Pesquisa de Marketing - Cap. 5 e 6

Pesquisa de Marketing - Cap. 5 e 6

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Fontes padronizadas de dados secundários

Caso de aberturaCaso de abertura

Uma questão casual

Uma questão casual

Natureza dos dados padronizadosNatureza dos dados padronizados

Fontes padronizadas

Empresas que coletam e vendem dados de interesse comum para atender às necessidades de informações compartilhadas por várias empresas concorrentes, dentro do mesmo setor.

Dados padronizados

Coletados periodicamente e têm valor comercial conhecido para as empresas. São oportunos e redutores de custo.

ServiServiçços padronizadosos padronizados Unidade de mediçãoUnidade de medição domicílios/ consumidores domicdomicíílios/ lios/ consumidoresconsumidores instituiçõesinstituiinstituiççõesões

ServiServiçços padronizadosos padronizados

Características levantamento de campo realizado em intervalos de tempo.

Vantagens meio mais flexível de obter dados; informações sobre os motivos básicos.

Desvantagens erros cometidos pelos entrevistadores.

erros cometidos pelos entrevistados.

Usos segmentação de mercado; seleção do tema de propaganda; eficácia da propaganda.

Levantamentos de campo padronizadoLevantamentos de campo padronizado

Levantamento de campo padronizadoLevantamento de campo padronizado

PeriódicoPeriódico Painel Painel CompartilhadoCompartilhado

Psicografias e Estilos de vida

Psicografias e

Estilos de vida

Avaliação da publicidade

Avaliação da publicidade GeralGeral

PainPainééis diis diáários do consumidorrios do consumidor composto de um grupo de indivíduos, domicílios ou organizações que registram suas compras e comportamento em um diário.

Principais fornecedores de dados

Ibope e Nielsen.

Considerações nos painéis as informações são mais precisas; os painéis são diferentes dos levantamentos de campo, pois os entrevistados registram o comportamento àmedida que ele ocorre; os painéis diários então sendo substituídos pelos painéis on-line.

PainPainééis diis diáários do consumidorrios do consumidor

Painéis diários de compras os entrevistados registram suas compras em um diário; fornecem informações sobre marca, quantidade comprada, preço pago e intenção de uso.

Painéis diários de mídia aparelhos eletrônicos (peoplemeter) registram automaticamente o comportamento da audiência.

Obs. Os painéis diários estão sendo substituídos pelos on-line.

PainPainééis diis diáários do consumidorrios do consumidor

Vantagens são mais precisos e geram dados contínuos, em relação aos dados de levantamento de campo; eliminam erro de memória, pois registram as informações na hora da compra.

por usarem aparelhos eletrônicos, elimina-se erros humanos.

Desvantagens falta de representatividade dos membros do painel; aumento de erros de respostas associados ao processo de manutenção de um diário.

ServiServiçços de escaneamento eletrônicoos de escaneamento eletrônico obtidos por scanners eletrônicos nas caixas registradoras que leemo código de barra das compras dos consumidores;

Obs. O uso do escaneamento eletrônico estárevolucionando a pesquisa de marketing.

Questões a serem respondidas Questões a serem respondidas

1. Como os dados padronizados diferem dos outros dados secundários? Como eles são classificados?

2. Quais os principais métodos para obtenção de dados padronizados dos domicílios/consumidores?

3. Qual a classificação dos levantamentos de campo?

4. Explique o que éum painel diário. Qual a diferença entre painéis diários de compras e os painéis diários de mídia?

5. Quais os tipos de dados podem ser coletados pelos serviços de escaneamento eletrônico?

Pesquisa qualitativa

ClassificaClassificaçção dos dados de pesquisa de ão dos dados de pesquisa de mktmkt

Pesquisa qualitativaPesquisa qualitativa exploratória por natureza; resulta de dados primários;

proporciona melhor visão e

compreensão do problema.

Obs.:Sempre que um novo problema de pesquisa de mktélevantado a pesquisa qualitativa ou exploratória apropriada, precede a pesquisa quantitativa.

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