manual qualificação UFSP

manual qualificação UFSP

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International Paper do Brasil Ltda. Chamflora Mogi Guaçu Agroflorestal Ltda

O Manual de Prestadores de Serviços da Chamflora Mogi Guaçu Agroflorestal Ltda foi preparado com o objetivo de selecionar os Prestadores de Serviços de acordo com os padrões de saúde e segurança exigidos na empresa.

Se você está lendo este manual é porque está interessado ou foi selecionado para prestar serviços na Chamflora Mogi Guaçu Agroflorestal Ltda. Para que você conheça um pouco mais sobre a empresa, apresentamos nossa filosofia disseminada por meio do Programa Corporativo Assim é a IP.

Nossa Visão - O que desejamos ser

A International Paper será uma das melhores e mais respeitadas empresas do mundo aos olhos dos nossos funcionários, clientes, comunidades e acionistas.

Nossa Missão - Porque existimos, o que fazemos e como o fazemos

A international Paper dedica-se a melhorar as vidas das pessoas. Nossos funcionários utilizam recursos renováveis para fabricar produtos que as pessoas necessitam todos os dias.

Nossos clientes são bem sucedidos porque nossos produtos e serviços inovadores resultam em melhorias para seus negócios.

Nossas comunidades nos acolhem como vizinhos empregadores e protetores do meio ambiente. Nossos acionistas se beneficiam de nosso desempenho financeiro superior. Ao mantermos nossas promessas, geramos resultados.

A chave do nosso sucesso vem de pessoas dedicadas, altamente motivadas que agregam valor aos clientes através de excelência operacional.

Princípios de Excelência Mantemos os mais altos padrões éticos e nos responsabilizamos por tudo o que fazemos.

Somos bons cidadãos, protegemos a saúde e a segurança de nossos funcionários e gerenciamos os recursos naturais com responsabilidade.

Nosso enfoque é nos resultados de nossos negócios e no sucesso de nossos clientes. Tratamos uns aos outros com dignidade e respeito, e acreditamos na diversidade de opiniões, culturas e origens.

Persistimos em excelência e em ser o melhor. Conquistamos vitórias com excelente liderança, inovação e sendo brilhantes nos aspectos básicos dos negócios.

Ao tomarmos decisões, consideramos o que é melhor para a empresa como um todo. Todos - times e indivíduos - são responsáveis por cumprir as metas de negócios e os compromissos com clientes.

Acreditamos que contribuir para o crescimento das pessoas é responsabilidade de todos. Estabelecemos objetivos desafiadores e acolhemos as mudanças.

Introdução04
Abreviaturas04
Definições05

Índice

Diretrizes de Saúde e Segurança do Trabalho07
Acesso e Controle07
Qualificação do Prestador de Serviço07
Responsabilidades do Prestador de Serviço08
Proibições Gerais10

Fluxograma de Qualificação de Prestadores de Serviço Saúde e Segurança Trabalho 06 Normas e Procedimentos para Práticas de Saúde e Segurança do Trabalho 10

Reuniões de Segurança para início das atividades1
Apresentação da Análise de Riscos12

Normas e Procedimentos de Orientação em Saúde e Segurança do Trabalho 12

Permissão para Trabalhos12
Isolamento/Sinalização13
Ar Comprimido13
Trabalho em Espaços Confinados13
Bloqueio e Etiquetamento14
Equipamentos Elétricos14
Equipamentos de Elevação e Transporte15
Emergências Médicas15
Equipamentos de Emergência15
Plano de Emergência16
Escavações16
Proteção Contra Quedas16
Trabalhos em Andaimes e Plataformas16
Escadas17
Limpeza e Organização17
Equipamento de Proteção Individual – EPI17
Trabalhos a Quente18
Produtos Químicos18
Proteção Contra Incêndios19
Termo de Ciência e Responsabilidade – Anexo I20
Protocolo de Recebimento de Normas e Procedimentos – Anexo I21
Permissão para Trabalho – Anexo I2

APR – Análise Preliminar de Riscos - Anexo IV 23

Este manual foi desenvolvido para informar, orientar e auxiliar os Prestadores de Serviços no cumprimento das normas e procedimentos de saúde e segurança do trabalho da Chamflora Mogi Guaçu Agroflorestal Ltda. É responsabilidade do Prestador de Serviço conhecer e cumprir com o disposto neste manual.

