Administração Científica

Administração Científica

Ad ministração Científica

EsmaelBarro Fernando Arnuti

•Éa primeira escola do pensamento ad ministrativo;

•Principal nome = FrederickW. Taylor;

•Qual a relação desta teoria com a História?

• Revolução Industrial

Revolução Industrial

• Proble ma:

1.O crescimento acelerado;

2.Desorganização das empresas.

• Solução:

1. Maior planeja mento

2.Uma abordagem Científica (substituir a improvisação por métodos racionais).

Contribuições de Taylor •Primeiro:Cuidou dos Processos;

1.Atribuir a cada trabalhador a tarefa mais elevada possível, de acordo com as suas aptidões.

2.Solicitara cada trabalhador produção igual ou maior que o padrão estabelecido;

3.Atribuir aos trabalhadores tarifas diferentes de remuneração por unidade produzida, tarifas essas que seriam satisfatórias apenas para os trabalhadores que cumprissem o padrão estabelecido, e mais ainda para os que excedessem esse padrão.

Princípios

1.Substituir, no trabalho, a improvisação e a atuação empírico -prática pela científica;

2.Escolher os trabalhadores e prepará-los para produzirem mais e melhor;

3.Controlar o trabalho para se certificar de que estásendo executado de acordo com as normas estabelecidas cientifica mente;

4.Distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades: de um lado, o preparo, o planejamento e o controle do trabalho; de outro, a execução.

Taylor Ad ministração Científica

Preocupações de Taylor

1.As empresas tinham grandes perdas com a ineficiência;

2.O trabalho devia ser fortemente melhorado.

A Administração

Científica segundo Taylor

•Taylor considerou que os problemas de falta de eficiência e baixa produtividade da empresa estavam ligados ao fato de as pessoas não estarem satisfeitas no seu trabalho.

•Chegou a conclusão de que essa insatisfação era causada pela baixa remuneração recebida pelos funcionários, que a consideravam injusta e não incentivava a produzir mais.

•Criou um sistema de pagamento que fosse mais justo e que incentivasse o trabalhador a produzir mais, agradando aos patrões sem desagradar aos demais funcionários, seus companheiros de trabalho.

•Para estabelecer qual seria essa produção-padrão ele determinou quanto tempo um homem gastaria pare executar uma tarefa.

•O estado-maior: o trabalho era planejado por um pequeno grupo de pessoas que comandava todas as de mais.

•O pessoal de preparação:são cargos específicos que tem a função de preparar o trabalho dos operários.

•Operários: a empresa deveria dar oportunidade e condições para que eles obtivessem o máximo possível de ganho.

A estrutura básica da organização era formada por:

•Estado maior

•Encarregados de:

-ordens de execução - geral

-instrução -fabricação - te mpo -inspeção

- disciplina - conservação • Operários

Estado maior

Planeja mento Co mando Direção OR GANIZAÇÃ O

•Taylor desenvolveu o princípio do estado-maior para designar o grupo que deveria dirigir a e mpresa

Remuneração na Ad ministração Científica

•O sistema anterior era baseado no pagamento por peça;

•Taylor estabeleceu padrões de produção em escala que serviam de base para os pagamentos;

•Os operários mais produtivos ganhavam salários mais altos.

•O operário deve ser pago conforme sua produção:

Pagamento por

Resultado

Os 3 princípios fundamentais da adm. Científica de Taylor

1.Substituição do critério individual do operário por uma ciência;

2.Seleção e aperfeiçoamento científico do trabalhador, que éavaliado, instruído, treinado e pode-se dizer, experimentado, em vez de escolher os processos e aperfeiçoar-se por sua conta;

3.Cooperação íntima da administração com os trabalhadores, de modo que façam juntos o trabalho, pautados nas leis científicas desenvolvidas, em vez da adoção de medidas isoladas.

A tarefa e a eficiência do empregado

1.Planejamento do serviço;

2. Salário;

3.A tarefa e a gratificação; 4. Supervisores.

Principais características da ad ministração científica

1.Administração como ciência;

2.Separação entre quem pensa e quem faz;

3.Conceito do homo economicus;

4. Supervisão funcional

5.Ênfase na eficiência 6.O princípio da exceção.

Estudo de Movimentos e Tempos -EMT

•Conceito: éo resultado que visa racionalizar o trabalho e alcançar a otimização da relação tempo- esforço, procurando identificar os melhores movimentos e tempos na execução de uma tarefa.

Estudo Te mpos

Movi mentos Tarefa e tempo ideais

Instrumentos de EMT • Fluxogra ma

• Cronô metro

• Fil mage m

• Observações diretas

• Gráficos

Recomendações sobre E MT

1.Uso do corpo humano

2.Local de trabalho

3.Ferramentas e equipamentos 4. Tarefa

Resultados do E MT

•Melhor resultado •Mais economia

•Menor cansaço

•Maior bem-estar

Benefícios para todos

Vantagens do EMT

• Trabalho racionalizado; • Maior produtividade;

•Menor fadiga.

Estudo de movimentos e te mpos

Aumento da eficiência

Eliminação da fadiga

Produtividade

Maiores SaláriosBem-estar social Ascensão profissional

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