Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Combustíveis e Óleos Lubrificantes: Tipos, Características e Usos, Esquemas de Cultura

Este documento oferece uma clara explicação sobre os diferentes tipos de combustíveis e óleos lubrificantes, suas composições, características e usos. Aborda combustíveis sólidos, líquidos e gasosos, além de óleos lubrificantes minerais, animais, vegetais e sintéticos.

Tipologia: Esquemas

2010

Compartilhado em 04/10/2010

helena-poba-mapassi-mapassi-2
helena-poba-mapassi-mapassi-2 🇧🇷

4.8

(4)

10 documentos

1 / 34

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Combustíveis e Óleos Lubrificantes: Tipos, Características e Usos e outras Esquemas em PDF para Cultura, somente na Docsity! HELENA POBA MAPASSI MORAIS CASSOMA CALANDULA Departamento de Ciências Tecnológicas Refinação em Petóleos COMPOSIÇÃO E CARACTERÍSTICAS DE UTILIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS COMBUSTÍVEIS E OLEOS OBJECTIVO  Conceder uma explanação clara sobre os diferentes componentes e usos dos diferentes combustiveis e oleos lubrificantes. TIPOS DE COMBBUSTÍVEIS  Combustível sólido  Combustível líquido  Combustível gasoso COMBUSTÍVEL SÓLIDO  Os principais combustíveis sólidos naturais são a madeira e os produtos de sua decomposição natural, turfa e carvão. Para que um sólido possa ter valor como combustível é necessário que tenha um poder calorífico tão elevado quanto possível e queime com facilidade, com ou sem chama.. COMBUSTÍVEL LÍQUIDO  O combustível líquido tem certas vantagens comparação com os sólidos, tais com poder calorífico elevado, maior facilidade e economia de armazenagem e fácil controle de consumo. Quase todos os combustíveis líquidos são obtidos a partir do petróleo. O combustível líquido são: gasolina, querosene, óleo diesel e álcool. Gasolina Especificações da Gasolina para motores  Volatilidade média  Ausência de impurezas  Alto poder calorífico  Alta resistência à detonação  Índice de Octano (autodetonância) ADITIVOS UTILIZADOS  Chumbo tretametila Pb (C2H5) e  Chumbo tretaetila Pb (CH3)4  Entre os dois aditivos, o mais eficaz é o chumbo tretaetila. Em contrapartida o uso de aditivos podem causar problemas como:  Produz formação de depósitos de óxido de chumbo, ocasionando corrosão nas paredes dos cilindros  São tóxicos  Não podem ser utilizados nos combustíveis empregados para alimentar motores com catalisadores no tubo de descarga. QUEROSENE  Quanto a sua composição denota-se que é formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, nafténicos e aromáticos, com faixa de destilação compreendida entre 150ºC e 239oC;caracteriza-se por uma ampla curva de destilação conferindo-lhe um excelente poder de solvência e uma taxa de evaporação lenta, além de um ponto de inflamação que oferece relativa segurança ao manuseamento II. ÓLEOS LUBRIFICANTES FUNÇÃO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES  Os óleos lubrificantes são fracções petrolíferas viscosas com alto ponto de ebulição obtidas a partir do resíduo atmosférico na coluna sob vácuo. A principal função dos óleos lubrificantes é de lubrificar. A lubrificação é destinada a reduzir fricção entre duas peças metálicas em movimento, com vista:  A garantir a segurança de funcionalidade das peças evitando o contacto metal-metal;  Reduzir o desgaste;  Reduzir a energia dissipada pela fricção. ORIGEM DOS ÓLEOS  Óleos Minerais  Óleos Animais  Óleos vegetais  Óleos sintéticos  Óleos graxos ou semi-sólidos  Óleos mistos EM FUNÇÃO A DESTINAÇÃO  Óleos industrias;  Óleos para cilindros;  Óleos para cortes;  Óleos para motores;  Óleos para turbinas;  Óleos isolantes;  Óleos especiais. CLASSIFICAÇÃO SAE PARA ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS Estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:  Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;  Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;  Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50. ÓLEOS DE VERÃO Estes óleos são caracterizados em duas viscosidade:  Com baixa taxa de cisalhamento (viscosidade cinemática);  Com taxa de cisalhamento elevada (viscosidade dinâmica). CLASSIFICAÇÃO API PARA ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS  A classificação API, para motores diesel, é mais complexa que para motores a gasolina, álcool e GNV, pois devido às evoluções que sofreu, foram acrescentados números, para indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a que se destina o lubrificante. CLASSIFICAÇÃO ISO PARA ÓLEOS LUBRIFICANTES INDUSTRIAIS  O sistema ISO baseia-se na viscosidade cinemática a 40⁰C. Os números que indicam cada grau ISO representam um ponto médio de uma faixa de viscosidade compreendida entre 10% abaixo e 10% a cima destes valores. Por exemplo, um óleo lubrificante designado pelo grau ISO 100 tem uma tem uma viscosidade cinemática a 40⁰C na faixa de 90 cSt à 110 cSt.  E este sistema aplica-se apenas as os óleos lubrificantes industriais em que a viscosidade é um factor preponderante para a selecção, estando excluídos portanto os óleos de corte e os óleos de transformadores. CLASSIFICAÇÃO PELO MODO DE SERVIÇOS DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES  Óleo motor ou óleos ordinários são os óleos não inibidores e não detergentes, por exemplo óleos sem aditivos;  Super oil ou premiu oil, óleos com aditivos anti- oxidantes ;  Óleo para serviços severos (heavy duly oil), óleos sem aditivos anti-oxidantes, dispersantes e detergentes FUNÇÕES DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES Com a evolução dos lubrificantes, estes passaram a acumular novas funções tais como:  protecção contra corrosão,  auxílio à vedação,  transferência de calor,  retirada de produtos indesejáveis do sistema, etc. As principais vantagens de ordem técnica decorrentes de uma lubrificação fluida são a redução do desgaste nas peças, a diminuição de perdas por atrito e o aumento da segurança de operação. ESQUEMA TECNOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES Petróleo Ss Óleos Básicos Lubrificantes Unidade de Unidade de Destilação Desaromatiza [-———4 Atmosférica ção a Furfural Oleo T Desaromatizado Resíduo Gasóleo ] Atmosférico Leve TIaidadE de ólss Desparafinização Unidade de Aromatizado = Destilação à Parafinas Vácuo : Óleo Unidade de — ein = aeá Sulfurizado s > e E” o ar e —| Desasfaltação a Geo Propano Unidade de ( Asfalto ) Hidrotratamento CONCLUSÃO  A composição dos óleos combustíveis não depende essencialmente do petróleo que os originou, mas também do tipo de processo e misturas que sofreram nas refinarias, de modo que pode-se atender as várias exigências do mercado consumidor numa ampla faixa de viscosidade. Largamente utilizados na indústria moderna para aquecimento de fornos e caldeiras, ou em motores de combustão interna para geração de calor, os óleos combustíveis subdividem-se em diversos tipos, de acordo com sua origem e características. O óleo diesel é utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicações, tais como: automóveis, furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicações estacionárias (geradores eléctricos, por exemplo).Em função dos tipos de aplicações, o óleo diesel apresenta características e cuidados diferenciados. 
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved