Modelo de Artigo Científico

Modelo de Artigo Científico

MODELO DE ARTIGO

INSIRA AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO: insira aqui o sub-título se houver

Insira aqui os nomes completos dos autores e orientador, seguido do nome da Instituição, empresa ou cargo exercido respectivamente. Insira um e-mail para contato.

O Título deve ser digitado em letras maiúsculas, separado do sub-título por” :” quando houver. O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor e orientador deve(m) ser digitados separados do título por um espaço, seguindo da instituição de origem, atividade ou cargo exercido e 01 (um) e-mail para contato, que poderá ser do orientador ou do aluno líder do grupo; Cada resumo expandido deverá ser digitado entre três e cinco folhas no tamanho A4, com margens de 2,5 cm nos quatro cantos e o alinhamento deve ser justificado. O texto deve ser digitado em espaçamento 1,5. O resumo expandido não pode ultrapassar cinco laudas. O texto deverá ser digitado em fonte Times News Roman, tamanho 12 em Word for Windows.

  1. Introdução

Na introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. De modo geral, a introdução deve apresentar o assunto objeto de estudo, o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado, trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema e as justificativas que levaram a escolha do tema, o problema de pesquisa e o objetivo pretendido.

  1. Referencial Teórico

Revisão da literatura com vistas a contextualizar e fundamentar o tema, o problema de pesquisa e os objetivos a serem trabalhados. E utilizada uma seqüência informativa (clareza e relevância) e uma seqüência argumentativa. Utilizar a NBR 10520(2002) para as citações. As ilustrações (quadros, figuras, fotos etc), devem ter uma numeração seqüencial. O título e a fonte das ilustrações devem ser colocados na sua parte inferior. As tabelas devem ter um número em algarismo arábico, seqüencial, inscritos na parte superior, à esquerda da página, precedida da palavra Tabela. As tabelas devem conter um título por extenso, inscrito no seu topo da para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo.

  1. Metodologia

Seqüência descritiva (veracidade da informação) e seqüência argumentativa (reflexão sobre escolhas metodológicas). Nesta sessão, o aluno precisa definir o tipo de pesquisa e os procedimentos metodológicos (Amostra, Instrumentos de Coleta de Dados e Classificação dos Dados).

  1. Resultados

Elemento não necessário quando a pesquisa corresponder a um trabalho bibliográfico. Seqüência informativa (clareza e relevância) e uma seqüência descritiva (veracidade da informação). Seqüência argumentativa onde serão discutidos/refletidos os resultados encontrados e a relevância deles para a construção do conhecimento

  1. Considerações Finais

Parte final do texto onde se apresentam as considerações finais correspondentes aos objetivos que partem do problema. Compreende uma seqüência descritiva e informativa, onde são sumariados os principais resultados encontrados (tudo isso à luz da Introdução). Espera-se também que neste momento, seja feita uma auto-crítica em relação ao Estudo como um todo. As conclusões devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos. Devem ser breve podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

  1. Agradecimentos

Elemento opcional no artigo.

  1. Referências

Elemento obrigatório. As referências constituem uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023, 2003).

Comentários