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Guias e Dicas
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Slides Karl Marx, Notas de estudo de Administração Empresarial

A vida, materialismo histórico, estrutura e superestrutura, as classes sociais, mais valia, alienação, fetichismo da mercadoria, comunismo. Uma visão de Karl Marx sobre o mundo.

Tipologia: Notas de estudo

2010
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Compartilhado em 27/09/2010

raianny-almeida-10
raianny-almeida-10 🇧🇷

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Baixe Slides Karl Marx e outras Notas de estudo em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! Iarl A VIDA Materialismo histórico Estrutura e superestrutura As classes sociais Mais-valia ALIENAÇÃO Eetichismo da mercadoria Comunismo Materialismo histórico A tese do materialismo histórico é de que as formas assumidas pela sociedade ao longo de sua história dependem das relações econômicas predominantes em certas fases dela. A personalidade humana é constituída intrinsecamente (em sua própria natureza) por relações de trabalho e de produção de que o homem participa para prover às suas necessidades. A “consciência” do homem (suas crenças religiosas, morais, políticas, etc.) é resultado dessas relações, e não seu pressuposto. Essa diferenciação pode ser melhor entendida na sociedade a partir dos conceitos estrutura e superestrutura. trutura e su ABB imD ie] Para Marx a sociedade dividide-se em estrutura, formada pelas relações econômicas, trabalhistas e produtivas. Sobre o fundamento da estrutura se ergue uma superestrutura, composta pelas normas, leis, ideologias, (filosofia, arte, religião, etc.) Marx diz: “Em sua vida produtiva em sociedade, os homens participam de determinadas relações necessárias e independentes de sua vontade: relações de produção que correspondem a certa fase de desenvolvimento de suas forças produtivas materiais. Esse conjunto de relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, que é a base real sobre a qual se erige uma superestrutura jurídica e política e à qual se correspondem determinadas formas sociais de consciência (...) Portanto, o modo de produção da vida material em geral condiciona o processo da vida social, política e espiritual (Zur kritic der politischen ôkonomie, 1859, p.17 As classes sociais As desigualdades sociais são provocadas pelas relações de produção do sistema capitalista, as quais dividem os n homens em proprietários e não-proprietários dos meios de produção. As desigualdades são a base da formação das classes sociais. Há uma relação de exploração entre a classe dos proprietários, a burguesia, e a dos trabalhadores, o proletariado, porque a posse dos meios de produção, sob a forma legal de propriedade privada, faz com que os trabalhadores, para assegurar a sobrevivência, tenham de vender sua força de trabalho ao empresário capitalista, o qual se apropria do produto do trabalho de seus operários. Essas mesmas relações são também de oposição e antagonismo porque os interesses de classe são inconciliáveis. O capitalista deseja preservar seus direitos à propriedade dos meios de produção o dos produtos & à máxima exploração do trabalho do op ampliando a jornada de trabalho. O trabalhador, por sua vez, procura diminuir a exploração ao lutar por menor jornada de tra lucros. erário, seja reduzindo os salários, seja. alho, melhores salários e participação nos Inicialmente o termo fetichismo foi usado para descrever a crença que povos ditos primitivos possuíam de que os objetos podem ser dotados de poderes mágicos, sobrenaturais. Marx, de uma forma provocativa e irônica aplica o conceito sinalizado o papel que as mercadorias assumem na economia capitalista criando uma ilusão e atração “mágica”. Marx acreditava que o capitalismo seria substituído por um radical socialismo que, em seu tempo, se desenvolveria num comunismo -uma sociedade sem classes. O comunismo pode ser resumido nos seguintes pontos fundamentais: 1) A personalidade humana depende da sociedade historicamente determinada a que pertence, e nada é fora de independentemente da própria sociedade; 2) A estrutura de uma sociedade historicamente determinada depende das relações de produção e de trabalho próprias dessa sociedade, que determinam todas as suas manifestações: moralidade, religião, filosofia, etc., alem das formas de sua organização política. Esses dois pontos constituem a doutrina do materialismo histórico; 3) A luta de classes tem caráter permanente e necessário em toda e qualquer sociedade capitalista, isto é, em qualquer sociedade cujos meios de produção sejam propriedade privada; 4) Depois de alcançar o ponto máximo de concentração de riquezas em poucas mãos e de empobrecimentoe nivelamento de todos os trabalhadores, a sociedade capitalista passa, necessária e inevitavelmente, para a sociedade socialista, que possui e exerce diretamente os meios de produção e é, por isso, sem classes; 5) Existe um período de transição entre a sociedade capitalista e a sociedade comunista, durante o qual o proletariado assumirá o poder e o exercerá assim como os capitalistas fizeram, em seu próprio proveito. Karl Aarx By Simpsons
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