Prova da Fuvest de 1998-Resolvida

Prova da Fuvest de 1998-Resolvida

(Parte 15 de 15)

Na ausência de O, realizam a respiração anaeróbia ou fermentação, que pode ser resumida na seguinte equação:

CHO→ 2CHOH+ 2CO+ etanol ou álcool etílico b)A atividade metabólica será mais intensa na respiração aeróbia porque é um processo mais complexo. Ele apresenta as seguintes etapas: 1º) Glicólise 2º)Ciclo de Krebs 3º)Cadeia respiratória ou transportadora de elétrons Na respiração anaeróbia, ocorre apenas a via glicolítica e, conseqüentemente, o lucro energético é menor.

A tabela a seguir reúne algumas características de quatro animais não-cordados A, B, C e D.

Quais podem ser, respectivamente, os animais A, B, C e D?

Resolução

O animal pode ser uma planária. Ela pertence ao filo dos platielmintos e à classe dos turbelários.

O animal pode ser uma esponja. Ela pertence ao filo dos poríferos ou espongiários.

O animal pode ser um mosquito. Ele pertence ao filo dos artrópodos e à classe dos insetos.

O animal pode ser uma minhoca. Ela pertence ao filo dos anelídeos e à classe dos oligoquetos.

Se as usinas elétricas utilizam madeira em lugar de combustíveis fósseis e se novas árvores são plantadas constantemente para substituir aquelas queimadas nas usinas, não é liberado dióxido de carbono adicional. (Folha de S. Paulo, 18/10/97) a) O que são combustíveis fósseis? Dê um exemplo. b) Por que a queima da madeira não liberaria dióxido de carbono adicional para a atmosfera, desde que novas árvores fossem constantemente plantadas?

Resolução a)Combustíveis fósseis são substâncias formadas pela decomposição incompleta de seres vivos. É o caso, por exemplo, do petróleo e do carvão. b)Porque as novas árvores plantadas realizariam fotossíntese, absorvendo o dióxido de carbono produzido pela usina durante a combustão da madeira.

Em uma gravidez gemelar, o par de gêmeos é do sexo masculino. a) Estes gêmeos devem ser monozigóticos ou dizigóticos? Por quê? b) Se um dos gêmeos herdou o alelo dominante A de sua mãe heterozigótica Aa, qual é a probabilidade de que esse alelo também esteja presente no outro gêmeo? Resolução a)Estes gêmeos podem ser monozigóticos ou dizigóticos. Gêmeos monozigóticos originam-se a partir de um mesmo ovo e, conseqüentemente, possuem o mesmo sexo. Gêmeos dizigóticos originam-se a partir de ovos diferentes. Podem ou não apresentar o mesmo sexo. Dois óvulos diferentes podem ter sido fecundados por dois espermatozóides que apresentaram o cromossomo sexual Y e originaram dois indivíduos de sexo masculino. b)Sendo monozigóticos, a probabilidade do outro gêmeo de ter herdado o gene Aé de 100%, porque é proveniente do mesmo ovo. Sendo dizigóticos a probabilidade será de 50%, porque a mãe é heterozigótica (Aa).

Em uma espécie de planta a forma dos frutos pode ser alongada, oval ou redonda. Foram realizados quatro tipos de cruzamento entre plantas dessa espécie e obtidos os seguintes resultados:

terres-trenefrídrioausentefechadocomple-toD terres-tretúbulo deMalpighi traquealabertocomple-toC aquá-ticoausenteausenteausen-teausen-teB aquá-ticosolenó-citoausenteausenteincompleto

Hábitat

SistemaexcretorSistemarespiratórioSistemacirculatórioSistemadigestivoAnimal

2CURSO OBJETIVOFUVEST 1998 a) Formule uma hipótese consistente com os resultados obtidos para explicar a herança da forma dos frutos nessa espécie. b) Represente os alelos por letras e indique os genótipos dos indivíduos parentais e dos descendentes no cruzamento IV.

Resolução a)Trata-se de um caso típico de herança intermediária ou co-dominância, assim caracterizado: 1º)na Faparece um caráter intermediário, caracterizado pelo cruzamento I; 2º)na Fa proporção típica é 1 : 2 : 1, de acordo com o cruzamento IV. b)Alelos: L(longo) e R(redondo)

Cruzamento IV:LR x LR

Uma jovem que sempre foi saudável chegou a um hospital em estado de coma. O histórico da paciente revelou que ela recebera erroneamente injeção de uma dose excessiva de insulina.

a) Por que a injeção de insulina induziu o coma na jovem? b) A insulina é normalmente administrada a pacientes com disfunção de que órgão? Qual é a doença causada pela deficiência de insulina?

Resolução a)A insulina é um hormônio que aumenta a permeabilidade da plasmalema, facilitando a entrada de glicose nas células. O excesso desse hormônio no sangue ocasiona uma hipoglicemia, induzindo o coma na jovem. b)A insulina é produzida pelos ribossomos das células β das ilhotas de Langerhans do órgão denominado pâncreas. A deficiência de insulina ocasiona a Diabetes mellitus,que se caracteriza pelo excesso de glicose no sangue e, conseqüentemente, também na urina (glicosúria).

Mariposas da espécie Biston betularia de cor escura (melânicas) eram raras em Manchester, Inglaterra, por volta de 1895. Predominavam os espécimes de cor clara, que se camuflavam sobre os liquens das cascas das árvores. Em 1950, porém, verificou-se que quase 90% das mariposas eram melânicas nas áreas que se tornaram industriais, onde a fuligem negra produzida pelas fábricas recobriu o tronco das árvores. a) Explique esse aumento das mariposas melânicas entre 1895 e 1950 com base na seleção natural. b) Por que é possível afirmar que a coloração dessas mariposas é um caráter determinado geneticamente?

Resolução a)A partir do desenvolvimento industrial, a fuligem que recobriu as cascas das árvores fez com que as mariposas de coloração escura ficassem camufladas aos seus predadores, justificando o aumento populacional. b)De acordo com o neodarwinismo ou “teoria sintética”, as variações são submetidas à ação do meio ambiente no processo de seleção natural. Essas variações surgem através da recombinação gênica e pelas mutações, ou seja, mudanças no material genético.

Comentário

A prova de Biologia foi relativamente fácil, por abordar conceitos fundamentais da matéria. Questões com enunciados claros, exigindo respostas curtas e imediatas.

LROval RRRedondo LLLongo GenótiposFenótipos

25% fruto longo: 50% fruto oval: 25% fruto redondo.

Fruto oval xfruto oval IV

50% fruto redondo:50% fruto oval Fruto redondo xfruto oval I

50% fruto longo: 50% fruto oval

Fruto longo xfruto oval I

100% fruto ovalFruto longo xfruto redondo I

Descendência obtidaTipos de plantacruzados Cruzamento

3CURSO OBJETIVOFUVEST 1998

(Parte 15 de 15)

Comentários