Portifolio Fundamentos da Administração da Informação

Portifolio Fundamentos da Administração da Informação

(Parte 1 de 2)

Salvador 2010

Salvador 2010

Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos da Administração da Informação da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Profª . Denise Dias de Santana

1 INTRODUÇÃO3
2 CONCEITOS BÁSICOS4
2.1 ADMINISTRAÇÃO4
2.2 INFORMAÇÃO4
2.2.1Dados4
2.2.2Informação5
2.2.3Conhecimento5
2.3 COMUNICAÇÃO5
3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO7
3.1 CONCEITO7
3.2 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE DADOS EM INFORMAÇÃO8
3.2.1Entrada8
3.2.2Processamento8
3.2.3Saída9
3.2.4Feedback9
3.3 tipos de sistema de informação9
4 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI)1
4.1 CONCEITO1
4.2 COMPONENTES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO1
5 CONCLUSÃO12

3 1 INTRODUÇÃO

A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação é necessário existir um conjunto de características para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade.

Entender como Sistemas de Informação funcional são fundamentais para uma empresa colocar em prática aquilo que realmente precisa de um sistema.

4 2 CONCEITOS BÁSICOS

As empresas e seus administradores precisam cada vez mais conhecer, implementar e gerenciar toda uma infra-estrutura de TI, que possa dar apoio aos processos de comunicação, controle e tomada de decisões. O Analista e Desenvolvedor de Sistemas deve possuir formação dentro da concepção sistêmica

(especialista-generalista), dando suporte e auxiliando os administradores das organizações para tomada de decisões e definições de politicas de TI.

2.1 ADMINISTRAÇÃO

Segundo Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p. 385), a administração é o “processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais”.

2.2 INFORMAÇÃO

A informação tornou-se o bem econômico de maior valor nos dias de hoje.

Mas definir informação é dificil sem se fazer distinção entre os termos “dado”, “informação” e “conhecimento”.

Dados são fatos em sua forma primária que podem ser definidos como um conjunto que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada.

O conjunto de elementos que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada, ou seja, tudo o que é gerado no dia-a-dia de uma empresa é um dado. (BATISTA, 2006, p. 20).

A sequência 3+3=6 é um conjunto de dados, e pode ser dissecada da seguinte forma: os números “3” e “6” são, individualmente, um dado, assim como os sinais “+” e “=” também são dados.

2.2.2 Informação

Conjunto de dados significacado, que reduz a incerteza ou aumenta o conhecimento a respeito de algo por isso, proporciona orientação ás ações pelo fato de reduzir a margem de incerteza a respeito de nossas decisões.

Informação é o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de alguém ou de alguma coisa. A informação aumenta a consistência e o conteúdo dos dados relacionados. (BATISTA, 2006, p. 2).

Na sequência acima exemplificada podemos identificar três informações diferentes: a primeira delas é que o sinal “+” é usado para unificar outros dados; a segunda é que o sinal “=” é usado para representar a igualdade entre duas ações, dois objetos, etc.; e a terceira informação é que se juntarmos dois objetos, ou dados, estaremos dando origem a uma terceira informação.

2.2.3 Conhecimento

Os dados processados se transformam em informações que compartilhadas, aumentam o conhecimento.

Conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar uma informação. (LAUDON E LAUDON, 1999, p. 10).

Através da informação que as pessoas podem adquirir conhecimento, mas a informação só se transforma em conhecimento quando é compreendida.

2.3 COMUNICAÇÃO

Pode-se enteder comunicação como o compartilhamento de informação entre duas ou mais pessoas, levando-se em conta que para que haja comunicação, faz-se necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda.

Existem Vários métodos, meios e processos adequados para se amitir, transmitir e receber informação que, utilizados de maneira eficaz, servirão commo difusores de conhecimento, e esse conhecimento servirá para criar idéias, tomar decisões e resolver problemas.

7 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

3.1 CONCEITO

De acordo com Wikipédia (2007), Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado ou manual, que envolve pessoas, máquinas, e métodos para organizar, coletar, processar e distribuir dados para os usuários do sistema envolvido.

Sistema de informação é um conjunto de elementos ou componentes interrelacionados que coletam (entrada), manipulam (processo) e disseminam (saída) dados e informações e oferecem um mecanismo de realimentação para atingir um objetivo. (STAIR E REYNOLDS, 2006, p. 12).

O’Brien (2004, p.06 ainda diz que sistema de informação “é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização.”Veja ums sintese dessa definição:

Figura 1 – Recursos do Sistema de Informação Fonte: O’Brien (2004, p. 06)

8 3.2 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE DADOS EM INFORMAÇÃO

Um sistema contém informações sobre uma organização e o ambiente que a cerca. Três atividades básicas produzem as informações de que as organizações necessitam (entrada, processamento e saída). Feedback é a saída que volta a determinadas pessoas e atividades da organização para analise.

Figura 2 – Funções de um Sistema de Informação Fonte: Laudon e Laudon (2001, p. 04).

Ação de capturar ou coletar dados dentro da organização ou do ambiente externo.

Tomando como exemplo um banco de dados, a entrada seria o ato de alimentar o banco de dados, de introduzir informações no banco.

3.2.2 Processamento

Ação de converter dados brutos em uma forma mais significativa. Seguindo a linha de raciocínio do exemplo acima, o Processamento seria o ato realizado no banco de dados, de conversão dos dados brutos em informações.

Ato de transferir as informações processadas às pessoas que as utilizarão ou às atividades em que serão empregadas.

Continuando com o exemplo, a Saída seria o ato de transferir as informações processadas no banco de dados para às pessoas que as utilizaram.

É a entrada que volta a determnados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de entrada.

Finalizando o exemplo,o Feedback seria o ato de manter-se convertendo dados brutos em informações afim de transferir as informações processadas às pessoas que as utilizarão.

3.3 TIPOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

• Sistema de Informação Operacional (SIO) → Sistemas empresariais básicos ou sistemas operacionais da organização. Executam aplicações comuns. Ex.: sistema de folha de pagamento; relatórios sobre empregados.

• Sistema de Informação Gerencial (SIG) → São sistemas que transformam os dados provenientes do Sistema de Informação Operacional utilizando-os para auxiliar no processo gerencial. Ex: relatórios gerenciais a diferentes finalidades; custos totais com folha de pagamento;

• Sistema de Informação Estratégica (SIE) → São sistemas que transformam os dados provenientes do Sistema de Informação Gerencial, agrupando-os para dar suporte na tomada de decisões. Geralmente oferecem informações gráficas.

(Parte 1 de 2)

Comentários