Todo Prestador de Serviço que decida fazer parte da comunidade International Paper, deve cumprir o fluxo do processo de contratação e prestação de serviço, que engloba as seguintes etapas:

• Reunião início do Serviço para entrega de documentação ao Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho;

• Agendamento de Integração Ambiental e Segurança do Trabalho pelo Departamento

Saúde e Segurança do Trabalho antes do início das atividades; • Liberação da área e verificação da Análise de Risco;

Esclarecimentos sobre este manual, antes da conclusão do processo de compras dos serviços devem ser encaminhados ao departamento de Compras da Chamflora Mogi Guaçu Agroflorestal Ltda; Após a contratação e durante a execução dos trabalhos os esclarecimentos devem ser obtidos diretamente com o funcionário da Chamflora Mogi Guaçu Agroflorestal Ltda , responsável pelos serviços.

ASOAtestado de Saúde Ocupacional

ABREVIATURAS CA Certificado de Aprovação DDS Diálogo Diário de Segurança DSST Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho EPI Equipamento de Proteção Individual

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos LTCAT Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho APR Análise Preliminar de Risco NR Norma Regulamentadora

OSHSMT Ordem de Serviço para Higiene Segurança e Medicina do Trabalho

PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ART Anotação de Responsabilidade Técnica SGAF Sistema de Gestão Ambiental e Florestal SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

1. Acidente - Sob a ótica prevencionista, pode ser definido como uma ocorrência não programada ou inesperada, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando lesões nas pessoas envolvidas .

2. Análise de Riscos - Avaliação dos riscos existentes no ambiente de trabalho e quanto à sua forma de execução. São levantados os riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Após este levantamento são definidas e propostas recomendações de segurança para cada risco encontrado.

3. Comprador - Funcionário do departamento de Compras da International Paper, responsável por contratar os serviços de um Prestador de Serviço.

4. Diálogo Diário de Segurança - Prática diária utilizada para orientação quanto à segurança na realização das tarefas.

5. Emergência - Evento inesperado e crítico que proporciona uma situação de perigo que necessita de ação imediata para tratá-la.

6. Empregado ou Subcontratado – Pessoas com vínculo empregatício com o Prestador de Serviço ou com um subcontratado.

7. Funcionário Chamflora – Pessoa com vínculo empregatício com a Chamflora Mogi Guaçu Agroflorestal Ltda.

8. Integração Ambiental e Segurança do Trabalho – Processo de orientação contemplando procedimentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho para todas as pessoas que venham a fazer qualquer tipo de atividade.

9. Plano de Atendimento à Emergência – Procedimento definido pela Chamflora Mogi Guaçu

Agroflorestal Ltda para orientar todas as pessoas a agirem de forma adequada em situações de emergência.

de serviços

10. Prestador de Serviço – Pessoa Física (autônomo) ou Jurídica contratada para a prestação

1. Representante do Prestador de Serviço – Pessoa Física legalmente vinculada ao Prestador de Serviço e por ele designada para administrar os contratados.

12. Responsável pela Atividade – Funcionário da Chamflora Mogi Guaçu Agroflorestal Ltda responsável pelas atividades do Prestador de Serviço.

13. Serviço a Quente - Qualquer operação temporária que envolva chama exposta ou que produza calor ou faísca, podendo causar a ignição de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos.

Por exemplo: corte com maçarico, solda oxi-acetilênica, solda por arco, aplicação de revestimento em teto com chama aberta, lixamento, aquecimento ou cura com chama exposta ou outro tipo de serviço que possa gerar fagulhas ou chamas.

14. Equipamento de Proteção Individual – EPI - todo equipamento de uso pessoal que tem por finalidade proteger o trabalhador de lesões que possam ser provocadas por agentes físicos, químicos, mecânicos ou biológicos, porventura presentes no ambiente de trabalho.

O departamento de compras, informa na cotação, que as empresas consultem o Manual de pré qualificação disponível no site da International Paper üConsulta o manual para avaliar as exigencias üPreenche o Termo de Ciência e

Responsabilidade e, se de acordo, üEnvia pedido de cotação üOrienta consulta do manual

A empresa vai avaliar suas condições para atender as exigências para a execução dos trabalhos, dentro dos padrões de segurança da International

Paper. Se concordar, o representante do Prestador de Serviço, assina o termo contido no manual, reconhece firma e envia ao Departamento de Compras. Não concordando, não está préqualificado para ser contratado.

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