Técnicas de pesagem

Técnicas de pesagem

INTRODUÇÃO

Um experimento químico envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, porém, com finalidades específicas. A balança é um instrumento de essencial importância, sendo a mais utilizada pelos químicos a analítica por ser mais precisas e geralmente pesa até décimos de milésimos, ou seja, até a quarta casa decimal.

Para a utilização de uma balança devemos antes de tudo verificar a capacidade máxima que a mesma suporta, sendo um aparelho de precisão delicado, não pode suporta excedentes cargas, que acarretaria estragos na mesma, normalmente a carga máxima de uma balança e de 100 a 200g .

O manuseio de uma balança requer muitos cuidados por ser um equipamento de precisão tendo como os principais cuidados: a manutenção da balança sempre limpa; a não colocação de reagentes diretamente sobre o prato do equipamento; o material a se pesado deve esta limpos, secos e a temperatura ambiente; a mesma deve ser ligada uma hora antes para que se tenha uma estabilização; antes de iniciar a pesagem deve ser verificar o nivelamento da balança, observando através de um nível em forma de bolha, cujo o nivelamento é conseguido girando-se bases localizada na parte frontal do instrumento, o material deve ser retirado e colocado com uma pinça ou luvas e não com as mão despidas; o operador não deve se apoiar na mesa em que a balança está colocada; após a pesagem, a balança deve ser zerada e removido os resíduos que tenha caído no seu interior.

Quando se necessita da utilização da balança com freqüência deve-se deixá-la ligada para reduzir o tempo de aquecimento. Se a mesma for utilizada por pouco tempo é recomendado que desligue a fonte de energia sempre com o equipamento desligado.

O objetivo é transmitir para os alunos de química, técnicas básicas para a utilização da balança analítica.

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS UTILIZADOS

1) Balança analítica

2) Vidro relógio

3) Espátula

REAGENTES UTILIZADOS

1) Acetato de Sódio PA.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Para a pesagem foram feitos os seguintes procedimentos: a balança foi ligada uma hora antes para que pudesse ser estabilizada, foi verificada a capacidade máxima do equipamento e nivelada tendo como referencia uma bolha de água e um circulo verificava-se que a balança estaria nivelada se a bolha estive se no centro do mesmo, em seguida foi colocado um vidro relógio no prato da balança para que o reagente não entrasse em contato com o mesmo, após foi feita a taragem para que a balança despreza se o peso do vidro relógio, em seguida foi feita a introdução do acetato de sódio PA. Sendo utilizado uma espatula, após a colocação do objetivo a balança foi fecha para que o ar ambiente não interferisse no resultado e ela pudesse estabilizada.

RESULTADOS

Obtemos uma massa para o acetato de sódio de 0,5002, resultado esse que esteve bem próximo do estabelecido pela orientadora da pratica, para obtenção desse resultado tivemos que levar em conta o tempo em que era estabelecido para cada discente realizar o seu procedimento como também as condições do ambiente laboratorial.

CONCLUSÕES

O resultado obtido foi de excelente precisão tendo em vista que para a realização de uma pesquisa cientifica pode existir uma variação das massas dos reagentes de dois para mais ou dois para menos da ultima casa decimal de uma balança analítica.

Bibliografia:

ATKINS, P.e JONES, L. Princípios de Química - Questionando a Química Moderna e o Meio Ambiente.Porto Alegre: Bookman, 2007.

BROWN, T. L. Química: a ciência central. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

Pop, medidas de massa. Acesso em 23 de setembro de 2010 ás 14h10min, disponível em: http://www.scribd.com/doc/5559961/POP-Medidas-de-massas.

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Educação e Saúde

RELATÓRIO TÉCNICAS DE PESAGEM

AUTOR:

Leonardo Gomes da Silva- Matricula 80921017- Química Licenciatura

DOCENTE:

Prof. Dra. Marta Maria

Cuité-PB, setembro de 10

Comentários