Limpeza recomendada em centro cirúrgico

Limpeza recomendada em centro cirúrgico

Introdução

  • Introdução

    • As superfícies contaminadas podem servir de reservatórios de agentes patogênicos,mas normalmente, essas áreas não estão associadas diretamente á transmissão de infecções para profissionais da área de saúde ou para pacientes.
      • Limpeza
      • Higiene de uma sala não consiste somente em rotinas de limpeza de equipamentos. ex: piso,parede portas.

Fatores que influenciam na escolha do procedimento de desinfecção.

    • Fatores que influenciam na escolha do procedimento de desinfecção.
      • A natureza do item a ser desinfetado;
      • M.O sensíveis aos efeitos do germicida;
      • A quantidade de matéria orgânica;
      • O tipo e a concentração do produto usado;
      • Temperatura.

Ambientes classificados de acordo com o risco de contaminação:

  • Ambientes classificados de acordo com o risco de contaminação:

    • Áreas criticas:
      • Imunodeprimidos ou Risco de infecção aumentada

Área Semicrítica:

    • Área Semicrítica:
      • Doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e afecções não infecciosas.

Áreas Não-Críticas:

    • Áreas Não-Críticas:
      • Não ocupados por pacientes onde é realizado procedimento de risco.

Centro Cirúrgico Subdividido

  • Centro Cirúrgico Subdividido

    • Área não – restrita
    • Área semi – restrita
    • Área Restrita

Limpeza de manutenção de áreas não-restritas e semi-restritas:

  • Limpeza de manutenção de áreas não-restritas e semi-restritas:

    • Procedimento de limpeza comum, conforme recomendado pela CCIH da instituição;
    • Deve ser realizada pelo menos uma vez por plantão;
  • Limpeza da área restrita:

    • Requer diferentes tipos de limpeza, a depender da sua utilização ou não;
    • Recomenda-se limpeza e desinfecção diária.

Sala de operação

  • Sala de operação

    • Limpeza terminal:
      • Limpeza e/ou desinfecção que tem por objetivo reduzir a sujidade e da população microbiana, de modo a diminuir a possibilidade de contaminação ambiental.
    • Limpeza preparatória
      • Limpeza realizada antes do inicio da montagem da sala da primeira cirurgia do dia; se estiver sem uso por mais de 12 hrs, remover partículas de poeira, com álcool 70%

Limpeza operatória:

    • Limpeza operatória:
      • Realizado durante o procedimento cirúrgico, quando ocorre contaminação do chão com matéria orgânica, há presença de resíduos ou quando acontece queda de material.
    • Limpeza corrente:
      • Realizada após o termino de uma cirurgia e inicio de outra para a remoção de sujidade e matéria orgânica.

Descrição do procedimento:

  • Descrição do procedimento:

    • Retirar instrumentais, equipamentos, roupas, acessórios e materiais perfurocortantes.
    • Recolher o lixo e realizar a limpeza do piso.
    • Limpar o teto e as paredes se essas áreas estiverem sujas.
    • Com o uso do mop seco, recolher todas as partículas e resíduos do piso.
    • Com o mop úmido, contendo o desinfetante preconizado pela CCIH da instituição, proceder a limpeza do piso.

Limpeza da SO após procedimentos infectados ou de longa duração:

  • Limpeza da SO após procedimentos infectados ou de longa duração:

    • Mesmos critérios da limpeza terminal, levando -se em consideração a necessidade ou não de higiene total das paredes e do teto.
  • Limpeza da SO em situações de precauções de contato com aerossóis.

    • É aconselhável que a sala tenha o mínimo de material.
    • Uso de EPI.

Sala de pré – operatório e SRPA

  • Sala de pré – operatório e SRPA

    • Limpeza Diária;
      • Descrição do procedimento:
        • Desmontar os acessórios de suporte respiratório e encaminhá-los para o processo de desinfecção ou esterilização.
        • Após essa fase, o procedimento segue ao passo a passo da limpeza terminal da SO.

Limpeza concorrente

  • Limpeza concorrente

    • Deve ser realizada entre o atendimento de um paciente e outro, após o encaminhamento do indivíduo à SO ou depois da alta para sua unidade de destino.
    • Descrição do procedimento;

Limpeza recomendada em centro cirúrgico

  • Limpeza semanal:

    • Higiene de vidros, cortinas ou biombos e da limpeza terminal da estrutura do leito.

Limpeza recomendada em centro cirúrgico

  • Manuseio de material perfurocortante:

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