou beber na área de manuseio do produto.

Medidas técnicas apropriadas de armazenamento: Armazenar em área coberta, seca e arejada.

Condições de armazenamento adequado: Observar empilhamento máximo permitido, em embalagem fechada e sobre estrado de madeira.

Condições de armazenamento a evitar: Locais úmidos, com exposição ao sol e sem ventilação.

Produtos e materiais incompatíveis: Não armazenar o produto com agentes oxidantes fortes, ácidos e bases.

Materiais seguros para embalagens (recomendadas): Embalagens plásticas de polipropileno. Materiais seguros para embalagens (inadequadas): Embalagens de fibra e papelão.

Soluções Construtivas

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ N° 738 N° da Revisão 0 Data da Revisão: 10/10/2006 DESMOLTEC C Página 3 de 5

8 - Controle de exposição e proteção individual

Medidas de controle de engenharia: Monitoramento periódico da concentração de vapores nas áreas de utilização. Se necessário utilizar ventilação/exaustão nos locais de trabalho.

Procedimentos recomendados para monitoramento: Nos locais onde se manipulam produtos químicos deverá ser realizado o monitoramento da exposição dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Prevenção de Riscos de Acidentes), da NR-9.

Proteção respiratória: Em ambientes confinados e em altas concentrações usar Mascara Autônoma de Ar (MSHA/NIOSH).

(Parte 1 de 2)

Comentários