guia defeito compressores

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(Parte 1 de 5)

3GUIA DE DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM COMPRESSORES

1 - Diagnóstico de Defeitos em um Sistema de Refrigeração8
1.1 - Falha: Compressor faz ruído, tenta partir, porém não parte8
1.2 - Falha: Compressor funciona, porém não comprime8
1.3 - Falha: Compressor não parte e não emite nenhum ruído8
determinado tempo de operação9
1.5 - Sintoma: Ciclos curtos entre partida e parada (compressor ciclando)9
1.6 - Sintoma: Unidade opera continuamente9
1.7 - Sintoma: Temperatura elevada do ambiente climatizado9
1.8 - Sintoma: Linha de sucção congelando9
1.9 - Sintoma: Pressão de descarga elevada1 0
1.10 - Sintoma: Pressão de sucção baixa10
2 - Identificando Pr oblemas Elétricos no Compr essor:1
2.1 - Verifique se há falha relativa a aterramento:1
2.2 - Verifique a continuidade das bobinas e a resistência adequada:13
2.3 - Verifique o capacitor14
3 - Condições Limite de Aplicação e Operação15
4 - Dispositivos de Proteção Compressor Scroll16
4.1 - Pr otetor Térmico Interno16
4.2 - Válvula IPR16
4.3 - Disco Térmico17
5 - Falhas mais Comuns em Compressores17
5.1 - Falhas Devido a Superaquecimento17
5.2 - Falhas Devido a Retorno de Refrigerante Líquido20
5.3 - Falhas por Perda de Lubrificação (Migração do Óleo)21
5.4 - Falhas por Excesso de Umidade e Sujeira2
6 - Tabela de Resistência Ohmica das Bobinas23

Springer - CarrierSpringer - CarrierSpringer - CarrierSpringer - CarrierSpringer - CarrierÍndice 1.4 - Sintoma: Compressor parte, porém desliga através de seu protetor térmico após um Página

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8GUIA DE DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM COMPRESSORES

Springer - CarrierSpringer - CarrierSpringer - CarrierSpringer - CarrierSpringer - Carrier

Possíveis Causas:

-Cabos de alimentação elétrica estão mal conectados;

-A tensão aplicada ao compressor está abaixo do mínimo recomendado (verificar condições limite de aplicação e operação - Capítulo 3);

-Capacitor defeituoso (verificar Capítulo 2.3 - “teste de capacitores”);

-As pressões do sistema estão fora de equilíbrio;

-O motor do compressor está em curto-circuito ou aterrado com a carcaça (verificar Capítulos 2.1 e 2.2 - “teste relativo a aterramento e continuidade das bobinas”);

-Mecanismo interno travado, falha de lubrificação;

-Cabos de alimentação elétrica sub-dimensionados ocasionando queda de tensão;

-Falta de fase (sistemas trifásicos).

Diagnóstico de Defeitos em um Sistema deRefrigeração1 1.1Falha: Compressor faz ruído, tenta partir, porém não parte

1.2Falha: Compressor funciona, porém não comprime

1.3Falha: Compressor não parte e não emite nenhum ruído

Possíveis Causas:

-Contatos de força do contator de acionamento do compressor interrompidos;

-Protetor térmico interno ou externo abertos;

-Pressostatos de alta ou baixa pressão desarmados;

-Contato normalmente fechado do CLO (relé anticiclagem do compressor) aberto;

-Motor do compressor em curto ou com circuito aberto internamente.

Possíveis Causas:

- Falta de refrigerante no sistema; - Compressor com rotação inversa (sistemas trifásicos - compressores Scroll);

- Rotativo: Palheta (vane) trancado;

- Rotativo: Mola da palheta danificada;

- Scroll: Válvula de alívio “IPR” aberta (verificar dispositivos de proteção - Capítulo 4.2).

9GUIA DE DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM COMPRESSORES

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Possíveis Causas:

-Baixa tensão de alimentação elétrica; -Cabos de alimentação mal conectados;

-Aplicação em tensão incorreta;

-Monofásico: Capacitor defeituoso;

-Alta temperatura de sucção, consequentemente alta temperatura de descarga e resfriamento deficiente do motor elétrico;

-Mecanismo interno travado, ocasionando elevação excessiva da corrente elétrica;

-Vazamento do lado de alta para o lado de baixa, ocorrendo aquecimento excessivo do motor elétrico;

-Compressor com rotação inversa (sistemas trifásicos);

-Falta de gás refrigerante (temperatura de sucção elevada);

-Excesso de carga de gás refrigerante (temperatura de descarga elevada).

Possíveis Causas:

-Diferencial entre temperatura ambiente e temperatura selecionada muito pequeno;

-Desarme através dos pressostatos de alta ou baixa pressão;

-Desarme através do protetor térmico.

Possíveis Causas:

-Carga de gás refrigerante deficiente; - Evaporador bloqueado/sujo;

- Condensador bloqueado/sujo;

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