Baixe Combustíveis e Óleos Lubrificantes: Tipos, Características e Usos e outras Esquemas em PDF para Cultura, somente na Docsity! HELENA POBA MAPASSI MORAIS CASSOMA CALANDULA Departamento de Ciências Tecnológicas Refinação em Petóleos COMPOSIÇÃO E CARACTERÍSTICAS DE UTILIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS COMBUSTÍVEIS E OLEOS OBJECTIVO Conceder uma explanação clara sobre os diferentes componentes e usos dos diferentes combustiveis e oleos lubrificantes. TIPOS DE COMBBUSTÍVEIS Combustível sólido Combustível líquido Combustível gasoso COMBUSTÍVEL SÓLIDO Os principais combustíveis sólidos naturais são a madeira e os produtos de sua decomposição natural, turfa e carvão. Para que um sólido possa ter valor como combustível é necessário que tenha um poder calorífico tão elevado quanto possível e queime com facilidade, com ou sem chama.. COMBUSTÍVEL LÍQUIDO O combustível líquido tem certas vantagens comparação com os sólidos, tais com poder calorífico elevado, maior facilidade e economia de armazenagem e fácil controle de consumo. Quase todos os combustíveis líquidos são obtidos a partir do petróleo. O combustível líquido são: gasolina, querosene, óleo diesel e álcool. Gasolina Especificações da Gasolina para motores Volatilidade média Ausência de impurezas Alto poder calorífico Alta resistência à detonação Índice de Octano (autodetonância) ADITIVOS UTILIZADOS Chumbo tretametila Pb (C2H5) e Chumbo tretaetila Pb (CH3)4 Entre os dois aditivos, o mais eficaz é o chumbo tretaetila. Em contrapartida o uso de aditivos podem causar problemas como: Produz formação de depósitos de óxido de chumbo, ocasionando corrosão nas paredes dos cilindros São tóxicos Não podem ser utilizados nos combustíveis empregados para alimentar motores com catalisadores no tubo de descarga. QUEROSENE Quanto a sua composição denota-se que é formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, nafténicos e aromáticos, com faixa de destilação compreendida entre 150ºC e 239oC;caracteriza-se por uma ampla curva de destilação conferindo-lhe um excelente poder de solvência e uma taxa de evaporação lenta, além de um ponto de inflamação que oferece relativa segurança ao manuseamento II. ÓLEOS LUBRIFICANTES FUNÇÃO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES Os óleos lubrificantes são fracções petrolíferas viscosas com alto ponto de ebulição obtidas a partir do resíduo atmosférico na coluna sob vácuo. A principal função dos óleos lubrificantes é de lubrificar. A lubrificação é destinada a reduzir fricção entre duas peças metálicas em movimento, com vista: A garantir a segurança de funcionalidade das peças evitando o contacto metal-metal; Reduzir o desgaste; Reduzir a energia dissipada pela fricção. ORIGEM DOS ÓLEOS Óleos Minerais Óleos Animais Óleos vegetais Óleos sintéticos Óleos graxos ou semi-sólidos Óleos mistos EM FUNÇÃO A DESTINAÇÃO Óleos industrias; Óleos para cilindros; Óleos para cortes; Óleos para motores; Óleos para turbinas; Óleos isolantes; Óleos especiais. CLASSIFICAÇÃO SAE PARA ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS Estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias: Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60; Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W; Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50. ÓLEOS DE VERÃO Estes óleos são caracterizados em duas viscosidade: Com baixa taxa de cisalhamento (viscosidade cinemática); Com taxa de cisalhamento elevada (viscosidade dinâmica). CLASSIFICAÇÃO API PARA ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS A classificação API, para motores diesel, é mais complexa que para motores a gasolina, álcool e GNV, pois devido às evoluções que sofreu, foram acrescentados números, para indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a que se destina o lubrificante. CLASSIFICAÇÃO ISO PARA ÓLEOS LUBRIFICANTES INDUSTRIAIS O sistema ISO baseia-se na viscosidade cinemática a 40⁰C. Os números que indicam cada grau ISO representam um ponto médio de uma faixa de viscosidade compreendida entre 10% abaixo e 10% a cima destes valores. Por exemplo, um óleo lubrificante designado pelo grau ISO 100 tem uma tem uma viscosidade cinemática a 40⁰C na faixa de 90 cSt à 110 cSt. E este sistema aplica-se apenas as os óleos lubrificantes industriais em que a viscosidade é um factor preponderante para a selecção, estando excluídos portanto os óleos de corte e os óleos de transformadores. CLASSIFICAÇÃO PELO MODO DE SERVIÇOS DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES Óleo motor ou óleos ordinários são os óleos não inibidores e não detergentes, por exemplo óleos sem aditivos; Super oil ou premiu oil, óleos com aditivos anti- oxidantes ; Óleo para serviços severos (heavy duly oil), óleos sem aditivos anti-oxidantes, dispersantes e detergentes FUNÇÕES DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES Com a evolução dos lubrificantes, estes passaram a acumular novas funções tais como: protecção contra corrosão, auxílio à vedação, transferência de calor, retirada de produtos indesejáveis do sistema, etc. As principais vantagens de ordem técnica decorrentes de uma lubrificação fluida são a redução do desgaste nas peças, a diminuição de perdas por atrito e o aumento da segurança de operação. ESQUEMA TECNOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO DE
ÓLEOS LUBRIFICANTES
Petróleo
Ss
Óleos Básicos
Lubrificantes
Unidade de Unidade de
Destilação Desaromatiza [-———4
Atmosférica ção a Furfural Oleo
T Desaromatizado
Resíduo Gasóleo ]
Atmosférico Leve TIaidadE de
ólss Desparafinização
Unidade de Aromatizado =
Destilação à Parafinas
Vácuo
: Óleo
Unidade de — ein =
aeá Sulfurizado
s > e E”
o ar e —| Desasfaltação a
Geo Propano
Unidade de
( Asfalto )
Hidrotratamento
CONCLUSÃO A composição dos óleos combustíveis não depende essencialmente do petróleo que os originou, mas também do tipo de processo e misturas que sofreram nas refinarias, de modo que pode-se atender as várias exigências do mercado consumidor numa ampla faixa de viscosidade. Largamente utilizados na indústria moderna para aquecimento de fornos e caldeiras, ou em motores de combustão interna para geração de calor, os óleos combustíveis subdividem-se em diversos tipos, de acordo com sua origem e características. O óleo diesel é utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicações, tais como: automóveis, furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicações estacionárias (geradores eléctricos, por exemplo).Em função dos tipos de aplicações, o óleo diesel apresenta características e cuidados diferenciados.